Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

This topic is classified in rooms: Eventos

Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194747 | 3888 | 30 avril 2008 10:34

Aos Confrades e promotores culturais

Tal como a cidade de Guimarães, no Norte do país, lidera o slogan "Aqui Nasceu Portugal", a Câmara Municipal de Cuba, no distrito de Beja, protagoniza nesta antiga vila o nascimento de Colombo/Cólon.
Colombo/cólon tem o mérito de ser a figura laica mais controversa do mundo e daí o maior mérito desta oportuna iniciativa da Autarquia Alentejana, que se vem substituir às organizações histórico-culturais nacionais, face aos factos novos de que esta figura, que pertence ao Património Mundial, se rodeia no mundo de hoje de globalização e do conhecimento.

Espera-se, pois, que este evento decorra no maior espírito de abertura e tolerancia, proporcionado pelos seus promotores e moderadores, criando estruturas e tempos para que os temas permitam um franco contraditório entre todos os presentes, mas também, e principalmente, que se garanta a maior publicidade desta iniciativa e se convide os representantes das Academias de História e da Ciência de Portugal e Espanha, México e países Sul-americanos e da América do Norte, como os Europeus, nomeadamente a Itália, não olvidando a família dos Duques de Veráqua.
Fundamental não ignorar as equipas universitárias de Granada e Coimbra, reconhecidas como das mais especializadas na técnica Forense e do ADN, para que
não se repitam os tabus e entraves verificados, nos quais as das analises científicas do túmulo de D. Afonso Henriques.
A responsabilidade da Câmara Municipal de Cuba é enorme para manter estas premissas, mas encontra neste Fórum o melhor exemplo, que concerteza contará com o apoio do Exmº Moderador se tal lhe for pedido, que durante anos soube manter com a maior correcção, abertura, democraticidade e respeito pelas minorias,
proporcionando um amplo contraditório mesmo daqueles com menos conhecimento não tiverem entraves de se expressar livrementede, reflectindo o grau cultural do país que somos e nos orgulhamos.
Muitas felicidades para o evento e para este Fórum de conhecimento.
António Mesquita

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194757 | Panonias | 30 avril 2008 11:21 | In reply to: #194747

Caro António Mesquita

"Colombo/cólon tem o mérito de ser a figura laica mais controversa do mundo "

Laica?

Pelo contrário. Colombo é preduminantemente religioso. Ele até escreveu livros de Porfecias!!!
Se Colombo fosse laico, não se preocupava com os filhos por eles futuramente poderem seguir outra religião, que não a sua.

Laico como?
A não ser que lhe dê geito, lá para o encontro de Cuba, para fazer publicidade ao vinho!

Não haja dúvida que o encontro começa logo bem, assim vão longe, ainda acabam na primeira taberna todos a cantar à alentejana!!!


Desejo-lhes as maiores sucessos no evento!


Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.

#194776 | pedro3m | 30 avril 2008 14:19 | In reply to: #194757

Só Deus sabe a pena que tenho de nao poder presenciar o evento.

PMarinho

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194788 | Decarvalho | 30 avril 2008 15:27 | In reply to: #194757

Caro confrade Zé Maria Ferreira,

parece-me que não está nos seus melhores dias. Caso contrário não teria feito o comentário anterior
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=194757#lista

Em primeiro lugar porque o confrade que colocou o tópico, Sr. António Mesquita, nada tem a ver com a organização da Conferência, não é da Cuba nem reside na Cuba. Apenas sei que é um dos interessados no tema pois nos pediu convite para assistir.
Aparte esse facto, que naturalmente passou despercebido ao confrade Zé Maria, também não me parece que haja motivo para se insurgir por se apodar Colon de figura laica. Acaso o confrade Zé Maria tem conhecimento de CC ter professado em alguma confissão ou pertencer a alguma hierarquia religiosa?

Sempre recusei entrar em polémicas com a sua tese de quem era CC e não é agora que o vou fazer, até porque não está muito distante da que perfilho, mas coloco-lhe uma pergunta que não tem implicações a esse nível:
Como é que o confrade Zé Maria concilia a sua afirmação da mensagem anterior
«Se Colombo fosse laico, não se preocupava com os filhos por eles futuramente poderem seguir outra religião, que não a sua.»
com o argumento que várias vezes apresentou de Colombo querer instituir no Novo Mundo um paraíso onde convivessem fraternalmente as religiões Cristã, Muçulmana e Judaica?

cumprimentos
Carlos Calado

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194809 | Panonias | 30 avril 2008 17:38 | In reply to: #194788

Caro Carlos Calado


É o próprio Colombo que o escreveu num carta.Neste momento estou impossibilitado de ter acesso a essa carta, mas quando tiver oportunidade de o fazer, prometo que vou transcrever essa carta aqui no Fórum.
Para ser mais concreto, ele não se refere "à minha religião", mas sim "à nossa religião". Colombo na carta fala no plural.

Mas francamente como é que o confrade Carlos Calado que eu tenho como uma pessoa conhecedor da temática sobre Colombo, ignora essa mesma religiosidade daquele grande missionário. Até parece mentira, basta ver a exaltação que ele faz dos santos, baptizando terras com os seus nomes. Isso será de uma pessoa laica?
Colombo não era um homem normal, ele era muito ardiloso e engenhoso, para que qualquer um de nós o possamos ainda hoje compreender.

Dou-lhe como exemplo uma discussão que aconteceu aqui á tempo neste Fórum sobre a temática da ilha de Tile, em que Colombo a situava a 73 graus não a 63 graus como anteriormente faziam.

“yo navegue el año de cuatrocientos y setenta y siete, en el mês de Hebrero, ultra Tile isla cien léguas, cuya parte austral dista del equinocial setenta y tres grados, y no sesenta y tres, como algunos dizen”.

Toda esta abordagem de Colombo a esta Ilha é filosófico, não tem nada a ver com distancias medidas , mas sim com um conceito universalista da Terceira Era. Quando ele "puxa" esta ilha de Tile ou Thule para 73 graus quer com isso dizer que essa ilha mitológica de apoio a uma Terceira Era, através dele esta mais perto de atingir Deus, aqui representado pelos números 7 e 3 que são números divinos, porque ele até já a tinha ultrapassado em cem léguas. Quer dizer que os objectivos que Colombo tinha em atingir a Terceira Era, no ano 1477, tinham sido atingidos e até ultrapassados. Eu sei que isto ainda não está ao alcance de qualquer um que queira investigar Colombo, como fosse um navegador. Mas Colombo jamais foi um navegador, ele navegava sim sobre as águas, ele era o Espírito Santo.

Como vê qualquer investigador que estude Colombo como um navegador, esbarra-se.

Segue um capítulo das Profecias de Colombo, para ver como ele era sobretudo um religioso.

En el capítulo 30: Quién dirá que Cristo y los cristianos no pertenecen a Israel, siendo Israel el nieto de Abraham, a quien primero y después a su hijo Isaac, y después al mismo Israel, su hijo, fue dicho lo que ya he mencionado: «Todas las naciones de la tierra serán benditas en tu simiente»,90 lo cual vemos que ya fue cumplido en Cristo puesto que de esa descendencia nació aquella Virgen, de quien cantó un profeta del pueblo de Israel y del Dios de Israel, diciendo: «He aquí que la virgen concebirá, y dará a luz un hijo, y llamarán su nombre Emanuel, que traducido es Dios con nosotros». Por tanto el Dios de Israel que prohibió el culto a otros dioses, que prohibió la fabricación de ídolos, que mandó su destrucción, que dijo por el profeta que las naciones gentiles de los extremos de la tierra dirían: «Ciertamente mentira fue la herencia de nuestros padres; vanidad y cosas sin provecho».92 Este mismo Dios por el nombre de Cristo y la fe de los cristianos mandó, prometió y ejecutó el derrumbamiento de todas estas supersticiones. En vano, pues, miserables, porque se les prohibe blasfemar de Cristo aun por sus propios dioses, es decir, por los demonios que temen el nombre de Cristo, quieren hacer ajena de él esta doctrina, por la que los cristianos disputan contra los ídolos y erradican todas las religiones falsas de donde pueden.

Com vinho não chegamos lá!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194811 | kolon | 30 avril 2008 18:08 | In reply to: #194747

Caro António Mesquita,

Como sempre eu espero que da discussão venha a solução. Nestes dias em que todos nós podemos ajudar na pesquisa da verdade ora seja em apontar túmulos, pedras de armas, documentos e livros, ora dando a sua interpretação, dica ou conselho a seguir, temos o poder em união de fazer algo que venha eventualmente a dar descanso a este tema encontrando a verdade do que se passou.

Enquanto para muitos a forma de assegurar a verdade é uma de abater o debate de apontar factos que não coadonamomo correctos e que por todos dizeram uma coisa deve de estar correcta, a forma de outros é de questionar.
Quem estará correcto só uma boa, intena e longa investigação A TUDO o assegurará.

Não estamos no fim da resuloção estamos somente no início.
Eu sinto-me feliz por fazer parte de tão grande acontecimento como este que se fará na Cuba e que é o primeiro evento destes em Portugal.

Espero que este seja somente o primeiro de muitos destes eventos que possam trazer a Portugal peritos de todas as partes do mundo para ajudra-nos a chegar á verdade absoluta.

Bem Haja,
Manuel Rosa

PS: E não devemos de ficar por aqui. Devemos ainda de requerer que os ossos de D. João II sejam investigados para confirmar se ele foi envenenado ou não.

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194812 | Panonias | 30 avril 2008 18:15 | In reply to: #194811

Caro Manuel Rosa


15 anos de investigação para chegar a conclusão que Cristóvão Colombo era espião!!!

O que é que ele espiava???

Quem espia, espia alguma coisa. O que foi Colombo espiar??? Ainda não foste capaz de responder a esta minha pergunta.


Bem hajas

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194825 | kolon | 30 avril 2008 19:29 | In reply to: #194812

Caro Zé Maria,

A palavra "espião" foi usada porque é mais entendida pelo público.

Na realidade C. Colon era um agente duplo trabalhava em Castela para ajudar os planos de D. João II e de Portugal.

E não são 15 anos são já 17 anos.

Cpts,
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194828 | Panonias | 30 avril 2008 19:40 | In reply to: #194825

Caro Manuel Rosa


São 17, mas sem a ajuda de Deus nunca consiguirás! Só Deus sabe!
Os homens perante Deus, por mais doutos que sejam são uns ignorantes.

Cpts

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194831 | Decarvalho | 30 avril 2008 19:56 | In reply to: #194809

Caro Zé Maria Ferreira,

Continua sem prestar atenção às palavras.
Eu não ignoro a religiosidade de CC e li o Livro das Profecias (certamente sem conseguir entender todo o seu alcance, ao contrário do Zé Maria que é um homem de fé);
mas uma coisa é ser religioso e outra coisa, um pouco diferente, é pertencer a uma ordem religiosa.
Quem não pertence a uma ordem religiosa é um leigo ou laico (palavra utilizada pelo confrade António Mesquita). Ser laico não é o mesmo que não ser religioso, pelo que o seu reparo àquele confrade foi um equívoco.
Colon não pertenceu (que se saiba) a qualquer ordem religiosa, pelo que era, efectivamente, um Laico.

Quanto ao vinho, e se está a referir-se ao COLON SFZ, só lho posso recomendar, mas que o beba com moderação, pois é a puxar para o forte.
cumprimentos
Carlos Calado

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.Cuba

#194841 | Panonias | 30 avril 2008 21:27 | In reply to: #194831

Caro Carlos Calado


"Ser laico não é o mesmo que não ser religioso, pelo que o seu reparo àquele confrade foi um equívoco."


-LAICO
-adjectivo
-que não é religioso; leigo; secular;

...........................................................
-LEIGO
-substantivo masculino
1.aquele que não tem ordens sacras;
2.figurado pessoa que desconhece um assunto;

-adjectivo
1.que não tem ordens sacras; laico; secular;
2.figurado ignorante; desconhecedor;

............................................................
-SECULAR
-adjectivo 2 géneros
1. que tem séculos; muito antigo;
2. que se realiza de século a século;
3. mundano; temporal;

-substantivo 2 géneros
-pessoa que não fez votos religiosos; leigo;
-braço secular justiça civil;

-RELIGIÃO clero secular clero que não pertence às ordens religiosas;

-ASTRONOMIA desigualdades seculares perturbações, de período muito longo, nas órbitas dos planetas, relativamente ao afastamento dos valores médios da excentricidade e inclinação;

(Dicionário Porto Editora)


Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Debate Publico s/Colombo,24 de Maio, pela C.M.

#194903 | kolon | 01 mai 2008 12:57 | In reply to: #194828

Caro Zé Maria,

Duvido que Deus está tanto preocupado em ajudar-nos com a identidade de Colon seguramente Ele tem coisas mais importantes com que se preocupar a fome, a guerra, a doença, a falta de liberdade e a tristeza que abrange o mundo de este a leste.

Mas nós meros humanos podemos chegar lá se trabalhar-mos em conjunto em vez de adversários.

Assim começamos na Cuba no 24 de Maio - quatro dias após o Anniversário da morte do grande português que se secrificou por acreditar no plano de D. João II.

Cpts,
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

O pai Henrique Alemão e o filho "Cristóvão Colon??

#195007 | kolon | 02 mai 2008 13:00 | In reply to: #194831

Caro Carlos Calado,

Henrique Alemão esteve no ALGRAVE!!!!!!!

"..quando regressava do Algarve, onde estivera em conferência com el-Rei D. Afonso V e se dirigia à Madalena..." http://www.geocities.com/mare_sol2001/lenda_h_alemao.html

Gostava de saber mais sobre o documento que contém esta infromação.

Gostava também de saber se no território do Rei Ladislau "Wladislaus Dei gracia Polonie, Hungarie, Dalmacie, Croacie etc. rex necnon terrarum Cracouie, Sandomirie, Syradie, Lancicie, Cuyauie, Lithuanie princeps supremus, Pomeranie, Russieque dominus et heres etc."

havia alguma "Terra Rubra" ???

Vejam ainda a pintura de henrique Alemão pintada pelo (Mestre da Adoração de Machico)
http://en.wikipedia.org/wiki/W%C5%82adys%C5%82aw_III_of_Poland#cite_note-1
E comparem com a pintura de C. Colon na Virgem dos Almirantes em Sevilha e depois digam que não eram pai e filho!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cpts,
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 déc. 2024, 05:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen