Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#199320 | filomena14 | 05 juin 2008 11:21

Gostaria de saber informações acerca da familia Oilveira Pereira da localidade de Escandarão, Atouguia concelho de Ourém.
Filomena Pereira Maia Mendes

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#199342 | Olifran | 05 juin 2008 14:45 | In reply to: #199320

Senhora D. Filomena Pereira Maia Mendes,
Família Oliveira Pereira, no Escandarão, não deve existir com esse nome antes do séc. XX. Resulta certamente de casamento entre membros das Famílias Oliveira e Pereira.
Sugiro que centre a sua pesquisa em pessoas desta Família cujos Pais ou Avós tenham nascido em localidades e datas (do séc. XIX) conhecidas.
Deverá pesquisar nos Livros Paroquiais de Baptismos, Casamentos e Óbitos, os quais se encontram nos Arquivos, para datas aproximadamente anteriores à implantação da República (1910).
Deve tomar em consideração que no séc. XIX os lugares da actual freguesia de Atouguia pertenciam à freguesia de Ourém (actual Nª Senhora das Misericórdias).
Só existem Livros Paroquiais do concelho de Ourém para datas posteriores às Invasões Francesas. Alguns Livros de meados do século XIX estão no Arquivo Distrital de Santarém, enquanto os restantes estão na Torre do Tombo, em Lisboa.
Se nas suas pequisas encontrar pessoas de Peras Ruivas, Lagoa do Furadouro, Casais dos Espertos e Henriques, diga pois posso fornecer-lhe bastantes dados.
Espero que esta informação lhe seja útil. Boas pesquisas.
Cumprimentos.
António P. de Oliveira Francisco

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#199350 | filomena14 | 05 juin 2008 15:40 | In reply to: #199342

Caro António Francisco,

Desde já queria agradecer as indicações que me deu. Estou a elaborar a árvore da minha familia materna, que como refere, é constituida pelas familias Oliveira e Pereira.
Actualmente, na aldeia de Escandarão quase todos os habitantes são descendentes destas duas familias.

Com os melhores cumprimentos,

Filomena Pereira Maia Mendes.

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#217783 | Bellis | 08 janv. 2009 13:58 | In reply to: #199350

Bom dia Filomena

Tenho Oliveira Pereira como apelido, que na minha família começou com a minha bisavó paterna materna, Isaura de Oliveira Pereira , de Ermesinde,(1894-1935)filha dos Pereira descendentes dos Pereira de Moscoso e da família Marques d eOliveira de Vila Nova de Gaia.

Melhores cumprimentos

Hélio dop

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#217801 | filomena14 | 08 janv. 2009 15:37 | In reply to: #217783

Olá Hélio,

Apenas tenho o Pereira como apelido, mas a minha mãe tem os apelidos Oliveira Pereira. Ela é natural de Escandarão, freguesia de Atouguia concelho de Ourém.
Este ramo da minha familia, ainda não o explorei, mas caso o Hélio tenha algum antepassado que foi para esta região ou lá nasceu podemos analisar, se existe ou não algum grau de parentesco.

Com os melhores cumprimentos,

Filomena Mendes

P.s deixo o meu contacto email mendesfilomena78@hotmail.com (se tiver msg pode adicionar-me)

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#217811 | Bellis | 08 janv. 2009 17:00 | In reply to: #217801

Olá Filomena

Desconheço se a minha avó Isaura (e não bisavó, como referi), que sei casou outra vez, teve outros filhos.
O meu pai, tendo nascido em Vila Nova de Gaia, foi viver para o Algarve, onde casou com a minha mãe.
Dificilmente haverá alguma ligação no nosso caso.
Quanto aos PEREIRA, consegui identificar os meus costados até ao primeiro Pereira, D. Gonçalo Rodrigues de Palmeira, c* 1070.
Não tenho msg, ma sfico com o seu mail.
Cumprimentos
Hélio op

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221224 | AlexandreP | 14 févr. 2009 19:36 | In reply to: #217811

Caro Hélio,

Li agora, por acaso, esta mensagem, onde refere a fortuna de ter conseguido encontrar os seus costados até ao primeiro Pereira... Ora dá-se o caso de também dos meus antepassados constar o apelido Pereira, com a particularidade de os mais longínquos que conheço - Alexandre Pereira e Joaquim Alexandre Pereira - pai e filho nascidos segundo as minhas contas próximo do último quartel do sécúlo XVIII. serem respectivamente em Ourém e no Olival, como tal, pressuponho, próximos dos seus Pereiras.

Pelo que, esperando que em tal não veja inconveniente, resolvi indagar se ainda temos laços de parentesco ou se se trata de mera coincidência.

Alexandre Pereira casou com Felícia Rosa e o Joaquim Alexandre casou com Joaquina de São José, filha de Francisco Freitas e de Luísa Maria, respectivamente de Cinco Vilas, Ourém e Ansião.

Se de alguma forma me puder ajudar ficaria bastante grato, se estivermos perante uma mera coincidência, devo apenas desculpar-me pelo incómodo.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221242 | Bellis | 14 févr. 2009 22:01 | In reply to: #221224

Boa noite Alexandre

O meu apelido vem da ligação dos PEREIRA do Alto Minho (Monção),que estão na BD da Genea, e que estou atentar actualizar (pode ver aqui )http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1176319 , com os OLIVEIRA de Avintes.
Esta investigação levou-me até aos primeiros PEREIRAS, e pode acompanhar no forum http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213717.
À sua disposição para alguns detalhes que lhe possam interessar.
Melhores cumprimentos

Hélio Oliveira Pereira

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221245 | Bellis | 14 févr. 2009 22:34 | In reply to: #221224

Alexandre

A ascendência continua depois aqui (falta introduzir na BD Genea a ligação do MARCOS PEREIRA com este MANUEL (MARCOS era filho de MANUEL)
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=225293

Cumprimentos
hdop

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221273 | AlexandreP | 15 févr. 2009 14:14 | In reply to: #221245

Caro Hélio,

Devo, antes de mais, agradecer pela pronta e amável resposta, e congratulá-lo pela investigação já realizada. Espero que ainda me seja, também a mim útil. Creio no entanto que, de momento, não será a informação desejada...

...mas o erro foi inteiramente meu, já que confundi conteúdos e remetentes das anteriores mensagens e, ao invés de contactar a Sr.ª D. Filomena Mendes, questionei-o a si...

Lamentando o o equivoco e esperando que nos voltemos "a ler", votos de profícuas investigações.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221274 | AlexandreP | 15 févr. 2009 14:18 | In reply to: #217801

Boa tarde,

No seguimento da minha anterior mensagem, venho por este meio solicitar-lhe o esclarecimento relativamente à eventualidade dos Pereiras citados lhe serem familiares.
Em sentido positivo, agradeceria, se tal lhe fosse conveniente a partilha dessa informação.

Grato pela atenção desde já dispensada.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221276 | Bellis | 15 févr. 2009 14:34 | In reply to: #221274

Boa tarde Alexandre

De facto os nomes que mencionou não me são familiares, o que não significa que não sejam da mesma árvore.
Eu só tenho investigado os costados, isto é, os antepassados directos.
Penso que deveria pedir assentos de nascimento ou batismo desses seus antepassados , para ver se descobre as freguesias de nascimento dos pais e avós.

O que eu descobri foi a ligação minhota da família do meu pai:

ADRIANO MÁRIO DE OLIVEIRA PEREIRA, meu pai (1915-2000)VILA NOVA DE GAIA
ISAURA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA PEREIRA (1896-1940) Porto, minha bisavó
JOSÉ JOAQUIM PEREIRA (1871-1900) - Valença , meu bisavô paterno materno
DOMINGOS PEREIRA (1831-1872) Monção
MANUEL FRANCISCO PEREIRA (1796-?) Monção
MARIA ANGÉLICA PEREIRA (1771-?) Monção
JOÃO MANUEL PEREIRA (1744-?) Monção
PEDRO JOSEPH PEREIRA (1720-?) Monção - este é filho do famoso SIMÃO PEREIRA VELHO DE MOSCOSO DA BREJOEIRA (1687-?)Monção, que aparece na BDGENEA, como lhe indiquei, e cuja ascendência ali publicada vai até ao século VI.

Sendo eu natural de Faro, é uma descoberta notável.

Cumprimentos
hp

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221281 | AlexandreP | 15 févr. 2009 15:41 | In reply to: #221276

Boa tarde, Hélio

Tenho agendada para as férias da Pascoa uma incursão aos arquivos de Leiria e Santarém, exactamente para pôr em dia com os demais ramos a questão pendente dos Pereira... longe ainda da sua notável descoberta, mas quem sabe um dia...

Já agora, para além do Pereira, partilhamos ainda o apelido Oliveira, mas estes alentejanos, como eu, que sou de Évora.

Cumprimentos

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221342 | filomena14 | 16 févr. 2009 09:57 | In reply to: #221274

Caro Alexandre,

Para ser sincera, não tenho muitas informações dos meus antepassados de Escandarão. A dificuldade prende-se porque a maioria desses familiares já faleceram ou vivem em França. Apenas tenho dados dos meus avôs e bisavôs.

Os dados que tenho são os seguintes (faltam datas e locais de nascimento:

Avó: Maria de Jesus (pais: José de Oliveira e Inácia de Jesus)

Avô:António Pereira (pais: Manuel Pereira da Francisca e Josefa Reis)

Caso algum nome lhe seja familiar eu poderei investiga-lo.

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#221389 | AlexandreP | 16 févr. 2009 19:05 | In reply to: #221342

Cara Filomena,

Devo agradecer, antes de mais, a prontidão com que respondeu à minha solicitação, não interessa se a um e a outro os nomes referidos não dizem
nada, poderá dar-se o caso de que no futuro, à luz de outras informações, se tornem familiares. Se tal não acontecer fica a coincidência de partilharmos
apelidos e termos antepassados de uma mesma zona.

De qualquer forma, assim que eu tenha mais informação sobre os meus Pereira
dar-lhe-ei conta do teor da mesma, pode ser que se faça luz sobre os seus.

Até lá, votos de boas investigações

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#237732 | julio cesar | 28 août 2009 22:34 | In reply to: #199320

meu nome é julio cesar de oliveira pereira, minha mae efigenia de oliveira pereira meu pai jorge pereira

Reply

Direct link:

RE: Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#242233 | Bellis | 18 oct. 2009 16:54 | In reply to: #237732

Boa tarde Julio

Aqui neste link do geneall poderá ver a minha primeira "Oliveira Pereira", a minha avó paterna Isaura.
Cumprimentos
Hélio Oliveira Pereira
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1313506

Reply

Direct link:

Oliveira Pereira, Escandarão, Atouguia Ourém

#349953 | anaritapereiraferrei | 05 sept. 2014 18:07 | In reply to: #221342

Boa tarde,

Por coincidência os meus bisavós têm exactamente esses nomes, Maria de Jesus e António Pereira, mas eles eram de Assentiz, Torres Novas. Também procuro informações sobre a família Oliveira Pereira, pois o meu avô tinha esses dois sobrenomes.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 juin 2024, 10:57

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen