Bermão

This topic is classified in rooms: Famílias

Bermão

#206119 | chardon | 22 août 2008 23:12

Caros confrades,

Alguém tem informações sobre o apelido Bermão? aparece na minha árvore e estou curioso acerca da origem.

Cumprimentos,

Ricardo Leitão.

Reply

Direct link:

RE: Bermão

#223176 | chardon | 08 mars 2009 19:50 | In reply to: #206119

renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Bermão

#223223 | tmacedo | 09 mars 2009 11:00 | In reply to: #206119

Caro Ricardo Leitão:

Não será corrupetela, ou outra grafia, do apelido Bramão existente desde épocas recuadas no sul de Portugal ?

Cumprimentos

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Bermão

#223225 | tmacedo | 09 mars 2009 11:05 | In reply to: #206119

*Correcção*

Corruptela e não corrupetela. É o que dá escrever a correr no teclado e enviar sem ler o que se escreveu.

Reply

Direct link:

RE: Bermão

#223233 | chardon | 09 mars 2009 11:51 | In reply to: #223223

Caro António,

Não me parece que seja uma vez que o apelido surge em mais que uma geração. Além disso o apelido não é do sul. Não sei neste momento rigorosamente a localidade (estou no escritório e tenho as papeladas em casa) mas penso ser da beira alta. O apelido surge na minha árvore em meados de 1600 e depois desaparece por não haver varonia. De qualquer modo obrigado pela ajuda,

Cumprimentos,

Ricardo Leitão.

Reply

Direct link:

RE: Bermão

#223250 | tmacedo | 09 mars 2009 15:25 | In reply to: #223233

Caro Ricardo Leitão:

Foi só uma sugestão que me pareceu razoável.
Como sabe, a troca de ordem de vogal por consoante é extremamente frequente. E Bremão é muito parecido com Bramão. Para mais sendo uma grafia de seiscentos.

Num apelido que tenho bem estudado Juzarte, Zuzarte ou Lizarte são tudo corruptelas antigas do nome próprio Lizuarte do Amadis de Gaula.


Cumprimentos

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Bermão

#223254 | chardon | 09 mars 2009 16:18 | In reply to: #223250

Claro que sim, António, e agradeço-lhe muito a sugestão. Neste caso não é Bremão, mas sim Bermão. Também sei que há um apelido Berman, que deu em
Brumão, etc. Enfim... Não sei se vou chegar a algum lado. Das investigações que fiz na net os únicos bermões que me aparecem são Bermao (sem o til, portanto) e são de Espanha. Não sei se tem ligação, não faço ideia. Entretanto pode ser que alguém leia isto e me ajude, tal como o António ajudou.

Cumprimentos e obrigado,

Ricardo Leitão.

Reply

Direct link:

RE: Bermão

#223255 | tmacedo | 09 mars 2009 16:31 | In reply to: #223254

Caro Ricardo Leitão:

Percebi que era Bermão. A troca de ordem da vogal por consoante transforma Bermão em Bremão e, desta forma, a Bramão a distância é pouca.

Lizuarte, perdendo o L inicial, transforma-se em Izuarte, com a troca de ordem da vogal pela consoante transforma-se em Iuzarte. O I no século XVI usa-se indistintamente como I e como J daí o Juzarte.

Cumprimentos

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Bermão

#223273 | chardon | 09 mars 2009 19:11 | In reply to: #223255

Talvez tenha razão. Vou tentar recuar mais uma ou duas gerações para ver o que dá. Também há uma família da Flandres Borhman que se transformou em brumão. Uma ou outra há de ser, se Deus quiser.

Cumprimentos,

Ricardo Leitão.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 juin 2024, 08:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen