Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#212670 | João Mamed | 06 nov. 2008 18:44

Pedro Álvares Veloso, governador do Forte da Madalena, Chaves, casado com D. Paula Teresa de Miranda.

Gostava de saber se alguém aqui do fórum conhece a descendencia deste casal. Sei que tiveram pelo menos uma filha chamada Francisca, baptizada aos 12/10/1715, afilhada de D. Francisca Infanta de Portugal, filha do Rei D. Pedro.

Obrigado pela V. atenção.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Cha

#212959 | João Mamed | 10 nov. 2008 19:11 | In reply to: #212670

Renovo o pedido.

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#212993 | manelsp | 11 nov. 2008 11:34 | In reply to: #212670

Caro João
Álvares Veloso "soa-se-me". Deixe cá ver o que vai aparecendo. vou estar atento.
com um abraço
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#213016 | João Mamed | 11 nov. 2008 18:02 | In reply to: #212993

Caro Manuel

Agradeço a sua mensagem.

Na verdade ando à procura dos antepassados de Josefa Maria de Morais Veloso (www.geneall.net/P/per_page.php?id=988014), natural segundo o assento de baptismo da filha (Teresa de Jesus Teixeira de Morais Veloso), de Santa Maria Maior, Bairro da Madalena, Chaves.
A Maria Josefa foi casada com o Cap. Francisco Lopes Teixeira, natural de Carrazedo de Montenegro.
Não encontrei o assento de casamento deles em Carrazedo nem tão pouco em Chaves.
O Dr. Julio Teixeira, no seu livro, escreve que a Maria Josefa é filha de Pedro Geraldo Morais e de Francisca Maria Veloso. Penso que ele se enganou, pois procurei exaustivamente nos paroquiais de Sta. Mª. Maior e não encontrei este casamento, nem o baptismo da Maria Josefa, apenas encontrei uma possivel Francisca Maria Veloso (filha do Pedro Álvares Veloso e de sua mulher D. Paula) e curiosamente encontrei um padre chamado Geraldo de Morais. Penso que o Dr. Julio Teixeira se deve ter enganado ao transcrever o Pe de padre para Pedro.
Para reforçar a minha tese o assento de baptismo da neta Teresa de Jesus apenas fala da avó materna, Francisca Maria Veloso, e não faz referencia ao avô paterno, o que me leva a pensar que poderia ser padre, e que a avó poderá ter tido a filha "ás escondidas" noutra freguesia.

Não procurei os óbitos, por falta de tempo, pode ser que ajudem, ou que existam testamentos.

Um abraço,

joão

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#213026 | manelsp | 11 nov. 2008 19:57 | In reply to: #213016

Caro João
sabe se esses Alvares Veloso teriam algo que ver com o morgadio de Tuizelo?
Acabo por ter estas ligações de apelidos como descendente de D. Joana Veloso, filha de José de Oliveira da Costa, Vedor Geral da Província de Trás-os-Montes, e de D. Maria ou Mariana VelosoJoão Rz. De Oliveira (filho de João Rz. De Oliveira e de D. Maria Mendes Pequeno, da vila de Chaves) e de D. Francisca de Azevedo, natural de Vila Viçosa, (filha de Francisco Rz. Sentido) e neta materna de Francisco Alvares Veloso, natural de Chaves, (filho de Jerónimo Ferreira de Moraes, FCR, Morgado de Tuizelo, e s.m. D. Catarina Veloso, filha de Francisco Alvares Veloso) e sua prima D. Brites Veloso de Araújo (Filha de Jerónimo Alvares Veloso, FCR e irmão de D. Catarina, F.G. Titulo Velosos §5N1 - c.c. D. Maria de Medeiros, filha de Pedro Pires Medeiros, instituidor do morgadio de Medeiros em Valpaços, e s.m. D. Maria Gonçalves).
São as únicas pistas que, de momento, disponho.
Um abraço

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#213060 | João Mamed | 12 nov. 2008 08:25 | In reply to: #213026

Caro Manuel

Obrigado pela sua mensagem.

Não tentei explorar os antepassados do dito Pedro Alvares Veloso, mas suponho que possa ser filho de um Fernão Velho de Barros (RGM-TT).

Primeiro tenho que ter a certeza da filiação da Francisca Maria Veloso. Mas uma coisa é certa: o Dr. Julio Teixeira viu em qualquer lado que o avô materno da Teresa de Jesus se chamava Geraldo Morais, sendo Pedro ou Padre, e é esse documento que tenho de encontrar.

Um abraço

joão

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#216358 | João Mamed | 25 déc. 2008 18:06 | In reply to: #213026

Caro Manuel

Espero que esteja a ter um Bom Natal.

Ando á procura do nome dos pais da minha tia avó Berta Pizarro Bravo de Morais, casada com o meu tio avô Hernani Saraiva Padrão, de Chaves.

Será que o Manuel sabe quem são?

Continuação de um Feliz Natal e um Óptimo 2009.

Um abraço,

joão

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#216383 | manelsp | 26 déc. 2008 11:48 | In reply to: #216358

Caro João
Tem a certeza do nome da sua tia-avó? Desculpe perguntar isto, mas acho estranho.
Os pizarro bravo são relativamente recentes como poderá consultar em várias obras. Nascem do casamento da minha bisavó Piedade (nascida em 1876) com o Bisavô Anibal Bravo, tiveram vários filhos já nascidos no século XX, e nenhuma das minhas tias avós se chamava berta ou casou com um senhor de apelido Morais, nem tenho conhecimento de alguém que o tenha feito na sua descendência que conheço não só de nome como pessoalmente.
Estive a consultar o livro "dos pizarros de espanha aos de portugal e brasil" que tem um bom índice onomástico e foi publicado em 1970 e não aparece nenhum Hernani Saraiva Padrão ou Berta Pizarro Bravo de Morais.
Lamento não poder ajudar melhor, mas se tiver mais pistas, força!
um abraço
Manel

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#216386 | João Mamed | 26 déc. 2008 12:58 | In reply to: #216383

Caro Manel

Obrigado pela sua mensagem.
Na base de dados do geneall aparece simplesmente com o nome Berta Bravo de Morais (Padrão), mas Julio Teixeira, nos FMVR chama-a Berta Pizarro Bravo de Morais, e estou certo que se conheciam bem pois a mulher do Dr. Julio Teixeira era prima direita do Hernani Padrão.
O casal Hernani/Berta não deixou descendencia.

Um abraço,

joão

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#216392 | manelsp | 26 déc. 2008 13:03 | In reply to: #216358

Caro João Mamede
depois de falar com o meu Pai, que de memória sabe mais do que eu com livros, chegamos à seguinte conclusão:
a sua Tia Berta não será Pizarro, senão Berta Bravo de Morais (Padrão pelo casamento), com origens em Carrazedo de Montenegro enquanto que o Marido, seu tio-avô, Hernâni Padrão, tinha origens em Loivos (Chaves). O meu pai conheceu-os muito bem e até tem algumas fotografias do casal.
Berta era filha de Henriqueta da Silva Bravo e de Francisco António de Morais, que também era desta região de Chaves e depois mudou-se para Carrazedo de Montenegro onde instituiu uma importante casa comercial. Neta materna de António da Silva Bravo e Carvalho e Maria Amélia da Silveira Pinto, como poderá consultar em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=224183 .

Sem Mais, ao seu dispor, com um abraço
Manel

Reply

Direct link:

RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves

#216395 | João Mamed | 26 déc. 2008 13:11 | In reply to: #216392

Caro Manel

Obrigado pela sua mensagem.
Problema resolvido.
Pequena confusão do Dr. Julio Teixeira.

Agradecimentos também ao seu pai.

Um abraço,

joão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 00:12

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen