Informações de família
This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil
Informações de família
Gostaria de informações sobre os apelidos de minha família, Custódio da Silva e Pio da Silveira. Sabemos que ambas estão no Brasil desde o primeiro século após a sua descoberta (SEC XVI ou XVII). Provavelmente, no início, instalaram-se onde hoje é o Atual estado do Rio de Janeiro, provavelmente naquela época o Brasil era dividido por Capitânias, mais tarde, migraram para os estados mais ao sul, Minhas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Alguns membros dos Silveiras apresentaram uma doença hereditária própria dos açorianos, já no Custódio da Silva não temos esse registro, outra informação importante, sabemos que ambas famílias têm um estreito relacionamento no Brasil, temos registros do sec. XVIII que apontam esse relacionamento, juntas migraram do Estado do Rio de Janeiro para Minas Gerais (Região de Alfenas) e São Paulo (Região de Riberão Preto).
Aguardo informações
Direct link:
Que informações?...
Caro participante não identificado,
Dado parecer que tem toda a informação coligível, parece que este Forum se pergunta: mas por que informações aguarda?
Não é qualquer um no Brasil que consegue traçar o seu caminho ancestral até ao séc. XVII - muito menos até ao XVI - com o nível de detalhe que faz transparecer na sua mensagem.
O que quer saber é a origem 'etimológica' de Custódio, Silva, Pio e Silveira? Se é isso: Custódio e Pio têm uma origem votiva, religiosa; e enquanto Silva é um apelido que remonta ao latim (=floresta), Silveira é um seu derivado mais recente.
Se não é isso, pode explicar melhor o que quer? Saber de onde vêm? De Portugal de certeza. Já pôs essas duplas de apelidos ali em cima à direita ao lado de 'Pessoas' e mandou pesquisar? Pode ser que apareçam algumas pessoas.
Por outro lado, há aqui neste Forum um Tópico sobre Famílias 'fundadoras' cariocas. É da autoria de Cau Barata. Procure-o pesquisando aqui em cima ao lado de Todas as Salas, mudando a caixa para 'Mensagens'.
Cumprimentos. Victor Ferreira
Direct link:
RE: Que informações?...
Prezado Salen
Meus discendentes fizeram uma pesquisa e descobriram que nosso primeiro discendente no Brasil era do tempo das Capitanias, era amigo do Rei, agraciado com um lote de terras onde hoje é o estado do Rio de Janeiro.
Gostaria de saber se há informações que ratificam essa teoria (Silveira, amigo do Rei, agraciado com um lote de terras onde hoje é o estado do Rio de Janeiro) e se há maiores informações sobre essa possibilidade.
Agradeço.
Um abraço fraterno,
Ademir Custódio (Silveira)
Direct link:
Vou-me embora p'ra Pasárgada ...
... Lá sou amigo do Rei
Caro Sr Ademir Custódio,
Conhece a poesia, não? (Manuel Bandeira)
Permita-me que lhe diga que novamente nos deixa algo confusos: se os seus parentes já fizeram uma pesquisa (de 'as'cendentes, e não 'des'cendentes), o que há de errado com ela? está incompleta? é afinal uma recolha de 'lendas' não confirmadas por documentos?
Se ainda não mudou de endereço, porque não consulta o Colégio Brasileiro de Genealogia, na rua Augusto Severo, n.º 8, 12.º andar - Lapa?
Mas atenção: que a informação seja documental, histórica, e não 'puramente genealógica'. É que uma boa parte das 'genealogias' não são de fiar sem confirmação por outros documentos. Por exemplo, isso do 'amigo do rei' receber umas terras para ir para o - naquela altura - «fim do mundo», infestado de doenças e ameaçado pelos ataques dos tupiniquins, não era propriamente um destino frequente a dar para 'amigos do rei'. Confirme isso nos documentos que o Colégio eventualmente lhe revelar. Pode ser que tenham alguma informação que confirme ou desminta.
Mas insisto: faça alguma pesquisa neste Forum nos tópicos sobre genealogia carioca.
Cumprimentos.
VFerreira
Direct link:
RE: Que informações?...
Em tempo:
Investigue por exemplo isto (que se encontra aqui nas mensagens dos Tópicos do Forum)
(primeiras famílias conhecidas do Rio de Janeiro)
Cito:
"...
II - ANDRÉ VILALOBOS DA SILVEIRA
André Vilalobos da Silveira foi um dos primeiros povoadores do Rio que deixaram descendência que persiste até os nossos dias, conforme levantamento efetuado pelo Colégio Brasileiro de Genealogia sob a direção de seu presidente engenheiro Carlos G. Rheingantz.
Como sua esposa, D. Isabel do Souto Maior, André Vilalobos da Sil-veira era natural dos Açores, ele nasceu na Ilha de São Jorge, no lugar do Topo e ela na Ilha Terceira. Vieram para o Rio antes de 1600, ano em que nasceu, nesta cidade, um de seus filhos, Francisco da Silveira Vilalo-bos, que viria a ser padre.
Em 1618, André Vilalobos da Silveira era vereador. Em 1628, foi eleito Ministro da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, servindo até 1630, e sendo novamente eleito em 1634. Em 4 de julho de 1634 foi eleito para representar o provedor da Santa Casa de Misericórdia, que era então Salvador Correia de Sá e Benevides, na administração do hospital da entidade. Em 11 de março de 1637, comprou de João Rodrigues Bravo, Capitão da Fortaleza do Outeiro de São Bento, a gleba das terras por esse adquirida em 1635 de Salvador Correia de Sá e Benevides, situada em Jacarepaguá e que continuou com seus descendentes até o presente, sendo conhecida como Engenho e, depois, Fazenda da Taquara.
DESCENDENTES ILUSTRES
Francisco Teles Barreto de Meneses e seu filho Luís Teles Barreto de Meneses, ambos juizes de órfãos, como fora o avô, pois o cargo era hereditário e a família o detinha.
O Barão de Taquara, Francisco Pinto da Fonseca Teles, que herdou a conhecida Fazenda de cujo nome foi tirado o seu título.
O professor José Honório Rodrigues, ex-diretor do Arquivo Nacional. O Dr. Raul Telles Rudge, Diretor da Companhia SATMA.
..." Fim de citação.
Pode ser este, pode não ser. V é que tem que aprofundar a pesquisa, e só ela o dirá.
Boa sorte.
VF
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 08:45