Mil Diabos da Capinha
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Mil Diabos da Capinha
(O Mil Diabos da Capinha)
José Pereira Pinto Castelo Branco, oficial português que fez parte da legião portuguesa enviada para França em 1808, fez com as tropas de Napoleão a campanha da Rússia, na Alemanha. Duas vezes feito prisioneiro, regressou a Portugal, condenado à morte foi ilibado pela rainha portuguesa. Desempenhou papel de relevo nas lutas liberais. Julgo que nasceu na Capinha - Fundão. Em 1851 foi graduado marechal reformado. Um convite aos amigos para se conhecer mais uma figura esquecida
D. Gonçalves
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro D. Gonçalves
Eu tenho nota (dada pelo confrade Jorge Lemos) de um José Pereira Pinto Castelo Branco, natural da Capinha, que foi Cadete de Infantaria no Regimento de Penamacor, filho de António José Pereira Pinto de Figueiredo Castelo Branco e de D. Rosa Angélica Bernardina Joaquina Ricacho Taborda que deve ser o "Mil Diabos da Capinha".
O pai, António José Pereira Pinto de Figueiredo Castelo Branco, está na base de dados:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=493225
A mãe, igualmente na base de dados, nasceu em Vale de Prazeres a 1.11.1744, filha do capitão Francisco Salvador Taborda Xavier, de Penamacor, e de D. Teresa Luísa Ricacho Taborda de Oliveira (n. 2.3.1709 em Vale de Prazeres), neta paterna de Cristóvão Leitão Taborda e de D. Isabel Taborda Botelho (id=297301 e 297302, na base de dados) e materna de João Rodrigues Taborda e de D. Pórcia de Oliveira Ricacho (id=312281 e 572136 na base de dados).
Cumprimentos,
António G. Pereira
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro António G. Pereira
Sim só pode ser esse senhor. Foi para França como capitão de infantaria nº11 de Penamacor. Partiu para França em Junho de 1808. Tenho alguns documentos sobre ele, não tinha a sua filiação. (Agradeço a informação.)
Figura também num livro editado recentemente em França sobre a legião portuguesa. Foi curioso ver à distância, que as justificações sem resultados de que não estava com o Marquês de Alorna em Almeida 1810. Não fossem as testemunhas e teria sido executado como muitos outros. E tinha razão ao tempo estava ele prisioneiro dos aliados na Alemanha.
Cumprimentos
Diamantino Gonçalves
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro Diamantino Gonçalves,
E que documentos são esses q fala?
Atenciosamente,
R.Miguel Nunes
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro Diamantino Gonçalves :
José Pereira Pinto Castelo Branco, o Mil Diabos da Capinha, deve ter ido buscar a alcunha o seu trisavô por varonia, Domingos Mendes de Castelo Branco que era conhecido pela alcunha de o Mil Diabos, que lhe veio por ter sido um valoroso combatente na guerra da Restauração.
Álvaro Castello-Branco
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro R. Miguel Nunes,
O acórdão da relação da sentença de morte a que tinha sido condenado. E alguns documentos militares, tanto em Portugal como em França. Ele depois teve também papel de relevo nas lutas liberais.
Atenciosamente,
Diamantino Gonçaves
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro Álvaro Castelo Branco
O Mil Diabos da Capinha.
Ele por vezes também assina: José Pereira Pinto d’Abreu Castelo Branco
Depois outro descendente dele também usou o Mil Diabos, se não me engano foi mesmo presidente da câmara do Fundão, torna a historia mais interessante.
Diamantino Gonçalves
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro Diamantino Gonçalves,
E por acaso não possui esses mesmos documentos em formato digital?
Atenciosamente,
R.Miguel Nunes
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro Diamantino Gonçalves,
As informações que aqui acabámos de deixar foram incorporadas, de imediato, na base de dados. Ver, a partir de:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1063505
Para complementar a informação deixo aqui que António Mendes de Castelo Branco e D. Catarina Teresa de Figueiredo, avós paternos do Mil Diabos da Capinha, são filhos respectivamente de outro António Mendes de Castelo Branco (este filho do outro Mil Diabos, que na base de dados é id=999913) e de D. Maria Mendes Paes, e de Manuel José da Costa e Maria Nunes de Figueiredo.
Cumprimentos,
António G. Pereira
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caros António G. Pereira e Diamantino Gonçalves,
Estas informações constam, entre muitas outras, do meu livro "Raízes da Beira", onde se poderá ver como esta família tem raízes na Covilhã, donde passaram para Loriga, Capinha e outras terras.
Tenho interesse em todas as notícias inéditas sobre esta gente, em especial se suportadas por documentos.
Deixo aqui também uma recomendação ao GENEA, no sentido de ter em atenção a normalização dos apelidos ("Castelo-Branco" e não "Castelo Branco", "Pais" e não "Paes") caso contrário o processo de busca não funciona correctamente. Como já propuz noutro lugar, deverá seguir-se em princípio a ortografia do Armorial Português.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro Eduardo Osório,
Eu não adquiri a sua obra, mas conto fazê-lo a breve prazo.
O que eu sei resulta da minha pesquisa nos paroquiais e de dados que me foram fornecidos pelo confrade Jorge Lemos, em particular o que consta no Título de Tabordas, de Miguel António Ferreira Taborda.
Quanto aos paroquiais sei que António José Pereira Pinto de Figueiredo Castelo-Branco e D. Rosa Angélica Bernardina Joaquina Ricacho Taborda casaram a 29.9.1764 em Vale de Prazeres. Julgo que passaram à Capinha.
Os pais de D. Rosa, capitão Francisco Salvador Taborda Xavier, de Penamacor, e D. Teresa Luísa Ricacho Taborda de Oliveira, viveram em Vale de Prazeres, onde casaram em 1739 (o assento é de leitura muito difícil, não consegui ler a data completa) e faleceram respectivamente a 3.10.1773 e a 2.4.1774. Além de D. Rosa tiveram:
- António a 16.7.1740;
- Francisco Salvador Taborda de Negreiros, n. a 23.11.1741, fal. a a 12.8.1777, que casou com D. Vitória Joaquina Taborda de Negreiros a 18.5.1774, filha de Diogo Ferreira Taborda, que viveu no Brasil, e de D. Luísa Taborda, de Abrantes, e que casou 2ª vez a 28.3.1778 com Manuel José Soares;
- José a 6.4.1743;
- D. Joana Gertrudes Taborda Ricacho de Oliveira, a 6.4.1747, que casou com José Joaquim Taborda de Negreiros, n. a 7.4.1727, filho de Tomé Rodrigues Taborda e de D. Maria Luísa Ricacho.
As datas dizem respeito a Vale de Prazeres.
Cumprimentos,
António G. Pereira
Direct link:
RE: Mil Diabos da Capinha
Caro António G. Pereira,
Obrigado pelas suas informações.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
Mil Diabos da Capinha
Boa tarde
Embora passados muitos anos da publicação deste tópico, só agora o descobri, e venho retomar o tema, a saber se algum dos confrades terá mais informação e se poderia ter acesso aos documenos ali mencionados. Sou descendente por via materna, de todas estas pessoas aqui mencionadas (Pinto Castelo Branco, Taborda, etc.
Muito obrigado.
Direct link:
Mil Diabos da Capinha
Caro FLV,
Boa noite e não sei se de alguma forma, esta minha curta mensagem lhe possa ser útil, mas sobre a descendência do seu famoso e valente avô 'o Mil Diabos da Capinha' nada sei; no entanto, tal como ele, descendo de vários filhos de Domingos Castelo Branco, 'o Mil Diabos de Loriga' e sobre este encontra vários dados na base Geneall.
Com os melhores cumprimentos e votos de um excelente fim-de-semana,
João Carreira
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 nov. 2024, 12:52