Novais de Araújo da cidade de Braga

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Novais de Araújo da cidade de Braga

#15233 | silvestre | 04 janv. 2002 18:49

Acabo de receber o regº de casamento em 1694, no Carregal do Sal, (15 euros!!!)de uma avó, Maria, filha de Estáceo de Novais de Araújo, da cidade de Braga e Ana de Aires. Alguém conhece estas famílias?...
agadeço
Vera

Reply

Direct link:

RE: Novais de Araújo da cidade de Braga

#15393 | Carlos Silva | 07 janv. 2002 08:56 | In reply to: #15233

Vera,

Vamos encontrar uma pista para soluçào no site proposto no topico sobre pesquisas no Arcebispado de Braga (dica).

Na base de dados sobre inquiriçoes de genere, vamos procurar todos os pretendentes do distrito de Braga, cujo pai teve em apelido " Novais " (%Novais%).

Encontraremos alguns.

Entre eles os 4 irmàos :
Antonio Basilio Araujo Novais (processo 6262) em 1730
Estacio Novais Araujo Mendonca (processo 27936)
Fernando Luis Mota Novais (processo 29285) e
Sebastiào Xavier Novais Furtado Mendonca (processo 10048).

Suas fichas individuais dizem que eram filhos de Estacio Novais Araujo e de Mariana Ferreira Furtado Mendonca (Braga-Maximinos, S. Pedro).

Depois " basta " ir ao Arquivo distrital de Braga, para consultar estes processos, que lhe darào os nomes e naturalidades dos pretendentes, pais e avôs (por vezes bisavôs) e mais pormenores (o irmào mais velho deve ter o processo mais completo)… ou algum colega listeiro de Braga e arredores talvez ajude ?

Suponho que se trata da mesma familia.
Uma pesquisa aprofundada na base de dados pode dar mais resultados.
Cumprimentos

Carlos Paulo

exemplo:

Processo: 6262
Pasta: 277
Nome: Antonio Basilio Araujo Novais
Pai: Estacio Novais Araujo
Mãe: Mariana Ferreira Furtado Mendonca
Data: 1730-03-11
Freguesia: BRAGA-MAXIMINOS,SAO PEDRO
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Observações: Estacio Novais Araujo Mendonca,Irmao.Proc. 27936. Fernando Luis Mota Novais,Irmao. Proc. 29285. Sebastiao Xavier Novais Furtado Mendonca,Irmao. Proc. 10048.

Reply

Direct link:

RE: Novais de Araújo da cidade de Braga

#15414 | silvestre | 07 janv. 2002 14:57 | In reply to: #15393

Carlos
Agadeço muito os dados enviados. Não sei se o Estáceo referido será pai ou avô desta minha antepassada, filha de Ana de Aires, solteira, de Carregal do Sal. Maria de Novais de Araújo casou em 1694. Terá nascido em 1675, aproximadamente. Se António Basílio foi ordenado em 1730, nasceu talvez em 1706, havendo cerca de 30 anos de diferença. seria este Estácio meio irmão de Maria? Qual a actividade do pai Estáceo para ir até ao Carregal do Sal deixar descendência? Seria interessante para a imaginação de um romancista...
Procurarei telefonar para o Arquivo de Braga .
Com os melhores cumprimentos.
Vera

Reply

Direct link:

RE: Novais de Araújo da cidade de Braga

#16657 | silvestre | 04 févr. 2002 15:05 | In reply to: #15393

Carlos
Agradeço a pista. Tenho a i.g. de um dos irmãos e confirma-se que o avô é homónimo do pai, natural de Braga, por isso quase de certeza meu antepassado. Pedi agora a cópia da i. g. do mais velho, Sebastião, pois esta i.g.remete para ela. Aí verei se há alguma relação desta família com o Carregal do Sal...Já agora, partilho a informação. Estáceo, (avô), natural de Braga, era casado com D. Angela Pais Lopes, da mesma cidade.
Agradeço
Vera

Reply

Direct link:

RE: Novais de Araújo da cidade de Braga

#144331 | carmendds | 16 févr. 2007 13:41 | In reply to: #15233

familia novais de Braga, descendentes

agradeco
Carmendds

Reply

Direct link:

RE: Novais de Araújo da cidade de Braga

#144336 | silvestre | 16 févr. 2007 14:22 | In reply to: #144331

Envio-lhe o meu contacto para toca de impressões: juzarte @ iol.pt
Cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 23:50

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen