Batalhão do Imperador, D.Pedro I Guerra Cisplatina
This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Cargos
Batalhão do Imperador, D.Pedro I Guerra Cisplatina
Caros Confrades
Procuro ajuda sobre os oficiais do Batalhão do Imperador D. Pedro I, que participaram na Guerra da Cisplatina, 1825 a 1828.
Procuro nomeadamente elementos sobre a participação no Batalhão do Imperador de Francisco de Melo da Gama de Araújo (e Azevedo), que era oficial do exército Português, do Batahão de Macau, mas aproveitando uma licença para se deslocar ao Brasil em 1825 "aprarece" a casar em 1828 em Montevideu, constando do registo que era cadete do Batalhão de Imperador.
Já recorri aos arquivos do exército brasileiro mas não aparece o registo.
Obrigado, Cumprimentos.
Francisco de Melo Parente
Direct link:
RE: Batalhão do Imperador, D.Pedro I Guerra Cisplatina
Caros Confrades
Renovo o pedido.
Cumprimentos
Francisco de Melo Parente
Direct link:
RE: Batalhão do Imperador, D.Pedro I Guerra Cispla
Caro Francisco
Só uma achega. Vários oficiais pertuguesemorreram no naufrágio da barca "Maria Teresa " que se dirigia de Montevideu para o Rio em 1 de Novembro de 1828, Será que esse oficial estava nela embarcado? Digo-lhe isto pois 2 irmãos ambos oficiais do exército, naturais de Santa Marta de portuzelo e de apelido Pinto Correia Araújo pereceram nesse naufrágio. È uma hipótese se conseguir saber o nome dos falecidos nesse naufrágio e é possível que haja registos.
Ao dispor
Aguerreiro
Direct link:
RE: Batalhão do Imperador, D.Pedro I Guerra Cisplatina
Caro Guerreiro
O meu quaro avô não morreu nessa altura de certeza.
O historial sobre o antepassado que procuro é bem curiosa, Francisco de Melo da Gama Araújo e Azevedo nasceu no Desterro em 1799. Em 1820 estava no 1º regimento de linha no Rio de Janeiro. Em 1823 estava em Macau no Batalhão de Macau comandado pelo pai, de nome igual. Em 1825 estava em Lisboa e pede um ano de licença para ir ao Rio de Janeiro visitar a mâe. Em 1828 casa em Montevideu, dizendo o registo que era alferes do batalhão do imperador. Só retomo o rumo quando em 1840 chega a Portugal, vindo de Diu na Índia, como Tenente Coronel, onde o pai era governador. Veio a morrer em Ponte de Lima na Casa da Garrida cerca de 1860.
O que ando à procura é do percurso dele no exército brasileiro, mas está dificil...
Obrigado, cumprimentos
Francisco de Melo Parente
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 10 nov. 2024, 03:59