como fazer o brasão da minha familia
This topic is classified in rooms: Heráldica
como fazer o brasão da minha familia
Já pesquizei e não encontrei em lado nenhum o brasão da minha famila. gostava de saber como fazelo
ReplyDirect link:
RE: como fazer o brasão da minha familia
Caro Dino:
Os brasões não se fazem.
Existem pessoas que podem usar armas, porque descendem de pessoas a quem foram concedidas armas na vigência da monarquia.
Se por acaso descobrir um antepassado a quem tenha sido autorizado o uso de armas, poderá, na minha opinião, usar as armas desse antepassado, mas para que o posso fazer com toda a legitimidade, deverá dirigir-se ao organismo que tutela estas matérias, creio que o INP.
Outra coisa é desenhar um brasão à sua medida. Não existe à partida qualquer impedimento legal, mas obviamente que nunca será reconhecido como tal.
Cumprimentos,
João Pombo
PS: Por favor não caia na asneira de usar um brasão de uma determinada família só porque usa esse apelido, pois isso não faz qualquer sentido e pode mesmo causar-lhe alguns dissabores, nomeadamente um certo descrédito social. Lá porque um indivíduo se chama Almeida, p.ex., não significa que possa usar as armas dos Almeida, que foram reconhecidas a um Almeida e que fazem parte do património dos seus descendentes e não dos Almeidas em geral, que são milhentos.
Direct link:
RE: como fazer o brasão da minha familia
Caros Confrades
ao estudar a minha ascendencia deparei-me com alguns familiares de grande nobreza pois foram senhores da honra de Vila Caiz, Senhores de Louredo e Morgados de Canaveses embora a minha descendencia seja por via bastarda, e sei que os titulos foram extintos, sera que eu tenho direito a usar algum brasão.
Direct link:
RE: como fazer o brasão da minha familia
peço desculpa mas vou completar a informação alem de ser por via bastarda tambem não é por via baronil.
A. Tomaz
Direct link:
como fazer o brasão da minha familia
Ao desenhar um brasão a minha medida, segundo as regras heraldicas, e registando-o teria o mesmo valor que todos os existentes, nenhum. seria apenas uma marca de familia, certo?
ReplyDirect link:
RE: como fazer o brasão da minha familia
Caro Sr João Pombo
Talvez me possa ajudar...
A minha família possui um brasão, do qual infelizmente apenas possuo imagens a preto e branco ora por cópias mal tiradas com alguns anos ora de imagens dos anéis de sinete e outros afins onde o brasão aparece representado.
Através de uma pesquisa na TT obtive o Registo no Cartório de Nobreza com a descrição do brasão. Gostaria de obter uma imagem fidedigna do brasão a cores mas não sei como o obter? Saberá de algum programa informático onde tal seja possível?
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Direct link:
RE: como fazer o brasão da minha familia
Caro Levi Redondo Bolacha:
Infelizmente, não posso ajudá-lo.
Sou um mero curioso nestas andanças, pelo que sugiro que contacte alguém que perceba efectivamente de heráldica.
No entanto, atrevo-me a sugerir o seguinte, correndo o risco de estar a dizer uma grande asneira:
Através da pesquisa que diz que fez, conseguirá certamente obter alguma informação detalhada sobre a carta de brasão de armas concedida ao seu antepassado. Se lá constar, por exemplo, que lhe foram concedidas armas de Pereira, Silva, Melo e Castro, penso que facilmente conseguirá "compor" a imagem das referidas armas a cores, bastando pesquisar pelas armas das referidas famílias aqui na base de dados ou numa publicação qualquer sobre heráldica.
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
RE: como fazer o brasão da minha familia
Caro João Pombo
Sim, é verdade que assim conseguiria, mas as armas são uma variação das armas dos Bivar, pelo que ainda não consegui nenhuma base que fosse bastante satisfatória e originasse um brasão digno de se ver, por assim dizer.
Mesmo assim, muito obrigado pela ajuda.
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Direct link:
como fazer o brasão da minha familia
ridicula sua respsota.O antigo não é intocável.Nos dias de hoje se eu quero fazer um brasão eu faço.Alguem ainda liga se fica com crédito ou não?Poderia ter ajudado em vez de colocar impedimentos
ReplyDirect link:
como fazer o brasão da minha familia
A resposta do confrade Pombo não é, a meu ver, ridícula. Alguém acha bem que um indivíduo se identifique como polícia, oficial das forças armadas, agente da judiciária, médico, etc, sem na verdade o ser? Pois quanto a títulos e todas as formas de representação ou identificação é o mesmo. O seu a seu dono, não lhe parece?
Jorge Resende
Direct link:
como fazer o brasão da minha familia
Caro Dino Matias,
A Heráldica começou por ser historicamente uma simbologia adoptada por clãs e por indivíduos de forma a serem distinguidos nos campos de batalha ou nos ofícios em que eram mesteres , como eram exemplo os mercadores Holandeses.
Mais tarde passou lógicamente a ser algo exclusivo da Nobreza e do Clero, já que o que a distinguia das restantes classes era essa mesmo a virtude do altruísmo, dos nobres princípios, da defesa dos mais fracos, do território, do Reino, etc.
Após 1910 com o inicio da República , este tipo de distinção foi abolida e a constituição não tem actualmente qualquer legislação sobre a matéria, o que quer dizer que o caro Dino Matias, poderá contactar um heraldista e com o artista criar armas novas para si, sem que isso seja um desprestigio para ambos, pois a heráldica ao contrario de algumas pessoas que se pretendem colocar acima de outros por via de uma ou outra ascendência é que estão errados e contrários à verdadeira definição de Nobre.
O que no entanto não se deverá confundir hoje em dia, pois nobreza e heráldica nada têm que ver hoje em dia.
Resumindo, poderá criar as suas próprias armas representadas com o que mais o identifica, (armas novas) e poderá até registar como um logotipo e usar onde bem entender e pretender e com reconhecimento legal e social.
Como o confrade João Pombo disse, não caia na asneira de usar Armas de outrem , se a sua familia não tinha armas que o confrade conheça, faça as suas e tenha orgulho em as usar .
Esta é apenas a minha opinião, tendo por base a Lei Portuguesa actual sobre a matéria e um pouco sobre a história da heráldica que não é nem nunca foi exclusiva de lacaios de corte ou de gente que pretende ser mais que os outros.
Um verdadeiro Nobre e Aristocrata , culto, nunca lhe diria que não pode ter uso de armas novas actualmente e nunca o iria olhar como inferior ou palhaço socialmente, por norma os que não são , é que têm tendência a ter esse tipo de comportamento infeliz.
Com os melhores cumprimentos
João Paulo Gaspar
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 janv. 2025, 07:09