Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
This topic is classified in rooms: Património | Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia
Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caros confrades,
O assunto aqui tratado serve para divulgar, a quem tiver interesse nesta freguesia, as informações constantes do livro "Nobiliário de Famílias de Portugal".
1.ª – Casa da Regada
A genealogia da família proprietária desta casa começa no Título dos Vieiras do Nobiliário de Felgueiras Gayo, §64, pág. 205 (N 16 SENHORINHA RIBEIRO VIEIRA), onde são enumerados os seus filhos. (ver: H.G. 40115 V. página 205, disponível em linha no sítio da Biblioteca Nacional).
Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caros confrades,
Com licença do administrador, forneço o atalho para o sítio referido.
Ver: H.G. 40115 V. página 205, disponível em linha no sítio da Biblioteca Nacional: http://purl.pt/12151/1/hg-40115-v/hg-40115-v_item3/P461.html
Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro João Peixoto de Magalhães,
Agradeço ter colocado esses dados no forum.
Caso tenha mais dados sobre essa casa da Regada estou interessado, mais especialmente nos descendentes de Senhorinha Vieira (Vieiras §64 N17) e mais precisamente de seu filho Pedro Diogo da Mota (§64 N18 sub17).
Por outro lado os ascendentes mais antigos destes Vieiras sao extremamente interessantes embora confusos, como a apresentaçào do Felgueiras Gaio deixa calcular.
Estive no verao na casa da Regada e sei que alguns membros da familia, das actuais geraçoes vao investigando genealogia.
O Colega nao é um desses?
Seja como for desculpas por ser indiscreto, e mais uma vez obrigado.
Melhores cumprimentos.
Carlos Silva
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro João Peixoto de Magalhães,
Vejo que nutre especial atenção pelo concelho de Vieira do Minho, pelo que me atrevo a pedir o especial favor de averiguar, nas suas fontes, as casas das freguesias pertencentes ao antigo concelho de Ribeira de Soaz e que são Caniçada, Soengas, Ventosa, S. João da Cova, Parada de Bouro e Salamonde.
Este meu pedido prende-se de ter na minha ascendência o capitão António Vieira Barbosa de Araújo, pai do Monteiro Mor António Vieira Barbosa Correia Pinto, moradores na casa da capela de São João Baptista, em Cibrão - Caniçada, hoje dedicada ao turismo rural, com o nome "quinta de caniçada".
Cordiais cumprimentos,
José Barbosa
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro José Barbosa,
Infelizmente, penso não ter nada para lhe fornecer sobre essa casa, nem sobre as freguesias que refere.
No entanto, tenho uns Barbosas na minha ascendência, a saber:
Maria Josefa Barbosa, natural de Vilar da Veiga, Terras de Bouro, filha de Domingos Antunes e de Catarina Gonçalves, casada a 01.04.1656 em Eira Vedra, Vieira, com o Licenciado António Vaz da Cruz, filho do Padre Gonçalo Vaz da Cruz e de Catarina Gomes.
Quanto aos Araújos tenho: Eufémia Maria Vieira de Araújo, nasceu a 14.06.1747 no Mosteiro, Vieira, filha de Francisco Vieira e de Luísa Viera de Araújo, esta última nasceu a 26.07.1704 no Mosteiro, Vieira, sendo filha de Domingos Vieira e de Maria de Araújo.
Se algum dos nomes lhe for conhecido, agradeço-lhe a troca de informações suplementares de que disponha.
Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro Carlos Silva,
Não tem nada que pedir desculpas, por acaso não sou nenhum deles e desconheço a localização exacta dessa Casa da Regada.
Infelizmente não possuo mais dados, para além dos que coloquei na mensagem inicial, mas pode ser que haja futuras contribuições que continuem o que está no Nobiliário do Gayo. Talvez, de algum desses membros da família, das actuais gerações, quem sabe?
Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro João Peixoto de Magalhães,
Fico-lhe agradecido pela maçada que teve em me responder. Julgo que entre as teias da genealogia vieirense, haverá, algures, um ponto onde todos nos encontramos. O concelho de Ribeira de Soaz foi criado em 1515 por foral de D. Manuel I e integrado no concelho de Vieira em 1834, aquando da reforma administrativa então realizada. A freguesia de Vilar da Veiga estava incluída neste concelho de Ribeira de Soaz e aí o apelido Barbosa ganha grande dimensão. O padre José Carlos Alves Vieira, no seu livro "Vieira do Minho - Notícia Histórica e Descritiva" refere, a propósito dos"Vieiras" que "o padre Frei Bartholomeu Vieira, religioso graciano e Bispo da Guarda, morreu na Ribeira de Soaz na companhia de seu sobrinho Simão Barbosa, de quem descendem os Barbosas de Ponte de Lima e outros daquele concelho de Ribeira de Soaz". Pela análise de vários documentos, constata-se a existência de muitos Barbosas em Ribeira de Soaz, muitos deles exercendo cargos de grande relevância. Julgo, no entanto, que a integração de Ribeira de Soaz no concelho de Vieira trouxe como consequência a perda de protagonismo e importância dos naturais deste concelho.
Como estamos a sete anos das comemorações dos 500 anos da atribuição de foral ao concelho de Ribeira de Soaz, irei fazer alguns esforços no sentido de reunir o maior número possível de informação sobre este concelho de forma a compila-la num documento a apresentar nessa altura.
Agradeço qualquer informação que me possa dar.
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caros Barbosa, João Magalhães e Carlos Silva,
Novato nestas andanças(falo dos foruns) aproveito para entrar neste tópico que naturalmente se fai cruzar com os outros referentes a Cantelaes, Mosteiro, Rossas e outros locais do Concelho de Vieira do Minho.
A minha avó materna nasceu na Casa da Regada que hoje é propriedade de um tio Meu que nela reside. Juntamente com um irmão meu que também é apaixonado por estas coisas estudamos as linhas tendo conseguido chegar a 28 gerações que se entoncavam no apelido Vieira e nas suas origens. Tenho pena de não ter encontrado lá os registos de o Felgueiras Gaio dizia lá se encontrarem.
Não sei se será abusivo em termos de espaço mas aí vai até ao N26 onde eu PAULO RUI GUIMARÃES DIAS me encontro.
= CASA DA REGADAS = Casa nº 88
VIEIRAS
N 1 cas +- 1277 RUY VIEIRA é o primeiro de que se acha noticia deste apelido que segundo a openião comum começou na Província do Minho pelos anos de 1044. Veja-se D. Mauro Castela na Hestória de S.º Thiago Liv.ª 2.ª Cap. 2.º, e Vilas boas Nobeliarchia Portug. Cap. 13 fl. 189; foi o d.º Ruy Vieira Fidalgo muito honrado no tempo do Rey D. Affonso 2.º, e de seu filho D. Sancho 2.º pelos anos de 1220 e foi Sr. da quinta de Vila Seca cita na freguesia de S. João Comarca de Vieira onde viveu, e faleceu, e consta das Inquiricões que mandou fazer ElRey D. Deniz, que o Concelho de Vieira foi honrado por haver sido de, Ruy Vieira (o livro antigo das Linhagens fl. 32 q vem nas Provas da Historia Gen. da C. R., pag. 205 Torno 1.º tratando do casamento e descendencia de Martim Vasques Bornes diz que D. Alda Martins casou duas vezes a primeira com Fernão Reymonde de Canedo, e teve sua filha. casada com João Esteves de Vieira; a fl. 41 no d.º Torno 1º das Provas da Est. Gen. pag. 218 se trata de D. Vasco Vieira) Parecem seus filhos,
2 Pedro Rz (Rodriguez) Vieira
2 João Rz (Rodriguez) Vieira pai de Affonso Annes Vieira Abade de Souzela que teve
3 João Affonso Vieira
N 2 cas +- 1302 PEDRO RZ (RODRIGUEZ) VIEIRA que parece ser filho de Ruy Vieira N l, viveu pelos anos de D. Affonso 3.º , Conde de Bolonha em França, que entrou no governo de Portugal pelos anos de 1245, parece foi Sr. da Quinta de Vila Seca, e teve por filho:
3 Vasco Pires Vieira que segue,
N 3 cas +- 1327 VASCO PIRES VIEIRA que parece filho de Pedro Rz (Rodriguez) Vieira N 2, viveu, e foi Fidalgo honrado no tempo de El Rei D. Dinis que entrou a Reinar no ano de 1279, e foi do seu Concelho, e se achou presente na acção que o dito Rei expos aos seus Conselheiros que havia recebido o Principe D. Affonso, e devia de possuir a quinta de Villa Seca. Casou, e teve:
4 Vasco Pires Vieira o Moço CAPITULO 21
4 Goncallo Vasques Vieira
4 D.N CAPITULO l 18
4 D. N.-......- ....... casada nos Ferreiros creio sem generação pela quinta passar aos filhos de sua Irmã.
N 4 cas +- 1352 VASCO PIRES MOREIRA, O MOCO filho de Vasco Pires Vieira N 3 do CAPITULO l chamado o velho por diferença de seu filho, foi Sr. da quinta de Villa Seca com sua Torre. Casou Com D. M.ª Gomes de Abreu Lima filha de Gonçallo Annes de Abreu e Lima, e de sua mulher D. lzabel de Sotomayor natural de Galiza Senhores da quinta da Torre de Abreu em Regalados testamento de Abreus:
5 Lopo Vieira de Abreu ;
5 An.to Gomes de Abreu;
5 Francisco Vieira de Abreu casado com ___________________ Sr. de sua grande quinta
e Torre de que ainda se vem ruínas de parte dela em que morarão uns grandes Fidalgos com o apelido de _______________ a que chamavam os Fidalgos de Badajoz ou por terem vindo daquela terra, ou por nela terem obrado acções de valor c. g s. m. n.;
5 João Gomes Vieira casado com ___________ em Azevedo onde hoje se devisa sua Torre que era dizem alguns Genealógicos de uns Fidalgos do apelido de Azevedos c. g. s. m. n.
5 D. M.ª Vieira de Lima casada na quinta da Torre que ouve em Rio Longo onde hoje se devisão muitos sinais que era de uns Fidalgos do apelido de_________ e depois deste apelido tinham o de Faria com muita geração = veja-se no N 11 infra o que se diz em Gonçalo Vieira o moço; Como Vasco Pires Vieira casou seus filhos em três quintas da Torre deste Concelho e ele tinha outra chamava o povo daquele tempo aos Vieiras os Fidalgos das Torres, e alguns são de parecer que daqui tomaram alguns o apelido de Torres.
N 5 cas +- 1377 LOPO VIEIRA DE ABREU filho de Vasco Pires Vieira N 4 foi Sr. da quinta da Torre de Vila Seca. Casou com Senhorinha Rz (Rodriguez) de Souza, que o Autor destas memórias diz descender de S.ta Senhorinha, mas isto é enquanto a mim força de imaginação esquentada .
6 Pedro Vieira Rz (Rodriguez) de Souza
6 D. Maria Vieira de Souza casada em Guimarains.
N 6 cas +- 1402 PEDRO RZ (RODRIGUEZ) VIEIRA DE SOUZA filho de Lopo Vieira N 5 sucede na Casa de seu Pai. Casou em Guimarães com D. Catarina Rabello de Ayala filha de _______________
7 Paullo Vieira Rabello casado no Concelho de Vieira c.g. s. m. n.
7 D. lzabel Vieira morreu de tenra idade
7 Tristão Vieira Rabello
N 7 cas +- 1427 TRISTÃO VIEIRA RABELLO filho de Pedro Rz (Rodriguez) Vieira N 6 sucedeu na Casa de seu Pai Casou com D. Godinha de Souza Coutinho filha de _______________ de Sousa Coutinho Sr da quinta de ______________ junto de Amarante donde vem hoje os Condes de Redondo
9 Ruy Vicira de Souza
N 8 cas +-1452 RUY VIEIRA DE SOUZA filho de Tristão Vieira N 7 foi Sr. da Casa de seu Pai. Casou Com __________ Telles mulher ilustre
9 D. M.a Vieira casada em Basto com ___________ Leite c. g. s. m. n.
9 U. An.ta muito discreta freira em Braga
9 João Rz (rodriguez) Vieira de Souza
N 9 cas +- 1477 JOÃO RZ VIEIRA DE SOUZA filho de Ruy Vieira N 8 foi Sr. da Casa de seu Pai. Casou com D. An.ta Maria Machado dos Machados S.res da quinta da Torre de Geraz
10 Martins Rz (Rodriguez) Vieira os Tranquinhas que não casou foi muito valente, e inquieto, e por muitos crimes que teve perdeu muita parte da Casa, dava-se muito mal com seu Irmão até que se compôs com ele na legitima que lhe tocava o qual lhe deu dinheiro algumas terras em Vila Seca, e Sima de Vila e Casas no Hospital de Sima de Sanguinhedo que naquele tempo era boa quinta, e teve B. B que seguirão a sua conduta, e demolirão a Torre, e parte do Castelo, e Forte do Crasto dos quais B. B. se não trata nem merece se faça menção deles
10 Goncallo Rz (Rodriguez) Vieira de Sonza
N 10 cas +- 1502 GONCALLO RZ ( RODRIGUEZ) VIEIRA DE SOUZA filho de João Rz (Rodriguez) Vieira de Souza N 9 serviu neste Reino nas guerras contra Castela com grande valor, e sendo já Capitão de Infantaria se resolveu a ir servir nas guerras da India, em que se ouve com grande valor de sorte que findas as guerras estando o General com outros Portugueses passeando na Praia disse para Goncallo Rz (Rodriguez) = Vos Goncallo Rz (Rodriguez) sois a honra de todos os Vieiras de vosso Concelho, e de todo o Portugal. e para memória de vossas façanhas, eu vos dou esta Vieira (era uma Concha de Canada) que quero acrecenteis as vossas Armas e o faco em nome de ElRei Nosso Sr, e em seu nome vos renovo o filhamt.º de Fidalgo com todas as isenções, e previlégios que tiveram os grandes Vieiras vossos passados; Recebeu a Vieira que prendeu com uma cadeia de filigrana de prata e voltando ao Reino lhe comfirmou ElRei o filhamt.º, e as honras que lhe tinha feito o General, e alem disso lhe mostrou muito agrado e lhe fez mercê dos oficios da Câmera, e Ciza daquele Concelho de Vieira que estavam vagos, e das penções dos reguengos do mesmo Concelho que pertenciam a Casa Real, que depois não sei por que passou aos Senhores de Felgueiras dizem alguns que lhe fizera mercê do Senhorio daquele Concelho como já tinham tido suas digo alguns de seus passados e é provável, que os foros, e Senhorios passariam aos Senhores de Felgueiras por algum casamento
assim como antes tinha passado para. eles em Gonçalo Coelho o Padroado da Igreja de S. João de Vieira por doacão que lhe tinha feito Alvaro Pires Vieira, Casou Goncallo Rz (rodriguez) Vieira em Lx.ª com D. lzabel de Mendonca Corte Real e veio viver para a sua quinta do Hospital de Sima de Sanguinhedo; em cuja quinta se conservou muitos anos a Vieira que lhe deu o General, e por ella bebiam os sucessores daquela Casa em algumas funções á saúde daquele que a tinha trazido da India, depois casando para os Pardieiros um desta Casa a levou furtada; servio Goncallo RZ depois de vir da India mais na guerra contra Castella no posto de M.e de Campo de Infantaria que tivera na India e da dita sua mulher teve:
11Goncalo Vieira o Moço
11 Ambrozio Fz (Fernandez) Vieira CAPITULO 144
11 Estevão Rz (Rodriguez) Vieira CAPITULO 100
11 Marta Vieira
11 Affonco Vieira de Souza lhe da seu descendente R.do Carneiro CAPITULO 151
N 11 cas +- 1527 GONCALLO VIEIRA filho de Goncallo Rz (Rodriguez) Vieira N 10 Sucedeu na Casa de seu pai foi Fidalgo da Casa Real, e se chamou o moço por diferença de seu Pai. Casou com lzabel Rz (Rodriguez) Vieira de Faria sua parenta filha de ]orge Martins, e sua mulher Elena de Faria moradores na quita da Torre de Rio Longo e entre os bens que deram em dote a esta filha foram os off.os do Publico judicial, e Notas que hoje tem Cristovão Vieira Canlr.o seu descendente; e ficou sendo Gonçalo Vieira proprietário do offº de escrivão da Câmera daquele Concelho veja-se este CAPITULO sub. N 4
12 Gervazio Vieira
12 ]oão Vieira CAPITULO O 25
12 Giraldo Vieira CAPITULO 99
12 ]ullianna MartinsCAPITULO 69
12 Damião Vieira CAPITULO 92
N 12 cas +- 1552 JOAO VIEIRA filho de Goncallo Vieira o moço N 11 do CAPITULO 21. Casou com Magdalena Lourenca descendente do Dr. Alvaro Pires Vieira e foi Senhor da quinta de Balteiro de Loureiro como dizemos no CAPITULO ____ foi Homem de respeito, e da Governança daquele Concelho de Vieira onde foi Juiz
l 3 Braz Vieira
13 Pedro Vieira CAPITULO 52
13 Francisco Vieira CAPITULO 56
13 Guiomar Vieira CAPITULO 122 .
13 An.ta Vieira CAPITULO 43
13 Gaspar Vieira que segue
N 12 cas +- 1534 ISABEL DIZ f. 1582 (????? ANTUNES); MARGARIDA DIZ f. 24/1/1569;
N 13 cas +- 1577 GASPAR VIEIRA filho de João Vieira N 12 do CAPITULO 25 foi Sr. da fazenda de Balinhas não se sabe com quem foi casado só sim fora seu filho:
14 Francisco Vieira
N 13 cas. +- 1559 ANTÓNIO ANTUNES f. 28/5/1608 (INÊS DIAZ f. 6/1/1595); MARGARIDA ANTUNES f. solt. em 28/5/596
N 14 cas +-1602 FRANCISCO VIEIRA filho de Gaspar Vieira N 13 foi Sr. da Casa de seu Pai. Casou com Guiomar da Fonseca .
15 Silvestre Francisco
15 Francisco Vieira CAPITULO 62
15 Gaspar Vieira CAPITULO 42
N 14 cas +- 1584 BELCHIOR ANTUNES f. 14/10/1596; LOURENÇO ANTUNES n.29/5/561 cas. c/ MARIA GTZ em 22/7/606 e f. 15/12/1652.
N 15 cas +- 1627 FRANCISCO VIEIRA filho de outro Francisco Vieira N 14 do CAPITULO 35 foi Proprietário do off.o de Escrivão das Cizas, e foi viver para a quinta do Ribeiro de Baixo que compreendia a grande parte do Lugar de Terra Feita. Casou 1ª vez na mesma quinta com _______________ filha de Alvaro da Fonseca e sua mulher Anna Glz que e pára haver de casar 2.ª vez fizeram concerto na Nota de Diogo Fz no off.o de Mota de 1613 a fl. 77 com certa rezerva para M.ª Pequena cazada na Cidreira com André Antunes c. g. esta escritura do dote na Nota de Diogo Fz a fl. 132 feita no ano de 1618. Casou Francisco Vieira 2.ª vez com Magdalena Vieira filha de Braz Vieira que fica no CAPITULO 25 N 3
N 15 cas 21/6/1609 ANTÓNIO ANTUNES n. 18/6/595 e f. já viuvo a 22/4/663 ( MARGARIDA GTZ filha de FRANCISCO ROIZ); MADANNELA ANTUNES f. solt. em 28/5/623.
16 Luiz Vieira Ribeiro
16 Senhorinha Vieira Ribeiro CAPITULO 64
16 Luiza Vieira Ribeiro CAPITULO 65
16 Pedro Vieira Ribeiro CAPITULO 66
16 Maria Vieira Ribeiro morreu solteira.
N 16 cas. 31/6/1652 SENHORINHA RIBEIRO VIEIRA filha de Francisco Vieira N 15 do CAPITULO 62 Casou na Quinta de Regada com André Antunes seu parente e foram dispensados o qual André Antunes casou 2.ª vez como se diz, e pode ver no CAPITULO 142 N l
ANDRÉ ANTUNES vereador da Câmara de Vieira 1674 , n. 30/11/1625 e f 16/1/ 1708 (SENHORINHA VIEIRA f. 22/2/1722) irmã de Luis Vieira e filha de Francisco Vieira, escrivão de cisas da casa do Ribeiro e de Margarida Vieira da Casa de Balteiro, neta materna de Braz Vieira de Balteiro Juis de Vieira em 1610 e de Maria Andrade do Telhado;
17 Maria Antunes ;
17 Catarina Francisca n. 27/4/623 cas. c/ Domingos Francisco em 20/4/659;
17 Senhorinha Vieira Barboza;
17 Sebastião Antunes N. 2/2/618 ;
17 João Antunes n. 12/2/613;
17 António Antunes n. 22/10/614;
17 João Antunes n. 2/6/620 ;
17 Lourenço n. 1/..../621.
N 17 cas. 1673 SENHORINHA VIEIRA BARBOZA filha de Senhorinha Ribeiro N 16 sucedeu na Casa de seus pais. Casou com Diogo Fz (Fernandez) da Mota oriundo da Mota em Regalados, um do Sollar dos Motas pois outro é a Torre da Mota junto a Ponte Donim de que é Sr. João Coelho da Mota e V.os Fidalgos da Casa Real morador em G.es e outro a quintta de Solarienga que o dito Diogo Fz da Mota seja desta familia, o provou seu filho Domingos da Mota e Lima em sua arvore que fez no ano de 1704 autentica, e o mesmo fez seu Irmão João da Mota de Ar.º em sua Inquerição de seus avos no Concelho de Regalados no dito ano, os quas papeis se conservão na Regada; foi o d.º Diogo Fz da Mota homem de m.to bom juizo, e juiz do Con.lo de Vieira no anno de 1698 como tinha sido seu sogro, e Vereador no anno de 1674, e foi o d.a Diogo Fz da Mota Proprietario dos oficios os do publico, judecial e Notas do dito Concelho e do oficio do Publico, judecial e Notas da Camera e Almotacaria do Couto de Cerzedello, o qual oficio lhe veio por seu bisavo Martim Affonso Cavaleiro Fidalgo da Caza Real que andou nas guerras com o Rei D. Sabastião de Africa como consta de documentos que há na Caza da Regada.
SENHORINHA MARIA BARBOSA VIEIRA n. 6/2/656 e f. 7/11/737(DIOGO FERNANDES DA MOTTA) Juís em 1694 morreu em 6/2/1700, filho de Giraldo da Motta e bisneto de Martim Afonso; JOÃO ANTUNES f de André Antunes e de Senhorinha Vieira sua 1ª mulher; MARIA ANTUNES f de André e Domingas Francisca sua 2ª mulher.
18 Domingos da Mota e Lima Padre da Companhia de Jesus Padre e Douto, e depois saíu com Licença e foi opositor em Braga, e foi Provido na Igreja de 5. Pedro de Riba de Ave aos 25 de Dezembro de 1725
18 João da Mota de Ar.º
18 Costodio morreu menino
18 Anna da Mota casada a seu gosto com Manuel Jorge de Figueiredo filho legitimo de Jorge de Figueiredo de Sima de Vila do Mostr.º X.am Velho Ajudante nas Guerras da Aclamação na Infantaria
19 Bento
19 Izidoria
19 Joanna
19 Maria
19 Caetano s. m. n.
19 Jozefa
18 Serafina Vieira da Mota
18 Joze Vieira da Mota sacerdote muito eluquente embarcou no Porto por Capelão de um Navio para ver se trazia seu Irmão que estava nas Minas dizem que rico
18 D.o Vieira da Mota, e Lima
18 Margarida Vieira
18 Manuel da Mota foi para o Brasil
18 Maria Viera da Mota
18 Miguel da Mota de Abreu sacerdote bom estudante .
18 lzabel Vieira da Mota
18 Pedro Diogo da Mota
l 8 Theodozio Andre
N 18 cas +- 1700 JOÃO DA MOTA DE AR.º filho de Senhorinha Vieira N 17 foi Proprietário dos off.os de seu pai, Sr. da Casa dizem que bastante rico s. m. n.
JOÃO DA MOTTA ( CATHARINA DE ARAUJO f.5/6/778)
19 Joam António da Motta f. 17/5/1757;
19 Maria Antónia da Mota f. 22/4/1762;
19 Thereza da Mota f. 27/1/1766 ;
19 Manuel António da Motta morreu solteiro em 29/10/1802;
19 Thereza (1/2 irmã, filha natural de Senhorinha Soares do Paço e casou c/ António da Silva em 17/12/763.
19 António da Motta, n 4/11/1740;
19 António Miguel, n - 13/3/1734;
N 19 cas. +- 1761 JOSÉ ANTÓNIO DA MOTTA m. 30/6/1785 (SEZÍLIA FRANCISCA CLARA m. 23/9/794);
20 Maria Rosa da Mota n- 275/768 e f.-. 1/10/843;
20 Antónia Josefa da Mota, n. 6/1/1766 e f. 15/4/806, que segue
20Josepha Thereza da Motta n-10/01/772 e f- 3/2/1853);
20Joaquina Thereza da Motta n-28/01/760casou com Munuel Feliz da Silva em 16/3/785;
20Luisa Thereza da Motta. N-14/12/63;
20Mariana Theresa da Motta, n-27/10/761,
N 20 cas 29/6/786 ANTÓNIA JOSEFA DA MOTA, ( AGOSTINHO LUÍS VIEIRA,natural da Costa de Brancelhe n. 1/2/1744 e f. 27/3/831, filho de Francisco Vieira e de Luiza Vieira de Araujo);
21Theresa Joaquina Vieira da Motta, n. 9/6/1791, que segue;
N 21cas. 20/11/810 THERESA JOAQUINA VIEIRA DA MOTTA ( BERNARDO ANTÓNIO BARBOSA ARAÚJO, Capitão Mor do Concelho de Vieira /Lavrador , natural de Soengas)
22 Antónia Bernardina da Motta Barbosa , n. 8/2/1827 que segue;
22 Reverendo Padre António Bernardino Barbosa, n. 29/4/1813 ;
22 Bernardino António Babosa, n. 1575/1837 e f. 25/10/1862;
22 Claudina Joaquina da Motta Barbosa, n. 3/3/1832;
22 Maria de Jesus Barbosa, n.27/9/1824 ;
22 Violanta Rosa f. 19/11/835 inocente;
N 22 cas. +/- 1845 ANTÓNIA BERNARDINA DA MOTTA BARBOSA (ANTÓNIO JOAQUIM VIEIRA MACHADO natural da Casa do Poço de Tabuaças, filho de José Bernardo Vieira de Carvalho Machado e Maria Joana Vieira de Tabuaças);
23 José Maria Machado n. 11/6/1870 que segue;
23 João Bernardo Machado , morreu solteiro;
23 José Inocente, n. 29/81861 e f. 5/9/1861 solteiro;
23 Felicidade Machado, casou para Pinheiro para a Casa do Vitória e tiveram
24 Delfina Vitória, que morreu solteira,
24 Olinda Vitória, que morreu solteira,
24 Laura Vitória, que morreu solteira,
24 Augusto Vitória, que morreu solteiro,
24 ??????? Vitória pai da professora Maria Júlia Vitória
23 Maria de Jesus n. 19/1/863 e f. 7/9/1863 solteira;
23 Emília da Motta, casada com o Professor Manuel António Rebelo e tiveram:
24 Padre Júlio Candido Rebelo que faleceu como pároco da Igreja Nova.
24 Emília Maria Rebelo, a "Madrinha Emília"casada com o Padrinho Casimiro José Fernandes, sem filhos
N 23 cas. +/- 1895 JOSÉ MARIA MACHADO 11/6/870 (CREMINDA ROSA PEREIRA);
24 Isaura do Nascimento Machado , n - 25/12/907 que segue;
24 Maria Machado, casada com Arcelino e tiveram:
25 Maria Júlia Machado,
25 Júlio Machado,
25 José Machado,
25 António Machado,
25 Manuel Machado,
25 Abel Machado que está no Rio de Janeiro.
24 José Machado que casou com Teresa da Igreja Nova e tiveram:
25 Laura já falecida.
24 Júlio Machado que morreu solteiro com um tiro.
24 Carlos Machado que morreu solteiro quando regressava do Brasil.
N 24 cas 15/12/930 - ISAURA DO NASCIMENTO MACHADO (DOMINGOS MANUEL RIBEIRO GUIMARÃES, n - e f – 06/06/1954) .
25 Maria Custódia Ribeiro Guimarães, n –11/01/32 e f – 29/11/1987 ;
25 Olinda Maria Ribeiro Guimarães, n - 12/8/33, que segue;
25 Silvério José Machado Ribeiro Guimarães n - 21/08/35;
25 Júlio Machado Ribeiro Guimarães, n - 9/10/37;
25 Manuel Machado Ribeiro Guimarães, n- 23/4/39;
25 Domingos Machado Ribeiro Guimarães, n - 6/12/40;
25 António Fernando Machado Ribeiro Guimarães, n - 25/4/43;
25 Agostinho Machado Ribeiro Guimarães, n - e f – 14/04/1972 ;
N 25 cas /12/53 - OLINDA MARIA RIBEIRO GUIMARÃES ( MANUEL ANTÓNIO DIAS, n - 13/2/28)
26 Paulo Rui Guimarães Dias n-13/01/54 que segue;
26 Victor Manuel Guimarães Dias, n - 15/3/55;
26 Jorge Casimiro Guimarães Dias, n - 24/6/56;
26 Berta Isabel Guimarães Dias, n -25/2/58;
26 Vasco Humberto Guimarães Dias, n - 2/10/59;
26 Mário Rui Guimarães Dias, n - 28/7/61;
26 Maria Antonina Guimarães Dias, n - 19/2/63;
26 Luís Agostinho Guimarães Dias, n -28/8/64,
26 Angela Maria Guimarães Dias, n - 3/12/65;
NOTA: Cortei o que se segue pois já há muios filhos e netos que seguem...
Cumprimentos
Paulo Dias
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro João Peixoto de Magalhães,
Na sequência dos contactos anteriores, e posteriores investigações levadas a cabo, consegui saber que o Capitão António Vieira Barbosa de Araújo era filho de Constantino Vieira e de Senhorinha Barbosa. Os seus avós paternos foram Domingos Vieira, de Real - Tabuaças, e María de Araújo, do Lugar do Outeiro, Caniçada. Os seus avós maternos eram Miguel Pires, de Valdozende, e Senhorinha Barbosa de Cibrão, Caniçada.
Analisando várias referências genealógicas à casa da Lage, verifiquei que a primeira referência a essa mesma casa refere Domingos Vieira e Maria d'Araújo como Senhores da Casa da Lage (veja-se, por exemplo, a nota que o Padre José Carlos Vieira faz no seu livro "Vieira do Minho - Notícia Histórica e Descritiva", pág. 241, a propósito da referida casa: "Uma filha d'este Jeronymo casou com João Vieira d'Araújo, filho de Domingos Vieira, Senhor da Casa da Lage, e de D. Maria d'Araújo.").
A questão que aqui levanto é a de saber se estamos a falar dos mesmos Domingos Vieira e Maria d'Araújo.
Desde já agradeço todos os esclarecimentos que a este propósito me possa facultar.
Com os melhores cumprimentos,
José Barbosa
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro José Barbosa,
Os dados de que disponho não permitem qualquer conclusão nesse sentido.
Só tenho que:
Domingos Viera, Senhor da Casa da Lage em Vieira do Minho (antiga Brancelhe) e Maria de Araújo foram pais de:
Luísa Vieira de Araújo (*Vieira do Minho, Mosteiro 30.7.1704) casada com Francisco Vieira (bp. Vieira do Minho, Mosteiro 8.12.1700)
e
João Vieira de Araújo casado com Jacinta Rebelo de Bouro
Lamento não o poder ajudar mais.
Um abraço,
João Peixoto de Magalhães
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caros Confrades,
Nas minhas pesquisas, tenho referência a
1-MARIA BERNARDA VIEIRA LEITE, nascida a 6 de Março de 1773 em Anissó, Vieira do Minho, casada com JOSÉ ANTÓNIO DA FONSECA (ou AFFONSECA) de Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso e filha de:
2- ANTÓNIO MANUEL VIEIRA LEITE, nascido em em Anissó, Vieira do Minho, filho de DOMINGOS VIEIRA, e JOSEFA LEITE, senhores da casa do Terreiro ou Outeiro, na mesma freguesia, e casado com:
3 - MARIA LUÍSA VIEIRA, filha de ANTÓNIO FRANCISCO e LUÍSA VIEIRA
Por acaso algum dos Confrades tem referências relativas a estas pessoas?Contudo ainda não estou seguro da existência da Casa do Terreiro ou Outeiro nessa freguesia, muito pelo facto de ainda não ter tido tempo para ir a Vieira do Minho.
Melhores Cumprimentos
B.Cerqueira
Direct link:
RE: Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro B. Cerqueira,
Lamento, mas não tenho nenhuma informação sobre a sua gente.
Já procurou no NFP de Felgueiras Gaio? Pode consultar o Título de Vieiras no sítio em linha da BN, indicado na 2ª mensagem, começa na página 181 (atenção que há 2 livros nesse sítio, o referente aos Vieiras é o 2º).
Cumprimentos,
João de Magalhães
Direct link:
RE: A proposito de Pedro Diogo da Mota e Abreu
Tomo a liberdade de deixar aqui uma nota a dar noticias sobre Pedro Diogo da Mota e Abreu (FG Tit° Vieiras §64 sub 17), natural da casa da Regada, em eira Vedra, filho de Diogo Fernandes da Mota e de Senhorinha Vieira.
Nao sabia de seu paradeiro depois de ter vivido em S. Pedro de Riba de Ave, em casa de seu irmao o abade Dr. Domingos da Mota e Lima, c. 1728. (onde deixou descendencia). Era entào estudante.
Por via da pesquisa Google Livros, excelente ferramenta parainvestigaçào, e com a palavra chave "Pedro diogo da Mota" sabemos que em 1748 era juiz ordinario nas Minas do Mato Grosso (Brasil), e que vem referido em varias obras ligadas ao desbravamento do Mato Grosso.
Principalmente vem referida na Historia Geral dos Bandeirantes de Afonso Taunay. Se algum colega tiver acesso a obra agradecia ajuda para saber mais.
De qualquer foram fica a noticia sobre Pedro Diogo.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: A proposito de Pedro Diogo da Mota e Abreu
Caros colegas,
Deixo mais noticia de que Pedro Diogo da Mota e Abreu, depois de ter sido juiz ordinario nas Minas de Mato Grosso em 1748, encontra-se entre os homens que assinaram a acta da fundaçao da Vila Bela da Santissima Trindade do Mato Grosso, em 19 de março de 1752, para ser a primeira capital da capitania do Mato Grosso, em presença do governador e capitao-General D. antonio Rolim de Moura, e com alguns ilustres sertanistas.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro José Barbosa,
Os dados que entretanto reuni dizem-me que o Domingos Vieira, de Real - Tabuaças, e María de Araújo, do Lugar do Outeiro, Caniçada, não são o casal homónimo que foi Senhor da Casa da Lage em Vieira do Minho (antiga Brancelhe).
Tenho que:
Domingos Vieira (*Vieira do Minho, Mosteiro 20.7.1676) Senhor da Casa da Lage em Vieira do Minho, c. em Cantelães a 18.6.1702 c. D. Maria de Araújo (*Vieira do Minho, Cantelães 25.7.1677).
Domingos Vieira, era filho de António Vieira (*Mosteiro 7.10.1649) e de Serafina Vieira (*Tabuaças 11.4.1649) que casaram a 7.3.1673 no Mosteiro, Vieira do Minho. Neto paterno de João Fernandes e Maria Francisca e neto materno de Julião Vieira e Isabel Francisca.
D. Maria de Araújo, era filha de Manuel Vieira (*Cantelães 27.8.1648) e D. Isabel de Araújo (*S. Miguel do Prado, Vila Verde 12.9.1649) que casaram a 28.9.1676 em Cantelães. Neta paterna de António Vieira (de Eira Vedra, filho de Lourenço Afonso e Filipa Antunes) e Ângela Vieira (de Cantelães, filha de Domingos Vieira) e neta materna de Francisco de Araújo (do Prado, filho de Domingos Dias e D. Briolanja de Murça de Barros - NFP título de Araújos § 497 N26) e Catarina Francisca (de Pico de Regalados, filha de Francisco Fernandes Canelo e Mécia Antónia).
Conclui-se assim que o casal não é o mesmo.
Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães
Direct link:
Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro João Peixoto de Magalhães!
Só agora reparei na resposta que teve a amabilidade de me dar pelo que lhe peço desculpa pelo atraso na resposta.
Agradeço-lhe a informação que presta. Entretanto também eu consegui recuar um pouco mais na ascendência de Domingos Vieira, de Real, Tabuaças. É ele filho natural de Bento Gonçalves e Madalena Vieira (N14), esta última filha de Pedro Vieira no seu segundo casamento com Isabel Dias, a Ferradolla (parágrafo 52 do FG). Pedro Vieira casa-se pela 3.ª vez com Cecília Gonçalves, em Tabuaças, onde tem Domingos Vieira (N14 do parágrafo atrás referido).
Com os meus cumprimentos,
José Barbosa
Direct link:
Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caros Confrades, repito o seguinte pedido feito também no tópico "Famílias de Vieira do Minho":
No NFP de Felgueiras Gayo, no título dos "Vieiras" consta em
pargrf. 21 - N9
João Rz Vieira de Sousa C/C Antónia Maria Machado, dos Machados, srs. da Torre de Geraz (Lanhoso).
Algum dos Confrades tem informações que confirmem se estão correctos estes dados sobre a ascendência desta senhora, Antónia Machado?
A única ligação que consegui estabelecer com a localidade de Geraz, foi numa sua neta ou bisneta, Juliana Martins Vieira que aí viveu, tal como os seus descendentes. Mas ignoro se esse facto tem ou não alguma relação com aquela antepassada ou se foi por outros factores.
Agradeço antecipadamente qualquer esclarecimento.
Com os melhores cumprimentos,
Gabriela Teixeira
Direct link:
Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
(cont.)
Peço desculpa, porque não referi um detalhe:
Antónia Maria Machado viveu no séc. XV, portanto em data anterior os livros paroquiais. Daí a dificuldade de verificação dos dados de F.Gayo.
Com os melhores cumprimentos
GT
Direct link:
Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Gabriela,
Quanto a mim não conheço. Contudo admira-me um pouco o nome Antónia e até o duplo nome Antónia Maria para o séc. XV.
Direct link:
Casas de Eira Vedra - Vieira do Minho
Caro Confrade Carlos Silva:
Agradeço-lhe muito a sua mensagem, que só hoje vi, pois não recebi qualquer notificação dela, apesar de a ter pedido, o que não se percebe.
Por isso peço imensa desculpa pela minha tardia resposta.
De facto, também estranhei aquele nome próprio na época. Contudo, no título dos Machados (F.G.) admirei-me por ser, afinal, um nome bastante comum nessa família. Havia imensas Antónias (e Antónios). Mas não pude identificar aquela que me interessava...
Com os melhores cumprimentos,
Gabriela Teixeira
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 nov. 2024, 08:11