Correcções à base de dados

This topic is classified in rooms: Arquivos

Correcções à base de dados

#216992 | amdarg | 01 janv. 2009 19:26

Prestando homenagem aos fautores desta grande obra que é o Geneall.pt não podem deixar de se encontrar deficiências nos conteúdos da Base de Dados.
Há entradas repetidas e dados errados que se vão corrigindo, mas nalguns casos isso seria mais fácil e seguro se houvesse acesso aos instrumentos de suporte do que consta na Base.
É que pode não se estar à vontade para propôr uma correcção sem ter a certeza se a fundamentação de que dispomos é mais pesada do que a existente em arquivo. Mesmo em casos em que os erros parecem demasiado óbvios.
E se não melhorarmos os mecanismos de contribuição para as correcções à Base alguns erros irão minando a sua própria credibilidade.

Haverá condições para se poder criar um mecanismo de solicitação da informação dos instrumentos de suporte da Base por quem os queira usar antes de poder propôr alguam correcção?

Com a esperança de que mais confrades interessados possam contribuir para o real melhoramento da obra, agradeço uma resposta


A Rocha Gonsalves

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#216994 | amrr | 01 janv. 2009 19:41 | In reply to: #216992

Caro(a) A. Rocha Gonsalves,

O quer dizer com «instrumentos de suporte da Base» ?
Serão as fontes bibliográficas? É que essas já são indicadas na ficha de cada indivíduo.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#217001 | amdarg | 01 janv. 2009 20:06 | In reply to: #216994

Caro Arlindo Rodrigues

Essas estão, mas noutros casos nada consta. Em tempos nalguns casos, nem todos, aparecia uma sigla salvo erro FG (Fundo Genea), que creio correspondia ao dados enviados por quem introduzia a entrada ou alguma correcção e que possivelmente ficavam arquivadas. Uma vez pedi essa informação e não obtive resposta, e era útil para os casos que mencionei e também quando se introduz uma entrada e ela é publicada com modificações erradas. Já me aconteceu. Comigo próprio que devo saber melhor do assunto que qualquer outra pessoa. Mas nunca se sabe!

Obrigado e cumprimentos do

A Rocha Gonsalves

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#217003 | amrr | 01 janv. 2009 20:22 | In reply to: #217001

Caro A. Rocha Rodrigues,

Talvez ainda não tenha percebido bem. Que tipo de informação gostaria de ter e não tem?:

- O nome de quem realizou as entradas na Base de Dados?
- O nome de quem sugeriu alterações?
- As fontes bibliográficas nas fichas de algumas pessoas, onde eventualmente estas ainda não existam?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#217005 | amdarg | 01 janv. 2009 20:36 | In reply to: #217003

Caro Arlindo Rodrigues

As fontes bibliográficas nas fichas de algumas pessoas, onde eventualmente estas ainda não existam?

Os nomes pode ser que seja razoável serem confidenciais.

Cumprimentos do

A Rocha Gonsalves

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#217007 | amrr | 01 janv. 2009 20:44 | In reply to: #217005

OK. Entendi.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#217039 | mqs | 02 janv. 2009 02:28 | In reply to: #217005

Caros confrades Arlindo Rodrigues e A. Rocha Gonçalves,

Aproveito este tópico, para dizer que, também gostaria que logo que se enviassem actualizações e/ou correcções, nestas fossem introduzidas todas as informações incluíndo as fontes. Infelizmente, e é de compreender, que as actualizações levam o seu tempo, e pelo que me pareceu, ao falar com os administradores do Genea, percebi que no caso das fontes, em princípio são introduzidas, mas após confirmação, o que também se compreende.
Já me aconteceu, ao introduzir pessoas, que por coincidência, na mesma altura, estavam a ser introduzidas por outro confrade, o que originou duplicação, ou numa situação recente, que não foi feita pesquisa de dados na BDG para saber se tal pessoa constava, foi enviada informação que no fundo já constava.
Quero com isto dizer, que é bom lembrarmo-nos de maneiras de tornar este processo mais rápido e eficaz, mas que dada a dimensão e quantidade de informação, deve ser muito complicado dar resposta da maneira mais eficaz.
O mais certo é não ter dito nada de novo, mas quiz fazê-lo.

Cumprimentos,
Miguel QS

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#217216 | cacalmei | 03 janv. 2009 18:41 | In reply to: #217039

Caro Miguel,

Concordando com o que diz, e tentando dar um contributo para evitar duplicação de dados, e, dada a dificuldade a dificuldade de pré-pesquisa, dada o grande número de identidades onomásticas, sugeria que sempre que conhecidas as naturalidades/casamentos/óbitos, os mesmos nomes sejam simultaneamente introduzidos na base de dados dos respectivos concelhos.
No fundo, estamos todos a colaborar para uma BD que se quer perfeita, mas é sempre susceptível de melhoramentos, ou não?

Com os meus cumprimentos
fpa

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#217251 | mqs | 04 janv. 2009 01:12 | In reply to: #217216

Caro FPA,

Concordo a cem por cento no que diz, e de facto, considero importante falar-se também deste assunto de vez em quanto!

Acho que todos nós, ao seguirmos as regras que aqui constam (incluíndo a pré-pesquisa) só temos a ganhar com o sermos o mais precisos possível.

Em princípio, a maioria dos dados desta base são enviados por profissionais, ou não, daí a importância das regras. Nem todas as informações que aqui constam têm a mesma origem, umas vêm de registos paroquiais, outras de informações familiares que geralmente estão incompletas, outras de fontes, de publicações diversas...
É natural que existam diferenças, ás vezes, sobre a mesma pessoa, seja o nome escrito de uma forma diferente, uma data de nascimento/baptismo/óbito imprecisa, a omissão de uma freguesia...
Acho que sim, que Geneall.net, também tem esta opinião, mas é naturalmente diferente estar a receber informações/actualizações e geri-las, do que enviá-las.

Cumprimentos,

Miguel QS

Reply

Direct link:

RE: Correcções à base de dados

#217278 | magno | 04 janv. 2009 07:24 | In reply to: #216992

Também eu concordo que a Base do GENEA é fenomenal e de grande ajuda. No entanto acho que um dos dados mais importante e que na grande maioria dos casos não aparece é a localidade onde nasceram, casaram ou morreram.

Sem isso não podemos concluir se se trata efectivamente da mesma pessoa ou não.

Para todos um Bom Ano 2009

Magno

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 mai 2024, 14:18

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen