Concelho de Chaves - Acidente de trabalho

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões | Eventos

Concelho de Chaves - Acidente de trabalho

#205608 | golim67 | 18 août 2008 12:23

Caros Confrades

Entre 1909 e 1912 ocorreu, segundo informações de familiares, um acidente de trabalho na região de Chaves (desconhece-se em que freguesia) que vitimou SEBASTIÃO ANTÓNIO BAZARÉU (meu bisavô materno) e que exercia a profissão de capataz de trabalhadores pedreiros e, ao que parece, trabalhava na construção do caminho de ferro da linha do Corgo.

Era natural da freguesia e concelho de V.N. de Foz Côa, casado com Angélica Luísa Pombinho (nascida em 1861), filho de Joaquim Fachada (de V:N: de Foz Côa) e de Ana Joaquina da Costa Borregas (tb. de V:N: de Foz Côa.

Desconhece-se onde foi sepultado.

Já tentei obter o assento de baptismo junto do A.D.Guarda que deve ter acontecido entre 1855 e 1865, mas não foi localizado; Também não localizaram o assento de casamento que teve lugar na freguesia de Mós-V.N. de Foz Côa e que se presume tenha ocorrido entre 1880 e 1884.

Tentei ainda obter o assento de óbito junto da Cons.Reg. Civil de Chaves que fizeram buscas nas freguesias de Vidago, Oura, Vilela do Tâmega e Vilarinho das Paranheiras, mas sem sucesso.

Assim, através do Forum, recorro a confrades que tenham informações do acidente que vitimou o meu bisavô, que me dêem pistas para prosseguir o meu trabalho.

Desde já grato pela atenção que me possam dispensar.

Ernesto Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Concelho de Chaves - Acidente de trabalho

#206578 | golim67 | 28 août 2008 10:52 | In reply to: #205608

Reitero meu pedido de 18.8.2008.

Aproveito para acrescentar, por lapso não o fiz anteriormente, que consultei periódicos da época em causa, diários do Porto e semanários da Região de Chaves, como O Comércio do Porto, Jornal de Notícias, Notícias de Chaves, A Aurora, O Paladino e O Tâmega e nenhuma notícia do acidente encontrei, todavia admito que me possa ter escapado.

Abraços do

Ernesto Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

CP

#206619 | salen | 28 août 2008 18:17 | In reply to: #206578

Caro Ernesto Gouveia de Lima,
[às tantas foi por aí que começou, e eu estou aqui a ensinar o Padre-Nosso ao vigário, mas aqui vai uma sugestão]
É verdade que a construção de vias férreas por essa altura podia estar sob a alçada de privados. Mas pode dar-se o caso de a própria CP ter hoje em sua posse documentação sobre a construção dessas inúmeras vias, ou pelo menos saber (caso tenha existido) onde essa documentação posa ter ido parar.
Caso tenha sido construída por não-nacionais pode até saber que empresa, de que país a construiu. E nesse caso, caso tenha sobrevivido às 2 guerras, pode ainda existir num arquivo em Inglaterra p.ex.
Cumprimentos e boa sorte.
VFerreira

Reply

Direct link:

Obras Públicas

#206620 | salen | 28 août 2008 18:19 | In reply to: #206578

Em tempo: já tentou na Torre do Tombo ver documentação sobre construção de vias férreas do ministério equivalente ao das Obras Públicas nos tempos da monarquia?
VF

Reply

Direct link:

RE: Obras Públicas

#206634 | golim67 | 28 août 2008 20:15 | In reply to: #206620

Caro Vitor Ferreira,
Agradeço a sua sugestão e vou tentar junto da CP, que julgo existir um Arquivo histórico sobre a actividade da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, empresa que foi responsável pela construção da linha do Corgo que teve início em princípios do Séc. XX e foi concluída em 28.8.1921.
Entre os anos de 1908 e 1912 deu-se a construção dos troços Pedras Salgadas-Vidago (até 1910) e Vidago-Tâmega (de 1910 a 1919).
Quanto à documentação sobre construção de vias férreas nos tempos da monarquia ficará para um futuro breve, dado que vivo no Porto e para já não tenho possibilidade de me deslocar a Lisboa.
Mais uma vez, muito obrigado pela sua sugestão.
Melhores cumprimentos,
Ernesto Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Obras Públicas

#206643 | jmspl5505 | 29 août 2008 00:15 | In reply to: #206634

Boa noite
O seu nome completo e Ernesto Jose Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Concelho de Chaves - Acidente de trabalho

#206652 | restinga | 29 août 2008 07:51 | In reply to: #205608

Caro Ernesto Lima
A DGTT tem um bom arquivo de todos os transportes, vou tentar saber se têm algo sobre a construção dessa linha e sobre o referido acidente.
Maria do Céu

Reply

Direct link:

RE: Obras Públicas

#206657 | golim67 | 29 août 2008 10:35 | In reply to: #206643

Bom dia

Com efeito o meu nome completo é Ernesto José Gouveia de Lima.
Já agora diga-me o seu nome completo, uma vez que parece conhecer-me.

Um abraço,

Ernesto Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Concelho de Chaves - Acidente de trabalho

#206658 | golim67 | 29 août 2008 10:39 | In reply to: #206652

Cara Maria do Céu

Agradeço sensibilizado o seu interesse e fico a aguardar qualquer informação sobre
o acidente.

Cordiais cumprimentos,

Ernesto Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Obras Públicas

#206668 | jmspl5505 | 29 août 2008 12:42 | In reply to: #206657

Ola Borgeano

Este mundo e pequeno

O meu nome completo e Joao Manuel Sarava Pires de Lima

Banco Borges Com,Credito.
Lembras-te.
Um grande abraço
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Obras Públicas

#206674 | golim67 | 29 août 2008 14:44 | In reply to: #206668

Viva João

Não contava contigo. Estudas as tuas famílias? Saraiva ou Pires de Lima?
Se precisares de ajuda é só pedires, ok!

Um grande abraço do Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Concelho de Chaves - Acidente de trabalho

#207199 | restinga | 04 sept. 2008 08:45 | In reply to: #206658

Caro Ernesto Lima

Por motivo de férias não consegui contactar pessoa amiga que trabalha na ex. DGTT, agora Instituto da Mobilidade dos Transp. Terrest. na Av. Forças Armadas 40 em Lisboa, que possui um bom arquivo histórico, e pessoas que sabem muito sobre combóios, sua construção etc.
Se está em Lisboa poderá ir lá consultar. caso contrário em Outubro posso lá ir e informar-me sobre o que pretende.
Cumprimentos
Maria do Céu

Reply

Direct link:

RE: Concelho de Chaves - Acidente de trabalho

#207223 | golim67 | 04 sept. 2008 14:36 | In reply to: #207199

Cara Maria do Céu

Resido no Porto, mas espero ir a Lisboa ainda este mês ou na 1ª quinzena de Outubro pelo que tentarei obter informações junto do I.M.T.T. no endereço indicado.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer sensibilizado a disponibilidade manifestada pela confrade Maria do Céu, bem como a prestimosa colaboração.

Melhores cumprimentos e óptimas férias são os desejos do

Ernesto Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Obras Públicas

#207428 | jmspl5505 | 05 sept. 2008 22:53 | In reply to: #206674

Ola Gouveia de Lima
Desculpa so agora responder mas o meu computador apanhou uma virose
Em Fevereiro de 2008,ofereceram-me um livro de Mario Xavier de Araujo-FASTOS E FACTOS,onde fala da familia ARAUJO(minha avo paterna)
Começou o bichinho mexer.
Ainda estou muito verde nesta materia
Gostaria de estar contigo.Sera possivel?
Aqui fica o meu tef. 966780666
Um abraço
JOAO PIRES DE LIMA

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juin 2024, 16:48

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen