Livro de oiro da nobreza

This topic is classified in rooms: Bibliografia

Livro de oiro da nobreza

#216440 | pachancho | 27 déc. 2008 10:16

Bom dia,

pesquisando no Google Books, encontrei referência a duas pessoas que me interessam para o estudo de minha família, no entanto não consegui obter toda a informação pois o livro não está digitalizado.
Peço a quem tiver o "Livro de oiro da nobreza" se me transcreve o que diz sobre:

pág. 432 - José de Aragão da Costa Lacerda da Vitória, 1º conde de Tondela
pág.432 - Bartolomeu de Aragão da Costa Tavares Roêda da Vitória

Ambas as espôsas são filhas de Manoel Luiz Pereira Rebelo da Fonseca, e segundo apontamentos de uma antepassada estas pertençem à nossa família, por isso gostaria de obter o máximo de informações sobre os casais em cima mencionados, e sua descêndencia, para posterior confirmação de tais ligações.


Cumprimentos
Paula Peixoto

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#216460 | fravasconcelos1 | 27 déc. 2008 17:11 | In reply to: #216440

Boa tarde

As referidas senhoras de facto são apresentadas como irmãs (filhas de Manoel Luiz Pereira Rebelo da Fonseca e de Ana Pereira Torres) e casaram com dois irmãos, os referidos anteriormente (filhos de Pedro de Aragão da Costa Tavares Roêda da Vitoria e de Maria Matilde Corrêa de Lacerda Lebrim e Vasconcelos).

Uma, a Emília Pereira Rebelo da Fonseca casou com o Bartholomeu de Aragão da Costa Tavares Roêda da Vitoria; com filha única Maria da Conceição de Aragão da Costa Tavares Roêda da Vitória (solteira, sem geração).

A outra, Maria Isabel P. R. da F., cc o José de Aragão da Costa Lacerda da Vitória; sem geração.

Estes dois irmãos tiveram mais outros com descendência (o António e a Filomena) sendo provável que por aqui se estendam outros ramos familiares.

Nota: no Tomo II da Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal de Albano da Silveira Pinto e continuada pelo visconde de Sanches de Baena, pág. 675, também apresenta alguns dados sobre o barão de Tondela.

Atenciosamente
Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#216474 | pachancho | 27 déc. 2008 19:46 | In reply to: #216460

Caro Vasconcelos,

muito obrigado pelas informações que me deu; quanto ao oitro livro que me indicou vou procurá-lo numa biblioteca.
Entretanto no site "Causa Monárquica" encontrei o seguinte:
...O 1.º Conde de Tondela teria casado com Maria Isabel Pereira Rebelo da Fonseca e, do seu casamento, nasceram os filhos, Teresa Manuel Cabral de Aragão e Costa Pereira de Lacerda, casada com César Augusto Rocha de Abreu Castelo-Branco e Maria Joana Roeda da Vitória, 2.ª Baroneza de Tondela, que casou em 24 de Agosto de 1782, com Bartolomeu de Aragão da Costa Tavares e Sá....

Quanto a Manuel Luis Pereira Rebelo da Fonseca, pergunto se não existem mais dados nos livros que citou, pois é este o meu ramo. Estes "Pereira Rebelo da Fonseca" são naturais de Vila Real, daí a minha dificuldade em fazer pesquisas; se ao meno conseguisse saber a data e local de casamento dele ou a data e local de nascimento/casamento das filhas, tudo se tornaria mais fácil.

Muito obrigado e ao dispôr
Paula Peixoto

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#216501 | mqs | 28 déc. 2008 02:45 | In reply to: #216460

Cara Paula Peixoto e caro/a Vasconcelos,

Em primeiro lugar as minhas desculpas por me infiltrar neste tópico desta maneira, mas apenas gostaria de perguntar a ambos, se sabem quantos volumes e/ou tomos tem a "Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal" e se me saberão informar em qual existem informações sobre o Barão de Machial ou Maxial (António Diniz Cardoso Vieira) e sua família (pais irmãos e descendentes). Quanto ás informações, tenho-as, apenas não tenho as referências desta fonte, ou seja, qual o volume e/ou tomo, apenas tenho as páginas (104A e 104B).
Agradeço a ambos!

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#216513 | fravasconcelos1 | 28 déc. 2008 10:59 | In reply to: #216501

Caro Miguel

O referido livro "Resenha..." tem na 2ª edição, de 1991, 2 Tomos.

O Barão de Machial está no Tomo II, página 104. Pouco diz e passo a citar na integra:
"António Diniz Vieira, do Conselho de Sua Magestade; Bacharel em Direito; antigo deputado da Nação; Comendador da Ordem de Cristo; proprietário em Niza. Morreu em Niza a 7 de Abril de 1884.
Criação do título: Barão - Decreto de 13 de Março de 1883."

Até breve
Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#216515 | fravasconcelos1 | 28 déc. 2008 11:18 | In reply to: #216474

Bom dia Paula

No livro "Resenha..."refere, entre outros pormenores, que:

o 1º Barão de Tondela (António Marcelino da Victória) casou com Catarina Vieira do Couto.
Teve 6 filhos:
Cândido Bazilio,
a 2ª Baronesa,
Francisca Joaquina que casou com Estevão Cezar de Portugal da Silveira Corrêa de Lacerda,
Innocencia Angelica que casou com João Maria de Portugal da Silveira Corrêa de Lacerda, irmão do antecedente;
Marianna Izabel,
Eustaquia Maxima.

A 2ª Baronesa (Maria Joanna Roeda da Victória) casou com Bartholomeu d'Aragão da Costa Tavares e teve 4 filhos:
Pedro
Catharina Emília
Margarida Angelica
Bartholomeu d'Aragão da Costa Tavares e Sá

No livro de Oiro, sobre Manuel Luiz Pereira Rebelo da Fonseca fala que:
pertenceu ao Conselho de S.M.F., Bacharel formado em Direito, último Capitão-mór de Sarnadas;
casou com Ana Pereira Torres;
e que a filha Isabel foi a herdeira;


Até breve
Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#216516 | pachancho | 28 déc. 2008 11:38 | In reply to: #216515

Caro Vasconcelos,

mais uma vez muito obrigado pela informação.

Cumprimentos,
Paula

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#216519 | pachancho | 28 déc. 2008 12:47 | In reply to: #216501

Caro Miguel,

não tenho a obra em questão. Sobre o Barão encontra aqui no Geneall.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139147

http://genealogia.netopia.pt/3406/pessoas.php?id=1065113

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#217265 | mqs | 04 janv. 2009 02:56 | In reply to: #216513

Caro Vasconcelos,
Obrigado pela sua resposta, era mesmo só a fonte que queria.
Os votos de um Bom Ano Novo!
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#217266 | mqs | 04 janv. 2009 02:58 | In reply to: #216519

Cara Paula,
Era só mesmo a referência da fonte que procurava, e já tenho. De resto tenho estado a completar a BD, referente ao Barão e sua família.
Obrigado e os votos de um Bom Ano Novo!
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#243099 | LCNunes | 29 oct. 2009 13:46 | In reply to: #216440

Cara Paula,

A obra "Livro de oiro da nobreza: apostilas à Resenha das famílias titulares do reino de Portugal" segundo soube retrata também os 'nossos' Ferreira Santarém.

Tem alguma informação?

Os melhores cumprimentos,
Luís

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#244184 | LCNunes | 15 nov. 2009 02:15 | In reply to: #243099

(...)

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#245930 | AQF | 13 déc. 2009 13:54 | In reply to: #216440

Cara Paula,

Passou muito tempo e provavelmente já consultou o Tomo II da Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal de Albano da Silveira Pinto e continuada pelo visconde de Sanches de Baena, pág. 675, mas se necessitar consultar ou puxar a obra poderá ver a minha mensagem em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=245929 .

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#298654 | pachancho | 01 mars 2012 22:06 | In reply to: #216460

Boa noite,

lendo a mensagem em cima, do Confrade Vasconcelos, e visualizando esta página http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=174174

parece-me que algo está mal.

o Confrade Vasconcelos, fala de uma Emilia Pereira Rebelo da Fonseca e não de Maria Joana Roeda da Vitória, 2ª baronesa de Tondela, e pela data de nascimento desta ultima, não me parece que seja filha do dito casal.

Pelo que consegui apurar Maria Joana Roeda da Vitoria era casada com Bartolomeu de Aragão da Costa Tavares e Sá, pais de Bartolomeu de Aragão da Costa Tavares Roeda da Vitória casado com a dita Emilia Pereira Rebelo da Fonseca. Estarei certa?!!


Atenciosamente,
Paula

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#313587 | Gilson Nazareth | 13 sept. 2012 18:18 | In reply to: #216440

Cara Paula Peixoto,
Publiquei da Revista João do Rio,na internet, sob o título Genealogia da Baronesa de Tondela os dados que pede.
Sou sobrinho da mulher do Iº Barão de Tondela D.Catarina Vicência(e não Vieira) do Coutto.
Gostaria de manter contacto.
Atentamente
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Livro de oiro da nobreza

#313610 | pachancho | 13 sept. 2012 21:17 | In reply to: #313587

Caro Gilson,
vou pedir o seu contacto ao moderador.
Cumprimentos,
Paula Peixoto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 mai 2024, 20:41

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen