Apelido Composto

This topic is classified in rooms: Formação

Apelido Composto

#204644 | pedroeca | 01 août 2008 18:37

Vivo maritalmente com a mãe do meu filho Diana Maria Pereira Cabral de Quadros que tem o "Cabral de Quadros" que diz ser um apelido composto por dois vocábulos.Alguém me pode ajudar!!?

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204652 | gmg | 01 août 2008 20:48 | In reply to: #204644

O exemplo de um apelido composto é Castelo-Branco, Castel-Branco, Castelo Branco. Outro exemplo é Vila Real. Outro ainda é Vilas-Boas, ou Vilas Boas.

Cumprimentos,
Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204658 | joão pombo | 01 août 2008 22:10 | In reply to: #204644

Boa noite,

Não percebi muito bem a sua pergunta e a pertinência do facto de viver maritalmente, que só a si diz respeito.

Em todo o caso, creio que Cabral de Quadros será efectivamente um apelido composto.

Em relação aos exemplos citados pelo confrade Luís GMG e salvo melhor opinião, creio que não se tratam de apelidos compostos, mas sim de um único apelido, constituído por 2 vocábulos.

Claro está que nada impede que há muitos anos atrás um senhor chamado Castelo se tenha casado com uma senhora de apelido Branco, passando os descendentes a usar Castelo Branco.

Aconselho-o a pesquisar no fórum por "apelidos compostos" e ler alguns dos tópicos, que o poderão elucidar.

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204662 | gmg | 01 août 2008 22:28 | In reply to: #204658

Boa noite,

De facto tem razão no que diz. Contudo continuo a achar que Castelo-Branco é um apelido composto (composto por dois vocábulos). Mas assim qualquer associação de dois nomes passa por ser um apelido composto, ou não?

Cumprimentos,
Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204689 | coelho | 02 août 2008 11:14 | In reply to: #204662

Concordo com o João Pombo. "Castelo Branco" é um apelido composto por dois vocábulos, mas é um único apelido. "Cabral de Quadros" é uma apelido composto por dois apelidos, e é nesse sentido que normalmente se aplica a expressão "apelido composto". Os apelidos compostos por vezes levam hífen, por exemplo "Saxe-Coburg", embora isso por cá seja relativamente pouco frequente.

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204711 | gmg | 02 août 2008 19:37 | In reply to: #204689

Caro Sr. Coelho,

Imagino então que considere, por exemplo "Santos da Silva" um apelido composto?
Cabral de Quadros é a associação de dois nomes de Família que provavelmente um dos antepassados da referida senhora fez. Não vejo nenhuma razão para considerar Cabral de Quadros um apelido composto e por exemplo "Santos da Silva" também!

Cumprimentos,
Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204716 | coelho | 02 août 2008 21:06 | In reply to: #204711

Caro Luís GMG,

"Santos da Silva" pode perfeitamente configurar um apelido composto. Faltou dizer na minha mensagem anterior que, na ausência de hífen, é preciso haver tradição de transmissão de uma determinada composição de apelidos ao longo de várias gerações de uma família para se falar de "apelido composto". Por exemplo, "Pais do Amaral" é um apelido composto transmitido a diversos elementos de uma família de Mangualde desde há mais de 500 anos até ao presente.

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204718 | jmacieira | 02 août 2008 21:49 | In reply to: #204716

Caros Confrades

Apresento, desde já, as minhas desculpas se, porventura, aquilo que vou dizer não responde, com exactidão, à pergunta posta.

Penso que os apelidos compostos, que nada têm a ver com a existência ou não de um hífen, surgem quando havia duas pessoas que se uniam pelo casamento e eram Chefes de Casa ou, também, quando ambos vinculavam bens e, na criação do vínculo aparecia a obrigatoriedade, para os herdeiros, do uso desses apelidos e respectivas armas.
Hoje, penso, que a composição dos nomes, por parte da maioria das pessoas faz-se sem qualquer critério, pensam, talvez muitas pessoas, que usar os apelidos (2) da Mãe e (2) do Pai, dará um certo chique e a composição dos nomes, actualmente, salvo excepções, nada traduz.

Bom Domingo

João Macieira

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204720 | gmg | 02 août 2008 22:58 | In reply to: #204716

Lá está! É preciso haver "tradição de transmissão de uma determinada composição de apelidos ao longo de várias gerações de uma família para se falar de "apelido composto"." Faço suas as minhas palavras. Várias gerações, tipo 200 anos, ou 300 anos e mesmo assim surgiram pela união de um apelido a outro.

Não sabemos, tal como o caso nos aqui é apresentado, se "Cabral de Quadros" é ou não um apelido composto. Pode bem ser, como não. Ou se considerarmos que começou com o Pai desta senhora, podemos estar a falar de um apelido composto, que repare pode ser logo alterado na geração seguinte!

Quantos casos não houve assim...

Contudo se virmos as coisas assim, qualquer associação de um nome que se passe a usar na Família é um apelido composto, idependentemente de ter surgido há gerações ou de ter "acabado de nascer".

Cordialmente,
Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204724 | jmacieira | 02 août 2008 23:49 | In reply to: #204720

Caro Luis GMG

Sobre o caso apresentado não gostaria de me pronunciar. No entanto, pela base do genea, o 1º que nos aparece a chamar-se "Cabral de Quadros" é Daniel da Rocha Cabral de Quadros, 1º Visconde de Santiago de Caiola, nascido c. de 1850, título de 1890 que, infelizmente, na sua ficha não consta a filiação.

Ninguém melhor do que a família da Mulher do nosso confrade para o esclarecer.

Mas é como diz:"Tradição de muitas gerações" e, evidentemente com um motivo para tal acontecer.

Cordialmente

João Macieira

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204725 | pedroeca | 02 août 2008 23:59 | In reply to: #204658

Caro amigo em relação ao facto de me ter referido de viver maritalmente teve a ver com os problemas que estamos a ter no registo do nome do nosso filho na parte do "Cabral de Quadros".

No entanto agradeço as dicas que me deu.

Cumps.

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204769 | coelho | 03 août 2008 21:01 | In reply to: #204720

> Não sabemos, tal como o caso nos aqui é apresentado,
> se "Cabral de Quadros" é ou não um apelido composto.

Caro Luís GMG,

sim, não sabemos isso. Eu apenas estava a dar uma definição geral, aliás concordando com outro confrade.

> Contudo se virmos as coisas assim, qualquer associação de
> um nome que se passe a usar na Família é um apelido composto,
> idependentemente de ter surgido há gerações ou de ter
> "acabado de nascer".

Parece-me que se pode falar de apelido composto quando a composição de apelidos em questão ganha identidade. Isso pode acontecer pela transmissão sucessiva em várias gerações de descendentes (realmente, não é preciso muitas gerações) ou até pelo prestígio de uma só pessoa. Exemplo: "Cavaco Silva" (composição que já foi transmitida aos filhos e netos do actual presidente e que a comunicação social também costuma atribuir à primeira dama, não sei se com fundamento)

Cordialmente,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204771 | gmg | 03 août 2008 21:23 | In reply to: #204769

Só vem confirmar aquilo quie eu disse. Os apelidos compostos ou como lhe queiram chamar surgem sempre por associação de dois nomes, num dado momento da história e podem ou não ser transmitidos nessa forma dita "composta" ao longo de gerações.

Também sobre o assunto não tenho mais nada a citar. Continuo com a minha opinião e respeito a dos outros. Afinal de contas quem tem que se preocupar com isso é o senhor que iniciou o tópico.

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204773 | jmacieira | 03 août 2008 21:37 | In reply to: #204769

Caro Confrade Coelho

Se entendermos que os apelidos compostos têm a ver, como acontecia antigamente, com a junçaõ de duas Casas ou, como referi, com a instituição de um vínculo (morgadio), todos os nomes de famílias compostas que se formem agora, em minha opinião não o são. O exemplo que deu "Cavaco Silva", não é nada. É a junção do apelido Siva, do pai do Senhor Presidente da Republica, ao apelido Cavaco que, presumo, seja de sua mãe.

Só que isto, da forma que sempre se entenderam apelidos compostos, não corresponde a tal.

Porém, como deve calcular, e dentro das Leis que regulam o Nome as pessoas são livres de fazer e usar aquilo que bem entendam. Uma coisa é certa: Não estão, no Século XXI, a criar uma nova Família de apelido composto. E, como dve também concordar, não é a comunicação social que trata destas coisas! Não é pela comunicação social o referir que passa a ser.

Há mais casos: "Ramalho Eanes", "Miranda Calha", "Ferreira Leite", "Marques Mendes", "Almeida Santos", "Salgueiro Maia", que não são apelidos compostos, são assim usados pelas pessoas, as pessoas assim são chamadas!!!

Dando-lhe o caso de figuras públicas: "Pacheco Pereira", "Morais Sarmento", "Vasconcelos e Sousa", por exemplo, são apelidos compostos.

Dou-lhe o exemplo do meu nome: João Luis Salgueiro de Mariz Sarmento Macieira.
Salgueiro é um apelido de minha Mãe. "de Mariz Sarmento Macieira" vem-me por meu Pai e Avô paterno. "Mariz Sarmento" é um apelido composto que começa em 1644 com a criação do Morgadio de Santa Clara de Vinhais, há 364 anos. Um Senhor Mariz casa com uma Semnhora Sarmento e fundam o Morgadio e, a partir daí, pelo menos para o Morgado, Chefe de Casa, como se dizia também, é sempre obrigado a usá-lo. Se eu, porvrntura, usasse "Sarmento Macieira", coisa que ninguém me impediria, estava a cometer um disparate e, na verdade nada mais que isso. Uso, em cartas, cartões e documentos oficiais João de Mariz Sarmento Macieira, porque sou o representante da família "Mariz Sarmento" e "Macieira" porque é a minha varonia.

Queira Deus tenha ajudado.

Boa semana, de férias ou de trabalho e

sou cordialmente

João Macieira

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204774 | gmg | 03 août 2008 21:50 | In reply to: #204773

Concordo em absoluto consigo. Não é a imprensa "cor-de-rosa" que forma apelidos compostos numas pessoas e não forma noutras!
As pessoas são livres de usar e dispor dos apelidos como quiserem! Até mesmo um apelido composto pode ser dividido e isso não tem nada de ilógico. Há vários casos assim...


Sinceramente não percebo porque é que estamos a dar tanta importância a estas coisas, quando o principal interessado no tópico, nem sequer se deu ao trabalho de intervir!

Usem os nomes como bem entenderem!

Eu próprio por vezes uso uns, outras vezes outros porque depende das circunstâncias, das cidades e das pessoas com quem trato... Tudo depende da ocasião.

Grato pela sua participação. Muito obrigado.

Cordialmente,
Luís GMG

(P.S. É certamente parente do Sr. Eng. Moraes Sarmento, da Casa de Santo Estevam, certo? É uma pessoa muito delicada e educada com quem falo às vezes e trocamos correio, embora não o conheça pessoalmente, mas tudo a propósito de genealogia)

Cumprimentos,
Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204781 | joão pombo | 03 août 2008 23:12 | In reply to: #204773

Caro João de Mariz Sarmento Macieira:

Na minha opinião, actualmente não fará grande sentido falar-se em apelidos compostos reportados unica e exclusivamente às situações que refere, p.ex. junção de duas casas, vínculos, etc...

O apelido Cavaco Silva, usado pelo Presidente da República e penso que pelos seus filhos, é para mim um apelido composto, ainda que de muito recente formação.

Aliás, faz todo o sentido que assim seja e só desta forma os descendentes do actual Presidente da República poderão ser um dia ser associados ao seu antepassado, porventura o membro daquela família Silva que mais longe chegou na hierarquia social.

Para mim, o essencial na definição de apelido composto tem mais a ver com a tradição e esta pode formar-se em plena república ou até ser-lhe anterior, mas nada ter que ver com a junção de casas ou vínculos (v.g. Ferreira Pinto Basto).

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204782 | jmacieira | 03 août 2008 23:24 | In reply to: #204781

Caro João Pombo

Muito boa noite.
Respeito a sua opinião se bem que, como vê pelo que exponho, não compartilhe dela.

A Família Ferreira Pinto Basto, já com mais de dois séculos de existência, que nos merece todo o respeito e admiração, pela obra que ergueu e pelos membros que nela se destacaram, não é para mim o exemplo de um apelido composto.

Os meus antepassados "Macieira" vieram para Lisboa, eram oriundos de Macieira da Maia-Árvore-Vila do Conde, onde usavam, há muitas gerações o apelido Gonçalves. Tal como os Ferreira Pinto passram a usar "Basto", em alusão á sua terra natal, os "Gonçalves" passaram a usar "Macieira". O ramo primogénito da minha Família, que é representada por meu primo José ...... Pedroso Gonçalves Macieira, é o único que conservou, até hoje, o "Gonçalves".
Porém, eu não considero que "Gonçalves Macieira" seja um apelido composto.

É esta a minha opinião.

Cordialmente

João Macieira

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204786 | José Duarte | 04 août 2008 01:05 | In reply to: #204782

Exmos. Senhores

Não viveremos nós num país de apelidos compostos?
Quem não teve um avô ou uma avó que não tenha um apelido composto?

Os primeiros apelidos compostos que me ocorrem serão os “Teles de Menezes”, “Teles da Silva” e “Soares de Albergaria”, desde dai que surgem outros normalmente fruto da união por casamento de membros de diversas famílias, ora por qualquer obrigação na instituição de determinado morgadio, assim como “Pinto Coelho”, Pereira Coutinho”, “Soares de Sousa” , “Sousa Falcão”, etc., outros terão surgido por outras diversas razões, lembro-me dos “Zarco da Câmara”, desde então vêm nascendo apelidos compostos, pelas mais variadas razões, até aos nossos dias tais como já citado “Cavaco Silva”.

Ensina-nos a história que não é esta uma forma exclusiva da nobreza ou de qualquer outro estrato social, mas simplesmente o facto de sermos portugueses e termos orgulho, ou uma sã vaidade, em determinado apelido que podemos vir a perder. E lá se arranja uma razão para se compor um apelido que pode durar muitas ou simplesmente uma geração.

O curioso nesta história é que na grande maioria dos apelidos compostos a varonia recai num outro apelido que em nada tem a ver com os apelidos adoptados. Aqui está uma das mais interessantes razões para que nos apaixonemos pela genealogia.

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#204796 | coelho | 04 août 2008 11:29 | In reply to: #204781

Caros João Pombo e José Arnaud,

parece-me que estamos em sintonia. De facto, as situações que refere o confrade Macieira explicam alguns apelidos compostos, mas há muitos outros apelidos compostos que têm outra origem. Essencialmente, usa-se uma determinada composição de apelidos para honrar ou lembrar um ascendente notável (ou de alguma forma importante na família) que usou pela primeira vez essa composição.

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Apelido Composto

#205161 | gmg | 11 août 2008 19:31 | In reply to: #204786

Exmo Senhor José Valado Arnaud,

faço minhas as suas palavras: "Ensina-nos a história que não é esta uma forma exclusiva da nobreza ou de qualquer outro estrato social, mas simplesmente o facto de sermos portugueses e termos orgulho, ou uma sã vaidade, em determinado apelido que podemos vir a perder. E lá se arranja uma razão para se compor um apelido que pode durar muitas ou simplesmente uma geração".

Especialmente quando diz: "E lá se arranja uma razão para se compor um apelido que pode durar muitas ou simplesmente uma geração". Tudo é tão efémero e passageiro...

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 22:13

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen