Forum de discussão no Brasil

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil

Forum de discussão no Brasil

#196848 | danielefer | 17 mai 2008 23:22

Boa noite,
Procurando seguir os passos de um antepassado que emigrou para o Brasil / Maranhão, pensei tomar contacto com grupos de genealogistas desta terra. Pessoas deste forum me poderão ajudar ?
Atencionsamente,
Danièle

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#196966 | Gilson Nazareth | 18 mai 2008 21:09 | In reply to: #196848

Danièle,
Boa tarde,tudo certo?
Moro no RJ e tenho contacto com genealogistas de boa parte do Brasil, mas não com o Maranhão.
Onde vc vive?
Há grupos regionais ,no yahoo, e tv. no CBG(Colégio Brasileiro de Genealogia), exista algúm correspondente no Maranhão.
Escreva-me, vamos ver o que fazer.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#197148 | DD | 19 mai 2008 23:55 | In reply to: #196966

Caro Confrade Gibson Nazareth
Procuro familiares que emigraram para o Brasil por volta de 1750-1770 e se fixaram na Baía.
Será que me poderá ajudar, ou sugerir a quem poderei recorrer, para obter referencias destes familiares?
Grato e com os melhores cumprimentos,
José Soares

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#197149 | Gilson Nazareth | 19 mai 2008 23:59 | In reply to: #197148

José ,
Tudo certo?
DE primeiro sugiro qye dê publicidade,no Genea, a quem são e quando e onde viveram estes antepassados.
Sabendo a região,da Bahia,e os sobrenomes fica mais fácil conversarmos.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#197258 | DD | 20 mai 2008 16:44 | In reply to: #197149

Meu Caro Gilson

Agradeço o seu E-mail e a promessa de aprofundar a investigação.
O que pretendia era a confirmação das referencias que, em família, existem em relação àqueles familiares que foram para o Brasil e ali alcançaram prestígio e fortuna.
A sua origem situa-se na freguesia de Sabadim, concelho de Arcos de Valdevez,Minho, Portugal.
Como praticaram actos importantes , designadamente testamentos, e, muitos, na Báia, faleceram, talvez seja possível localizar alguns desses actos.
O filho João de Sousa Lima da Rocha Soares emigrou com outro irmão António para o Brasil., indo para a Baía, para casa de um tio materno este tio filho de João Soares e Rosa da Rocha, o qual para ali emigrara em novo e fizera grande fortuna e faleceu no estado de solteiro e deixou os seus bens àqueles seus sobrinhos João e António e como este , António,faleceu no estado de solteiro foi o João ,seu irmão, herdeiro testamentário e, assim, senhor e dono da fortuna do Tio que ele fez crescer com os negócios designadamente nos transportes maritimos, com návios de cabotagem e também navio de grande porte-
Por sua vez, este João chamou para junto de si os seus sobrinhos Sebastião e Francisco da Rocha Soares. Filhos de sua irmã Mariana.
Tendo este Sebastião falecido na cidade de São Salvador da Baía, em 1817, no estado de solteiro e com testamento a favor doirmão Francisco a quem instituiu seu único herdeiro e deixando legados a favor de outros parentes.

Será que, com estes elementos, poderá vir a fornecer-me algum contributo sobre os que viveram e progrediram social e politicamente no Brasil?
Com os melhores cumprimentos,
José Soares

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205176 | Mário Palm | 11 août 2008 21:54 | In reply to: #196966

Confrade Gilson:

"Navegando" na Net encontrei as suas mensagens e, certamente abusando da oferta que a outro fêz, venho pedir a sua ajuda na identificação de meus antepassados no Brasil e, eventuais descendentes até à actualidade.

Meu bisavô paterno – Manuel da Gama Lobo – nasceu em Monte Alegre em 06/03/1831, sendo aí baptizado em 09/04/1831. Era filho de Nicolau da Gama Lobo, que foi Capitão-Mor e de Maria do Carmo Lima da Gama. Teve duas irmãs e um irmão, que faleceu cedo.

Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Baía em 1893 e formou-se em Medicina, na Universidade do Rio de Janeiro, contando ter sido o primeiro oftalmologista do Brasil.

Casou com Ana Leonor Dorgeau, em 19/02/1859, tendo tido 4 filhas ; uma faleceu cedo, e as restantes viajaram para Portugal, sendo, desde então, bem conhecida a sua descendência.

Faleceu em viagem na Europa, em 07/07/1993, tendo mais tarde sido sepultado no cemitério de S. João Baptista – Botafogo – Rio de Janeiro.

Pretendo descobrir os descendentes das duas irmãs de meu bisavô, que sei terem casado, bem como e, se possível, mais elementos dos seus ascendentes.

Estes são todos os dados que possuo sobre esse meu antepassado.

Desde já agradeço toda e qualquer colaboração no sentido de melhor conhecer os meus antepassados com origem brasileira.

Desculpe este meu atrevimento mas julgo que compreenderá todo o meu interesse neste assunto.

Mais uma vez obrigado.


Mário Palmeira
Braga - Portugal

Reply

Direct link:

Forum de discussão no Brasil

#205179 | Lourval | 11 août 2008 22:21 | In reply to: #205176

Caro Mário Palmeira,

Há nove pessoas residentes na Cidade do Rio de Janeiro que carregam o apelido Gama Lobo.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205198 | Gilson Nazareth | 12 août 2008 00:46 | In reply to: #197148

Danièle,
Tudo certo?
A melhor contacto genealógico,na Bahia,é:
João da Costa Pinto Victória
Rua Carlos Maron 252-Edifício Villa Joanna
aptº1204-Candeal-CEP 40-296-220
Abraço,boa sorte
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205199 | Gilson Nazareth | 12 août 2008 00:50 | In reply to: #197258

José Soares,
Tudo certo?
O melhor contacto genealógico na Bahia é:
João da Costa Pinto Victória
Rua Cerlos Maron 252 Edifício Villa Joanna aptº1204
CandeaSalvador-Bahia- CEP 40-296-220
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205200 | Gilson Nazareth | 12 août 2008 00:51 | In reply to: #196848

Danièle,
Em tempo: Salvador-Bahia
Desculpe-me .
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205225 | LAMBERT | 12 août 2008 14:32 | In reply to: #205200

Prezado Gilson:

Alguém que pesquise Agua Preta - Pernambuco ?
Busco informações de Benicio Brito e Barbosa da Silva.

Gratos
Lambert

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205237 | Gilson Nazareth | 12 août 2008 18:07 | In reply to: #205225

Lambert,
Tudo certo?
Pernambuco é dificil de se pesquisar.
Quase tudo que consegui,do Nordeste,foi via Portugal.
Onde vc vive?
Quais os dados sobre pessoas,e não gerais sobre familia,vc tem destes Benício Brito e Barbosa da Silva.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205240 | DD | 12 août 2008 19:28 | In reply to: #205199

Prezado Gilson
Agradeço a s sua amável resposta, bem como a informação que eu pretendia.
Grato e com os melhores cumprimentos,
José Soares

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205257 | Gilson Nazareth | 13 août 2008 00:30 | In reply to: #205176

Mário,
è a terceira vez que coloco resposta ,para vc,no Genea:mas não a vejo editada.
Monte Alegre é Pará.Consultei o Carlos Barata que deve lhe responder,aqui.
O Barata tem informações sobre o Nicolau.
Quanto a pesquisa no Rj vou fazê-la.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205263 | Mário Palm | 13 août 2008 09:10 | In reply to: #205257

Caro Gilson:

Os meus agradecimentos pelo seu empenho e diligência.

Fico a aguardar notícias.

Um Abraço,

Mário Palmeira
í

Reply

Direct link:

RE: Forum de discussão no Brasil

#205304 | LAMBERT | 13 août 2008 18:51 | In reply to: #205237

Gilson:

Procuro informações sobre JOSE BENICIO BRITO e OLIVIA BARBOSA DE BRITO, acredito que casaram em Agua Preta/PE, antes de 1916.

Olivia é filha de Joaquim Barbosa da Silva e Maria Rodrigues da Silva, nasceu em 1892 e faleceu em 1945.

O unico documento que tenho é o registro de óbito de Olivia, do cartorio de Agua Preta/PE.

Atenciosamente
Lambert

Reply

Direct link:

Forum de discussão no Brasil

#384690 | LAMBERT | 22 sept. 2017 02:41 | In reply to: #205237

Caro Gilson: Procuro a origem dos ascendente de meu sogro: ANTONIO BENICIO BRITO, que nasceu em 23/07/1916 no Engenho Cruz de Malta em Água Preta/PE, de propriedade do Coronel Marcionilo a Cunha Machado Pedrosa. Foram Pais de Antônio: JOSE BENICIO DE BRITO e OLIVIA BARBOSA DE SOUZA. Foram Avós de Antônio: Paternos: FRANCISCO BENICIO BRITO e MARIA JOSE BRITO e Avó Maternos: JOAQUIM BARBOSA DA SILVA (ou JOAQUIM FRANCISCO BARFBOSA) e MARIA RODRIGUS DE SOUZA.

A origem do meu sogro é AGUA PRETA, porém por alguns registros acredito que PORTO CALVO/AL estava próximo a localidade dele.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 mai 2024, 22:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen