primeiros Papagaios/Araras pintados em Portugal
This topic is classified in rooms: Património
primeiros Papagaios/Araras pintados em Portugal
Caros Confrades,
Muitos anos atrás tive conhecimento de uma pintura que se, me recordo bem, está num musuem no Norte de Portugal em que está retratado um homem e alguns papagaios pintado no século XV ou inicio do XVI.
Esta era mencionada como a primeira pintura de papagaios em Portugal.
Alguém pode-me dar mais alguma informação sobre esta pintura?
Muito Obrigado,
Manuel Rosa
Direct link:
RE: Adoração dos Magos, de Grão Vasco - Viseu
Caro Manuel Rosa
Já reparou na Adoração dos Magos de Vasco Fernandes - Grão Vasco? (1500/1506)?
O quadro está em Viseu, no Museu que tem o nome do pintor.
É considerado um quadro enigmático, já que o Rei Mago Baltazar, está representado por um Índio Tupinambá, que não consta que fizesse parte dos conhecimentos de Cabral, nem do pintor.
Existe uma figura ajoelhada que lembra O Colombo da Virgem dos Navegantes, mas mais jovem.
E curiosamente atrás desta personagem, que veste um manto debruado com dois motivos que se repetem alternadamente: a cruz de Cristo, e outro que não consigo ampliar devidamente; existe um Escudeiro que segura uma espécie de Cálice Dourado, na mão esquerda, e que com a mão direita levanta um chapéu muito semelhante ao do Colombo de Berruguette, preto tipo boina francesa, adornado com um alfinete redondo de pedras. Como se o Escudeiro segurasse o chapéu do seu Senhor, que se ajoelha aos pés da Virgem com o Menino.
Melhores Cumprimentos
Airmid
Direct link:
RE: primeiros Papagaios/Araras pintados em Portugal
P.S.
Existe neste quadro um outro pormenor estranho. O Mago que está de pé à esquerda a um pouco atrás da Virgem, entrega-lhe com ambas as mãos, o que à primeira vista parece ser uma caixa ornamentada de pedras. A mão esquerda da virgem suporta a base da caixa, que na realidade lembra uma coroa.
Direct link:
RE: Adoração dos Magos, de Grão Vasco - Viseu
Caro Manuel Rosa
Não prometo nada, mas reencaminhei o seu pedido.
Talvez alguém saiba onde se encontra "O Homem com Papagaios".
Melhores Cumprimentos
Airmid
Direct link:
RE: primeiros Papagaios/Araras pintados em Portugal
Caro Manuel Rosa
Apenas vi o quadro durante uns segundos, por isso posso estar a induzi-lo em erro. mas no Museu BBAA de Bilbau- Museu de Belas Artes de Bilbau existe um quadro que representa um homem com grandes papagaios ou pavões, coloridos.
Pareceu-me estar na ala da pintura Flamenga, mas não garanto.
Só que o homem dos pagagaios ou pavões, não parecia Cristóvão Colombo, parecia Hernando Colon.
Melhores Cumprimentos
Airmid
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 16 nov. 2024, 23:44