Ajuda com identificação de indivíduo.
This topic is classified in rooms: Bibliografia | Pessoas | Famílias | Títulos | Património
Ajuda com identificação de indivíduo.
Caros amigos, agradeço a vossa ajuda desde logo.
Ao ler alguns documentos publicados por António Benavides nas suas «Memórias de Fernando IV», de 1860, deparei-me comum testamento que me confudiu de tal maneira que não consigo descortinar o indivíduo em questão nem perceber a que linhagem pertence. E nada encontro aqui no geneall.
Vou manter a grafia do documento em questão, datado de 25 de Maio de 1302: o testamento de D. Alonso Martinez de Olivera.
Diz o citado que é:
- comendador mayor da terra de Leão, da ordem de Santiago;
- filho de Martim Afonso, conde de Barcelos (sic. Perdi-me logo) e da condessa D. Elvira Sarmiento;
- casado com D. Joana de Guzmán, irmã de D. Alfonso Mendez de Gusmán,de D. Leonor de Guzmán e de D. Maria de Guzmán;
- genro de Pero Nuñez de Guzmán e D. Juana Ponce de León;
- neto de D. Garci Fernandez, cc. D. Sancha Rodrigues, e sobrinho de D. Fernando Garcia, filho deste casal;
- irmão de Joana de Olivera, cc. Alonso Peres;
- pai de D. Martin Alfonso, D. Alfonso Martinez, D. Marina, D. Beatriz, D. Teresa
- tio, por parte da sua esposa, de Francisco Fernandez de Aguilar;
- tio de D. Álvaro, filho dos citados Joana de Olivera e Alonso Peres;
Diz mais que a sua avó D. Sancha Rodrigues era filha de D. Juan Rodriguez, filho de D. Diego Rodriguez, que por sua vez era filho do famoso Rodrigo Diaz de Bivar, o Cid.
Aparentemente os seus bens estão associados quer ao sul da Península (Tarifa, Cadiz, Jerez) e ao centro, pois institui um morgadio em Palencia.
Revela ainda alguma ligação à corte castelhana, pois determina que uma das filhas (D. Teresa) seja aí recebida e criada quando atingir determinada idade.
Alguém me pode ajudar nisto?
Cumprimentos,
Nuno Campos.
Direct link:
RE: Ajuda com identificação de indivíduo.
Caro Nuno Campos,
Não sei se lhe vou ser muito útil mas verifique a descendencia de Martin Gil de Riba Vizela (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64376) que era pai de Martim Gil, 2º Conde de Barcelos...
Cumprimentos,
Francisco Brito
PS: O Pedro Ponce de Leon casado com a filha de Martim Gil de Riba Vizela tem uma filha chamada Joana Ponce de Leon (http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=504)
Direct link:
RE: Ajuda com identificação de indivíduo.
Obrigado pela resposta.
O curioso é que o documento em questão aparenta ser bastante plausível, inclui algumas ligações e referências familiares que nada têm de modestas, como os Ponce de León, os Guzmán e o próprio conde de Barcelos e não se consegue articular com os dados de que dispomos.
A ser filho do conde de Barcelos e sendo o documento datado de 1302, temos logo um problema. Tratando-se de um testamento, e tendo já filhos com alguma idade, não é jovem e é plausível que tenha pelo menos uns 35-40 anos.
Como além de Martim Gil, e que se saiba, o título foi detido anteriormente por João Afonso, senhor de Albuquerque e mordomo-mor de D. Dinis, só poderia ser filho de um dos dois. Mas diz que é filho de Martim Afonso.
Das duas uma:
1) ou é filho de um Martim Afonso e este não é conde de Barcelos
2) ou é filho de um conde de Barcelos e este não se chama Martim Afonso.
Não é de ignorar que afirma morar num castelo e casa à porta de Burgos e que institui um morgadio com bens em Banhos e Revilla de Campos, em Palencia.
Se olharmos para a hipótese 1, poderiamos colocar a hipótese de ser filho de Martim Afonso, filho de Afonso Teles o Velho e de D. Teresa Sanches. A ligação ao condado de Barcelos leva-me a buscar entre um Teles de Meneses.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=273
Este Martim Afonso teria sido casado uma vez antes de desposar D. Maria Anes de Portel, filha do famoso D. João de Aboim. Tem bens em Palencia e na terra de Campos, como todos os Meneses. Mas não se conhece descendência a Martim Afonso; temos o seu testamento e ele nada fala de descendentes. E Salazar y Castro diz que a sua primeira esposa era D. Mencia Roiz (possivemente uma Girón).
Observando a hipótese 2, sabemos que Martim Gil parte para Castela, mas isso apenas na década de 20 do século XIV, anos depois do testamento em questão. Dificilmente seria pai deste Alonso Martinez de Olivera.
Tenho de ir dar uma olhadela no García Carraffa.
Cumprimentos e obrigado.
Nuno Campos
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 nov. 2024, 00:00