Augusto Pinto

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Augusto Pinto

#186580 | davidlima | 28 févr. 2008 20:09

Procuro info do meu trisavô Manoel Augusto Pinto
ou quem seja da família Augusto Pinto.

A finalidade é tentar achar a localidade exata de minha bisavó, MARIA DOS ANJOS, que só sei que é de trás os montes.
Portanto, abaixo o que possuo de info:

Bisavó: MARIA DOS ANJOS - 17 DE AGOSTO DE 1900

Trisavós: MANOEL AUGUSTO PINTO
ELVIRA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO

Quem souber algo, estamos ai!


David de Almeida Lima - Rio de Janeiro_BR

Reply

Direct link:

Pintos de não-sei-onde

#188236 | salen | 13 mars 2008 23:00 | In reply to: #186580

Caro David Lima,
Se não lhe responderam extra-Forum, a sua mensagem parace ter ficado em branco. Porquê? Já deve ter percebido o porquê. Pelo menos se se deu ao trabalho de ler a Iniciação à genealogia, nos Indices deste site.
1º não se trata provavelmente de nenhuma 'família Augusto Pinto', mas sim apenas Pinto, sendo Augusto um sobrenome (= segundo nome, nome aposto ao primeiro) do Sr seu trisavô Manuel. E 'Pintos' (e Monteiros) há aos milhares, mesmo apenas no que chama de 'Trás-os-montes', sem terem muito a ver uns com os outros senão a coincidência do apelido;
2º dizer 'Trás-os-montes' é mais ou menos igual a dizer 'Nordeste' ou 'Região Sul', ou seja, muito pouco. Há dois Distritos (mais ou menos equivalentes aos 'Estados' brasileiros) nessa região, cada um deles com dezenas de Concelhos (=municípios), cada um deles com dezenas de Freguesias (menor região administrativa), cada uma delas com umas tantas localidades.
3º supõe-se que a data para a Srª sua bisavó seja a de baptismo (se for a de óbito pode subverter isto tudo!). Mas os pais dela poderiam à época ter ambos 20 ou ambos 40 anos, o que os 'atira' para épocas (e livros paroquiais!) totalmente diversas;
etc etc etc

Focalize a sua pesquisa na descoberta de um local. V. tem que chegar pelo menos ao Concelho, e apenas com as informações que colher aí.

A sua única safa é pesquisar mais entre os membros da família, amigos e pessoas próximas mais idosos. Fale com eles, com amigos deles, com quem tenha passado tempo com eles. Procure cartas e envelopes antigos, fotografias com dedicatórias ou carimbos de fotógrafos, qualquer coisa que indique ou refira uma localidade. Também ajudam testamentos, escrituras, o primeiro documento da primeira pessoa dessa linha que passou ao Brasil, a sua data de viagem, o navio, o porto de desembarque, eventualmente alguma referência a essa pessoa no Portal do Imigrante ou outro site com listagens de imigrantes chegados aos portos brasileiros (a não ser que o seu ancestral tenha viajado de Zeppelin, o que também é uma hipótese a pôr, porque não?).
Passe a ligeireza do discurso, mas isto é para nos divertirmos um pouco. Mas a brincar, a brincar, vão se dizendo as verdades.
Boas pesquisas, e boa sorte, porque vai precisar.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 janv. 2025, 05:04

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen