ADP - Assentos on line - Índices
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
ADP - Assntos on line - Índices
Boas novas sem dúvida.
Prponho um desafio a quem se quiser associar para que por todos possa ser mais fácil.
Poderíamos individualmente indexar os diferentes assentos em particular os da cidade do Porto pela dificuldade em compulsar todos eles. Paa tal fazendo um simples apanhado em tabela (por exemplo) de Baptismos com número do assento, ano, nome, data de nascimento, filiação e naturalidade dos pais, casamento dos pais, avós e averbamentos podem ser uma excelente ajuda para todos.
Pessoalmente posso dar o início começando com Baptismos Bonfim (Porto) por exemplo 1881.
Alguem embarca nesta aventura que por todos se torna mais fácil?
Um abraço
Filipe Pinheiro de Campos
Direct link:
RE: ADP - Assentos on line - Índices
Caro Filipe Pinheiro de Campos,
Por maior visibilidade para quem de direito, repito aqui a mensagem que lhe deixei no meu tópico.
A indexação dos assentos é tão importante como a própria disponibilidade dos assentos (quer na Net, quer nos arquivos), melhorando extraordinariamente a produtividade na pesquisa genealógica e minimizando todos os gastos associados (tempo dispendido, pessoal nos arquivos, carga dos sistemas informáticos, comunicações, etc.).
Infelizmente a indexação necessita da leitura prévia e individualizada de cada assento, o que, para ser feita em tempo útil e correctamente, exige mão de obra qualificada intensiva e coordenação eficaz, ao contrário da digitalização dos filmes que pode ser concentrada num número pequeno de profissionais equipados com os meios adequados.
Este problema também o sentiram os nossos amigos dos Mórmons, tendo criado uma cadeia de milhares de voluntários de perfil adequado e devidamente coordenados e constituídos como grande equipa em rede, cujos pormenores poderão ser vistos em http://www.familysearchindexing.org/en/index.jsp .
Portanto, achando a sua proposta muito louvável, penso que para ser levada a cabo, necessita de uma infraestrutura mínima que divulgue o projecto, escolha os voluntários, coordene as equipas e disponibilize os dados, o que poderia ser uma iniciativa da TT, quiçá do Geneall ou alguma entidade criada para o efeito, pública ou privada.
Por mim também darei o meu contributo, não necessariamente só em assentos já disponíveis na Net, pois a indexação é igualmente importante para a consulta dos livros e microfilmes, nomeadamente enquanto não estão na Net.
Um abraço,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 02 janv. 2025, 16:21