Baptismo de Estefânea Camisão, em São Pedro do Sul
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Arquivos | Regiões
Baptismo de Estefânea Camisão, em São Pedro do Sul
Como sei que alguns dos participantes deste fórum se interessam pelo estudo da família Camisão, deixo aqui a indicação de um assento que encontrei por mero acaso nos paroquiais de São Pedro do Sul.
Baptismo de Estefânia
Filha de Roque Landeiro Camisão, natural de Salvaterra de Magos e de D. Maria da Assunção, da cidade de Viseu.
Freguesia de São Pedro do Sul, Cx. 14C, n.º 13, fls. 207v.º e 208, n.º 79
13/10/1860
Direct link:
RE: Baptismo de Estefânea Camisão, em São Pedro do Sul
Caro Gui Maia de Loureiro,
Estefânia seria, desta forma, irmã de meu trisavô José António Pereira de Araújo Camizão. Muito obrigado pela sua informação!
À sua disposição.
Meus melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Direct link:
Caros Confrades,
Chamo a atenção de primos e parentes para este tópico.
Com os meus melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Direct link:
Caros Confrades:
Descobri TT online
"autos cíveis de petição e justificação em que é autor José Maria de Araújo Camisão, mestre da galera Feliz Sociedade, de que são senhorios Bernardo Luís de Almeida, Francisco Luís de Almeida, João Afonso de Morais, Mourão e Pinheiro, todos negociantes - 1806
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
Cara Nelita,
Agradeço-lhe muito a a informação. Vou pesquisar e analisar os dados obtidos.
À sua disposição.
Artur Camisão Soares
Direct link:
Caro Artur,
Encontrei hoje este registo:
Torre do Tombo, Reg. Par., Tomar, St.ª M.ª dos Olivais, O.-7, fl. 188
15.10.1855 morreu Caetano Augusto de Araújo Camisão, de 35 anos, casado com D. Maria José Leonor (?) de Aguiar Camisão; nascido em Lagos, escrivão da fazenda de Tomar, assistente na Rua Nova, com sacramentos; sepultado no cemitério da paróquia.
Um abraço
LCM
Direct link:
Caríssimo Lourenço,
Muito obrigado pelos dados fornecidos. Tenho mesmo que voltar à pesquisa na Torre do Tombo: novos dados a isso me obrigam.
À disposição, sempre.
Um abraço,
Artur João
Direct link:
Caro Gui Maia de Loureiro:
Muito obrigado por esta importante informação.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
Caro Lourenço:
Muito obrigado por mais esta grande ajuda!
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
Caro Artur,
Desculpa o atraso na resposta pois tenho andado afastado destas lides.
Em todo o caso são boas notícias e fico contente por verificar que existem mais parentes desconhecidos no que diz respeito ao século XIX.
A quem descobriu tenho que agradecer pois é uma mais valia.
Mas interessante, era alguém colocar no Genea a verdadeira ascendência da Exma. Sr.ª D.ª Luís de Barros e seu casamento e que era, segundo estudos "cientificamente" provados, amante de Baptista de Araújo e Sousa, víuvo à data (e não Batista de Araújo e Sousa) e que teve pelo menos uma filha dita natural chamada Francisca Xavier de Araújo e Sousa.
Com um bocadinho de sorte tal ainda vai acontecer...
Abraço,
Luís
Direct link:
Meu Caro Luís,
É tempo de voltares a estas lides!
Estou a pesquisar a ascendência de D. Maria da Assunção. Há mais dados?
Grande abraço,
Artur
Direct link:
Caros Artur e Luís,
Longe de mim querer alimentar qualquer tipo de polémica, mas tenho informações que contrariam a hipótese de Baptista de Araújo e Sousa ser viúvo de Leonor Francisca Coelho da Silva no período do seu relacionamento com Luísa de Barros. À data do casamento de Joana Maria de Araújo e Sousa, filha de Baptista, Leonor Francisca Coelho da Silva ainda estava viva, pois amadrinhou várias crianças após essa data.
Daniel Sousa
Direct link:
Caro Daniel,
Viva.
Eu não disse que era viúvo. E digo mais, meu confrade, o facto de D. Leonor Francisca da Silva ter amadrinhado a minha antepassada só a "enobrece" ainda mais: acto bondoso, revelador da sua personalidade. Bem haja!
Não vejo que haja polémica.
A minha mensagem, de qualquer das formas, insidiu sobre a ascêndencia de minha tetravó Maria de Assunção: nome, aliás, que me é particularmente querido: na medida em que era o nome de minha avó paterna, bem como o nome de minha irmã.
Se tem mais dados, faça o favor de mos indicar. Deixo-lhe aqui, se preferir e entender, o meu endereço electrónico: arturcamisaoarrobagmailpontocom
Artur Camisão Soares
Direct link:
Caro Artur,
Boa noite. A mensagem era dirigida, sobretudo, a Luís Camisão. Como pode confirmar, neste mesmo tópico, consta o seguinte texto:
"Mas interessante, era alguém colocar no Genea a verdadeira ascendência da Exma. Sr.ª D.ª Luís de Barros e seu casamento e que era, segundo estudos "cientificamente" provados, amante de Baptista de Araújo e Sousa, víuvo à data (e não Batista de Araújo e Sousa) e que teve pelo menos uma filha dita natural chamada Francisca Xavier de Araújo e Sousa."
Era a isso que me referia e não ao facto de esta senhora aparecer a amadrinhar, que é, aliás, um acto muito comum.
Daniel Sousa
Direct link:
Caro Daniel,
Está bem. Não me impute é actos que eu não cometi. Aguardo novos dados.
Meus melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Direct link:
Caro Artur,
Queria apenas alertá-los para essa pequena discrepância. Uma data pode fazer muita diferença. Em relação aos Araújo e Sousa, do Castelo, não sei mais do que aquilo que consta na base de dados. Sei que em Escariz viveram alguns netos de Baptista de Araújo e Sousa, dos quais existe larga descendência na região.
Daniel Sousa
Direct link:
Caro Daniel,
Estou mais do que esclarecido, obrigado.
Quando fala em netos de Baptista de Araújo e Sousa, por acaso está pensar em alguém...?
Artur Camisão Soares
Direct link:
Caro Artur,
Lembro-me de “tropeçar” nesses netos (e nos filhos desses netos), mas não me recordo onde vi tal informação nem de quem estes eram filhos. Infelizmente não tomei nota. Posso apenas garantir-lhe que eram de Escariz.
Um abraço,
DS
Direct link:
Caro Daniel,
Agradeço a resposta.
Um abraço,
ACS
Direct link:
Caro Daniel:
Confirmo 4 netos, naturais de Escariz, pelo menos três deles c.g.
Cumprimentos,
Luís Silva Pinho
Direct link:
Caro Luís Silva Pinho,
Desculpe-me a interpelação, mas é assunto de meu particular interesse. Pode-me, nesta medida, fornecer dados respeitantes a esta parentela?
Agradecido, desde já.
Artur Camisão Soares
Direct link:
Caro Artur Camisão Soares:
O que tenho deste costado são apontamentos gerais, reparei que havia descendência, mas não aprofundei...
Do casamento de António Alvares (natural de Romariz, Feira) e de Quitéria Maria (filha do Capitão Batista de Araújo e Sousa e de Francisca, solteira, natural de Vér, Escariz), nasceram, pelo menos 4 filhos:
-Quitéria Maria, natural de Vér, que c. a 10-01-1779, em Escariz, com José Moreira de Azevedo, natural do lugar da Igreja, na mesma freguesia, c.g.;
-José Alvares, natural de Vér, que c.c. Joana Gomes, natural de Mansores, Arouca, c.g. Foram moradores em Mansores;
-Maria Álvares da Conceição, natural de Vér, que c.c. Geraldo da Rocha, também natural de Vér, em Escariz, Arouca, a a 3-10-1776, s.m.n.;
-Feliciana Maria, natural de Vér, que c.c. António José de Oliveira, do lugar do Cruzeiro, Escariz, a 2-2-1772, c.g.
Mais informo que o referido Cap. Batista de Araújo e Sousa tinha ligações próximas a Vér, uma vez que apadrinhou Maria, filha de Domingos e de Bárbara Antonia do lugar de Ver, a 11 de abril de 1727 e a sua esposa D. Leonor Francisca Coelho da Silva, havia já amadrinhado também em Vér, a 21 de Dez. 1713, Luis Ferreira, filho de Domingos Ferreira e de Maria Jorge, também de Vér, tendo sido padrinho da mesma criança o P.e Luís Coelho Falcão, abade de Fermedo.
Luís Silva Pinho
Direct link:
Caro Luís,
Agradeço a informação. Do primeiro casal existe numerosa descendência, já estudada pelo Padre Domingos de Pigeiros.
Um abraço,
Daniel
Direct link:
Caro Luís Silva Pinho,
Muito lhe agradeço os dados fornecidos. Vou pesquisar esta abundante prole, com vista ao estudo dos respectivos processos: procuro documentos.
Artur Camisão Soares
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 16:41