Permuta de investigação Elvas/Faro
This topic is classified in rooms: Arquivos
Permuta de investigação Elvas/Faro
Caros Confrades
Um dos ramos da minha árvore encontra-se no Arquivo Histórico Municipal de Elvas. Uma vez que vivo em Portimão e que, por motivos vários, me é muito difcil deslocar-me a Elvas, sugiro:
Se houver alguém da zona de Elvas que necessite pesquisas no Arquivo Distrital de Faro, poderia enviar-me os dados; eu faria o mesmo e trocariamos assim seria mais fácil, mais célere e mais económco para os dois.
Cumprimentos
António Alferes Pereira
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Eu, mais uma vez.
Peço desculpa pelo mau Português com que me expressei. Pressas...
No entanto, penso que é clara a sugestão que apresento.
Cumprimentos
António Alferes Pereira
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caros Confrades
Renovo a sugestão
Cumprimentos
António Alferes Pereira
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro António Pereira,
Quais os apelidos, os concelhos e freguesias que procura em Elvas?
Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro Arlindo Rodrigues
Agradeço a sua resposta e interesse.
O que procuro em Elas é o seguinte:
1- Baptismo de Sebastião António Rufino, natural da Matriz do Alandroal, filho de Rufino José e Mariana de Jesus. O filho nasceu em 1852 portanto devemos estar a falar de c. 1830.
2- Baptismo de Leucádia Maria Medronho, natural do Alandroal (Freg?) filha de Tomé Joaquim Medronho e Teresa de Jesus. Casou em 1850, portanto terá nascido em 1825/30...
3- Baptismo de Pedro António, filho de Caetano Francisco e Brites da Silva, natural de Bencatel e com um filho nascido em 1765. Será de 1740, sensivelmente.
4- Joaquina Inácia, natural de Bencatel e filha de Manuel António e Ana Mendes. Casada com o anterior, portanto sensivelmente da mesma data.
E é tudo - e já bastante - o que necessito por agora.
O Confrade tem alguma coisa para eu pesquisar em Faro? Terei todo o gosto em fazê-lo. Aliás a proposta é precisamente essa. Se assim for, envie os dados que tiver, por favor.
Cumprimentos
António Alferes Pereira
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro António Alferes Pereira,
Mais um parentesco revelado pelo fórum!
Então é assim:
Tenho na minha ascendência Caetano Francisco, n. Bencatel (Enquanto solteiro morava na Horta de El Rey - Bencatel), c.c. Brites da Silva, n. Bencatel, a 6.7.1717 - Bencatel. Foram testemunhas do seu casamento António Correia Ravasco, de Vila Viçosa e Manuel Rosado.
Ele, filho de António Francisco e de Brites Dias, ambos de Bencatel.
Ela, filha de Luís Fernandes, n. Pena Verde - Aguiar da Beira, e de Maria Lopes, n. Bencatel (casaram em Bencatel a 14.1.1691. Foi testemunha deste casamento Pedro Mascarenhas de Brito entre mais pessoas). Neta paterna de Domingos Fernandes e de Maria Galega (Ambos do lugar do Mosteiro, Freguesia da Purificação - Pena Verde - Aguiar da Beira - Guarda. Neta materna de Afonso Lopes, n. Bencatel, e de Brites Rodrigues, n. Vila Viçosa, (casaram em Bencatel a 25.5.1664. Brites Rodrigues era viúva de Manuel Martins).
O referido Afonso Lopes era filho de Diogo Lopes, moleiro, e de Catarina Fernandes.
A sua mulher, Brites Rodrigues, era filha de Manuel Rodrigues, n. Vila Viçosa, e de Francisca de Goes, b. 9.9.1607 - S. Bartolomeu - Vila Viçosa, filha de Manuel de Goes e de Leonor Franca. A referida Francisca de Goes teve, pelo menos, um outro irmão, chamado Francisco, que foi baptizado na mesma freguesia a 9.4.1606.
Tenho procurado relacionar estes "Goes" com os seguintes:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183643
mas, até à data, tal não me foi possível. Ignoro, por isso, se existiria algum parentesco, mas não deixa de ser curioso o facto de existiram indivíduos com o mesmo apelido, que não é de todo vulgar, contempoâneos e em data relativamente remota, na mesma localidade, sem qualquer laço de parentesco.
A título de curiosidade, posso adiantar-lhe a linha que me liga a essa gente:
1. Brites da Silva e Caetano Francisco (meus 9.ºs avós) tiveram, além da sua ascendente, pelo menos mais uma filha:
2. Francisca Joaquina, que casou em Rio de Moinhos - Borba, a 18.10.1744, com Gregório Pereira, n. Rio de Moinhos.
Tiveram, entre outros, a:
3. Lourenço Pereira, c.c. Teresa de Jesus, n. R.M., filha de Manuel Pereira Silveiro e de Joana Mendes Franca (que casaram a 15.1.1730 - Rio de Moinhos, Borba), neta materna de Simão Martins de Sequeira e de Catarina Mendes Franca.
Tiveram, entre outros, a:
4. Catarina do Carmo, n. R.M., que casou a 20.11.1795 - R.M., com Venâncio da Silva, n. Rio de Moinhos, filho de Custódio da Silva, n. Pega - Guarda, e de Vitória de Jesus, n. R.M.
Tiveram, entre outros, o filho que segue:
5. João Lourenço, n. R.M., que casou, em Rio de Moinhos a 28.11.1831, com Maria das Dores, filha de Joaquim Manuel Coelho ( irmão de Manuel Joaquim Coelho, que consta em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=333667 e de Vitória Maria Ferreira.
Tiveram, entre outros, o seguinte filho:
6. Filipe Maria, n. 2.4.1839 - R.M., que casou a 7.9.1873, na mesma freguesia, com Ana Felícia, filha de João da Silva Bento e de Felícia de Jesus.
Tiveram, entre outros, os seguintes filhos:
7. João Filipe Vinhas, n. Rio de Moinhos - Borba, que casou a 14.12.1896 - R.M., com Felícia Maria.
Tiveram:
8. Nazaré de Jesus Vinhas (minha bisavó materna), que consta em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=621836
7. Joaquim Filipe Vinhas, n. Rio de Moinhos - Borba, que casou com Mariana da Encarnação (irmã de Felícia Maria, que casou com João Filipe Vinhas, ou seja, dois irmãos casados com duas irmãs), filha de Manuel da Silva Lopes e de Maria Isabel
Tiveram:
8. Amaro Filipe Vinhas (meu bisavô paterno), que consta em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=636981
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro António Pereira,
Eu tenho muitos antepassados no Alandroal, mas ainda não me cruzei com nenhum dos que indica.
Agradeço a sua disponibilidade mas, por enquanto, ainda não encontrei nenhum antepassado do Algarve.
Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro Luis Calhau,
Então como vão as invetigações aí pelo A.D. Évora?
Eu já há muito tempo que não vou lá.
Só como curiosidade, tens algum antepassado da freguesia de Santiago Maior, concelho do Alandroal. É que a maior parte da minha ascendência é desta freguesia.
Continuação de boas pesquisas,
Arlindo Rodrigues
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro Arlindo,
Lamentavelmente, as pesquisas no A.D.E estão congeladas (pudera, com este frio!). Na verdade, não consigo arranjar tempo, à excepção de um ou outro dia nas férias, para "matar o vício".
Até à presente data, não encontrei ascendência em Santiago Maior. Como sabes, em tempos pesquisei sobre essa freguesia, mas em relação à ascendência de um tio meu por afinidade. Ainda assim, envia-me os elementos correspondentes ao fim-de-linha da tua ascendência naquelas bandas que tentarei relacionar com algum dos elementos de que disponho. O prefixo do meu e-mail continua o mesmo, mas agora "gmail".
Um abraço.
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro Luís Projeto Calhau
Fiquei bastante muito contente com as suas notícias, como deve imaginar. Devido à minha vida profissional tenho mantido ultimamente este vício da genealogia num caldo morno. Hoje as coisas "espevitaram", graças às suas boas notícias. Bem Haja.
Há aqui uma discrepância de dados que me parece ser de pouca importância, mas que quero partilhar consigo, e que é o seguinte:
O nosso antpassado Caetano Francisco aparece no baptismo do neto como sendo natural de Santiago de Rio de Moinhos, temo de Estremoz. Penso que esta diferença de dados não é significativa, não é verdade?
Os dados que me enviou sobre os ascendentes deste casal são já fim-de-linha, ou são investigações que ainda tem em curso?
Curiosa essa possibilidade de ligação da nossa antepassada com o Gois presente na Batalha de Alcácer-Quibir. Gostava de explorar essa possibilidade, mas confesso que não sei como.
Mais uma pergunta, esta de carácter "informático": Como é que refere o link que vai dar às páginas dos seus antepassados referenciados aqui no Genea? Não sei como incluir essa informação. Se não se importar, ensine-me a fazê-lo.
Também por curiosidade, aqui vai a linha desde o nosso antepassado Caertano Francisco até hoje:
O casal Caetano Francisco / Brites da Silva tiveram a Pedro António, n. de Bencatel, nascido em? e casado com Joaquina Inácia, também de Bencatel. Este casal teve pelo menos a:
Joaquim António, nascido a 5.5.1765, n. de Bencatel e cc. Ana Teresa a 12.12.1796, em Bencatel. Ana Teresa também era natural de Bencatel. Tiveram a:
Maria Joaquina, n. a 23.4.1799 em Bencatel e que cc José Joaquim de Santa Ana em Bencatel, a 8.1.1818. José Joaquim era natural da Vila de Moura.e viuvo de Joana Perpétua. O casal teve a:
Ana Maria Joaquina, n. a 5.5.1830 em Bencatel. Cc. Sebastião António Rufino, n. ? na Matriz do Alandroal. Tiveram a:
José Joaquim Alferes, n. a 19.7.1852 no Alandroal- Matriz e cc. Francisca Júlia Medronho a 27.10. 1879 também no Alandroal. Eram pais de :
Afonso José Alferes, n. a 2.11.1882 no Alandroal - Nª Srª da Conceição, e que era meu bisavô. Da ligação com Joaquina Vicência, n. da Amieira, Portel, tiveram, entre outros:
José Afonso Alferes, n. a 6.2.1909, em S. Lorenço do Alqueva e que cc. Cominete da Conceição a 22.2.1931 em Évora de onde Cominete era natural. Ciosta no Genea, mas não lhe sei dar o llink, como já referi.
Mais uma vez os meus agradecimentos por tão boas notícias.
Ao seu dispôr
António Alferes Pereira
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro Alrlindo Rodrigues
Como decerto já reparou, o nosso Confrade Luís Projecto Calhau deu-me a alegria de me dar a conhecer mais uns nomes de antepassados comuns. Assim, fica sem efeito o pedido estava pendente. Tal facto não obsta, como é evidente, o que originalmente disse; terei todo o gosto em ser útil aqui pelos Algarves, se de tal necessitar.
Mais uma vez, obrigado e disponha
cumprimentos
António Alferes Pereira
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro António Pereira,
No assento de casamento da minha ascendente Francisca Joaquina é referido que os pais são naturais de Bencatel, enquanto no assento de casamento dos pais o padre se refere ao nubente nos seguintes termos: “era morador na Horta d`El Rey, em Bencatel”.
Ainda assim, logo que me for possível, tratarei de confirmar esses elementos, que pesquisei no tempo em que os governos não embirravam com os professores.
Quanto à possibilidade de os nossos “Goes" entroncarem nos outros “Goes", que também viveram em Vila Viçosa e sendo seus contemporâneos, como se trata do limiar dos paroquiais não se assume tarefa fácil, exigindo a consulta de outras fontes que, de momento, confesso não ter disponibilidade para tal. Ainda assim, convém salientar, que em Borba, nos meados do séc. XVI já existiam “Goes", embora nada garanta que não fossem dos mesmos, tendo em conta a proximidade geográfica e, em parte, o estatuto social que estes de Borba evidenciavam.
Ainda em relação aos “Goes do Rego” tenho um pequeno apontamento que complementa a informação que consta no Geneall, em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183643
Pelo que aproveito para aqui o deixar, e que são fruto das pesquisas que efectuei junto dos paroquiais:
- Gaspar de Goes do Rego, c.c. Maria Vicente (só consta Maria Vicente no assento de casamento), a 11.2.1571 – Matriz de Vila Viçosa.
A informação que consta do referido assento condiz com a informação que consta nas “notas” do Geneall, ou seja, refere que ele era criado do Duque D. Teodósio, e ela Açafata de D. Catarina.
- Gracia de Goes, filha de Gaspar de Goes do Rego e de, sua mulher, Maria Vicente, casou efectivamente com o Licenciado António Botelho e, embora Gayo não mencione descendência (daí o facto de, no Geneall, constar que não houve descendência deste casamento), certo é que teve, pelo menos, os seguintes filhos:
- Maria, b. 10.11.1605 – Vila Viçosa, S. Bartolomeu.
- Gaspar, b. 9.11.1607 – Vila Viçosa, S. Bartolomeu
Em todo o caso, não averiguei se Maria e João chegaram à idade adulta.
Quanto à inserção de hiperligações às página do Geneall, basta que para isso abra, previamente, a página no indivíduo a propósito do qual queira fazer referência através de hiperligação e, através do processo “copy/paste” se apronte a colocar o endereço, que surge no browser, no espaço destinado à mensagem que pretende enviar.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Permuta de investigação Elvas/Faro
Caro Luís Projecto Calhau
Ainda não lhe tinha respondido a agradecer os últimos dados qe me enviou pelo mesmo motivo que aponta no seu último ppost. Embirrações governamentais. MAs enfim... cá vão os agradecimentos.
As fontes de que fala para pesquisar a possível ligação entre os nossos e "aqueles Goes" encontram-se onde? Nas férias da Páscoa penso que poderei deslocar-me daqui do Sul e iniciar algum trabalho; mas confesso que necessito aguma orientação. Depois se verá.
Mais uma vez, muito obrigado
Cumprimentos
António Alferes Pereira
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 déc. 2024, 21:44