Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Arquivos | Regiões

Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#185697 | manelsp | 22 févr. 2008 08:45

Caros Confrades
Pedro de Morais Sarmento, na B.D. do Genea, diz-se nascido em Lagarelhos, filho de Bernardo Sarmento de Moraes e de Emerenciana de Moraes Buiça. Deve ter nascido no ultimo quartel do séc. XVII. Alguem tem acesso aos livros e poderia, por acaso, consultar? e-me impossivel ir a bragança de momento
Com os melhores cumprimentos, agradecido
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#197982 | campeador | 26 mai 2008 09:28 | In reply to: #185697

Caro Senhor
Nao sei se é possível pessoalmente o contacto pessoal, pois creio que é de Mirandela, onde vou por vezes, e gostaria mostrar-lhe algo que tenho sobre os Frias de Morais Sarmento ligados aos Sampaio e Melo, de Fontelonga e Tralhariz.
Em tudo isto há uma história inhabitual, quási incrível, diria mesmo única numa sucessao. O meu endereço electronico é: ea1ecc@terra.es
A esta família refere-se o livro "A casa de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus", de Ana Margarida e Francisco Queiroz, apresentado no passado dia 30 de Março, no Porto. Agradeço diga algo.
Saudaçoes de Fernando Batista

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#197990 | manelsp | 26 mai 2008 10:27 | In reply to: #197982

caro Fernando
Não tenho conhecimento do livro mas vou tentar saber. Quanto ao contacto pessoal, já lhe enviei um e-mail. Estou ao seu dispor naquilo que me for possivel. Por acaso não sou de Mirandela, mas tenho varias origens na zona.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#198137 | jsarmento | 27 mai 2008 09:40 | In reply to: #197982

Caro Confrade

O meu cunhado João José Menezes Noronha Lebre descende das família Frias de Sampaio e Melo e Botelho de Magalhães da Casa dos Morgados de Pombal de Anciães. Ainda tem propriedades na Fontelonga.

Está a fazer um levantamento de toda a informação disponível sobre a sua ascendência. A sua informação será de grande utilidade.

Assim muito grato ficaria se tivesse a amabilidade de a dispensar.

Onde poderá adquirir o livro que mencionou?

Agradecendo toda a colaboração que lhe for possivel dispensar apresento os meus melhores cumprimentos

José Sarmento

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#198143 | campeador | 27 mai 2008 10:36 | In reply to: #198137

Carissimo José Sarmento

Na minha Árvore Genealógica, até ao século VII, verifico que efectivamente existiram pessoas com os apelidos de Magalhaes e Menezes. Em Genea, buscando pelo nome de Isabel de Magalhaes (1430) ou Gil de Magalhaes poderá obter informaçoes. Tenho mui poucos conhecimentos destas andanças e portanto nao posso adiantar grande coisa, em todo caso fico ao seu dispor no que me for possível.
Quanto ao livro "A Casa de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus", poderá dirigir-se ao Dr. Francisco Queiroz, co-autor .
Se eu dispuser do seu endereço poderei enviar-lhe algo.

Saudaçoes de Fernando Batista

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#198536 | jsarmento | 29 mai 2008 21:13 | In reply to: #198143

Caro Fernando Baptista

Fico-lhe grato

Melhores cumprimentos

Jose Sarmento
jsarmento@mario-lopes.pt

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#201237 | campeador | 22 juin 2008 19:53 | In reply to: #197990

Caro Manuel Sarmento Pizarro
Boa tarde e votos de saude.
Estava com dificuldade em encontrar nao só esta página como o seu endereço electrónico por motivo de avaria num disco duro onde tudo se encontrava.
Custou mas encontrei pelo menos esta página, falta-me pois o seu endereço para lhe enviar algo que gostaria me dissesse a sua opinao, se nao for moléstia para si.
Fico aguardando que me diga algo se possível.
Saudaçoes do Fernando Batista

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#201389 | manelsp | 24 juin 2008 10:59 | In reply to: #201237

caro Fernando Batista
o meu mail é
manelsarmentopizarro (tudo junto) arroba gmail ponto com. Aguardo o seu contacto
Cumprimentos
Manel

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#201397 | campeador | 24 juin 2008 12:20 | In reply to: #201389

Caro Manuel
Com os melhores votos venho agradecer-lhe a sua mensagem.
Parece que a sorte nao me abandona, pois acabei por encontrar tudo que me faltava, a sua pessoa e os seus dados.
Quando ler o que vou enviar-lhe dirá que por qualquer via somos parentes, ainda que afastados. O Manuel é Sarmento e eu descendente de Sarmentos e ainda de Frias de Sampaio e Melo. Certamente que vai conhecer uma história que custa a crer mas que é verídica.
Um abraço, e fico na esperança de algum dia o conhecer pessoalmente.
Fernando Batista

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#214195 | Natalia Sarmento | 27 nov. 2008 16:05 | In reply to: #201397

CAro Fernando Batista.
Sou Sarmento mas descendente dos Sarmento de Tras Os Montes e ainda pesquiso, depois de tantos anos, sobre os meus ancestrais sem ter chegado a nada.
Fico na esperanca que me responda.

Natalia Sarmento.

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#216691 | RMMacedo | 29 déc. 2008 19:51 | In reply to: #201389

Perdoe intrometer-me assim no V. tópico.

Estou a elaborar a minha árvore genealógica, e a dado passo cruzei-me com um Gonçalo de Faria Velho, que foi administrador da Albergaria de Canaveses no sec. XVII.

Num post que efectuei a tal propósito, o confrade "Conde" indicou-me Rodrigo Faria de Castro, antiquário e académico de Cascais, como detendo informações a propósito do dito Gonçalo. Em contacto telefónico, o Sr. Faria de Castro teve a gentileza de partilhar comigo os dados de que dispunha, referindo-me que os mesmos lhe tinham sido fornecidos pelo Sr. Dr. Nuno Marramaque Ferraz de Andrade, e, uma vez que tais apontamentos contavam já com cerca de 20 anos, recomendou-me que tentasse contactá-lo.

Entretanto, indicou-me o casal Ana Pinheiro da Silveira e Gonçalo Mota Geraldes como sendo os pais de Gonçalo Faria Velho. Esta informação baseou-se nos tais apontamentos, dos quais não constava a fonte.

Comprovei no ADP que do assento do casamento deste casal, em 1599, consta que a noiva era filha de Inácia de Faria; e retirei do Felgueiras Gayo que o pai seria Leonardo da Silveira, do Marco, e Abade em Lorigos - descendente dos Senhores de Vila Caiz, a fazer fé no "Nobiliário..." de Manuel de Sousa e Silva.

Apesar de pesquisas efectuadas, não encontro o assento de baptismo do próprio Gonçalo Faria Velho. Já comprovei que faleceu em 1715, e que foi pai de Maria de Faria em 1640; tendo em conta tais datas, tentei localizar o seu nascimento entre 1615-1625, tendo deparado com um "Luís", nascido em 1620,filho dos supra aludidos Ana Pinheiro da Silveira e Gonçalo Mota Geraldes.

Encontrei referências várias ao Gonçalo Faria Velho - nos Carvalhos de Basto, na "Memória Ressuscitada..." na monografia " Vila de Canaveses" - mas nada de concreto quanto à sua paternidade.

Entretanto, apurei que teve um filho, de seu nome Leonardo, falecido em 1709, e que poderá ser um "Leonardo da Silveira" que surge como testemunha em vários assentos da época.

Todas estas pistas parecem apontar para que o "Luís" e o Gonçalo sejam a mesma pessoa - que teria mudado de nome aquando do crisma ( ocorrido em 1677, mas sem indicação de eventual nome de baptismo)

Efectuei entretanto novo post, com os dados supra, mas até à data, não tive qualquer resposta.

Seria possível veicular ao Dr. Nuno Marramaque a minha dúvida, a saber, se há um documento ou fonte bibliográfica que ateste quem são os pais do Gonçalo Faria Velho?

O meu mail é rammacedo@hotmail.com

Com votos de um Feliz Ano Novo,

R. Macedo

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#216719 | manelsp | 29 déc. 2008 22:54 | In reply to: #216691

Caro Rui Macedo
Creio que não será difícil conseguir os contactos do Tio Nuno, casado com uma prima da minha Mãe. Pelo menos veja a lista dos membros da associação portuguesa de genealogia que edita a revista "raizes e memórias", se não me engano. De todos os modos, lembre-me da situação e por e-mail.
msarmentopizarro@gmail.com

ao seu dispor
Manel

Reply

Direct link:

RE:

#216743 | RMMacedo | 30 déc. 2008 01:18 | In reply to: #216719

Caro Manuel Pizarro,

Obrigado, assim farei.

Cordialmente,

R. Macedo

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#226124 | Lusitano_2 | 11 avril 2009 09:11 | In reply to: #214195

Bom dia Natalia

Por motivos de saude nao me foi possível dar-lhe resposta à sua mensagem até hoje. Se ainda estiver interessada poderei enviar-lhe informaçoes do que possuo tendo o seu endereço electrónico.
Fernando Batista

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#226125 | Natalia Sarmento | 11 avril 2009 11:23 | In reply to: #226124

Bom dia Fernando.

Faco votos para que esteja melhor agora. Desde então consegui, com a amável ajuda e disponibilidade de alguns listeiros encontrar meu Avo paterno. Se assim o desejar, escreva-me para meu mail, pois, com um pouco de sorte poderíamos ter algo que partilhar.

Felizes Pascoas.
Natália Sarmento (Natália_sarmento@yahoo.fr

Reply

Direct link:

RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento

#246615 | RicardoSarmento | 28 déc. 2009 10:54 | In reply to: #214195

Bom dia.

Contacto este fórum pois encontro-me na mesma situação que Natalia Sarmento. Não possuo dados alguns sobre o ramo da minha árvore geneológica Morais Sarmento. Sei que vem de Trás-os-Montes e apenas possuo dados até à minha Bisavó Materna de seu nome Maria Xavier de Morais Sarmento. Tenho consultado o arquivo Distrital de Braga e só nesse 'ramo' é que "esbarrei". Se alguém me podesse fornecer alguns dados de parentes que possam ter vindo para estes lados de Braga, ficaria-lhe muito agrecido.

Grato pelo atenção
Atenciosamente,

Ricardo Sarmento

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 03:41

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen