Certidão nascimento

This topic is classified in rooms: Formação

Certidão nascimento

#198638 | FabioRibeiro | 30 mai 2008 19:24

Me encontro no início de uma pesquisa sobre as origens de parte da minha familia. Nenessito, no momento, localizar a cidade em Portugal onde nasceu meu avô paterno. Porém, só possuo o nome completo dele, a paternidade (meus bisavós) e data do nascimento. Existe algum caminho, ou é inviável?

Agradeço, desde já.

Fábio Ribeiro.

Reply

Direct link:

CERTIDÃO NASCIMENTO

#198647 | jamador | 30 mai 2008 20:05 | In reply to: #198638

Boa tarde,

Praticamente inviavel. Encontrar a agulha num palheiro é tarefa simples quando comparada com esta.

Mas tem uma hipótese : o acaso por vezes faz milagres, ainda que possa levar tempo.

Deixe aqui o que sabe, nomeadamente nomes e datas, e como por aqui andamos todos ao mesmo talvez alguém tenha 'tropeçado' em algum desses nomes e queira partilhá-lo.

Tente. Não perde nada.

Cumprimetos

Jorge Amado Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#198650 | FabioRibeiro | 30 mai 2008 20:22 | In reply to: #198647

Caro Jorge,

Apesar da informação desanimar um pouco, a disponibilidade e boa vontade estimulam. E quanto ao tal "assentamendo de nascimento"? Fica nesse mesmo pé? Ou seja, impossível de recuperar só com o nome, data nascimento e paternidade?

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#198698 | jamador | 31 mai 2008 11:45 | In reply to: #198650

Caro Fabio,

Também não é caso para desanimar.
A divisão administrativa do país variou ao longo do tempo. Antes eram as paróquias agora as freguesias.
Terá só que procurar nos vários livros de cada uma das quase 4000 freguesias portuguesas.

Responde à sua pergunta ?

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#198789 | M.Ribeiro | 01 juin 2008 03:13 | In reply to: #198638

Caro Fábio

Procure por outras coisas que possam lhe dar uma pista.

Encontrei a certidão de óbito do meu avô depois de ver no verso de uma antiga fotografia( fotografia de 1912!) o endereço do fotógrafo, que era em um bairro do Rio de Janeiro. Pedi então buscas de óbito na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, e fiquei sabendo até aonde ele morou, também no Rio de Janeiro. Antes eu procurava pelo seu desembarque em São Paulo.

Marli Ribeiro
São Paulo

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#198950 | FabioRibeiro | 02 juin 2008 14:02 | In reply to: #198789

Cara Marli,

Vasculhando vários tópicos nesse fórum, encontrei respostas suas a outros "pesquisadores"... muito obrigado pela sua dica e parabéns pela sua disponibilidade e boa vontade.

Sucesso e saúde.

Vou tentar hoje mesmo para a Santa Casa.

Grande abraço,

Fábio Ribeiro
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#198956 | M.Ribeiro | 02 juin 2008 15:45 | In reply to: #198950

Caro Fábio

Eu contei a minha historinha para mostrar-lhe que os dados podem vir de onde menos se espera, mas não sei se o seu caso é para ser pesquisado na Santa Casa. Eles precisam da data aproximada do óbito para pesquisar, e provalvelmente não indicará a freguesia, caso encontrem algo.

Não tem fotografias ou cartas com você ou com outros parentes?

Você sabe se eles desembarcaram no Rio de Janeiro? Existe o recurso do Arquivo Nacional, também no Rio de Janeiro, para saber sobre Prontuários ou lista de navios.

E se os seus antepassados tiverem o sobrenome Ribeiro, como você, posso fazer uma consulta nos Ribeiros que desembarcaram do sul ao sudeste do Brasil, em diversas épocas, em uma lista adquirida pelo Projeto Imigrantes.

Abraço

Marli Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#198958 | FabioRibeiro | 02 juin 2008 16:04 | In reply to: #198956

Marli,

Eu entendi a sua intenção. Eu vou recorrer a Santa Casa porque estou vasculhando todas as possibilidades. Meu sogro, que é advogado, me informou que a uma possibilidade de constar no óbito a naturalidade dele.

Hoje, infelizmente, a pouquíssimas chances de recuperar informações na minha família sobre meu avô. Minha avó, sua esposa, passou os últimos anos de sua vida com alguns primos de meu pai, e na ocasião de seu falecimento, foram jogados fora os poucos documentos que ela possuia... o que tenho é somente uma cópia da certidão de casamento deles. Meu avô se chamava MANUEL ALVES RIBEIRO, filho de ANTONIO GOMES RIBEIRO e MARIA DA SOLEDADE PINHEIRO, nascido em 31/01/1894. Não sabemos a cidade de origem dele em Portugal, e pior ainda... não sabemos o ano em que ele faleceu. Tenho um período provável, entre 1928 e 1935.

Eu estive nessa última sexta-feira no arquivo nacional, e dei entrada na pesquisa para localizar o registro de estrangeiro (a tal carteira de estrangeiro), mas... isso foi mais por desencargo de consciência, pois a lei exigindo esse registro passou a vigorar em 1938. Além disso, pesquisei nas listas de hospedarias, pois a lista de passageiros de navios se encontra indisponível, porque está sendo microfilmada novamente.

E é isso. Qualquer dica é útil. OK?

Mais uma vez, muito obrigado.


Grande abraço,

Fábio Ribeiro
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#199284 | Forget20 | 05 juin 2008 02:00 | In reply to: #198789

Marli, boa noite
Volto a te consultar pois tenho uma dúvida quanto às transcrições que são necessárias fazer : meus avós eram portugueses, sabe-se que vieram prá cá já casados (não tenho nehum documento de casamento) e aqui faleceram. Já localizei em Portugal os docs de nascimento de ambos. Agora vou pedir a transcrição do óbito dos dois. É necessário pedir também a transcrição do casamento (realizado em Portugal, ao que se sabe) nas certidões de nascimento dos dois?
Muito obrigada pela ajuda.

Vilma Araujo - SP/SP

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO - PARA FÁBIO

#199289 | Nunes Coimbra | 05 juin 2008 03:02 | In reply to: #198958

Em uma de suas mensagens disseste que possui a certidão de casamento de seus avós.
Pois bem....essa certidão foi lavrada onde?
Se no Brasil, procure o cartório responsável e peça o desarquivamento do processo de habilitação de casamento.
Nesse processo os noivos apresentam os documentos que comprovam o seu estado civil para que possam casar-se.
Talvez vc encontre a certidão de nascimento de seus avós ou outro documento que possa te direcionar nas pesquisas.
Outra fonte de pesquisa são os inventários e os registros de imóveis.
Um abraço!!


Rosana

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#199331 | M.Ribeiro | 05 juin 2008 12:20 | In reply to: #199284

Olá, Vilma

O meu caso foi diferente porque só o meu pai, por onde foi iniciado o processo, era português. A minha mãe era filha de portugueses, mas era brasileira. E eles se casaram no Rio de Janeiro. No documento do meu pai houve a obrigatoriedade sim da transcrição do casamento e do óbito acontecidos no Brasil
No seu caso eu só posso dar uma opinião. Acredito que todos os atos têm que ser transcritos nas certidões de nascimento. Pelo que entendi você não sabe onde se deu o casamento, além de que foi em Portugal. Dê um telefonema para o Consulado em São Paulo. Antes eles esclareciam estas questões por telefone. Também pode enviar um e-mail que eles respondem.
Mas tenho quase certeza de que a transcrição do casamento será exigida, mesmo sendo seus dois avós portugueses. Tomara que eu esteja enganada.
Formule também a pergunta sobre o caso dos dois não terem se casado "oficialmente", já que nesse caso não haveria nenhum "documento", não é mesmo?

Marli
São Paulo - SP

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#199339 | Forget20 | 05 juin 2008 14:03 | In reply to: #199331

Olá, Marli
Acho que estou com sorte. Acabei de falar com o Consulado, e me informaram que somente há a necessidade de averbar o óbito dos dois. e que não preciso provar o casamento deles em Portugal com qq documento. Que bom ! E que depois de transcritos os óbitos, o Consulado é informado disso e que, quando for iniciar o processo de dupla cidadania de minha mãe não precisarei apresentar as Certidões de Batismo transcritas: posso apresentar as que possuo (antigas), pois eles já terão a informação de transcrição com eles. Se for dessa forma mesmo, estão melhorando os processos.
Um abraço e obrigada pela infromação.

Vilma Araujo - SP-SP

Reply

Direct link:

RE: CERTIDÃO NASCIMENTO

#199351 | M.Ribeiro | 05 juin 2008 15:41 | In reply to: #199339

Cara Vilma

Que bom! Eles então estão ficando mais flexíveis!
Não demore a dar continuidade ao processo porque estas certidões não podem exceder determinado tempo, como você já deve saber. Acredito que não podem ter mais que seis meses da data em que foram tiradas em Portugal, à época em que forem apresentadas aqui no Brasil.

Boa sorte.
Um abraço.

Marli

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 juin 2024, 12:38

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen