Abreviaturas - Séc. XVI

This topic is classified in rooms: Formação

Abreviaturas - Séc. XVI

#213447 | magno | 17 nov. 2008 20:19

Gostaria de saber quais as possibilidades para as seguintes abreviaturas do final do século XVI e início do século XVII.

a com uma espécie de til ou meia bola em cima

pº - Pedro

Lco - Lourenço

Ruiz - Rodrigues

Fdez - Fernandes

Glez - Gonçalves

Anto - António

Obrigado pela ajuda.

Magno

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#213448 | hbanha | 17 nov. 2008 20:31 | In reply to: #213447

Caro Magno
Quanto ao caso do a com um pequeno circulo em cima, tenho identificado com o nome Afonso.
Quanto aos restantes com algumas pequenas variantes tenho identificado como indicou.
Estas minhas identificações resultaram da leitura de inumeros assentos paroquiais e comparação entre eles ao longo de um periodo desde os anos 1580 até 1700.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#213449 | magno | 17 nov. 2008 20:52 | In reply to: #213448

Desde já o meu obrigado. Efectivamente esse ã é que ainda não tinha encontrado uma referência aproximada. É uma forte probabilidade o apelido Afonso, mas também penso que poderia escrito assim afso.

Magno

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#213450 | Rosadelli | 17 nov. 2008 20:55 | In reply to: #213448

Caro Magno,

Dos dados que possuo retirado de um excelente pequeno livro, que muitas vezes recorro:

Abreviaturas Paleográficas Portuguesas - E. Borges Nunes, Lisboa, 1981

E dos dados que fui lendo dos diversos assento de baptismo, forneço-lhe os seguintes dados:

Pedro - P.º

Lourenço - L.ço ou Lour.co

Rodrigues - R.º ou Riz, ou Rois, ou Ros, ou Roiz ou ainda Roz

Fernandes - Ferz ou Fez, ou Frez, ou Friz, ou Frz, ou Fz, ou ainda Frs

Gonçalves - Gl, ou Gllz, ou Glz, ou Gls, ou ainda Goz

António - Amt.º ou An.to, ou Ant.º At.º


Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Paulo Rosado

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#213451 | magno | 17 nov. 2008 21:03 | In reply to: #213450

Maravilha. Existirá esse livro digitalizado? Uma vez que deve ser dificil encontrar esse livro.

Magno

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#213452 | Rosadelli | 17 nov. 2008 21:11 | In reply to: #213451

Caro Magno,

Digitalizado, pelo que vi no site da Biblioteca Nacional, não existe, mas por uma pesquisa que fiz no Google por "Abreviaturas Paleográficas Portuguesas", surge uma referência ao livro na Livraria Bulhosa, não sei se eventualmente ainda o terão em stock, mas não custa tentar, e vale bem a pena.

Cumprimentos,

Paulo Rosado

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#213474 | mimcbazan | 18 nov. 2008 09:13 | In reply to: #213451

Caro Magno,

Eu possuo esse livro há mais de 20 anos (está muito velhinho).
Tente encontrá-lo na Livraria Férin pois eles costumam ter livros que são difíceis de encontrar noutros lados.

R. Nv Almada 70/4 Lisboa, LISBOA, LISBOA 1249-098
Tel: 213424422

Espero ter ajudado

Cumpts
Maria Bação

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#331981 | natrix | 05 juil. 2013 16:44 | In reply to: #213474

Caros Senhores,

Será que-apesar deste assunto se referir ao século XVI- me podem esclarecer sobre uma abreviatura ?

Num assento de casamento de 1658, em Monserrate, Viana do Castelo, aparece o seguinte: «(...)nas casas de morada de Sebastiana Lopes Vas com Lça (..)».

Este "Vas" está escrito "à laia" de abreviatura com um "V" maiúsculo e um "as" em minúsculas colocadas junto à parte superior do "V".

Poderá esta abreviatura ser do apelido Vasconcelos?

Desde já o meu muito obrigado

Pedro S.

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#331992 | peninha | 05 juil. 2013 22:47 | In reply to: #331981

Caro Confrade Pedro S. / Caros Confrades

De Vasconcelos a abreviatura mais pequena que conheço é V.cos

Quiçá V.as seja a abreviatura de Vilas.

Se a questão das abreviaturas é tormentosa, pelo menos para mim, a actualização dos nomes não o é menos.

Pelo que aproveito a ocasião para consultar os Confrades, para saber como actualizam Briatiz (ou Breitiz, grafia também utilizada para a mesma pessoa) e Madanella.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#331994 | natrix | 05 juil. 2013 23:17 | In reply to: #331992

Caro António Pena Monteiro,

Muito obrigado pela sua resposta.

A suposta abreviatura nem sequer tem ponto. É mesmo Vas (sendo o V maiúsculo e "desenhado" e o as em mínusculas na parte superior, como referi).

Como vi um "pequeno estudo/elenco" na net sobre abreviaturas (referentes a paróquias do Algarve) e uma das possibilidades para Mascarenhas é Mas (sem ponto), bem assim como pelo facto da dita Sebastiana ser trisavó de um João que eu ando a ver onde foi buscar os apelidos, sendo que um deles é exactamente Vasconcelos, concluí por essa possibilidade(neste assento o apelido está por extenso, mas também abreviado Vas.Cos Trata-se, porém ,de um casamento de 1754 e pelo pouquíssimo que entendo destas coisas creio que 100 anos antes as abeviaturas usadas eram distintas)

Bem, como não possuo qualquer livro sobre paleografia a coisa é bastante difícil, por isso renovo o pedido de ajuda.

Quanto às questões que levanta sobre a actualização da grafia dos nomes, a minha profunda ignorância na matéria impede-me, lamentavelmente, de o ajudar.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

No assento de casamento

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#332031 | AQF | 06 juil. 2013 18:26 | In reply to: #213451

Caro Confrade,

O livro vende-se, pelo menos, na Faculdade de Letras em Lisboa (no piso inferior, onde se vendem as sebentas) e, eventualmente, também poderá encontrá-lo na Livraria existente no antigo Centro Comercial Caleidoscópio no Jardim do Campo Grande (Centro caduco, que foi cedido pela CML à Univ. de Lisboa e aguarda projecto de requalificação da CML).

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#332039 | natrix | 07 juil. 2013 00:25 | In reply to: #332031

Caro Ângelo da Fonseca,

Muito obrigado pela sua informação.

Sou do Minho e, lamentavelmente, não me será fácil comprar o livro no sítio que indicou (mas fica o apontamento para a próxima vez que vá a Lisboa e, se tiver tempo, irei aos sítios indicados).

Entretanto, vou tentar ver o que consigo cá no Norte - vi umas coisas na net sobre uma edição recente sobre o assunto - e, naturalmente, continuarei a aguardar que alguém que possua uma qualquer obra razoável sobre paleografia tenha a amabilidade de me esclarecer sobre a abreviatura Vas.

Mais uma vez o meu agradecimento.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#332041 | AQF | 07 juil. 2013 01:11 | In reply to: #332039

Caro Pedro Sousa,

Se lhes telefonar (ver contacto na Net), provavelmente, conseguirá que lhe enviem o livro à cobrança ou mediante pagamento prévio.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#332042 | hlen | 07 juil. 2013 01:17 | In reply to: #331981

Caro Pedro S.,

Seria Viegas? Não muito provável mas ainda assim cogitável.

Sds,
Herculano Neto

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#332044 | natrix | 07 juil. 2013 01:27 | In reply to: #332041

Caro Ângelo da Fonseca,

Procuro o contacto da Faculdade de Letras de Lisboa?

Cpt.os,

PS

Reply

Direct link:

RE: Abreviaturas - Séc. XVI

#332046 | natrix | 07 juil. 2013 01:53 | In reply to: #332044

Caro Herculano Neto,

Peço desculpa porque só agora vi a sua "intervenção".

Obrigado pela sujestão, é uma hipótese a considerar. De facto "Lopes Viegas" creio que parece "soar melhor" que "Lopes Vasconcelos" pois os apelidos neste caso parecem carecer de um "de" a ligá-los, coisa que seguramente não está no assento. Mas, enfim, estamos em meados do século XVII........

Por outro lado, continuo a inclinar-me mais para o Vasconcelos pelas razões que referi, especialmente por o tal João ter o tal apelido no meio de outros três e nem a mãe, nem o pai, nem os avós, nem os bisavós maternos, nem os trisavós maternos (se o apelido não for vasconcelos) têm um único destes apelidos(que usou no casamento). Faltam-me os bisavós e trisavós paternos, mas não me restam dúvidas que o homem era criativo.

Aliás eu, creio que apressadamente, tomei o apelido como sendo "Lopes Vaz" e só depois reparei que a coisa estava escrita à laia de abreviatura. Confirmando-se a possibilidade de ser "Vasconcelos", ou outra coisa qualquer, terei que voltar a analisar o assento de uns bisavós do dito João - do qual, "levianamente", não pedi cópia - porque tomei aí uma Ana (bisavó) e uma Maria (trisavó) como sendo ambas "Vaz de Brito" e já não me recordo como este suposto Vaz estava escrito.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 mai 2024, 01:48

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen