Quinta de Varziela, Santo Tirso

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Património

Quinta de Varziela, Santo Tirso

#211666 | FGR | 26 oct. 2008 16:50

Prezados Confrades

Procuro alguma informação sobre a Quinta de Varziela, em Santo Tirso, creio eu ter pertencido à família Guimarães nos finais do ano de 1800.

Melhores cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Quinta de Varziela, Santo Tirso

#284329 | PEDROPINHO | 09 août 2011 15:31 | In reply to: #211666

Caro Confrade:

Tenho antepassados meus que eram os senhores da Quinta da Varziela em Santo Tirso. Jacome Varela e Joana Garcêz. terão habitado nesta quinta entre 1570 e 1620.

Melhores Cumprimentos,
Pedro Pinho

Reply

Direct link:

RE: Quinta de Varziela, Santo Tirso

#284334 | francandrade | 09 août 2011 16:35 | In reply to: #284329

Caros Confrades,

Relativamente aos Senhores da Quinta da Varziela, tenho estes elementos:

Jácome Varela e Joana Garcêz foram pais de
1) Maria de Deus Garcês, Herdeira da Quinta e Casa de Varziela. Maria de Deus Garcês faleceu em Santo Tirso em 20/12/1652.

1) Alexandre Jácome, filho de Jácome Varela, casou a 24 de Novembro de 1603 com Isabel de Andrade Ribeiro (Senhores da Quinta de Gião em Santo Tirso)

Filha legítima de Alexandre Jácome e Isabel de Andrade Ribeiro:
2) Margarida Jácome, nasceu na Casa de Gião em 22-4-1605 e casou a 8/5/1636 em Santo Tirso com Capitão Francisco Monteiro (que faleceu a 5/11/1681). Margarida Jácome faleceu a 30 de Abril de 1686 (ADP Santo Tirso Livro Misto nº 2 pág. 195)


Filha legítima de Margarida Jácome e de Capitão Francisco Monteiro
3) Luísa Monteiro de Andrade, batizada em Santo Tirso a 16/7/1637 (ADP Santo Tirso Livro Misto nº 1, pág. 165). Luísa Monteiro de Andrade terá sido Senhora da Casa e da Quinta da Varziela, por nomeação de sua Tia Avó Maria de Deus Garcês.
Luísa Monteiro de Andrade casou a 19/11/1668 com Manuel Alvres Velho ( faleceu a 10/8/1725) (casamento consta do ADP Santo Tirso Livro Misto nº 2 págs. 141)

Filha legítima de Luísa Monteiro de Andrade e de Manuel Alvres Velho:
4) Mónica Monteiro de Andrade – batizada a 15/1/1675 em Santo Tirso (ADP Santo Tirso, Livro Misto nº 3 pág. 41)
Mónica Monteiro de Andrade casou a 26/5/1698 com Miguel de Sousa Ferreira (ADP Santo Tirso Livro Misto nº 4 pág. 259).


Filha legítima de Mónica Monteiro de Andrade e de Miguel de Sousa Ferreira:
5) Helena Josefa de Sousa Monteiro – nasceu a 2/10/1715 ( ADP Santo Tirso, Livro Misto nº 2 pág. 215)
Helena Josefa de Sousa Monteiro casou com António Moniz Pinto Coelho (Fidalgo da Casa Real ). Tiveram um Filho, Francisco de Sousa Varela, que terá falecido ainda criança.

Os elementos que tenho são estes e não são esclarecedores quanto a saber-se quem terão sido os Senhores seguintes da Casa e Quinta de Varziela.... Penso que terá havido continuação na descendência de:

3) Francisco Monteiro (filho de Margarida Jácome e Capitão Francisco Monteiro) foi batizado em Santo Tirso a 13/11/1642 (ADP Santo Tirso, Livro Misto nº 1 pág. 173). Este Francisco Monteiro foi Capitão como o Pai e casou no Porto (desconheço em que freguesia) com Luísa Soares... Foi herdeiro da Casa de Gião...

Estes elementos não são muito completos, mas espero que possam ajudar nas pesquisas.

Se por acaso, algum dos confrades, nas suas pesquisas por Santo Tirso, encontrar algo sobre uma Margarida Andrade ( casada com Pedro Faria, sendo ele natural de Santa Maria de Moure, Barcelos. Margarida Andrade faleceu em Santo Tirso a 21/4/1710), sobre uma Ângela Andrade, casada com Bento Ribeiro, ou sobre um Manuel de Andrade (que teve de Helena Silva uma filha Josefa Andrade), todos residentes em Santo Tirso na segunda metade do séc. XVII, princípios do séc. XVIII, agradeço que me digam algo. Será que estes Andrades de Santo Tirso, meus antepassados, têm alguma ligação com os acima referidos Senhores de Gião e Varziela?
Aguardo as vossas notícias.
Vamos mantendo o contacto,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Reply

Direct link:

RE: Quinta de Varziela, Santo Tirso

#284335 | Casimiro | 09 août 2011 16:52 | In reply to: #284334

Caro Francisco Andrade,
Se procurar o óbito de 09-09-1598 em Santo Tirso, verificará que Beatriz de Braga era mulher de Jácome Varela (será este o mesmo a que se refere?). Este faleceu em 27-08-1600 em Varziela. Espero que ajude.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Quinta de Varziela, Santo Tirso

#284336 | francandrade | 09 août 2011 17:00 | In reply to: #284335

Caro Casimiro Puga,

Parece-me correto. Pelos elementos que tenho, Jácome Varela terá casado duas vezes. Da 1ª vez, com Joana Garcês, de quem terá tido a filha Maria de Deus Garcês. Para além desse casamento, terá casado em 2ªs núpcias com Brites de Braga (ou Beatriz de Braga), que faleceu a 9-9-1598 em Santo Tirso. Desconheço se terá havido descendência deste 2º casamento. Aparentemente, Alexandre Jácome seria filho de Jácome Varela e de mulher solteira.

Cumprimentos
Francisco Andrade

Reply

Direct link:

Quinta de Varziela, Santo Tirso

#371831 | __Eagle__ | 11 juil. 2016 16:53 | In reply to: #211666

Viva,

Alguém tem informações sobre os pais da Joana Garcês?

Cumps

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 06:06

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen