Ainda procurando

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Famílias

Ainda procurando

#198876 | simoes 58 | 01 juin 2008 20:08

caros confrades;

Agora baseado em documentos, e não mais em história oral.
Nome: Manoel Simões Pedro
Nascimento: 1863
Naturalidade: Castanheira - Ribeira de Pera
Filiação: Pai: Domingos Simões Pedro
Mãe:Francisca Henriques dos Santos

caso saibam de alguma arelação ou parentesco com os nomes referidos acima, por favor entrem em contato.
Antecipo agradecimentos,
Atenciosamente,

J. Simões

Reply

Direct link:

Henriques dos Santos - era: Ainda procurando

#198929 | ksaraujo | 02 juin 2008 11:12 | In reply to: #198876

Caro Confrade J. Simões,

Tenho interesse nos Henriques dos Santos.
Os meus são da freguesia da Trofa, Concelho de Águeda, Aveiro.
Apesar de Castanheira - Ribeira de Pera ser um pouco mais ao Sul, quem sabe não há algo relacionado?

Meu bisavô: António Henriques dos Santos, nasceu por volta de 1866, Trofa, Águeda, Aveiro, filho de João Henriques dos Santos e Josepha Jesus da Conceição.

Dadas as datas próximas dos nascimentos do meu bisavô António (1866) e do Manoel Simões Pedro (1863), poderia a Francisca ter algum parentesco directo com o meu trisavô João Henriques dos Santos?

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Reply

Direct link:

RE: Ainda procurando

#200444 | henrdias | 15 juin 2008 22:41 | In reply to: #198876

Caro José Simões,

acabei de lhe responder no tópico "Ainda procurando minhas origens", e jugo que a sugestão do Kelson, não será de todo descabida, uma vêz que a pesquisa que a Paula efectuou na base de dados, encontrou um Manuel Simões Pedro natural de Mamarrosa, é uma freguesia de Oliveira do Bairro que por sua vêz pertence ao distrito de Aveiro, e pode acontecer o Domingos e a Francisca serem de ocalidades diferentes.

Cumprimentos,
H. J. S. D.

Reply

Direct link:

RE: Henriques dos Santos - era: Ainda procurando

#200447 | simoes 58 | 15 juin 2008 23:15 | In reply to: #198929

Caro Confrade Kelson;

Lí sua mensagem, mas não saberia dizer se existe algum parentesco de minha Bisa Francisca com seu Bisa Antônio. Minha pesquisa, tem por interesse somente o lado paterno/paterno.
Mesmo assim, acredite, tenho tido enorme dificuldade em conseguir os dados de meu avô Manoel. Já pensei inclusive que o mesmo tenha vindo para o Brasil clandestinamente, pois não encontrei nenhum registro de sua chegada aquí!
O que posso afirmar, é que na certidão de casamento dele, está escrito que era natural de Castanheira - Ribeira da Pera, e sua filiação: Domingos Simões Pedro e, Francisca Henriques dos Santos.
Ah..! também que casou com a idade de 29 anos em 1892, o que importaria seu nascimento no ano de 1863.
Para conhecimento dos Confrades, resido no Brasil, e atualmente na cidade de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, sendo que sou natural de Minas Gerais, do Município de Conselheiro Lafaiete, antiga Vila Real de Queluz, cujo nome foi em homenagem ao Palácio de Queluz de Sintra. Aliás muito bonito!
Bem, sem mais antecipo meus agradecimentos aos irmãos lusos, esperando que possa retribuir de alguma forma à ajuda de todos vocês.
Um abraço,
J. Simões

Reply

Direct link:

RE: Henriques dos Santos - era: Ainda procurando

#200506 | Gilson Nazareth | 16 juin 2008 11:35 | In reply to: #200447

Olá, J.Simões
Tudo certo?
Que tal procurar os banhos de casamento no bispado onde se efetuou o casamento?
Nas certidões,dos noivos, costumam aparecer os avós.
Abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Henriques dos Santos - era: Ainda procurando

#200656 | simoes 58 | 17 juin 2008 00:29 | In reply to: #200506

Sr. Gilson Nazareth;
Obrigado pela resposta, contudo devo-lhe informar que já possuo a certidão de casamento de meu avô Manoel, pois o mesmo se casou no Brasil, no Municipio de Conselheiro Lafaiete - MG, e nesta certidão, já consta os nomes de meus bisas.
O que me falta, e a certidão de nascimento de meu avô, que segundo consta nesta certidão, é de Castanheira - Ribeira da Pera.
Talvez fosse o caso de se procurar em Paróquias ou Mosteiros, pois pelo que me consta, naquela época não havia ainda Cartórios Civis.
Hoje, recebí uma comunicação do Arquivo Distrital de Leiria, ao qual havia feito uma solicitação, dizendo que foram feitas pesquisas nos anos de 1862 a 1864, e nada foi encontrado sobre Manoel Simões Pedro.
Caso disponha de maiores detalhes, ficarei grato em recebê-los, ou então alguma pista de onde procurar.
Um abraço

J. Simões

Reply

Direct link:

RE: Henriques dos Santos - era: Ainda procurando

#200661 | Gilson Nazareth | 17 juin 2008 03:45 | In reply to: #200656

Caro Simões,
Os banhos de casamento costumam incluir as certidões de batismo dos nubentes.
O documento que quer deve existir no bispado que inclui Conselheiro Lafayete.Lá deve constar a certidão do batismo em Castanheira.
Na documentação de banhos há informações que a certidão de casamento não contem,será que me fiz claro?
Abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Henriques dos Santos - era: Ainda procurando

#200753 | simoes 58 | 17 juin 2008 22:29 | In reply to: #200661

Amigo Gilson;
Recebí sua mensagem, contudo informo que Conselheiro Lafaiete é no Brasil em MG, e quando você fala em "bispado que inclui Conselheiro Lafayete" fico a supor que voce deve estar pensando que é em Portugal.
a verdade é que, deram-me esperança de consultar o bispado de Coimbra, que onde, possivelmente deverão estar os registros de nascimentos do Distrito de Castanheira. Caso possa me auxiliar, ficarei grato.
Um abraço, e obrigado pela sugestão.
J. Simões

Reply

Direct link:

RE: Henriques dos Santos - era: Ainda procurando

#200785 | Gilson Nazareth | 18 juin 2008 01:10 | In reply to: #200753

J.Simões
Por Deus, estou "careca" de saber onde fica Conselheiro Lafayete...
VC precisa se dirigir ao bispado, de MG, ao qual pertence Conselheiro Layaette, e nele pedir os banhos de casamento do casal.
Dentro dos banhos, vinda de Portugal, estará,possívelmente, a certidão do nascimento do noivo, ocorrido em Castanheira.
É no Brasil_MG que vc tem que ,primeiro, pesquizar.
Não sei com que outras palavras posso explicar algo tão simples.
Boa sorte,abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Henriques dos Santos - era: Ainda procurando

#200788 | simoes 58 | 18 juin 2008 02:07 | In reply to: #200785

Olá Amigo Gilson, desculpe se o deixei nervoso, pela minha falta de entendimento. É que sou amador neste quesito, e realmente não sabia nada de "banhos de casamento". Foi a primeira vez que ví esta expressão!
Farei o que você me sugere! Bispado de Mariana/MG, é onde estão os registros paroquiais de Conselheiro Lafaiete. Só que morando em Nova Friburgo/RJ, tenho que esperar minha folga do trabalho para ir lá solicitar, pois parece que esta solicitação só é dada pessoalmente.
De qualquer forma, agradeço sua gentileza, e assim que tiver de posse dos novos dados, os repassarei a você, para compartilhar esta vitória!
Um abraço,

Do confrade,

J. Simões

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 02 juil. 2024, 21:47

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen