Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Olá a todos!
Sou nova nestas andanças e gostaria de saber se alguém me pode ajudar. Procuro informações sobre Maria Rosa Amaro Lopes, casada com José da Silva. Julgo que ambos são de Alcains, mas não sei as suas datas de nascimento. São meus bisavós maternos. Tiveram três filhos: José, Maria Teresa Lopes da Silva e Clara. Devem ter nascido no inicio do século XX. Sei que a minha avó, Maria Teresa nasceu na década de 30.
Agradeço qualquer informação que possam dar.
Patrícia Geraldes
Direct link:
Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara Patrícia,
Eu tenho muita informação de Alcains porém eu ainda não posso lhe ajudar pois os registros que procura ainda estão na conservatória, pois são muito recentes. Quando você recuar cerca de duas gerações aí então será possível. Meus dados são de anos anteriores a cerca de 1880.
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Caro Lourval,
antes de mais obrigado pela atenção de me ter respondido. Entretanto já fiz mais alguma pesquisa e tenho dados novos e rectificações a fazer. Vejamos:
- A minha bisavó Maria Rosa Amaro Lopes nasceu a 20/02/1906 e o meu bisavô que afinal se chamava António da Silva Junior nasceu em 8 de Outubro (desconheço o ano).
- os pais dela eram João Amaro Lopes e Maria da Ressureição Sousa
- os pais dele eram José da Silva e Teresa de Jesus
Será que estes dados já são suficientes para alguma informação útil?
Cmpts,
Patrícia Geraldes
Direct link:
Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara Patrícia,
Os seus trisavós nasceram cerca de 1880, ano que para trás, eu tenho muita informação em Alcains. Porém estes nomes eu não tenho aqui anotado. Você vai ter de recuar mais uma geração.
Tente localizar os casamentos destes dois casais, seus trisavós. Então teremos os nomes dos pais deles e as chances aumentarão de que eu os entronque aos que tenho aqui anotado de Alcains (alguns milhares de nomes).
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Caro Lourval,
mais uma vez agradeço-lhe a atenção...
Julgo que será complicado, pelo menos para já, fazer essa pesquisa, até porque estou no Porto e tão cedo não vou poder andar pela zona para recolher informações. De qualquer modo, logo que tenha mais dados (se os conseguir) envio-os para o fórum.
Obrigado.
Cumprimentos,
Patrícia Geraldes
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Olá
Patrícia és de Alcains? Deves saber que essa família ainda persiste por cá grande parte costuma estar ligada à lavoura, eram dos maiores de Alcains.
O Lourval deve ser das pessoas que têm Alcains mais bem estudado.
Ab Marco Pereira
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Caro Marco,
não sou de Alcains. A última pessoa da minha família que nasceu em Alcains foi a minha avó que agora vive em Trancoso na Guarda. eu vivo no Porto. O Lourval já entrou em contacto comigo, mas infelizmente até ao momento ainda não conseguimos descobrir muito sobre os meus ascendentes, até porque só tenho informações até aos meus trisavós. Talvez se eu descobrir mais uma geração, ele me consiga ajudar.
De qualquer modo obrigado pela dica.
Cmprts,
Patrícia
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara Patrícia Geralde,
Os mesus antepassados paternos são quase todos de Alcains.
Ando nestas andanças há um ano mais ou menos. Tive a sorte de encontrarar primos, tais como o Lourval que andam há mais anos em pesquisas e que me têm ajudado imenso.
Já tenho uma árvore grandinha.
Vou-lhe dar uma ajuda, mesmo morando no Porto, vá pedindo os assentos, tal como lhe disse o Lourval, ao Arquivos Distrital de Castelo Branco, Assim vai conseguir andar 1 ou 2 gerações para trás. Lance-as aqui no Fórum e vai ver que vai encontrar muitos antepassados.
Boa sorte.
Celeste Correia Saraiva
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara Maria Rosa Amaro Lopes
Então é assim:
José da Silva filho de Joaquim da Silva, da Guarda, e de Maria Clara Ligeira, de Alcains casou com 21 anos em 17-05-1890 com Teresa de Jesus Cecília Riscado, de 21. filha de Vicente da Costa Riscado e de Guilhermina Rosa Cecília.
Vicente da Costa Riscado era irmão de Miguel da Costa Riscado e filhos de João Pedro da Costa Riscado e de Maria Sequeira.
João Pedro da Costa Riscado já se encontra no Genea.
Tenho tb os elementos de João Amaro Lopes filho de Manuel Gonçalçves Chupa e de Maria Joaquina Lopes e casado com Maria da Ressurreição Sousa filha de Manuel de Sousa de Alcains e de Joaquina da Conceição Sousa, da Mata.
Em princípio tenho a ascendência de Maria Jaoquina Lopes até ao princípio da nacionalidade (e anterior) mas tenho que confirmar primeiro se casou 2ª vez, não se vá dar o caso de haver casais com o mesmo nome filhos de pais com o mesmo nome (o que não é tão invulgar quanto isso) pelo que tenho que confirmar pelos avós.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
PS
Mais uma prima para a Celeste e para o Lourval!
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara Patrícia Geraldes
Peço desculpa pelo erro. Além da resposta ter ido para a Celeste, chamei-lhe Maria Rosa Amaro Lopes! Peço desculpa.
Por favor leia a minha mensagem de 18-04-2008 às 20H46.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Caro Lourval
Gostaria de saber se tem informações sobre Domingos Luis e Isabel Martins Sardinheiro que casaram em Lardosa; eu descendo do filho Manuel Luis(Sardinheiro) casado com Maria Gonçalves, e cuja filha Catarina Luis casou também na Lardosa com Alexandre Antunes de Almeida. Agradeço desde já alguma informação adicional que me possa facultar, nomeadamente locais e datas de nascimento de Domingos Luis e Isabel Martins.
Cordias cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira
Direct link:
Sardinheiro
Caro Daniel,
Manuel Luís nasceu em 01.04.1686, na Lardosa, e casou-se com Maria Fernandes, das Tinalhas, filha de Manuel Gonçalves e Maria Fernandes, de Sobral do Campo. Tiveram os seguintes filhos: José * 04.01.1721, Isabel * 03.09.1727, Catarina * 14.06.1733, Catarina 26.05.1734 e Gregório * 12.03.1737. Com certeza há outros.
Domingos Luís e Isabel Martins Sardinheiro casaram-se em 02.12.1676, na Lardosa, e tiveram os filhos: Isabel * 10.07.1684, Brás Martins Sardinheiro, Manuel Luís * 01.04.1686, Domingos Luís, os gêmeos Vicente e Isabel * 23.01.1695.
Domingos Luís, marido de Isabel Martins Sardinheiro, é natural da Lousa e é filho de Domingos Luís e Joana Rodrigues (de São Vicente da Beira). Isabel Martins Sardinheiro é filha de António Vaz (de Quadrazais) e Beatriz Martins Sardinheiro (de Alcains).
Existe a possibilidade de que Beatriz Martins Sardinheiro seja filha de Simão Rodrigues Sardinheiro, de Alcains, hipótese ainda não confirmada.
Sei que Domingos Luís, irmão de Manuel Luís e Brás Martins Sardinheiro, casou-se na Lardosa com Helena Martins e Leonor Gonçalves.
Descendo de Brás Martins Sardinheiro e sua mulher Isabel Martins Calaveiras.
É tudo o que sei. Agradeço outras informações que por acaso tenha.
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Sardinheiro
Caro Lourval
Agradeço muito as suas informações, com os dados que me forneceu vou tentar na Torre do Tombo recuar mais algumas gerações, isto se os paroquiais o permitirem; tinha razão Manuel Luís casou com Maria Fernandes de Tinalhas, e não Maria Gonçalves, sei que Manuel Gonçalves é natural de Tinalhas e Maria Fernandes natural do Sobral da Campo; presumo que não localizou ainda o casamento de António Vaz e Beatriz Martins Sardinheiro? talvez se se encontar constem os pais, ainda esta semana vou tentar localizá-lo. Também descendo de um Calaveiras, nomeadamente Manuel Martins Calaveiras de Escalos de Cima e de Maria Jerónima, pela filha Maria Vilela(este é o apelido com que aparece) que casou com Marcos Gonçalves, filho de Diogo Dias(Caripão) e de Isabel Gonçalves.
Mais uma vez obrigado, cumprimentos
Daniel Ferreira
Direct link:
Calaveiras e Sardinheiros
Caro Daniel,
Manuel Martins Calaveiras casa-se com Maria Vaz em 13.02.1697 e tem entre outros, filha Isabel Martins Calaveiras, casada com Brás Martins Sardinheiro.
Manuel Martins Calaveiras havia se casado primeira vez com Maria Jerônima em 05.05.1693 tendo uma filha Maria Jerônima a qual se casa com Marcos Gonçalves em 20.08.1715. Marcos Gonçalves nasceu em 03.05.1687 e era filho de Diogo Dias e Isabel Gonçalves. Neto paterno de Pedro Dias Caripão e Maria Gil. Neto materno de Manuel Luís Saraiva e Maria Gonçalves.
Marcos Gonçalves e Maria Jerônima tiveram os filhos: Manuel Gonçalves Jerônimo * 14.04.1717, Martinho * 03.11.1724, Diogo * 14.10.1730, Maria * 22.04.1735.
Eu descendo do Diogo Dias e Isabel Gonçalves através da filha Maria Dias.
Maria Vilela e Maria Jerônima são a mesma pessoa. Nunca entendi de onde veio este Vilela.
Manuel Martins Calaveiras é filho de António Martins Calaveiras e Maria Martins (todos de Escalos de Cima).
António Martins Calaveiras nasceu em 09.02.1647 e era filho de António Martins Calaveiras e Beatriz Fernandes (casados em 12.02.1640). Neto paterno de Francisco Martins Calaveiras e Mécia Gonçalves.
Ficarei contente se conseguir avançar. Pois daqui do Brasil tudo é muito difícil. Uma sugestão é tentar encontrar o casamento de Domingos Luís (da Lousa) e Joana Rodrigues (de São Vicente da Beira) em uma destas duas freguesias cerca de 1640.
Abraços
Lourval
Direct link:
RE: Calaveiras e Sardinheiros
Caro Lourval
Vou tentar encontar esse casamento, bem como o de Antonio Vaz e Beatriz Martins Sardinheiro, eu descendo de Manuel Gonçalves Jerónimo que casou com Maria Jerónima, o Vilela penso que é apelido da Maria Jerónima(Vilela) casada com o Manuel Martins Calaveiras, este apelido devia ser importante porque foi mantido por várias gerações e inclusivé de mãe para filho. O Diogo Dias Caripão é filho de Pedro Dias Caripão e de Maria Gil, casou com Isabel Gonçalves, filha de Manuel Luis Saraiva e de Maria Gonçalves, o Manuel Luis Saraiva é filho de outro Manuel Luis Saraiva e de Maria Rolão; estes elementos não os tenho comigo no momento e por isso não lhe posso dizer datas, estou a sitar apenas de memória.
Abraço
Daniel Andrade Ferreira
Direct link:
Rolão
Caro Daniel Andrade Ferreira,
Você saberia me dizer quem são os pais de Maria Gonçalves, mulher de Manuel Luís Saraiva? Também não sei quem são os pais de Pedro Dias Caripão e Maria Gil. Você sabe quem são?
Abraços
Lourval
Direct link:
RE: Rolão
Caro Lourval
Desculpe só lhe responder agora, o mau tempo em Portugal originou o corte de comunicações, só hoje voltei a ter net; em relação à sua pergunta, não consegui até ao momento localizar os pais de Pedro Dias Caripão e Maria Gil, o senhor Manuel da Silva Rolão dá algumas pistas no seu livro Famílias da Beira Baixa, mas sem confirmação, até porque os paroquiais não recuam o sufiente para nos darem todas as respostas, talvez nos registos notariais ou eclesiásticos, mas para isso são necessárias deslocações a Castelo Branco, e outros arquivos distritais, o que para quem esta em Lisboa é complicado, resta continuar a passar a pente fino os paroquiais, e aguardar pelas férias para algumas deslocações aos Arquivos Distritais.
Abraço
Daniel Andrade Ferreira
Direct link:
Rolão
Daniel,
Talvez Pedro Dias Caripão seja filho de Diogo Dias pois ele próprio tem filho Diogo Dias. Também penso na possibilidade dele ser neto do Diogo Dias.
Mas você saberia dizer que foram os pais da Maria Gonçalves, mulher de Manuel Luís Saraiva?
Abraços
Lourval
Direct link:
RE: Rolão
Caro Lourval
Desculpe só lhe responder agora, mas tive problemas com a internet devido ao mau tempo que se fez sentir aqui em Portugal; relativamente ao casamento de Domingos Luis e Joana Rodrigues em São Vicente da Beira não o localizei, entretanto pedi via forum ao confrade Pedro França de Coimbra a localização do Baptismo na Lousa de Domingos, filho de Domingos Luis e Joana Rodrigues, visto que Lousa fica no distrito de Coimbra, e não existe cópia destes paroquiais na Torre do Tombo. Gostaria de saber se ja fez a pesquisa em Alcains do casamento de Antonio Vaz e Beatriz Martins Sardinheiro, e do baptismo da filha Isabel, pois estava a pensar proceder a essa consulta.
Abraço
Daniel Andrade Ferreira
Direct link:
Rolão
Olá Daniel,
Infelizmente nunca consegui encontrar o casamento de António Vaz e Beatriz Martins Sardinheiro. Acho que Beatriz Luís é um outro nome dela.
Entretanto sei que existe um Simão Rodrigues Sardinheiro bem antigo em Alcains.
Você conseguiu avançar lá em Alcongosta e em Freixial dos Potes? Com relação aos Gagos.
Estou também bastante curioso a respeito do casal Manuel Luís Saraiva e Maria Gonçalves. Você disse que ele é filho de outro e Maria Rolão. Queria saber quem são os pais dela, da Maria Gonçalves.
Abraços
Lourval
Direct link:
Rolão
Caro Daniel,
Já localizei o casal Manuel Luís Saraiva e Maria Rolão. Eu já o tinha aqui só que ele consta como Manuel Luís. Na verdade este Manuel Luís é filho de Manuel Luís Saraiva e Maria Gonçalves. Então ele é irmão de Maria Luís Saraiva e Isabel Gonçalves. Isabel casa com Diogo Dias Caripão. Maria Luís Saraiva casa-se com Gregório Dias Caripão e com Manuel Antunes de Matos.
Maria Rolão (casada em 15.07.1674) é filha de António Martins Rolão e Maria Antunes.
Abraços
Lourval
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Caro Manuel Rolão,
antes de mais peço desculpas por só agora lhe responder, mas estive ausente do país e não vi estas informações antes. tenho de lhe agradecer imenso por este manancial de informações. Impressionante!!! Fico ansiosamente à espera de mais dados que me possa enviar, caso se venham a confirmar!
Muito obrigado.
Cumprimentos,
Patrícia Geraldes
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara Patrícia Geraldes
Quanto aos Lopes:
SIMÃO DIAS DE MATOS viveu às leis da nobreza na Soalheira e São Vicente da Beira onde se tratou com criados. Casou com Maria Álvares de Carvalho Leitão da Cunha e Aguiar. Foram pais de
PEDRO LEITÃO DE MATOS nasceu na Soalheira em 28-07-1652 sendo padrinhos de batismo João Leitão o Moço e Domingos de Matos, seus tios (Livro de Batizados, Fl 91). Casou em Alcains em 22-09-1669 com Antónia de Aguiar Rebelo, de Sarzedo, Lamego. Foram pais de
MATEUS DE AGUIAR REBELO DE MATOS casou em 14-05-1702 com Brízida Antunes natural de Caféde. Foram pais de
ANTÓNIA DE AGUIAR REBELO casou em Caféde em 22-09-1728 com Manuel Gonçalves Luís filho de Simão Gonçalves natural do Ninho do Açor e de Isabel Antunes natural de Caféde (casados em 06-01-1698) neto paterno de Ascenso Álvares e de Ana Rodrigues natural do Ninho do Açor materno de Manuel Simões Luís e de Maria Antunes naturais de Caféde. Foram pais de
MATEUS DE AGUIAR REBELO casou em Alcains em 15-02-1762 com Catarina Maria de Jesus filha de Manuel Lopes Dias natural de Abrantes e de Apolónia Maria de Jesus (casados em 08-04-1729) neta paterna de Manuel Dias e de Maria Lopes materna de Manuel Leitão de Carvalho natural de São Vicente da Beira e de Ana Trancoso natural da Póvoa de Rio de Moinhos. Foram pais de
MÁXIMO LOPES DE AGUIAR casou com Joaquina Maria Quelinda Muacho filha de Simão Rodrigues Quelindo ou Chindro e de Maria Vaz Muacho natural de Tinalhas neta materna de Manuel Dias Muacho natural da Lardosa e de Maria Gonçalves natural de Tinalhas. Foram pais de
MANUEL LOPES DE AGUIAR casou em Alcains em 01-09-1819 com Ana Maria Francisca filha de Amaro Lopes Candelário e de Maria Francisca neta paterna de António José e de Catarina da Costa (casados em 03-01-1769) materna de João Pires Serrano e de Francisca dos Santos (casados em 30-11-1766). Foram pais de
MARIA JOAQUINA LOPES casou em Alcains em 1842 com Manuel Gonçalves Chupa filho de Manuel Gonçalves Chupa e de Francisca da Conceição. Foram pais de
JOÃO AMARO LOPES casou em Alcains com 25 anos com Maria da Ressurreição de Sousa, de 20, filha de Manuel de Sopusa Júnior natural de Alcains e de Joaquina da Conceição de Sousa, da Mata. Foram pais de
MARIA ROSA AMARO LOPES.
Simão Dias de Matos e Maria Álvares de Carvalho Leitão da Cunha Aguiar são tb meus 10ºs avós e constam no Genea.
Cordiais cumprimentos
Manuel das Silva Rolão
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Boa noite!
Confesso que é já tarde para me concentrar em tamanha informação, mas agradeço-lhe sinceramente tudo o que me transmitiu. Parece que afinal somos primos, não é? Bastante distantes, mas ainda assim com a mesma ascendência... Mais coincidência ainda é termos um apelido em comum (da Silva) e que não é deste ramo da família...Há coisas engraçadas!
Obrigado por tudo.
Cumprimentos,
Patrícia Geraldes
Direct link:
RE: Rolão
Caro Lourval
Bom dia, só agora vi a suas msg, estive a pesquisar Alcains mas não localizei o casamento de António Vaz e Beatriz Martins Sardinheiro, só encontrei um António Vaz a casar com uma Isabel Martins. No que diz respeito a Lousa, por via das dúvidas vi também a que pertence a Castelo Branco mas também não encontrei nenhum Domingos Luis com Joana Rodrigues, nem o baptizado de seu filho Domingos; em príncipio será mesmo Lousã em Coimbra. Em relação aos Gagos de Alcongosta não lhe possa adiantar muito, pois não desenvolvi mais esse ramo, e se bem me lembro tinha muitas ligações a freguesias em Coimbra, o que torna complicada a pesquisa pois está tudo no AUC, espero voltar ao mesmo dentro em breve.
Abraço
Daniel Andrade Ferreira
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Caro Manuel ,
afirmou nesta mensagem que "Vicente da Costa Riscado era irmão de Miguel da Costa Riscado e filhos de João Pedro da Costa Riscado e de Maria Sequeira". No entanto, quando procurei João Pedro da Costa Riscado no Genea, apenas surge como sendo pai de um filho: Miguel da Costa Riscado. Não refere nenhum irmão porquê? Gostava de saber...por curiosidade...
Obrigado.
Cumprimentos,
Patrícia Geraldes
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara Patrícia Geraldes
No Genea só lá está o que nós lá colocarmos (e o próprio Genea, claro). Salvo erro quem colocou os Riscado, foi o Lourval, com o ramo dele. Portanto a Patrícia tem que, aproveitando o que já lá está, colocar o seu ramo.
O mesmo com Simão Dias de Matos e Maria Álvares de Carvalho, cuja ascendência e descendência (o meu ramo) foi por mim colocado há 7 anos (+-).
O que tem a fazer é, aproveitando as indicações que se encontram em baixo, na parte esquerda, colocar os seus ramos.
Pode é fazer de duas manieras: ou começa com o que já está no Genea e vai descendo, ou constroi a sua árvore e quendo chegar ao casal que já está no Genea, diz que já constam.
Nas referências das pessoas que vai colocar, pode dizer que são os Registos Paroquiais.
Nã sei se fui claro, mas seguindo as próprias indicações do Genea, penso que será fácil.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Caro Manuel,
mais uma vez obrigado pela atenção dispensada. Penso que compreendi e vou tentar fazê-lo. Caso me surja alguma dúvida e as indicações do Genea não sejam perceptiveis, torno a entrar em contacto.
Cumprimentos,
Patrícia Geraldes
Direct link:
Sardinheiro
Caro Daniel,
Quem eram os pais de António Vaz e Isabel Martins?
Eu acredito que Joana Rodrigues era natural de São Vicente da Beira. O casamento pode estar lá assim como o batismo do Domingos.
Em Freixial dos Potes tenho como fim de linha Francisco Álvares e Catarina Gomes e em Alcongosta, Domingos Rodrigues e Isabel Martins.
Abraços
Lourval
Direct link:
RE: Sardinheiro
Caro Primo Lourval
Há dois registos que não sei se irão confundir mais as coisas. Assim:
1-TT, Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, dispensas matrimoniais, maço 2228, Lardosa.
Dispensa de casamento para Tomé Nunes Silvares filho de Maria Nunes Caripa filha esta de Maria Antunes Caripão filha esta de Maria Vaz, irmã de Simão Rodrigues pai de Catarina Luís mãe de Maria Gonçalves Luís que pretende casar com Tomé Nunes Silvares. É pena que o porcesso não tenha os casamentos completos.
2-Batismos da Lardosa, 1715:
Batisada Catarina filha de Simão Rodrigues e de Águeda Rodrigues (4º casamento do Pai) neta paterna de Pascoal Rodrigues e de Isabel Antunes e materna de Domingos Luís e de Isabel Martins.
Talvez não venha a acrescentar nada, mas aqui ficam os registos.
Se este Simão Rodrigues for aquele de que fala, no registo de batismo dos filhos dos 3 primeiros casamentos não aparecerão ainda os avós (por ser data em que não os mencionavam), pelo que poderão ser os que aparecem no 4º casamento.
um abraço
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
Riscados de Malpica do Tejo e Alcains
Cara Patrícia Geraldes,
Além da base de dados do Geneall tem ainda a possibilidade de consultar algumas páginas pessoais.
Em relação aos Riscados deixo-lhe o seguinte link da minha página pessoal:
http://genealogia.netopia.pt/0185/familias.php?id=895
Se, naquele link, usar a indicação "página inicial" verá que destaco no título da minha ascendência o apelido Riscado. Eu julgo que terei chegado ao fim-da-linha uma vez que me parece impossível investigar para além dos pais do Jacinto Riscado nascido em 1646. Pode ver, entretanto, navegando na minha página, como descendo desse Jacinto Riscado.
Na página do Lourval:
http://genealogia.netopia.pt/1096/
também pode ver como ali se desenvolve o respectivo ramo dos Riscados.
Dos Riscados descendem outros utilizadores deste fórum. O Manuel Rolão já indicou a Celeste Barata e o Lourval. Outro é o coronel Carlos Machado, por sua mãe, que está no Geneall:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=627434
Tenho a possibilidade de lhe passar muita informação da sua ascendência em formato Word. Na minha página pessoal, que indiquei acima, tem o meu contacto.
Cumprimentos,
António G. Pereira
Direct link:
Sardinheiro
Primo Manuel Rolão,
Nossa intuição às vezes falha, mas também acerta bastante. Eu tenho quase por certo de que se trata do mesmo Simão Rodrigues. Neste caso Tomé Nunes Silvares e Maria Gonçalves Luís seriam primos em segundo grau, um tempo removido. A Águeda seria Rodrigues por causa da avó Joana Rodrigues, que penso ser de São Vicente da Beira.
Abraços
Lourval
Direct link:
Calaveiras e Sardinheiros
Caro Daniel Andrade Ferreira,
Gostaria de saber se teve sorte com o casal Domingos Luís e Joana Rodrigues, casados cerca de 1640. Ele da Lousa e ela de São Vicente da Beira.
Abraços
Lourval
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara prima Patrícia Geralde,
Eu também descendo (sou neta) de Simão Dias de Matos.
Já via que a sua linha vai dar aos Lopes, tal como a minha. Ainda não tenho-a ligada.
Veja no Genea Simão Dias de Matos e terá muito que ler... vai até D. Afonso Henriques, por via de D.Afonso III.
Aguardo contacto seu. Peça o meu mail ao Guarda-Mor.
Cumprimentos,
Celeste Correia Saraiva
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Cara prima Patrícia Geralde,
Eu também descendo (sou neta) de Simão Dias de Matos.
Já via que a sua linha vai dar aos Lopes, tal como a minha. Ainda não tenho-a ligada.
Veja no Genea Simão Dias de Matos e terá muito que ler... vai até D. Afonso Henriques, por via de D.Afonso III.
Aguardo contacto seu. Peça o meu mail ao Guarda-Mor.
Cumprimentos,
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Bom dia
Meu avô nasceu em 1809, deram-lhe o nome de ANTONIO AMARO LOPES que casou com Maria da Ressureição Bispo
Com o meu avô eram 13 irmãos e irmães. Com meu pai e tios os descendentes do meu avô e irmão ficaram-se por cerca de 80 filhos.
De 2 / 2 anos ha um almoço em Alcains no mês de MAIO onde se reunem os AMAROS LOPES.
Vivo em Lisboa, mas nasci na casa do avô matermo nos Escalos de Baixo
Alguma coisa teremos em comum, por isso deixo o meu email anl950@gmail.com
Cumprimentos
Antonio Neves Lopes
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Tenho de rectificar a data de nascimento do meu avô António Amaro Lopes, nascido em 1898
Cumprimentos da todos
Antonio Neves Lopes
Direct link:
RE: Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Prima Patrícia Geraldes,
Gostaria imenso de falar consigo.
Fala-me por favor para o seguinte endereço: celeste.correia.saraiva@hotmail.com
Cumprimentos,
Celeste Correia Saraiva
Direct link:
As famílias Leitão e Aguiar de Alcains
Caro Primo Manuel Rolão.
Antes de mais nada, espero que esteja tudo bem com você.
Lendo e relendo os registros começamos a perceber informações que antes nos passaram desapercebidas.
Há um casal em Alcains que me chama à atenção: Jacinto Pires e Catarina Lopes. Tiveram filhos entre 1668 e 1686. Os Leitões e Aguiar batizaram vários de seus filhos como por exemplo: Pedro Nunes Leitão e Maria Lopes, Pedro Leitão de Matos e Antónia de Aguiar, Pedro Leitão de Matos e sua filha Maria de Aguiar.
Jacinto Pires é sempre declarado como natural de Salgueiro do Campo e Catarina Lopes (também Catarina Gonçalves) sempre declarada como natural de Alcains.
Como nunca encontrei o casamento dos dois, procurei por uma Catarina nascida em Alcains cerca de 1650, filha de pais que carregassem os apelidos Lopes ou Gonçalves, ou ambos.
Encontrei uma Catarina nascida em 20-02-1647, filha de André Gonçalves e Catarina Lopes. Além da Catarina, André Gonçalves e Catarina Lopes tiveram uma filha Maria Gonçalves cc Pedro Nunes Leitão. Acredito que Maria Gonçalves também seja Maria Lopes. Pedro Nunes Leitão é filho de Pedro Nunes Barrabás e Maria José, casados na Póvoa de Rio de Moinhos em 1633. Maria José é filha de José Gonçalves e Maria Domingues. Maria José e seus pais naturais da Póvoa e Pedro Nunes Barrabás natural de Alcains o qual eu acredito ser filho de outro Pedro Nunes Barrabás e Leonor Afonso, naturais de Alcains.
Também não encontrei o casamento de André Gonçalves e Catarina Lopes. Mas olhando atentamente o batismo de Maria Gonçalves em 18-01-1643 em Alcains, percebi que Maria é dita ser filha do genro de Belchior Lopes!
O Padre Mateus de Aguiar foi o padrinho de Manuel, filho de André Gonçalves e Catarina Lopes, em 21-05-1645.
Há uma estreita ligação entre os membros das famílias Aguiar e Leitão com a família de André Gonçalves e Catarina Lopes como se pode perceber.
Acho que José Gonçalves cc Maria Domingues é José Gonçalves Leitão e acho também que Belchior Lopes é Belchior Lopes Leitão.
Os Drs. João Nunes Leitão e Gabriel José Nunes da Costa Leitão, irmãos, e citados por José Sanches Roque em sua obra "Alcains e a sua História" indica-os como descendentes dos Leitões de Alcains e me parecem ser estes citados acima. Porém Sanches Roque (ou o datilógrafo) fez uma pequena confusão e não consegui chegar à conclusão alguma.
A confusão seria desfeita se eu localizasse o casamento de Manuel Nunes Leitão e Maria Duarte da Costa, cerca de 1690, no Souto da Casa, de onde era natural Maria Duarte da Costa.
Seus comentários serão importantes.
Abraços
Lourval
Direct link:
RE: As famílias Leitão e Aguiar de Alcains
Caro Primo Lourval
Está tudo bem e espero que consigo também.
Como ainda estou em Lisboa, vou ver se 2ª feira vou à TT para ver o que consigo ver.
Mas para já, parece-me que o §32 dos Leitão, lhe poderá dizer alguma coisa (ou não :)). Os irmãos que indica serão filhos do Nº 3? É ver pelas datas se é possível.
Como os padres nem sempre referem os mesmos apelidos, torna-se mais difícil coordenar as informações.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
As famílias Leitão e Aguiar de Alcains
Caro Primo Manuel Rolão,
Agradeço antecipadamente.
A minha principal preocupação é com os casais (a) Jacinto Pires e Catarina Lopes e (b) André Gonçalves e Catarina Lopes.
Nenhum destes casamentos aconteceram em Alcains. Acho que a pista para encontrá-los é através da família Aguiar.
Aparentemente Catarina Lopes cc Jacinto Pires é filha de Catarina Lopes cc André Gonçalves, sendo esta filha de Belchior Lopes.
Com relação aos irmãos, ambos doutores, João Nunes Leitão e Gabriel José Nunes da Costa Leitão, estudando aqui e ali, percebi que:
São ambos filhos de Manuel Nunes Leitão e Maria Duarte da Costa. Netos paternos de José Gonçalves Barrabás e Maria Marques. Netos maternos de Francisco Gonçalves da Costa e de Joana Simão. Manuel Nunes Leitão nasceu em Alcains em 24-05-1665. O pai dele, José Gonçalves Barrabás era filho de Pedro Nunes Barrabás e de Maria José. Maria José, natural da Póvoa de Rio de Moinhos é filha de José Gonçalves Leitão e de Maria Domingues.
Pode-se perceber que a família de Pedro Nunes Barrabás tinha elevado status social com vários licenciados. Sanches Roque, acho, confundiu José Gonçalves Leitão com José Leitão, este casado com Maria Nunes. Mas este José Leitão era filho de barbeiro e era considerado pobre.
Concluí então que há duas famílias Nunes Leitão em Alcains: uma vem do casal Pedro Nunes Barrabás e Maria José (Leitão) e a outra que vem de José Leitão e Maria Nunes, estes, então, de status social menos elevado.
Abraços
Lourval
Direct link:
As famílias Leitão e Aguiar de Alcains
Caro Primo Manuel Rolão,
Uma outra informação interessante é que nunca encontrei o casamento de Manuel Afonso e Isabel Lopes que deve ter acontecido cerca de 1710, pouco mais, pouco menos. Isabel Lopes é filha de Jacinto Pires e Catarina Lopes.
Acho que filha, mãe e avó casaram-se no mesmo lugar, só não sei onde.
Abraços
Lourval
Direct link:
As famílias Leitão e Aguiar de Alcains
Caro Primo Manuel Rolão,
Surpreendentemente localizei o casamento de Manuel Nunes Leitão, viúvo de Maria Duarte da Costa, com Maria Vaz Nunes, em Alcains, em 16.01.1734. Foram dispensados em terceiro e quarto graus de consanguinidade. Ele se casou aos 69 anos!
Além de mostrar que ele é realmente filho de José Gonçalves Barrabás e de Maria Marques, mostra também que o pai de José Leitão cc Maria de Almeida só pode ser José Gonçalves Leitão e Maria Domingues. Como José Leitão cc Maria de Almeida era barbeiro, concluo que o maior status social da família aconteceu com o casamento da Maria José, que seria irmã de José Leitão, com Pedro Nunes Barrabás.
Abraços
Lourval
Direct link:
Maria Rosa Amaro Lopes - Alcains
Caros confrades e parentes,
Precisava de uma ajuda a encontrar os seguintes registos de casamento que aparecem aqui referidos no Geneal e Nos Portugueses mas nao os consigo encontrar nos registos paroquiais disponiveis online...
Ana Trancoso cc Manuel Leitão de Carvalho
Castelo Branco, Póvoa de Rio de Moinhos, 1696
Ana Trancoso cc Manuel Leitão de Carvalho
Castelo Branco, Alcains, 1696
Penso que esta Ana Trancoso sera filha do primeiro casamento de
Ana Trancoso e de Manuel Rodrigues
ou do segundo de Ana Trancoso e Andre Ferreira cc P.R. de Moinhos
Obrigado,
Cumprimentos e bom ano a todos.
Ricardo Fernandes
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 08 janv. 2025, 22:40