Azevedos Cabrais da ilha Terceira
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
RE: Azevedos Cabrais da ilha Terceira
Não conheço essa família na Terceira, é melhor dar mais elementos.
P.Lima
Direct link:
Sei que moravam no actual edifício dos correios em Angra e sómente encontro um Francisco de Azevedo Cabral casado com uma senhora Pamplona Corte Real. Um seu descendente foi para a Ribeira Seca na ilha de S. Jorge onde tinha uma grande casa.
ReplyDirect link:
Caro Filipe Acciaioli,
Nas Genealogias da Ilha Terceira aparece um Francisco Azevedo Cabral filho de Marta Trindade de Azevedo nascida na Calheta Ilha de S Jorge (19/02/1778) e de Antonio Maltez Nunes.
Será este o Francisco que procura?
Ele teve 4 filhos. Se quizer posso dar uma vista de olhos nas genealogias e obter uma informação mais completa.
Melhores Cumprimentos
Carlos Borges
Direct link:
Caro Filipe,
Aparecem vários Azevedo Cabral nas Genealogias da Ilha Terceira, I Volume, Título de Azevedos, págs 498 e ss, descendentes de Maria de Sousa Azevedo, nascida na Calheta, S Jorge e casada com João Teixeira Cabral, nascido na Calheta em 1706 e descendente dos primeiros Machado que vieram para a Terceira e do primeiro a usar o nome Machado em Portugal, Martim Pires Machado. Os Azevedo Cabral ligaram-se a várias famílias da Terceira, Pamplonas Corte Real, Pereira,Mesquita Pimentel, Pinheiro, etc. Se quiser mais pormenores, diga.
Melhorse cumprimentos
Pedro Pedroso de Lima
Direct link:
Desde já agradeço a sua disponibilidade. O meu interesse é de puxar uma descendente desta família para o poder destes foruns e para a importancia que a genealogia pode ter na compreensão de que não estamos sós nem somos senão um elo do tempo que passa.
ReplyDirect link:
Estou-lhe muito grato, e sei que entusiasmarei a pessoa a quem quero fazer este agrado para que ela se entusiasme e inicie aquilo que todos fazemos. Claro que adoraria que me desse mais informações mas como a informação não é para mim não quero que pense que ando a fazer boa figura com a sua boa vontade. Esta minha amiga Fernanda Cabral era filha do Dr.Arlindo Cabral, que foi ministro ou secretario da agricultura e mais que diga não há-de ser correcto. Por amizade á familia de quem sou amigo de infancia gostaria que eles procurassem por seus antepassados como eu faço com os meus. apesar de ser madeirense vivi 8 anos na ilha de S. Jorge, a minha filha nasceu na Terceira e penso sou uma espécie de cidadão honorário de S. Jorge devido ao facto de ter sido professor e minha mulher também.
ReplyDirect link:
Não tem problema nenhum, vou consultar melhor as Genealogias da Ilha Terceira dos meus amigos Jorge Forjaz e António Mendes e poderei dar-lhe mais alguns elementos. O ideal seria a consulta directa por si ou pela sua amiga desta monumental obra, pois encontrariam muita informação sobre a família.
ReplyDirect link:
Obrigado. Já agora, neste forum li que haveriam pessoas Acciaioli nas Lages, se souber alguma coisa...obrigado mais uma vez.
ReplyDirect link:
Não tenho ideia, mas se der mais elementos poderei tentar saber.
Pedro P. Lima
Direct link:
Este fim de semana vou a Sesimbra onde residem estas pessoas Cabrais e vou mostrar estas mensagens do forum e elogiar a vossa disponibilidade e se possível no Sabado a noite volto a contactar. Naquilo que eu puder ajudar no que respeita á ilha da Madeira procurarei ajudar com o meu melhor que é de principiante. O dos meus tios maternos vive já a alguns anos em S. Miguel talvez o conheça Fernando Homem de Gouveia? Saudações
ReplyDirect link:
Amigo
Ando a procurar a genealogia de José de Sousa de Azevedo,meu trisavô.Sei que no baptismo de meu bisavô (1840), está descrito que ele nasceu e foi baptizado em S.Miguel,bispado de Angra.Casou com Clara Maria da Conceição.
Tem algo para me Ajudar nesta busca?
Desde já muito grato.
Cumprimentos
Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo
Direct link:
Parece que o trisavô da minha amiga era francisco Azevedo Cabral. O admninistrador dos bens desta familia era um judeu da Terceira qualquer coisa Simão ou Simeão muito conhecido e com actividade de banqueiro. A casa era o edificio onde funcionou o Club de angra e onde são actualmente os Correios. Um filho dele e bisavõ da minha amiga foi á caça a S. Jorge e enamorou-se de uma camponesa dos biscoitos de S. Jorge de nome Emília Augusta com quem casou tendo sido banido da família. O avô da minha amiga de nome José Maria Azevedo Cabral era neto deste caçador proscrito. Mais tarde já adulto e hospedado em casa de um primo, Coronel Lopes Comandante do batalhão de infantaria do Monte Brasil, recebeu um contacto desse judeu para ir conhecer a sua família. Este José maria Azevedo Cabral casou com uma senhora de nome Maria dos Santos Teixeira de Matos que pelo lado paterno era Silveira Vilalobos e materno Paulino de Avila e ligados a Oliveiras
ReplyDirect link:
O primeiro Azevedo Cabral foi Francisco Azevedo Cabral, nascido na Calheta, S.Jorge e falecido em Angra em 1853, sendo filho de Maria Sousa de Azevedo, da Calheta, e de João Teixeira Cabral, também nascido na Calheta, em 1706 (Genealogias da Ilha Terceira).
P.Lima
Direct link:
Agradeço outra vez a todos e gostaria de ajudá-los. Sou um apaixonado pela história da madeira pois sou madeirense embora resida no continente desde pequeno. Vivi oito anos em S. Jorge e um ano no pico.
ReplyDirect link:
A sequência genealógica será verdadeira. O «romance» parece efabulado. Estes Azevedos Cabral de S. Jorge, não sendo «maus», eram contudo modestos na sociedade jorgense. Mas pruridos existem sempre! Em todos os níveis... Daí a ser «banido» o tal caçador (de quê, galinholas ou coelhos?)
JF
Direct link:
Caro João Garcia
será que os Azevedos da Calheta teêm algo a ver com os Azevedos da Cunha da mesma vila nos sec. XVII, XVIII e XIX? Que tiveram propriedades no continente na região de Mafra. E que entroncaram com os Machados de S.Miguel,mais propriamente com Domingos Dias Machado, grande propietário açoriano.
Cumprimentos
Carlos Couto Guimarães
Direct link:
Caro João Garcia
será que os Azevedos da Calheta teêm algo a ver com os Azevedos da Cunha da mesma vila nos sec. XVII, XVIII e XIX? Que tiveram propriedades no continente na região de Mafra. E que entroncaram com os Machados de S.Miguel,mais propriamente com Domingos Dias Machado, grande propietário açoriano.
Cumprimentos
Carlos Couto Guimarães
Direct link:
Obrigado por continuarem interessados neste tema e aproveitava para lhes perguntar acerca de um outro sugeito : Vitorino Jose de Azevedo machado natural da Calheta de S. jorge médico que foi para o Funchal talvez com o seu irmãp Vicente candido Machado, isto por volta de 1800. Obrigado.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 nov. 2024, 05:06