Certidao Nascimento minha Avó Paterna

This topic is classified in rooms:

Certidao Nascimento minha Avó Paterna

#191096 | Dorislaine | 04 avril 2008 16:59

Caros amigos,

ajudem-me por favor com alguma informação a respeito de como coneguir a certidao de nascimento de minha avó. Tenho a informação que ela nasceu em Lisboa. A unica coisa que tenho é a copia da certidao de casamento dela aqui no Brasil. Queria saber onde tenho que entrar em contato, informando apenas o nome dela e dos pais dela. Sera que consigo apenas com estes dados?
Agradeço a atenção caso alguem possa me ajudar.
Abraços,
Dorislaine

Reply

Direct link:

RE: Certidao Nascimento minha Avó Paterna

#191113 | abribas | 04 avril 2008 18:20 | In reply to: #191096

O melhor será começar aí no Brasil, no Arquivo Nacional, tentando encontrar mais elementos que a ajudem a identificar a freguesia de nascimento em Lisboa e a data de nascimento, sem o qual será mt difícil.

Abaixo seguem instruções de como pesquisar no Arquivo Nacional, que encontrei aqui no forum:

PARA O EXAME DAS LISTAS DE PASSAGEIROS SÃO NECESSÁRIOS: o nome completo do estrangeiro, o dia, mês, ano do desembarque ou o mês, ano e nome do vapor, como também o porto em que ocorreu o desembarque.

Nas listas nominais de passageiros não consta a cidade de nascimento do estrangeiro, ou tampouco documentos anexos.

· do porto do Rio de janeiro são somente a partir do ano 1873. As listas de passageiros anteriores aos anos acima indicados não se encontram sob a guarda deste Arquivo e não se têm notícias a respeito do destino dado às referidas listas.

· do porto de Santos, são somente a partir do ano 1895, havendo, antes deste ano, apenas, parte da lista de passageiros do vapor Solferino de 1894. No sítio institucional do Memorial do Imigrante www.memorialdoimigrante.sp.gov.br há serviço de consulta on-line, bastando informar o sobrenome do imigrante e o ano de chegada, para a possibilidade de localizar desembarques de 1888 a 1894.

PARA O EXAME DOS FICHÁRIOS NOMINAIS DE PRONTUÁRIOS (PROCESSOS) DE REGISTROS DE ESTRANGEIROS (RE, SER, CARTEIRA MODELO 19) SÃO NECESSÁRIOS: o nome completo do estrangeiro, a filiação e a cidade / estado da região Sul ou Sudeste onde o estrangeiro fez o registro. No caso de estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, favor entrar em contato com a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (AN COREG), tels. (0**61)3344-1038 e (0**61) 3344-8242, e-mail arquivonacional.coreg@in.gov.br.

O registro de estrangeiro tornou-se obrigatório somente a partir do Decreto-lei nº 3010, de agosto de 1938 para todos os estrangeiros, em caráter permanentes no país que tivessem 60 anos ou menos à época do referido decreto. Portanto, não solicite consultas relativas a RE (ou SRE ou carteira modelo 19) anterior a agosto de 1938.

Os prontuários de registros de estrangeiros feitos na cidade de São Paulo, somente podem ser localizados pelo número do registro, o qual poderá ser solicitado ao Memorial do Imigrante: rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo – SP, tels. (0**11) 6692-7804 e (0**11) 6692-1446, sítio www.memorialdoimigrante.sp.gov.br.

ATENÇÃO: Os registros de estrangeiros constituídos de letras e números não se encontram no Arquivo Nacional e poderão ser solicitados na Seção de Cadastro de Estrangeiro da Policia Federal nos Estados.

PARA O EXAME DOS ÍNDICES NOMINAIS DE PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO ENTRE 1823 E 1959, SÃO NECESSÁRIOS: nome completo do estrangeiro, filiação, e, se possível, o ano do nascimento e do óbito. No caso de processos entre 1960 e 1974, favor entrar em contato com a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (AN-COREG), tels. (0**61)3344-1038 e (0**61) 3344-8242, e-mail arquivonacional.coreg@in.gov.br.

Para obter certidão de naturalização, assim como para verificação de processos posteriores a 1974, favor solicitá-la à Divisão de Nacionalidade e Naturalização do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, tels. (0**61) 3429-3402, (0**61) 3429-3497, fax (0**61) 3322-7818, e-mail dnn@mj.gov.br, sítio institucional www.mj.gov.br/Estrangeiros.

Visite nosso sítio www.arquivonacional.gov.br /SERVIÇOS AOS USUÁRIOS/ ATENDIMENTO À DISTÂNCIA onde poderá obter informações a respeito da documentação disponível, a forma como está organizada e o que é necessário para que o atendimento seja possível. De posse das informações solicitadas, envie sua solicitação para esta Coordenação através do formulário presente no sítio, e-mail, fax ou carta. Favor informar também seu nome e endereço postal completos para correspondência.

Caso não disponha das informações necessárias, a consulta deverá ser realizada, pessoalmente, na sala de consultas do Arquivo Nacional, na Praça da República, 173 – prédio P - Centro, Rio de Janeiro – RJ, de 2ª a 6ª feira, das 8:30 às 16 horas."

Reply

Direct link:

RE: Certidao Nascimento minha Avó Paterna

#193127 | Dorislaine | 19 avril 2008 02:47 | In reply to: #191113

Carissimo (a)
obrigada pela ajuda. Nao tinha pensado nestas hipoteses, graças a Deus existe a internet!!! Viva!! Vou entrar em contato o mai urgente com cada departamento e com certeza obterei uma resposta favoravel.
Muio obrigada.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juil. 2024, 00:05

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen