Antepassados judeus em Castelo Branco

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Famílias

Antepassados judeus em Castelo Branco

#185602 | Lourval | 21 févr. 2008 17:00

Caros colegas,

Através de erros e tentativas no sítio da Torre do Tombo encontrei o processo de judaísmo de Rodrigo Antunes em 1627. O processo tem 63 páginas. Rodrigo Antunes era casado com Helena Fernandes. Dela nada encontrei. Os pais de Rodrigo Antunes eram Tomás Rodrigues e Isabel Ferreira (parte cristã nova). Os pais de Tomás Rodrigues eram Rodrigo Tomás e Beatriz Antunes. Rodrigo Antunes era natural e morador em Castelo Branco. Seu filho Manuel Fernandes casa-se com Ana Rodrigues (de Alcains) em 13.09.1670. Uma filha deste casal, Ana Rodrigues, nascida em 25.02.1676, casa-se com Domingos Gonçalves Prata em 30.08.1693 em Alcains. Dois dos filhos deste casal, naturais de Alcains, casam-se na Póvoa de Rio de Moinhos. Descendo destes dois filhos.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#185691 | CCS1953 | 22 févr. 2008 02:19 | In reply to: #185602

Oi Lourval,

Extraordinário este achado.

Castelo Branco é uma região de cristãos-novos.

Temos que desenvolver este tópico.

Um abraço,

Celeste

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#185740 | pvaladares | 22 févr. 2008 14:38 | In reply to: #185602

Caro Lourval.
Permita-me apenas lembrar algo relacionado a sua informação.
Na década de quarenta passada existiu uma Comunidade Israelita em Castelo Branco, cujo primeiro presidente foi o militar Francisco Henriques Gabinete, formada por descendentes de cristãos-novos locais. Ela pertencia a "Obra do resgate" liderada pelo Capitão Artur Carlos de Barros Basto (1887-1961), que pretendeu reincerir os descendentes de cristãos-novos com tradições familiares de judaísmo a corrente rabínica. Os seus membros eram pessoas modestas, mas que pertenciam em sua maior parte a grupos endógamos desta origem e que praticavam um judaísmo peculiar. Por vários fatores sociais este projeto não seguiu adiante. Dentre as famílias importantes de Castelo Branco desta origem notam-se os Morões, os Tavares, os Pessoas (do Poeta).

Paulo Valadares,
Campinas, Brasil

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#186149 | Ana D | 25 févr. 2008 16:19 | In reply to: #185602

Começou a sua pesquisa no Arquivo Distrital de Castelo Branco, correcto?

Ja agora, mesmo sem a data exacta dos antepassados encontrou as certidoes de nascimento? E possivel apenas com o nome completo e data de nascimento?

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#188764 | Ana D | 18 mars 2008 03:39 | In reply to: #185602

Caro Lourval,

Os dois filhos casam-se? São irmãos?

Talvez eu nao tenha compreendido bem.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

Antepassados judeus em Castelo Branco

#188789 | Lourval | 18 mars 2008 14:21 | In reply to: #188764

Cara Ana,

O que eu quis dizer, é que descendo de dois dos filhos de Domingos Gonçalves Prata.

Há um outro casal de quem eu descendo através de três dos seus filhos.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#188793 | MariaDavid | 18 mars 2008 15:28 | In reply to: #185602

Caro Lourval

Vi este seu tópico e, aproveitando a embalagem da resposta à Ana D., venho congratular-me pela sua descoberta do processo de Rodrigues Antunes. É sempre bom termos um material de investigação desse tipo. Abre-nos portas para aprofundarmos as relações de parentesco e entendermos o meio em que viveram os nossos antepassados.

Os meus sinceros cumprimentos e desejo de boa sorte para o proseguimento da investigação.

Maria

Reply

Direct link:

Antepassados judeus em Castelo Branco

#209762 | Lourval | 03 oct. 2008 16:26 | In reply to: #185691

Cara Celeste,

Acabo de descobrir que Isabel Nunes Raposo é neta materna de Leonor Nunes, cristã-nova, filha de Pedro Vaz Ribeiro e Justa Rodrigues. Isabel Nunes Raposo é muito provavelmente irmã de Maria Nunes Raposo, casada com Domingos Lopes Torrado em 10.02.1695. Infelizmente o registro não menciona os nomes dos pais.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#209763 | paulobsilva | 03 oct. 2008 16:44 | In reply to: #185740

A maior comunidade de Judeus em Portugal ainda existe hoje em Belmonte, distrito de Castelo Branco.

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#209827 | CCS1953 | 04 oct. 2008 02:10 | In reply to: #209762

Lourval,

Já tinha lido a tua mensagem. Neste momento estou no messdenger e gostava de falarmos sobre os microfilmes de Castelo Branco.
Aparece no messenger.

Celeste

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#209856 | MariaDavid | 04 oct. 2008 17:24 | In reply to: #209762

Caro Lourval

Este casal diz-lhe alguma coisa?

- João Antunes Raposo e Catarina Nunes

São pais de uma Rosália Maria, nascida em 07.09.1732 em Alpedrinha.
No assento diz que os pais de João eram António Rodrigues Raposo e Inocência Dias;os pais de Catarina eram Domingos Dias e Maria Nunes.

Se souber de qualquer dado relacionado com estas pessoas, agradeço a informação. Estou a procurar quaisquer pistas para confirmar se esta Rosália é a mesma que me interessa. Nos paroquiais de Alpedrinha só encontrei duas. Por outro lado, não tenho conseguido encontrar o registo de casamento da minha Rosália com Manuel Pereira, o que me iria tirar de dúvidas.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#209876 | manuelr | 04 oct. 2008 22:12 | In reply to: #209856

Olá Maria

Veja se o confrade António Pereira os localiza em Vale de Prazeres, onde tb há Antunes Raposo.

Beijos

Reply

Direct link:

Antepassados judeus em Castelo Branco

#209877 | Lourval | 04 oct. 2008 22:30 | In reply to: #209856

Cara Maria David,

Infelizmente estes nomes não constam em meu arquivo. Os meus Raposos são de Idanha-a-Nova, associados aos apelidos Fernandes e Nunes.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

Antepassados judeus em Castelo Branco

#209878 | Lourval | 04 oct. 2008 22:35 | In reply to: #188793

Cara Maria,

Estou tendo muito sucesso pesquisando a TT On Line. Na busca coloco palavras como judaísmo ou bigamia, por exemplo.

Estou percebendo que a comunidade judaica em Idanha-a-Nova é ligada à de Castelo Branco e a de Alcains. Deste modo já tenho vários casais de antepassados de origem judaica.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#209879 | MariaDavid | 04 oct. 2008 22:36 | In reply to: #209877

Caro Lourval

Obrigada pela sua pronta resposta. Vou seguir o conselho do nosso confrade Manuel Rolão.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#209880 | MariaDavid | 04 oct. 2008 22:39 | In reply to: #209876

Boa noite, caríssimo Manuel Rolão

Vou seguir o seu conselho e entrar em contacto com António Pereira. Tem o mail dele? Se tiver, escreverei directamente e aproveito para falar de outros assuntos.

Abraço e muito obrigada

Maria

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#209881 | MariaDavid | 04 oct. 2008 22:50 | In reply to: #209877

Caro Lourval

Ainda bem que falou dos seus Raposos. Tenho uns do Fundão, quem sabe não podem estar relacionados consigo? Ao princípio, foram dados como naturais da Covilhã mas o processo da Inquisição revelou que eram do Fundão.

Trata-se de Manuel Lopes Henriques Raposo, baptizado em S.Martinho, do Fundão, casado com Leonor Mendes Pereira. Ele filho de Francisco Lopes Monsanto e Maria Henriques e ela filha de Martim Mendes e Leonor Pereira.

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

Antepassados judeus em Castelo Branco

#209883 | Lourval | 04 oct. 2008 23:06 | In reply to: #209881

Cara Maria,

É bem possível pois os meus Raposos estão associados aos Lopes, Ramalhos, Nunes, Mendes, Penteados e Henriques.

Vou dar uma olhada na TT On Line por esses nomes.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#209889 | manuelr | 04 oct. 2008 23:32 | In reply to: #209880

Olá Maria David.

Ele normalmente entra nos tópicos que lhe dizem qq coisa. Se entretanto ele não intervier, mando-lhe o email.

Beijos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

Raposos de Vale de Prazeres

#209891 | agp | 05 oct. 2008 00:40 | In reply to: #209880

Boa noite, caríssima Maria David,

Estive a ver os seus Antunes e Rodrigues Raposo e os outros nomes que refere. Desses não encontrei nada, inclusive em Vale de Prazeres, terra que tenho bem estudada.

Eu descendo de alguns Antunes Raposo de Vale de Prazeres, Alcaide, Alpedrinha e São Vicente da Beira, pelo menos. É bem provável que estejam ligados aos seus. Teremos de ver.

Encontra aqui o meu contacto:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

Muito boa noite,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Raposos de Vale de Prazeres

#209894 | MariaDavid | 05 oct. 2008 01:06 | In reply to: #209891

Boa noite, caro António Pereira


Muito agradecida pelo seu contacto e resposta. Amanhã tentarei falar consigo sobre outras pesquisa.

Desejo-lhe um bom fim de semana

Maria

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#238028 | Ana D | 02 sept. 2009 05:38 | In reply to: #209878

Caro Lourval,


Relativamente a este assunto gostaria de trocar informações que talvez lhe possam ser interessantes/relevantes.

Tem algum email para o qual o possa contactar?



Cumprimentos,

Ana D

Reply

Direct link:

Antepassados judeus em Castelo Branco

#238043 | Lourval | 02 sept. 2009 15:22 | In reply to: #238028

Olá Ana D,

Escreva para lourval arroba hotmail ponto com

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#238238 | Ana D | 05 sept. 2009 03:04 | In reply to: #238043

Muito Bem. Obrigado.

Entrarei em breve em contacto consigo.

Cumprimentos,

Ana D

Reply

Direct link:

RE: Antepassados judeus em Castelo Branco

#238471 | Conceicao | 08 sept. 2009 20:02 | In reply to: #188793

Olá Maria David, há muito que não falamos, e eu jamais voltei a Portugal devida minha situação complicada estado saúde minha mãe. Falando na área de Castelo Branco, de onde é a família de meu falecido pai, Vaz Nunes, se alguém encontrar alguma coisa sobre esta família, agradecia. Os Vaz Nunes estiveram radicados em Almaceda, Castelo Branco, São Vicente e São Jorge da Beira, e o mais certo, em toda a área circunvizinha. Estes casavam com pessoas de nomes: Jorge, Antunes, Fernandes, Roiz, Leitão etc.
Estou também tentando encontrar Domingos José Vaz de Almeida datas aprox princípios de 1800's. O meu trisavô filho deste, (Manoel Vaz Nunes), casou em 1849.
Tenho no meu caderno de apontamentos da TT, uma entrada que talvez vos sirva. Almaceda foi o assento do distrito na área portanto, e deixou de o ser, passando este para Castelo Branco nos anos de 1760. Para vossa informação também, um estudo feito sobre os cristãos novos que povoaram o novo mundo, haviam bastantes da área de Castelo Branco. Estou-me referindo principalmente, a Nova Hispania, ou seja México de hoje.
Foram também da área para Amesterdão e Hamburgo, nos anos 1700's muitos portuguueses, incluindo Vaz Nunes.
Desde já os meus agradecimentos. Conceição

Reply

Direct link:

Antepassados de Castelo Branco

#238492 | gmg | 08 sept. 2009 23:19 | In reply to: #238043

Caro Lourval,

Há novidades sobre os nossos antepassados?

E sobre os Moutozo?

Cumprimentos,
Luís GMG

Reply

Direct link:

Antepassados de Castelo Branco

#238507 | Saba | 09 sept. 2009 00:13 | In reply to: #238492

Caro Luís GMG,

Lamentavelmente não tenho novidades. Mas solicitei aos Mórmons os microfilmes do Souto da Casa. Infelizmente demoram para chegar. Tenho quase certeza de que Matias Martins e Ana Martins, pais de António Gonçalves Feijão, o qual se casa em Alcains em 1628, são avós da nossa Maria Gonçalves Feijão. Acredito que um dos filhos de Matias Martins e Ana Martins deve ter se casado no Souto da Casa. Vou descobrir. Tão logo eu descubra, você ficará sabendo.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 09:41

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen