Família Teixeira - Origem:Portugal/Barcelos

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família Teixeira - Origem:Portugal/Barcelos

#222010 | Alexandra Dantas | 24 févr. 2009 03:20

Eu chamo-me Alexandra Dantas, sempre tive imensa curiosidade em saber os meus antepassados familiares.
A minha curiosidade centra-se principalmente na família Teixeira. Família directa da minha bisavó Rosa Teresa Teixeira que hoje teria cerca de 140 Anos.
Na família sabe-se que a minha bisavó pertencia a uma família extremamente abastada, com ligações eclesiásticas, proprietária muitas terras e de quase aldeias inteiras. O casal Teixeira com apenas 2 filhos (1 casal - a menina era a minha bisavó), decidiu ir para o Brasil temporariamente, mas sem tempo definido para voltar, por razões que se desconhecem, confiando os dois filhos menores e a magnifica fortuna a um dos seus irmãos. Ora, sendo as crianças menores, o casal (meus tetravós) deixou procurações para gestão da grandiosa fortuna com o referido irmão, que se aproveitou da situação, vendendo todos os bens e assim destruiu toda a fortuna que não lhe pertencia por direito.
Os meus tretavós nunca mais voltaram nem deram notícias, mas fala-se que como ainda eram muito jovens tiveram outros filhos no Brasil dando continuidade à família Teixeira.
Perante tal situação, um outro tio da minha bisavó que era padre, igualmente abastado e proprietário de vastíssimas terras, acolheu a minha bisavó e deu-lhe uma parte dessas terras em lugar da mó - Balugães. Pensa-se que a minha bisavó seria natural de Balugães, concelho de Barcelos, porque lhe foram legados bens daquele lugar.
Presume-se que, aquando do casamento dos meus bisavôs - Manoel Pereira Dantas e Rosa Teresa Teixeira a minha bisavó terá passado todas as suas terras para o nome marido, ficando este a geri-las.
Os meus bisavôs tiveram cerca de 9 filhos, todos eles baptizados com o nome de Pereira Dantas, há excepção de um que se chama Albano Teixeira Dantas e reside actualmente em Paris - França. Um outro filho de meus bisavôs e meu 2º tio, Mário Dantas com cerca de 70 e tal anos, tem 3 filhos, reside no Brasil a cerca de 200 km de São Paulo e vai mantendo o contacto com a família.
Hoje, existem e residem descendentes da família Teixeira, com o nome de Teixeira Dantas ou Pereira Dantas fixados em Barcelos – Balugães – Lugar da Mó.
Ainda hoje paira no ar a incerteza em relação à família Teixeira que os meus tretávos terão formado no Brasil, a nossa restante família. Temos conhecimento que à algum tempo atrás foram procurados familiares/descendentes da família Teixeira em Balugães - Barcelos, mas infelizmente não deram a informação correcta, porque desconheciam que a minha bisavó se chamava Rosa Teresa Teixeira, sendo aquele lugar mais conhecido por aí residir a família Dantas.
Tal como vocês também gostaria de saber muito mais da família Teixeira. Sei que existem muitos Teixeira no Brasil com origem portuguesa.
A todos os Teixeira os meus melhores cumprimentos,

Alexandra Dantas
E-mail: alexandradantas20@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Família Teixeira - Origem:Portugal/Barcelos

#339172 | Renne T S Santos | 08 déc. 2013 16:02 | In reply to: #222010

Olá Alexandra, tudo bem?

Sou Renne Santos, minha avó se chama Maria da Conceição Teixeira da Silva, fou casada com Manoel Gonçalves Doutão.
Será que temos algum grau de parentesco, pois acho que Rosa Teixeira Dantas é da linhagem de um deles, eu procuro a muito pela linhagem deles, principalmente pelo sobrenome Doutão, meu avô já é falecido e meu tio Antonio Sergio Teixeira Doutão deve ser o ultimo Doutão, nas minhas procuras encontrei uma pequena familia Do Outão, que eram os cuidadores do Forte Do Outão.

Pode me ajudar com algumas informações?

Sei que minha avó é de Lisboa e meu avô de Traz dos Montes.

Somos do Brasil, eles vieram para ca com minha mão Ana Maria da Silva.
meu tio nasceu aqui no Brasil.

Meu e-mail é renne@art7cineevideo.com.br

Reply

Direct link:

Família Teixeira - Origem:Portugal/Barcelos

#365890 | Landsgomes | 09 févr. 2016 02:55 | In reply to: #222010

Boa noite a todos voces,

Desculpame o incomodo, Sou bisneto de uma senora portuguesa que se chamava Rosa da Conceicao Teixeira, nao tenho sua idade exata, Apenas minha avo contava que ele faleceu no Maranhao, Brasil quando ela tinha apenas 7 anos, Creio que minha bisavo deve ter nascido entre 1890 e 1915, Minha avo ja falecida, nasceu en 1931 no Maranhao. Caso saiba de alguma coisa sobre onde eu posso ter mais informacoes eu agradeco muito, Estou tentando buscar minha descencia para aplicar para minha naturalizacao portuguesa.

Obrigado.
Lance Gomes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 19:19

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen