Família Conceição e Silva

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Conceição e Silva

#200260 | hmscs | 13 juin 2008 14:19

Caros Confrades,

É a primeira vez que intervenho no Forum e só muito recentemente (± 3 meses) é que iniciei as pesquisas genealógicas da minha família, pelo que me encontro do lado dos que pedem ajuda e fazem perguntas e não do lado dos que dão respostas, fazendo-o sempre de uma forma muito meritória, como tenho tido oportunidade de constatar e apreciar como leitor de vários dos diálogos aqui mantidos.

Se em Janeiro a informação do passado da minha família se resumia (e era interrompida) a um Bisavô que teria ido para o Brasil, em 1926/27, hoje sei que se chamava Francisco António da Conceição Silva e parece que terá ido primeiro para a Argentina.

Mais do que isso, já consegui avançar nas pesquisas até ao séc. XVII, com a ajuda inestimável de alguns familiares entretanto identificados como tal, e obtive informação surpreendente, que nos leva até Pedrogão Pequeno, na Sertã, e não só.

De facto, as minhas expectativas na obtenção de dados históricos foi largamente ultrapassada, mas continuo sem saber nada do que aconteceu ao meu referido Bisavõ. Será que me podem ajudar?

Ele era filho de António Sebastião da Silva (Industrial em Lisboa - bolachas, massas, moagens, ...) e de Maria da Conceição Nicolina Muschatt Cordeiro e Silva (neta da Viscondessa de Carregoso).

Ele estava a estudar na Suiça quando o seu Pai faleceu (1908). A sua mãe volta a casar (1910) com um individuo 13 anos mais novo, o que deve ter causado alguma perturbação familiar, à época.

Talvez por isso ele casa novo, leva uma vida boémia e acaba por deixar cá a mulher e dois fihos menores (8 e 5 anos) e provoca a ruptura.

Dizem-me que ele era um apaixonado por cavalos e isso levou-o primeiro para a Argentina e depois para o Brasil.

O avõ materno (Aureliano Pedro Constantino Cordeiro) tinha nascido (1832) em S. Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul - Brasil e pensei que esta era uma boa pista, uma espécie de "regresso" às origens, mas não. Terá sido por mero acaso, porque a mãe, a tal Viscondessa de Carregoso (Maria da Conceição Neves Cordeiro Brandão) nasceu em Montevideu, em 1811, filha de um cirurgião da Armada Espanhola (António Maria Cordero) e estaria no caminho para o Rio de Janeiro, onde viria a casar, nos finais dos anos 30, com António Gomes Brandão (Industrial de grosso trato dessa praça), segundo marido, que a trouxe para Portugal. Talvez Copacabana o tenha seduzido.

Em relação a Montevideu e ao meu ramo da família Cordero também não sei muito mais, bem como não tenho os registos paroquiais dos sacramentos realizados aí e no Brasil.

Para tudo isso solicito a vossa inestimável colaboração.

Antecipadamente grato,

Helder Conceição Silva

Reply

Direct link:

RE: Família Conceição e Silva

#200441 | FIGUEIRA | 15 juin 2008 22:15 | In reply to: #200260

Caro Hélder Conceção e Silva,

talvez obtenha ajuda no seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191629

Com os meus cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Reply

Direct link:

RE: Família Conceição e Silva

#200528 | hmscs | 16 juin 2008 12:58 | In reply to: #200441

Caro Nuno M. Figueira,

Agradeço-lhe a dica. No entanto, o Francisco tinha 33 anos em 1927 e se teve geração, o que é provável, só os eventuais netos deverão estar vivos, o que condiciona a pesquisa pelo nome.

Se lhe ocorrer mais alguma via de pesquisa que me esteja a escapar, agradeço o seu contributo.

Cumprimentos,

Helder Conceição Silva

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 sept. 2024, 02:43

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen