Procuro Arquivos

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Famílias

Procuro Arquivos

#205211 | magno | 12 août 2008 07:01

Procuro informações sobre a Polícia Civil entre 1892 e 1902.

Tenho um irmão do meu bisavô que foi Polícia Civil entre estas datas em Lisboa. Posteriormente penso que terá regressado a Leiria e depois andou pelas ex-colónias em África.

Luís Lopes nasceu em 1865 - Batalha, Leiria filho de Francisco Lopes e de Joaquina de Jesus Carreira.

Desde já o meu obrigado.
Magno

Reply

Direct link:

RE: Procuro Arquivos

#205249 | cverde | 12 août 2008 22:34 | In reply to: #205211

Não sei se a Polícia Civil que refere será (ou) a Polícia Cívica "antecessora" da actual Polícia Judiciária de cujo site retirei a seguinte informação:

«A sofisticação de meios na prática dos crimes fez nascer a necessidade de criar um corpo de polícia moderno e especialmente estruturado e vocacionado para a investigação criminal, o que ocorreu no ano de 1945, através do Decreto-Lei 35.042, de 20 de Outubro, que criou a Polícia Judiciária.

A Polícia Judiciária tem como primeiro antecedente a Polícia Cívica, criada por D. Luís, em 2 de Julho de 1867, na dependência da Justiça do Reino, cujos comissários, enquanto oficiais da polícia judicial, teriam "a seu cargo descobrir os crimes ou delitos ou contravenções, coligir provas e entregar os criminosos aos tribunais".

Durante o consulado de Sidónio Pais, tal corpo de polícia sofreu uma reestruturação de que resultou a criação da Polícia de Investigação Criminal e em 1922, através de Diploma do então Ministro do Interior António José de Almeida, foram criadas a PSP, a Polícia de Investigação,a Polícia Administrativa e a Polícia Preventiva.

De realçar que no ano de 1927, o Decreto 14.657, de 5 de Dezembro, transferiu para o Ministro da Justiça e dos Cultos os Serviços da Polícia de Investigação, situação esta que se tem mantido inalterável até aos dias de hoje, atenta a posição da Polícia Judiciária como orgão de coadjuvação das autoridades judiciárias, Magistratura Judicial e Ministério Público.

Constituindo-se a Polícia Judiciária como um corpo de grande especialidade técnico-científica, é sua missão a de, com autonomia na definição técnica, táctica da investigação, colher provas para no plano factual e jurídico serem jurisdicionalmente sustentadas.»

Já há algum tempo tinha pequisado esta informação a propósito de
http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1018295 irmão do meu bisavô.

Luís Figueira

Reply

Direct link:

RE: Procuro Arquivos

#205261 | magno | 13 août 2008 08:26 | In reply to: #205249

Antes de mais quero agradecer pela sua resposta.

Encontrei a referência na certidão de nascimento de um dos filhos, onde diz "polícia civil", mais posso informar que durante as datas que referi, morou na rua das Flores, nº 1, 1º andar em Lisboa. É tudo o que consta da Certidão.

O que eu gostaria de saber é para onde posso mandar um email a solicitar informações.

Por exemplo o exército e GNR tem um arquivo para onde mandamos os dados e eles respondem.

Com os melhores cumprimentos
Magno

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 mai 2024, 14:04

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen