origens
This topic is classified in rooms: Famílias
origens
caros senhores, voces têm noticia da origem da familia PERTENCE ai em Portugal?
ReplyDirect link:
Pertence
Caro Senhor,
(que certamente por lapso não se identificou)
Os apelidos familiares têm inúmeras explicações e origens.
Podem ter uma história mais longa, serem mais disseminados em uma região ou País, ou serem pelo contrário fruto de equívocos, razões fortuitas, e por vezes serem muito «recentes» nos grupos familiares que os ostentam. Afinal, pelo menos em Portugal e na maior parte dos territórios lusófonos, eles só 'estabilizaram' nas famílias há pouco mais de dois séculos.
No caso de um apelido tão invulgar como «Pertence» ele pode estar circunscrito a um grupo ou a um tempo muito restritos. Não existe uma tradição muito forte de apelidos «verbais», de acções ou estados entre os portugueses. Em geral eram alcunhas de pessoas ou de alguns grupos familiares, p.ex. ligados a profissões. Um exemplo é 'Resina', por ser a profissão de resineiro a mais praticada na família. Mas um apelido tão 'incorpóreo' terá origem em algum facto muito específico ligado a alguém também muito específico.
Dificilmente encontrará uma «Família Pertence» em Portugal.
Mas para o poder ajudar melhor, transcreva aqui o texto mais antigo que conheça que cite o nome do mais antigo indivíduo de apelido «Pertence».
Se ainda não fez nenhuma pesquisa genealógica, então faça, e da forma como deve ser: certidões civis e registos de Sacramentos de filho/a, pais, avós, bisavós, etc.
Às tantas, pode descobrir que a palavra «pertence» aparece no apelido do primeiro como Pilatos no Credo, ou pura e simplesmente não faça parte dele.
Transcreva aqui o texto e logo se vê.
Boas pesquisas.
Victor Ferreira
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 nov. 2024, 02:17