Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

This topic is classified in rooms: Heráldica

Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217059 | luso | 02 janv. 2009 11:33

respeito prestígio e tradição.


THE COLLEGE OF ARMS FOUNDATION, INC.



216 East 45th Street - Suite 901
New York, NY 10017-3304 USA

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217063 | Sérgio Sodré | 02 janv. 2009 12:36 | In reply to: #217059

Os brasões de armas ordenados de modo semelhante ao nosso são património comum de toda a civilização ocidental e não um exclusivo de qualquer grupo social, instuição, ou país.

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217069 | luso | 02 janv. 2009 14:10 | In reply to: #217063

Quem disse o contrarário, caro Sérgio Sodré.

O que eu queria sublinhar é que na grande maioria dos países da Europa e nãos só , ao contrário de Portugal, o brazão de armas pessoal não é vilipendiado pala maioria da sociedade, nem objecto da ignorância e desdêm das autoridades.

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217070 | luso | 02 janv. 2009 14:14 | In reply to: #217059

Quem disse o contrário, caro Sérgio Sodré?

O que eu queria sublinhar, é que na grande maioria dos países da Europa e não só , ao contrário de Portugal, o brazão de armas pessoal não é vilipendiado pela maioria da sociedade, nem objecto da ignorância e desdêm das autoridades.

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217082 | Sérgio Sodré | 02 janv. 2009 14:59 | In reply to: #217070

Prezado "Luso"

Não sinto que o brasão de armas pessoal seja vilipendiado pela maioria da sociedade portuguesa. Julgo até que há alguma curiosidade entre os que deparam com armas pessoais usadas por terceiros. E na grande maioria da população não há hostilidade, mas indiferença e desconhecimento.
Mais, parece-me que a generalidade dos portugueses aceita bem que uma pessoa que descobriu genuínos antepassados com direito a armas as use em honra da sua memória. A população aceita que quem tem antepassados armigerados tem direito histórico as essas armas sem precisar de se afirmar "nobre".
Aliás, o que decerto é absolutamente falso é que a população reconheça como "nobres" aqueles usam um brasão dos seus ascendentes. Aí concordo consigo em absoluto. A população não tem paciência para isso. Mas o uso despretensioso não me parece que seja hostilizado... Posso estar errado, mas é o que retiro da experiência.
Note também que ninguém se opõe, antes pelo contrário, ao uso do brasão na própria bandeira nacional (caso raro no Ocidente), o que, só por si, revela a simpatia da Nação pela Heráldica (hoje, até as simples freguesias estão a criar brasão de armas para si).

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217097 | rafael | 02 janv. 2009 16:51 | In reply to: #217082

Caro Sérgio Sodré

Se é verdade o que o confrade Luso diz acerca do gosto dos cidadãos dos U.S.A pelos brasões; estou de acordo consigo acerca do uso de brasões em Portugal; aliàs, quem os usa aqui,geralmente, pelo menos as pessoas que conheço usa-os para honrar a família a que eles tiveram direito( tivessem ou não pedido, ou lhes fosse concedido carta de brasão ) e tb. aqueles que os usam como marca de posse,e no caso de armas assumidas, por ex. fazem o possível por respeitar os seus ascendentes e dignificar os descendentes e não por vaidade pessoal ou com a mania de "sangue azul" e superioridade intelectual ou moral superior, e muitos, felizmente, isso lhes é reconhecido.

Um BOM ANO NOVO para os dois e EX.mas Famílias.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217098 | luso | 02 janv. 2009 16:59 | In reply to: #217082

Prezado Sérgio Sodré
Admiro o seu optimismo no que concerne à bondade e generosidade dos portugueses ou, então, circula por círculos muito restrictos.
Infelizmente não é aquilo que tenho assistido, a maioria dos portugueses vêem o uso do brazão de armas pessoais (especialmente em anel ) com um misto de desdêm, ódio e inveja(pasme-se), considerando quem o usa um presunçoso que se julga superior a tudo e a todos (quando não o rotulam com epítetos perversos de natureza sexual, embora reconheça que haja quem se ponha a jeito nesse aspecto).

Enfim, quase um século de lavagem jacobina ao cérebro.

Quanto aos brazões de armas pertencentes a entidades colectivas oficiais ou não, esses sempre fizeram parte da tradição portuguesa jacobina, contudo, quase todos foram modificados, alterados e muitas vezes estropiados, o que mostra a tendência, atrás falada, do espirito dos portugueses e entidades oficiais em relação à heráldica: o brazão de armas pessoal é sinónimo de antiga opressão, o brazão de armas colectivo não deve ter nenhum elemento que lembre a instituição real (o que é sinónimo de intolerância politica e falta de respeito pela história)

Não obstante, ironias das ironias as armas nacionais são as armas reais estropiadas da coroa (graças a Deus, ao menos isso, embora esteja na moda , neste Governo, apresentá-las só em uma metade),algo que o povo ignora completamente.

Cumprimentos

ptp

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217100 | luso | 02 janv. 2009 17:06 | In reply to: #217098

Algúem me poderá dizer o porquê das armas nacionais se apresentarem em alguns documentos e edificios (ex: Finanças, C do Cidadão ) só pela metade e muitas vezes nem se vêem os símbolos heráldicos mas somente aquela horrorosa e técnicamente errada composição decorativa que abafa completamente o escudo Nacional??????????????????????

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217110 | coelho | 02 janv. 2009 18:35 | In reply to: #217082

Caro Sérgio,

penso que já em tempos trocámos mensagens sobre a legitimidade/legitimação do uso de brasões em república, problema pertinente se considerarmos que o estado se marimba para o assunto e o INP não tem procuração do estado para fazer tal legitimação. Em princípio, quem descende de armigerados tem direito a usar as respectivas armas, mas há a questão das diferenças, que conheço mal. Como é que poderá funcionar nos dias de hoje o estabelecimento das diferenças para brasões de indivíduos específicos? Na prática, isto parece-me um bocado impossível, em especial quando o armigerado tem grande número de descendentes.

Um abraço,
Coelho

P.S. Quanto ao tema do tópico, a minha experiência é que a reacção aos brasões é muito variável: indiferença de uns, desdem de outros, snobismo de outros ainda, e, de poucos (como é manifestamente o seu caso), um genuíno interesse pela história.

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217112 | rafael | 02 janv. 2009 19:36 | In reply to: #217097

Caro confrae Luso

Só agora dei por uma indelicadeza minha por ter escrito - SE é verdade o que o confrade Luso diz ..........eu quis dizer - É VERDADE o que o confrade Luso diz ......

As minhas desculpas.

Se consultarmos a obra HERALDRY of the World de Carl Alexander von Volborth lá vêm belos brasões usados nos Estados Unidos da América.seja por universidades,estados, personalidades,etc.Recordo o brasão do actor Douglas Fairbanks e as belas e simbólicas armas ( assumed ) pelo Presidente Dwight D. Eisenhower.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217139 | joão pombo | 02 janv. 2009 22:40 | In reply to: #217098

"Infelizmente não é aquilo que tenho assistido, a maioria dos portugueses vêem o uso do brazão de armas pessoais (especialmente em anel ) com um misto de desdêm, ódio e inveja(pasme-se), considerando quem o usa um presunçoso que se julga superior a tudo e a todos (quando não o rotulam com epítetos perversos de natureza sexual, embora reconheça que haja quem se ponha a jeito nesse aspecto)."

Caro PTP, você não resiste mesmo a uma faiscazinha...ehehe

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217147 | felpo | 02 janv. 2009 23:42 | In reply to: #217110

Caros confrades,

Qual a vossa posição em relação à escolha do desenho da actual bandeira?

Junto envio uma ligação onde se discute este assunto.

http://apps.facebook.com/causes/174563?h=shb&recruiter_id=25889140

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217151 | rafael | 02 janv. 2009 23:59 | In reply to: #217112

Caros confrades

Ainda voltando ao assunto, porque a Heráldica, seus direitos e uso foi sempre assunto da minha predilecção e curiosidade, penso que quem USA um anel É para se ver,obviamente,e se for anel de pedra de armas que os há bastante simples mas com muito gosto e outros de grande beleza e valor não passam, quase sempre, despercebidos, pois não são anéis muito comuns e vulgares.É natural que para muito boa gente suscite curiosidade,desconhecem o seu significado olham apenas a "encadernação" que admiram, outros mais conhecedores do seu simbolismo os considerem simples adorno a que não dão grande importância, ou lhe são indiferentes, ou os invejem . Também há os que pertencendo a famílias de grande fidalguia os estimem mais como documento histórico o sentimental não os usando, ou se o fazem, raramente, ou em circunstâncias especiais e em lugares julgados mais próprios para a sua exibição.Respeito essa opção como gosto que respeitem os que os usam´.
´Há até quem os use no porta-chaves, mas sabendo o que representam e valem.Gostos...!
No meu caso pessoal gosto sempre de usar um anel que para mim represente algo: seja sentimental, oferta de alguém muito querido e em circunstância especial, ou que eu tenha herdado ou até mandado fazer de propósito.Graças a Deus, de vez em quando uso um ou outro como entendo e gosto, estado de espírito, ou sinta que o devo usar e com alguma vaidade, não receio dizê-lo. Não, não me importo se me chamam ( que eu não oiça...,porque teria a resposta adequada ) vaidoso, snob, peneirento,armado em nobre," os ........... mas a caravana passa.Era o que me faltava respeitos humanos de tal natureza!Mas tenho para mim e continuo a pensá-lo que são usados,por quem os possui e conhece o seu simbolismo ou valor documental, seja anéis, carta de armas, ex-libris, sinetes, peças de loiça,etc. que guardam com carinho, como recordação da família, como documento , e tb. pela sua beleza artística, enfim...como documento histórico ou artístico de que se orgulham e não escondem; sentirão vaidade, orgulho,ostentação, mas têm coragem e gosto de afrontar os juizos pouco favoráveis, despeitos e invejas a que não ligam ou dão importância E penso que fazem bem. Não ofendem e nem prejudicam quem quer que seja, a não ser aqueles...que não vêem tal uso com bons olhos. O problema é deles.
Quase sempre, como disse, uso um anel e quando vou de viagem, é raro não levar o anel brasonado no fio que uso ao pescoço ( escondido), sinto-m bem como que acompanhado junto a uma medalha antiga de latão que apresenta um crucifixo com uma oração em latim, claro; que eu não sei devidamente traduzir( a medalha é pequena) tendo um sol e um crescente (lua nova,suponho) do outro lado São Domingos de Gusmão, São Francisco de Assis e São Tiago juntos de Nossa Senhora e com os resp.os atributos associados a estes Santos.Dão-me companhia e paz de espírito.
Desculpem se me alonguei e a presunção de pensar ser lido.
Gostava deveras de ter lacres de tão bonitos anéis brasonados que estão na mão de conhecidos, confrades e amigos meus.Alguns possuo e bem assim ex-libris.

Bom ANO NOVO e agradável fim de semana.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE:observação

#217154 | rafael | 03 janv. 2009 00:32 | In reply to: #217151

( escondido ),isto é, não vai à vista. Uso-o não poucas vezes, também, no dedo respectivo.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217160 | felpo | 03 janv. 2009 02:49 | In reply to: #217151

Caros Confrades

É evidente que faz muito mais sentido usar sinais que nos identifiquem: como herdeiros de alguém de que nos orgulhamos ou, por nos terem, com razão, distinguido; do que usar sinais que indicam o poder que temos para comprar uma peça de roupa ou ter um certo estilo de vida e que nos invadem o teatro do quotidiano escravizando-nos com inutilidades de que temos dificuldade de nos libertar: Armani, Ferrari, BMW, Franco Mria Ricci, Timberland, Dolce & Gabbana, Dupont, Chanel, Levis, Yves Saint Laurent, Hermès, Cartier, Louis Vuitton, Mont Blanc, Lancôme, Bulgari, Cutipol, Valentino, Tiffany ou Siza Vieira.

Bom Ano

Fernando Pinto Coelho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217186 | Sérgio Sodré | 03 janv. 2009 15:27 | In reply to: #217147

Caro confrade

No tópico bandeira nacional apresentei algumas ideias sobre a bandeiras nacional que talvez mereçam o seu interesse.

No desenho que refere as proporções são idênticas ás da actual bandeira? O branco parece-me maior do que 3/5.

Sérgio Sodré

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217193 | felpo | 03 janv. 2009 16:27 | In reply to: #217186

Caro Sérgio Sodré,

Muito obrigado!
Irei ler com todo o cuidado.

Cumprimentos

Bom Ano
Fernando P.C.

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217536 | Sérgio Sodré | 06 janv. 2009 10:22 | In reply to: #217110

Caro Coelho

Se pesquisar no tópico semiótica (sala heráldica) encontra uma síntese das diferenças que assenta no regimento de D. Manuel. Julgo que seja qual for o número de descendentes é sempre fácil colocar uma diferença que torne único o brasão de cada um (se for esse o seu interesse). O ex-CN e o actual INP aplicam diferenças porque reconhecem e ordenam armas individuais, mas talvez para quem usa um brasão sem recorrer a qualquer organismo não importe a diferença e apenas use armas de família dos seus antepassados sem as procurar individualizar.

Se me quiser colocar uma dúvida concreta sobre o uso de diferenças a que eu saiba responder faça favor.

Já agora, há o sistema de diferenças definido por D.Manuel e comum a outros paises, mas há um sistema mais antigo para diferenciar. O de D. Manuel coloca peças e figuras sobre as armas de família, o mais antigo altera as próprias armas de família em alguns aspectos (diminue ou aumenta as figuras, introduz peças, muda as cores ou os metais).

Um abraço
Sérgio Sodré

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217565 | coelho | 06 janv. 2009 15:12 | In reply to: #217536

Caro Sérgio,

por motivos simbólicos e decorativos, estou a pensar compôr um brasão combinando armas usadas por ascendentes meus e colocá-lo num vão das traseiras da minha casa (aproveitando umas obras de reformulação previstas para breve).
Foi uma ideia que me surgiu por achar que o vão ia realmente ficar muito vazio (daí a componente meramente decorativa), mas de facto o brasão vem também desempenhar um papel simbólico do meu entroncamento familiar. Se a ideia persistir, julgo que vou marimbar-me para as diferenças ...

Obrigado,
e um abraço,

Coelho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217636 | rafael | 06 janv. 2009 23:47 | In reply to: #217565

Caro Coelho

Não me pediu a sua opinião, por isso não leve a mal,mas acho que faz muito bem levar por diante a sua vontade de colocar um brasão na sua casa; aliàs, com fundamento também hist´´orico. Na casa onde resido tenho coloquei um-Carvalho -minha varonia de há alguns séculos e sem quebra, com algumas diferenças alusivas. Foi esculpido em gesso e utilizei outra técnica que "inventei" foi pintado e tem resistido às intempéries. mUITO BOA GENTE julgará que é um emblema de algum clube de futebol, eu rio-me disso, acho graça,porque um vizinho meu depois colocou os emblemas do Benfica e do Sporting :)
No monte que tenho nos arredores de Almodôvar existe um (Guerreiro, com diferença-brica crescentes de Carvalho e bordadura-AVE MARIA GRATIA PLENA.mas de mármore e simples, sem elmo, paquife e timbre. Na campa de minha mulher é que figura o mesmo mas com respectivo timbre, elmo ,escudo boleado português e respectivo paquife( sei que as Senhoras usam geralmente uma lisonja e claro, sem elmo), são armas que assumi e foram desenhadas pelo grande heraldista que foi o mestre Eduardo Esperança. São as de um meu ex-libris que está referenciado em obras da especiaidade.Como vê gosto muito da Heráldica, a arte, beleza, história e simbolismo e naturalmente que haverá quem me apelide disto ou daquilo, mas isso pouco ou nada me apoquenta.
Vou enviar já a msg. porque a de há pouco apagueia-a por descudo, mas continua rei esta msg. daqui a bocado.Até já.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217641 | rafael | 07 janv. 2009 00:22 | In reply to: #217636

Obs: os emblemas do Benfica e do Sporting que referi estão na casa do vizinho,mas o sentido foi ambíguo.

Como ia dizendo- numa entrevista que Monsenhor Dom Bruno Heim ao tempo Secretário do Núncio Apostólico em Paris o futuro Papa João XXIII, aquele manifestou a sua grande simpatia pela Heráldica;aliàs foi grande estudioso e ilustre artista também.Vou trancrever um pouco do que respiguei da Revista -VIDA CRISTÃ-Março de 1982-E dições Paulistas.Já referi alguma coisa sobre este assunto noutro tópico que não me recordo.

Monsenhor Heim conhecido diplomata também pelos célebres coktails com que brindava os seus amigos desenhou os brasões dos últimos Papas e de dezenas de cardeais e até de pessoas humildes.

".............Mas a Heráldica precisa-me ele,não é, como muitos crêem,um privilégio de que podem gozar apenas os aristocratas eos Prelados."Como bom suiço que sou,digo-lhe que cada homem tem direito a um brasão; e, em geral, se procura um pouco em seu redor e no seu passado ,encontra-o.Na Suiça camponeses e burgueses sempre tiveram brasão pessoal desde a Idade Média , e é uma coisa boa ,e qualquer pessoa pode procurar u e adoptá-lo.Há um antigo preconceito ,e queria que o senhor o anotasse; não é verdade ,como muitos dizem,que quando uma pessoa se interessa por Heráldica,é porque se trata de um snobe.Eu ( dizia o Monsenhor Heim ) basta que mo peçam,já desenhei brasões para toda a espécie de pessoas ,humildes ou poderosas,,famosas ou desconhecidas.O Papa João XXIII,de resto divertia-se muito quando contava que um bergamasco ,de nome Fumagalli,escolhera por brasão um galo com um cachimbo no bico".

Gostaria de me alongar mais, mas ficarei por aqui, com os meus melhores cumprimentos e parabéns pelo gosto que tem pela Heráldica, que dá beleza também à Genealogia.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217678 | coelho | 07 janv. 2009 14:32 | In reply to: #217636

Caro Rafael,

nesse caso, vou por lado-a-lado o brasão com armas de família e o brasão do FCP!!

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217683 | artur41 | 07 janv. 2009 15:12 | In reply to: #217678

Caro Coelho,


Bom...sempre é uma opção. Mas na mesma parede?


Um abraço,

Artur

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217688 | coelho | 07 janv. 2009 16:25 | In reply to: #217683

Caro Artur,

Na verdade, ainda não decidi o que fazer. As minhas primeiras ideias para preencher aquele vão nem sequer tinham a ver com heráldica. Provavelmente, acabo por pôr apenas o emblema do FCP ;-)

Um abraço,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217720 | rafael | 07 janv. 2009 20:37 | In reply to: #217683

Caro Coelho

Bem...! também, desculpe a sinceridade, estou de acordo com o confrade Artur .Isto sem pôr em dúvida a importância do F.C.P. e bem assim a sua estima clubista e também gosto do simbolismo e beleza do respectivo emblema.

Mas são representações heráldicas completamente diferentes, que quanto a mim não ligam bem ao lado. Mas isto é a minha opinião pessoal e questão de gosto.E posso estar errado.

O meu vizinho,que reside próximo de minha residência, é pedreiro, ele tem os emblemas de azulejo que referi na parede da casa dão colorido à fachada.

Hoje, por acaso, também vi outra casa com o emblema do Victória de Setúbal.Se a moda pega : ) vão aparecer mais.

Recordo , há muitos anos veio uma pessoa amiga a minha casa e como eu tinha muitos brasões em miniatura de colecção, nessa altura, em exposição, achou curioso eu gostar tanto de futebol : ))
O sobrinho atalhou que não eram emblemas ,mas brasões representativos de famíias,etc e rimos do acontecido, mas foi útil para uma pequena explicação de Heráldica familiar.

Reparei só hoje,no outro emblema de futebol num prédio. como atràs foi referido,porque tive de ir de autocarro e ia de "1.º andar".De automóvel nunca tinha reparado nisso, falta de visibilidade, pois não tenho carro, devido a um acidente, há dias.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217914 | coelho | 09 janv. 2009 18:22 | In reply to: #217720

Caro Rafael,

a sua sinceridade está desculpada, mas vejo que não me conhece! Na parte relativa ao emblema do FCP, eu estava a brincar! Espero que pelo menos o Artur, que já me lê há uns tempos, tenha detectado a graçola. É claro que, por mais portista que seja, não me passaria pela cabeça pôr uma pedra ou uns azulejos num alçado da minha casa. Os portistas são tolos, mas não tanto!! E quanto às armas de família, veremos ....

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217917 | Afoito | 09 janv. 2009 18:51 | In reply to: #217059

Isto está relacionado com a heráldica da Inglaterra.



http://www.coaf.us

http://www.coaf.us/prez.html
"The Foundation was established in New York in 1983 at the time of the College of Arms’ 500th anniversary when a major exhibit on English heraldry was organized at the New-York Historical Society. The purpose of the Foundation originally was to raise funds to preserve the building, on Queen Victoria Street in London, where the College has been based since the late 17th century."


"Under its present leadership the Foundation seeks to inform American audiences about English heraldry by producing events featuring experts on the subject. Accounts and photos of these events, which started in 2001, may be found under the “Activities” tab on this site."

"Granting of Arms to Americans

Today those eligible for a grant from the College of Arms include British and Commonwealth subjects, descendants of such persons - in the male or female line - be they British or foreign, and persons who have been honored by the British Crown, for example with an appointment to an order of chivalry.

Although technically Americans cannot be granted arms because they are not Royal subjects, in practice US citizens who can trace descent from a British subject living in America before 1776 can be granted "honorary" arms, which are similar in validity, appearance and cost to arms granted to a subject. Also, since the 1960s, American corporate bodies have been eligible to have arms "devised" for them by the College of Arms and since then cities, banks and even the Commonwealth of Virginia have received such "devisals". The granting of honorary arms to individual Americans or the devising of arms for corporate bodies is considered legal in both the United States and England. "

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217929 | rafael | 09 janv. 2009 20:19 | In reply to: #217914

Caro Coelho

Ainda pensei numa brincadeira. Ainda bem que foi assim. Aliàs,o FCP é um grande Clube e tem dado muitaa alegrias á Cidade Invicta.E como raramente deixo passar uma oportunidade de me alongar um pouco mais,vindo a propósito, digo que gosto muitodo Porto e da sua gente; ainda este ano fui à festa do "SÃO JOÃO DO PORTO", consegui a tempo, com quem ia.apreciar todo o colorido e alegria dos bons "tripeiros".Aliàs, se um freg. chamada de Nossa Senhora da Marinha(?),terei de precisar o nome, pertencer a Gaia ou será de Vila do Conde ?, tenho uns antepassados do séc. XVI que vieram para o Algarve,referenciados de uma freg. deste nome, da diocese do Porto.Por isso, também,a minha simpatia por tão bela e rica região.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217938 | joão pombo | 09 janv. 2009 22:04 | In reply to: #217929

Caro Rafael Carvalho:

No concelho de Vila Nova de Gaia existe uma freguesia chamada Santa Marinha, creio que será das mais populosas e urbanas.
Fico contente que tenha apreciado o S. João do Porto.
Espero que tenha mais oportunidades de visitar a Invicta, passear pela Baixa Portuense, Sta. Catarina, dar um passeio pela zona da Boavista, descer até à Foz do Douro e saborear um belo fino numa esplanada e num dia solarengo, de preferência.
Não deixe também de saborear uma das nossas deliciosas e típicas francesinhas e, claro,as inevitáveis tripas à moda do Porto.
Por outro lado e como é um interessado em Heráldica, não faltam no Porto velhas casas brasonadas, algumas infelizmente degradadas, mas as armas lá estão, imponentes e soberbas.

Cumprimentos "tripeiros",
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217947 | rafael | 09 janv. 2009 23:11 | In reply to: #217938

Caro João Pombo

Tudo isso tenho apreciado e bem e tem sido uma satisfação conversar um pouco, com desconhecidos "tripeiros" e a maneira afável com que me escutam e conversam.
E bons passeios foram feitos,que ficarão indelevelmente gravados na minha memória.
E já agora refiro a rara obra e de grande valor, que possuo,e me veio parar às mãos por um verdadeiro acaso e que eu aprecio e estimo muito -obra volumosa encadernada a pele com decoração incisa dourada-ARMAS E CASAS BRASONADAS DO PORTO E SEU TERMO-dOCUMENTÁRIO hERÁLDICO- DESENHOS DE GOUVÊA pORTUENSE E pREFÁCIO DO cONDE DE mONTEBELO (D.Henrique)-Porto-MCMXLV.

Vão letras trocadas, mas nunca tinha tido crise de gota,graças a Deus até hoje e a mão direita dói-me muito e não deixa fazer movimentos adequados e não voltei para emendar,mas até realça as palavras..

Cumprimentos amigos e bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217948 | joão pombo | 09 janv. 2009 23:16 | In reply to: #217947

Caro Rafael Carvalho:

Desejo-lhe também um bom fim de semana (com menos frio de preferência) e as melhoras.

Um abraço,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#217960 | artur41 | 10 janv. 2009 01:51 | In reply to: #217914

Meu Caro Coelho,


O confrade Rafael leva as coisas a sério, e de facto estas matérias são para ser, por norma, encaradas dessa maneira. Confesso-lhe que estive para lhe responder da seguinte maneira: Coelho, meu amigo, bem sabeis que o Dragão é uma figura mitológica, ao passo que a a águia é bem REAL. Aqui entre nós: considero que os portistas não são nenhuns tolos, apenas se deixam levar pela imaginação... lol lol


Um abraço,

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#218013 | Sérgio Sodré | 10 janv. 2009 20:32 | In reply to: #217960

Atenção que o Dragão ainda existe em Komodo, é bem real e até há um casal no Jardim Zoológico! Não é preciso deitar fogo para se ser dragão, pois não?

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#218074 | felpo | 11 janv. 2009 02:40 | In reply to: #218013

A figura central e mais importante nas armas da cidade do Porto é Nossa Senhora. Julgo que o dragão está a seus pés.
Parece-me uma infeliz ideia o clube da cidade privilegiar o dragão em detrimento de Nossa Senhora.

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#218076 | felpo | 11 janv. 2009 03:01 | In reply to: #218074

" no ano de 1834, D. Pedro IV mandou substituir o brasão antigo conferindo à cidade do Porto a designação de: Antiga, mui nobre sempre leal e invicta cidade. O novo brasão era constituído por um escudo esquartelado, cercado pelo colar da Ordem de Torre e Espada, tendo nos primeiro e quarto quartéis as armas do reino de Portugal e nos segundo e terceiro as antigas armas da cidade. Encimava o escudo um dragão verde assente numa coroa ducal. Atada ao pescoço do dragão, sobressaía uma longa faixa com a legenda "invicta". Penso que foi daqui que se retirou a ideia do dragão. A cor azul, é a cor do manto de Nossa Senhora.

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#218122 | Sérgio Sodré | 11 janv. 2009 17:30 | In reply to: #218074

para efeitos de "pontapé na bola" a escolha de Nossa Senhora seria infeliz, entre outras coisas, porque daria uma vantagem sobrenatural injusta para com o Leão e a Águia... É melhor não meter Nossa Senhora neste campeonato...

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#218129 | felpo | 11 janv. 2009 18:10 | In reply to: #218122

Concordo! :)

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#226201 | gmg | 12 avril 2009 19:52 | In reply to: #217098

Caro "Luso",

Tem muita razão naquilo que diz! "uso do brazão de armas pessoais (especialmente em anel ) com um misto de desdêm, ódio e inveja(pasme-se), considerando quem o usa um presunçoso que se julga superior a tudo e a todos (quando não o rotulam com epítetos perversos de natureza sexual, embora reconheça que haja quem se ponha a jeito nesse aspecto)".


Saber-me-á indicar um Heraldista que trabalhe, na perfeição, com o computador criando brasões de alta definição para depois poderem ser usados, por exemplo, em papel de carta?

Cumprimentos,
Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#226228 | felpo | 12 avril 2009 21:50 | In reply to: #226200

Não sei, mas conheço quem o possa ajudar. Logo que estabelecer o contacto comunicar-lhe-ei.

Cumprimentos,
Felpo

Reply

Direct link:

Heráldica

#226230 | gmg | 12 avril 2009 22:13 | In reply to: #226228

Exmo senhor,

A mensagem era destinada a mim? Sobre Heraldistas?

Agradeço.

Com os melhores cumprimentos,
GMG

Reply

Direct link:

RE: Heráldica

#226231 | felpo | 12 avril 2009 22:39 | In reply to: #226230

Sim, Sim era dirigida a GMG
Logo que conseguir, responderei para aqui.
Cumprimentos
Os melhores cumprimentos
Felpo

Reply

Direct link:

RE: Heráldica

#226232 | gmg | 12 avril 2009 22:44 | In reply to: #226231

Muito Obrigado!

Votos de uma Santa Páscoa.

Respeitosamente,
GMG

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#226235 | tmacedo | 13 avril 2009 00:45 | In reply to: #218074

Caro Felpo:

O dragão, sendo o timbre da Casa de Bragança, encima a coroa ducal nas armas da cidade do Porto.

Cumprimentos

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Até nos EUA os brazões de armas são objecto de

#226237 | felpo | 13 avril 2009 00:59 | In reply to: #226235

Caro António Taveira,

Obrigado pelo seu esclarecimento.

Os meus cumprimentos e uma boa Páscoa

Fernando Pinto Coelho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 juin 2024, 03:44

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen