Família: Bregante Neves

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família: Bregante Neves

#210357 | seven007 | 11 oct. 2008 23:05

Procuro pessoas descendentes da "Família Bregante Neves", naturais do Concelho da Covilhã, Freguesia de Sobral de Casegas.

Reply

Direct link:

RE: Família: Bregante Neves

#216798 | rmfrp | 30 déc. 2008 16:09 | In reply to: #210357

Caro seven007:

A sua mensagem, que só recentemente li, suscitou-me muita curiosidade. Verifiquei que já consta da base de dados do GeneAll o nome de Luís Bregante Neves, indicado como tendo nascido em Casegas a 27.01.1887. Este nome não constava até ao momento dos meus dados.

Há vários anos que estou a fazer um levantamento da genealogia das freguesias de Casegas, Cebola e Sobral de Casegas, conforme já referi em outros tópicos deste Fórum, nomeadamente em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=159351&fview=e

Tanto quanto sei, no século XIX existiam no Sobral de Casegas algumas, poucas, pessoas de apelido Neves e nenhuma de apelido Bregante. Se me souber indicar os nomes dos pais de Luís Bregante Neves é possível que eu consiga estabelecer ligação com a informação de que disponho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família: Bregante Neves

#217239 | seven007 | 03 janv. 2009 23:04 | In reply to: #216798

Caro Sr. Rui Pereira,
De facto, Luís Bregante Neves, que consta na base de dados do GeneAll era meu pai, natural de Sobral de Casegas - Covilhã, filho de Alfredo Pinto Xavier das Neves e de Cristina Bregante Neves. Gostaria de conhecer algum descendente da família, pois, apenas conheci uma tia irmã de meu pai e mais ninguém. Ouvi falar apenas de uns primos dele que nunca conheci. Se descobrir algo mais, agradeço me informe.

Com os melhores cumprimentos,

Eduardo Neves

Reply

Direct link:

RE: Família: Bregante Neves

#217255 | rmfrp | 04 janv. 2009 01:43 | In reply to: #217239

Caro Eduardo Neves:

Muito obrigado pela sua resposta.

Com as informações adicionais da sua última mensagem, e embora ainda ser certeza absoluta, já me é possível adiantar alguns dados sobre aqueles que creio serem os seus ascendentes.

Os seus avós Alfredo Pinto Xavier das Neves e Cristina Bregante Neves não constam da lista dos casamentos realizados no Sobral que elaborei a partir dos registos paroquiais. Esse facto, conjugado com o apelido Bregante, leva-me a supor que a sua avó seria oriunda de outra localidade.

Por outro lado, Alfredo Pinto Xavier das Neves parece encaixar perfeitamente como filho de Manuel Joaquim das Neves e Maria Angélica, casados no Sobral a 21 de Maio de 1851. Este casal teve comprovadamente 6 filhos que casaram no Sobral:
- Maria Angélica das Neves, nascida cerca de 1852, casou a 05.02.1880 com João Simão Branco Giraldes;
- Ana Angélica das Neves, nascida cerca de 1854, casou a 23.02.1886 com Joaquim Ramos;
- Josefa Angélica das Neves, nascida cerca de 1860, casou a 24.05.1882 com Manuel Simão Giraldes;
- Delfina Angélica das Neves, nascida cerca de 1860, casou a 04.04.1882 com Manuel Pedro de Paiva;
- Joaquina Angélica das Neves, nascida cerca de 1865, casou a 08.08.1891 com Luís Mendes;
- João Xavier das Neves, nascido cerca de 1868, casou a 13.05.1891 com Joaquina Natália.

O apelido Pinto explicar-se-á pelo facto de Maria Angélica ser filha de Luís Pinto e de Angélica Diogo Fernandes Pinto. Deste casal tenho a ascendência bastante bem estudada, sendo eu parente remoto por várias vias tanto de Luís como de Angélica.

Relativamente a Manuel Joaquim das Neves tenho pouca informação. Ele era originário do lugar de Camba, na freguesia de Fajão, e filho de Custódio Joaquim Xavier e Josefa Correia. Custódio e Josefa devem ter-se estabelecido no Sobral, pois outros dois filhos seus aí casaram:
- José Joaquim Xavier, de Coimbra, casou a 04.09.1844 com Leonor Angélica;
- Constança da Conceição, de Coja, casou a 26.02.1854 com João Pinto (irmão de Maria Angélica).

O facto de Custódio e Josefa terem três filhos nascidos em locais completamente diferentes é pouco habitual para a época.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 08:36

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen