Ajuda. Registros em Leiria!

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda. Registros em Leiria!

#198901 | otaviolopes | 02 juin 2008 01:06

Olá. Busco ajuda para enocntrar os registros de nascimento/batismo de meu bisavô. Já procurei muito e estou encontrando informações aos poucos.

Nome: Pedro Lopes
Pai: Luiz Lopes
Mãe: Maria de Jesus (Lopes)

Data de nascimento: 22 ou 23 de Ago de 1898 (talvez 1897 mas acho pouco provavel)

3 Provaveis Locais de nascimento:

CABEÇAS Distrito: LEIRIA
Concelho: FIGUEIRÓ DOS VINHOS
Freguesia: FIGUEIRÓ DOS VINHOS



CABEÇA VEADA Distrito: LEIRIA
Concelho: PORTO DE MÓS
Freguesia: MENDIGA



Localidade: Cabeças Redondas
Concelho: Leiria
Distrito: Leiria


Gostaria de saber se alguém nessas localidades sabe onde achar os registros de nascimento e baptismo. Agradeço qualquer tipo de ajuda. Preciso encontrar o local exato de nascimento de meu bisavTO.



Grato,

Otávio Lopes

Reply

Direct link:

Leiria

#198931 | salen | 02 juin 2008 11:21 | In reply to: #198901

Caro Octávio Lopes,
1. a sua pergunta já contém a resposta: o local é o Arquivo Distrital de Leiria;
2. a forma de entrar em contacto com o Arquivo está no site do IANTT, à esquerda em Arquivos, abrindo links até chegar à lista de sites individuis e endereços (e-mail). Exponha estes dados e veja no que dá. A primeira meia hora de pesquisa costuma ser grátis, as outras pagas. Por isso convém ser o mais informativo que possível quando a nomes e datas para limitar as janelas temporais e geográficas;
3. não assuma que a Srª sua trisavó Maria de Jesus tinha 'Lopes' por apelido. Quase de certeza não tinha e nem usava apelidos, como era hábito.
Boa sorte. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Ajuda. Registros em Leiria!

#198966 | magno | 02 juin 2008 16:32 | In reply to: #198901

Existe em Leiria uma aldeia chamada Cabeças que pertence a freguesia de Azoia, concelho e distrito de Viseu.

Se me der mais dados, posso tentar ver o que se pode arranjar por estas bandas ... Alias existem muitos Lopes nesta aldeia e alguns sao parentes do meu avo e bisavo.

Magno

Reply

Direct link:

RE: Leiria

#198998 | otaviolopes | 02 juin 2008 19:46 | In reply to: #198931

Caro Salen,

Muito obrigado pela atenção. Quanto o senhor me indicou a site do IANTT descobri que ele estava em manutenção e tentei fazer algumas pesquisas mas foram em vão pois não compreendi bem o sistema de pesquisas do site, após isso eu encontrei o site do "Arquivo Distrital de Leiria" e lá encontrei o que o senhor me indicou, agradeço imensamente e já estou enviando e-mails buscando ajuda.

Grato,

Otávio Lopes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda. Registros em Leiria!

#199004 | otaviolopes | 02 juin 2008 20:02 | In reply to: #198966

Caro Magno,

Não possuo mais dados concretos. Sei que meu bisavô (Pedro Lopes) saiu de Portugal entre 1915 e 1925. Minha Bisavó contava que antes de chagar ao Brasil ele passou pela África, mas já não tenho certeza se essa informação é realmente correta. O que sei é que ele deixou Portugal nesse período, veio para o Brasil onde teve uma filha com minha bisavó em 1927. Voltou para Portugal após isso. Depois, entre Julho e Dezembro de 1930 decidiram voltar para o Brasil (Porto do Rio de Janeiro). Onde em Dez de 1930 nasceu meu avô (Pedro Lopes Junior). Em 1931 voltaram os 4 para Portugal onde viveram por cerca de 2 a 3 anos proximos as cidades de Batalha, Fátima e Leiria, para por fim voltarem uma última vez ao Brasil onde viveram o resto da vida, Parte em São Paulo, parte em Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Creio não ter ajudado muito pois as informações que tenho são mais recentes e não exatamente dados concretos sobre o período em Portugal. O curioso apenas é que minha bisavó era de Viseu, no entanto de outro concelho.

Quais os nomes e ascendências de seu avô e bisavô?? Posso perguntar a meu avô sobre eles.

Grato,

Otávio Lopes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda. Registros em Leiria!

#199005 | magno | 02 juin 2008 20:17 | In reply to: #199004

podes consultar o coelhomagnopontoblogspotpontocom ou então estes links http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=177938&fview=e
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=154820

Já agora o meu msn nikka arroba prof2000pontopt

Um abraço
Magno

Reply

Direct link:

RE: Ajuda. Registros em Leiria!

#199063 | magno | 03 juin 2008 07:03 | In reply to: #199004

Se os primeiros dados que encontrei estão correctos, posso dizer-lhe que está na presença de um primo :)

Encontrei em Cabeças, Azoia, Leiria os seguintes dados:

Luís Lopes + Joaquina de Jesus - casaram em 13-2-1889 - Cabeças, Azoia, Leiria

Luís Lopes era filho de Francisco Lopes e de Joaquina de Jesus

Do casamento de Luís Lopes e de Joaquina de Jesus encontrei os seguintes filhos:
João - 29-6-1889
Maria - 3-2-1891
Francisco - 1-12-1903

Como o intervalo entre 1891 e 1903 é muito grande e não encontro registos de nascimento, penso que terão estado a viver noutro sítio (provavelmente em Casal do Marra, Batalha, de onde era Luís Lopes).

Vou continuar a procurar.
Se tiver mais informações, por mais pequenas que sejam é só enviar.

Um abraço
Magno

Reply

Direct link:

RE: Ajuda. Registros em Leiria!

#199075 | otaviolopes | 03 juin 2008 11:58 | In reply to: #199063

Caro Magno,

Li os tópicos sobre sua família. No que puder ajudar eu lhe aviso. Pela sua teoria, meu bisavô Pedro Lopes teria nascido de Luis Lopes e Joaquina de Jesus, certo? Em um período em que eles teriam vivido em outro lugar sem ser Cabeças. É uma teoria bem possível. Porém o nome Maria de Jesus aparece na certidao de nascimento de meu avô como avó dele, ou seja:

Ao declarar meu avô como seu filho, meu bisavô Pedro Lopes afirmou que sua mãe se chamava Maria de Jesus. No entanto poderiam haver equivocos.

O senhor já checou em "Casal do Marra, Batalha" sobre algum registro de um filho de Luis Lopes e Joaquina de Jesus com o nome de Pedro Lopes nascido em 22 ou 23 de Agosto de 1898 (ou 1897) ??

Grato,

Otávio Lopes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda. Registros em Leiria!

#199084 | magno | 03 juin 2008 13:59 | In reply to: #199063

Peço desculpa... erro meu ... onde está Joaquina de Jessus deve ler-se Maria de Jesus.

Apareça no messenger. nikka@prof2000.pt

Um abraço e até já ;)
Magno

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 mai 2024, 12:00

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen