Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#201170 | Gilson Nazareth | 21 juin 2008 22:43

Amigos,
Não sendo possível, ao menos no momento, comprar a obra, em 4 volumes de Luiz Amaral, venho peticionar, aqui.
Alguém poderia ver-me o casamento de:
SILVÉRIO DA SILVA PINTO c/ HELENA PERPÉTUA, n.Lisboa, Santa Justa e casada 2º no RJ 1824 com o Marechal José Joaquim do Coutto.Filha de José Luiz da Silva e Catarina Dorotéa Saraiva.
Agradecido
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#201197 | chartri | 22 juin 2008 12:32 | In reply to: #201170

Veja :

em : http://www.geneall.net/P/paroq_search.php

eu cheguei a:

http://www.geneall.net/P/paroq_search.php?homem=SILV%C9RIO+DA+SILVA+PINTO&mulher=&tipo=0&orderby=homem_ind&pai_homem=&mae_homem=&pai_mulher=&mae_mulher=&submit=Procurar&search=1


Casaram-se em 1909
Mais informação é necessário estar registado no Geneall plus

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

Correcção de mensagem anterior

#201198 | chartri | 22 juin 2008 12:33 | In reply to: #201170

Veja :

em : http://www.geneall.net/P/paroq_search.php

eu cheguei a:

http://www.geneall.net/P/paroq_search.php?homem=SILV%C9RIO+DA+SILVA+PINTO&mulher=&tipo=0&orderby=homem_ind&pai_homem=&mae_homem=&pai_mulher=&mae_mulher=&submit=Procurar&search=1


Casaram-se em 1809
Mais informação é necessário estar registado no Geneall plus

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#201209 | fcam | 22 juin 2008 15:36 | In reply to: #201170

Caro Gilson

Aí vai o que procura.

SILVÉRIO DA SILVA PINTO casou com HELENA PERPÉTUA em Lisboa Sta Justa a 27.05.1809.
Livro 15 - C Folha 257 v
Se fôr só para pesquisa peça uma focópia da certidão à Torre do Tombo.


Cumprimentos,

Fátima

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#201210 | fcam | 22 juin 2008 15:41 | In reply to: #201209

Caro Gilson

Aí vai o que procura.

SILVÉRIO DA SILVA PINTO casou com D. HELENA PERPÉTUA da SILVA em Lisboa Sta Justa a 27.05.1809.
Livro 15 - C Folha 257 v
Se fôr só para pesquisa peça uma fotocópia da certidão à Torre do Tombo.


Cumprimentos,

Fátima

Reply

Direct link:

RE: Correcção de mensagem anterior

#201358 | Gilson Nazareth | 23 juin 2008 22:54 | In reply to: #201198

Ricardo,
Muito obrigado,minha família paterna veio de Leiria,Turquel,no século XVIII,que sei ser sua área de pesquisa.
Qq dia lhe pedirei socorro.
Abraço
Gilson
P.S. Onde posso pesquisar os banhos deste casamento?Ela é minha quarta-avó.

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#201359 | Gilson Nazareth | 23 juin 2008 22:59 | In reply to: #201210

Fátima,
Imensamente grato.
Como já perguntei ao Ricardo Chartres:onde encontrar os banhos deste casamento.
Ela é minha quarta-avó,pelo seu 2º casamento.
Sei três ou quatro coisas dela:tinha olhos azuis, se dava muito bem com os enteados e sua enteada, Julieta Zenaide do Coutto,sempre morou com ela.
Tenho os nomes de seus pais mas não sei se teve filhos do 1º matrimoni.nome de seus avós etc...
Pode me orientar?
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#201387 | fcam | 24 juin 2008 10:39 | In reply to: #201359

Caro Gilson

Pelo que entendi a Helena é a sua 4ª avó, que depois casa pela 2ª vez no RJ com o marechal que é seu avô, mas que não sabe se houve descendência do 1º casamento é isso?
Gilson o que eu tenho feito é procurar nos registos paroquiais, mas para isso você tem de se registar conforme o confrade Ricardo lhe disse no Geneall Plus para puder ter acesso até mesmos aos costados.
Comece a procurar por exemplo aqui no fórum registos de pessoas que tenham os sobrenomes do 1º marido e da sua 4ª avó.(por vezes os nomes são os mesmos mas não pertencem à mesma família)
Sei que é difícil, mas pode ter sorte e encontrar.

Os meus cumprimentos,

fátima

Reply

Direct link:

RE: Correcção de mensagem anterior

#201390 | chartri | 24 juin 2008 11:05 | In reply to: #201358

Caro Gilson
Como lhe disse a nossa confrade Fatima, peça para a Direção Geral de Arquivos (antiga Torre do Tombo) uma cópia não certificada (custa 0,5 €, mais correio) do registo que ela indicou

Direcção Geral de Arquivos - Lisboa


Tel: 00351 21 781 15 00
Fax: 00 351 21 793 72 30
Email: dc@iantt.pt

Alameda da Universidade
1649-010 Lisboa

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#210798 | Gilson Nazareth | 17 oct. 2008 11:47 | In reply to: #201210

Cara Fátima,
Tudo certo com a amiga?
Posso lhe pedir mais uma comsulta no ìndice dos registros paroquiais?
Felipe José Bilarbeque c/1801 c/ Rosa Perpétua Felicidade.
Obrigadíssimo,
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#210817 | MCNN | 17 oct. 2008 14:20 | In reply to: #210798

Caro amigo Gilson

Como tinha que ir hoje à Torre do Tombo, aproveitei para ver os assentos de casamento que lhe interessavam.

De acordo com o assento de casamento, Filipe José Bilarbeque era filho de André Bilarbeque e D. Josefa da Assunção (ambos já falecidos à data deste casamento), nasceu na freguesia de S. Julião em Lisboa e residia na freguesia de S. José também em Lisboa.

D. Perpétua Felicidade (não era Rosa, devem ter confundido o "Dona" com Rosa) era filha de Francisco José Cordeiro e de Guilhermina Maria. Nasceu na freguesia de S. Miguel do Juncal, Bispado de Leiria (pertence ao concelho de Porto de Mós).

Entretanto, vi que há algum tempo estava interessado noutro assento de casamento. Não sei se já recebeu a informação que queria mas, de qualquer forma, aqui vai:

Silvério da Silva Pinto era viúvo à data do casamento. Era filho do Desembargador Manuel Oliveira Pinto (já falecido à data do casamento) e de D. Joana Inês Vitória. Nasceu em Lisboa na paróquia de S. Miguel de Alfama e residia, à data do casamento, na paróquia de Santa Engrácia.

D. Helena Perpétua da Silva era filha de José Luis da Silva (Já falecido à data do casamento) e de D. Catarina Doroteia Saraiva da Silva. Nasceu em Lisboa na paróquia da Sé e, à data do casamento, morava em Santa Justa.

De notar que os noivos foram dispensados com os 2º e 3º grau de consanguinidade.

Espero ter ajudado

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#210870 | Saba | 18 oct. 2008 05:21 | In reply to: #201209

Caros Colegas,

Pedi a TT para localizar o baptismo do meu Tetra-avo Jose Bento D' Araujo (Toureiro) em 1852 na Ajuda mas nao foi encontrado. As enciclopedias que falam dele dizem que nasceu na Ajuda nesse ano. Ja o baptismo do filho que encontrei indo a TT em pessoa diz que o pai era da Ajuda. No entanto, eu tambem nao encontrei o baptismo dele nos microfilmes.

Penso que talvez ele tenha sido baptizado em S. Pedro de Alcantara ou Belem, e talvez o ano seja 1851 e nao 1852 (segundo informacao aqui colocada). Sera que alguem que tenha o Indice me pode ajudar, por favor?

Sou residente na costa oeste dos Estados Unidos e pouco me posso deslocar a Portugal.
Agradeco qualquer ajuda.

Muito Obrigado,

Luis Ramos

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#210880 | Gilson Nazareth | 18 oct. 2008 13:18 | In reply to: #210817

Caro Mário,
Muitíssimo obrigado.
É incrível o bom intercambio que a GENEA nos proporciona.
Os Bellarbeck eram uma incógnita na minha ascendência.
A ascendência de D.Helena Perpétua já chega "aos píncaros da lua"graças ao João Almiro.
Já pude,até, armar as possibilidades de entroncar os outros Belar/Bellar ou Bilarbeck/beque.
GENEALOGIA BELLARBECK(BILARBEQUE/BILLARBECK)
André Bellarbeck c/c/D.Josefa da Assunção-Moradores que foram na freguesia de S.José,de Lisboa,ambos falecidos antes de 25-10-1770.Pais de:
1-1- D,Joachina Rita Bellarbeck ,n.freguesia dos Mártires,de Lisboa.Casada freguesia de S.José,Lisboa,25-10-1770,com o oficial de marinha José Freire de Andrade,meus sextos avós.
1-2-Felipe José Bilarbeque,n.freguesia de São Julião,Lisboa,casado 1801,com D.Perpétua Felecidade,n.freguesia de S.Miguel do Juncal,Concelho de Porto de Mós,Bispadpo de Leiria,filha de Francisco José Cordeiro e Guilhermina Maria.
Na dúvida:
1-3-Francisco José Bilarbeck-Ajudante de Infantaria ,com exercício de engenheiro,na Praça de Elvas-Consulta sobre suas provanças:em 12-09-1779(m.27,nº109) in-Habilitações nas Ordens Militares-Ordem de Cristo-Tomo I,pag.480
1-4-D.Laureana Emília Bellarbeck casada com João de Castro Medeiros-Idos da Ilha de S.Miguel para Pernambuco-1771/1774 c/dois filhos menores em 1812.
in-Boletim do Instituto Histórica da Ilha Terceira-Relação dis emigrantes açorianos de 1771-4,para o Estado do Brasil,extraído do livro de Registro de passaportes da Capitania Geral dos Açores/Antonio Raimendo Belo.
in-Revista Genealógica Latina,Vol.V-1953-São Paulo-S.P.
Grande abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#210908 | MCNN | 18 oct. 2008 23:51 | In reply to: #210880

Caro Gilson

Não tem nada que agradecer.

No que diz respeito ao casamento de D. Helena Perpétua, o engraçado é que, afinal de contas, o primeiro marido da sua 4ª avó acaba por ser também seu familiar.

Atendendo aos graus de consanguinidade mencionados, e se eu não estiver a meter os pés pelas mãos com os graus de consanguinidade (como às vezes é meu hábito), um dos noivos era primo direito do pai ou mãe do outro.

Assim, e dado que o Silvério Silva Pinto era já viúvo quando se casou com a sua 4ª avó, devia ser o mais velho dos dois noivos, pelo que muito provavelmente era primo direito de um dos pais da sua 4ª avó (ou seja, era primo direito de José Luis da Silva ou de D. Catarina Doroteia Saraiva da Silva).

Um abraço do


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#210912 | amrr | 19 oct. 2008 00:54 | In reply to: #210870

Caro Luis Ramos,

Como se chamavam os pais do seu José Bento de Araújo?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#210916 | Saba | 19 oct. 2008 06:35 | In reply to: #210912

Caro Arlindo Rodrigues,

Os pais dele eram Antonio Domingos de Araujo e Custodia de Jesus.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#210917 | Miranda 1 | 19 oct. 2008 07:41 | In reply to: #210908

Caro

Mário César Navarro

Venho pedir um grande favor a si e a todos os confrades que me possam ajudar
desde ha vários anos que ando à busca do meu bisavô, FIRMINO JOSE DE MIRANDA mas tudo sem resultado.
As poucas referências que tenho dele é que nasceu em Cabril - Montalegre antes de
1860, ( Livro de registos destruido) e segundo relatos de familia é que ele faleceu em Lisboa como mendigo, talvez depois de 1910, a única certeza que tenho é que ele em 1905 ainda era vivo.
Penso que ele era filho de José Maria de Miranda.
Se os confrades me pudessem dar uma ideia aonde o encontrar, ou se tropecassem nele me dissessem ficava-lhes eternamente agradecido.

Um abraco do tamanho do Mundo

Manuel Miranda

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#211346 | MCNN | 23 oct. 2008 01:58 | In reply to: #210917

Caro Manuel Miranda

Desculpe só agora lhe responder.

Se o seu bisavô faleceu em Lisboa depois de 1905, mais propriamente por volta de 1910, o mais provável é que o registo de óbito do seu bisavô esteja ainda na Conservatória do Registo Civil.

Na Torre do Tombo há muitos poucos livros de óbitos dessa altura.

Sendo assim, torna-se muito difícil encontrar o que pretende.

De qualquer forma, se por acaso vir esse registo (o que será bastante improvável), disso lhe darei notícia.

Não sei se o Manuel Miranda é ou não de Lisboa. Caso seja de Lisboa, o que poderá fazer é ir ao edifício onde se encontram todas as Conservatórias de Lisboa (fica na Fontes Pereira de Melo) e dirigir-se a cada uma delas pedindo-lhes que procurem (entre 1909 e 1911, por exemplo) o assento de óbito do seu bisavô.

Caso não seja de Lisboa, pode tentar fazer o pedido por telefone (ou por mail) a cada uma das Conservatórias.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#211349 | MCNN | 23 oct. 2008 02:19 | In reply to: #201359

Caro amigo Gilson


Tenho alguma informação que lhe posso enviar sobre os avós de D. Helena Perpétua.

Caso seja do seu interesse, envie-me um mail para:

mario.navarro arroba netcabo.pt (sem espaços)

Um abraço do


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Índice dos Registros Paraquiais de Lisboa

#211385 | Miranda 1 | 23 oct. 2008 15:01 | In reply to: #211346

Caro Mário César Navaro

Desde já os meus agradecimentos pela sua resposta, e pelos seus conselhos.

Sim eu sei que é dificil senao impossivel encontrar o meu bisavô, Firmino José de Miranda, e ainda para mais eu nao sou de Lisboa nem lá resido, estou a viver desde ha muitos anos na Alemanha, e quando vou a Lisboa é sempre de pequenas visitas e o tempo nao dá para tudo.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juin 2024, 06:01

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen