Moço Fidalgo com Exercicio

This topic is classified in rooms: Cargos

Moço Fidalgo com Exercicio

#208618 | pbrehm | 17 sept. 2008 23:26

Caros Confrades,

Sobre a questão da expressão "com exercício" para os fidalgos da Casa Real, pese embora este tópico tenha sido abordado e parado neste forum faz alguns anos, venho transcrever uma carta/ofício que encontrei na TT, dirigido a meu tetravô Joaquim Augusto Pereira da Silva da Fonseca que poderá trazer mais um par de notas curiosas:

Cinco anos apos ter recebido o foro de Moço Fidalgo, eis o que diz a referida carta:

"Para Joaquim Augusto Pereira da Silva da Fonseca

O Principe Meu Senhor ha por bem conceder vos o exercício do Vosso Foro para o que amanhã que se hao de contar dezanove do corrente plas cinco horas da tarde vos achareis na Real Capella de Nossa Senhora da Ajuda para quando for a ocaziao dar a tocha a pessoa que for exercitando o Cargo de Mordomo Mor na Prociçao do Corpo de Deos que se hade fazer na referida Capella. Deos vos Guarde.
Paço em dezanove de Junho de mil oitocentos, o Marquez Mordomo Mor"

Tinha este meu antepassado, aquando desta carta, treze anos de idade....

Poder-se-a deduzir daqui que o "exercicio" era, por assim, dizer, uma incumbencia atribuida a Moços-Fidalgos ou outros graus de fidalguia mas não obrigatorio?

Dado que o referido avoengo pouco depois se deicou à carreira de armas, não me parece que o trabalho dele no Paço tenha ido muito alem desta tarefa.. mas quem sabe..

Cumprimentos,
Paulo B rehm

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 sept. 2024, 20:04

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen