assento de nascimento

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

assento de nascimento

#226246 | shimity | 13 avril 2009 02:39

por favor,procuro o assento de nascimento de meu avô.
nome: bernardo maria de mattos
pai: josé maria de mattos (ou josé de mattos)
mãe: antônia precioza de azevedo mattos (ou antônia da rocha)
data de nascimento: 14 de junho de 1870
provincia : celeirós
concelho: sabrosa
distrito : vila real
paróquia: não possuo dados.
obrigada a todos que puderem me ajudar.

antõnia hamada / brasil

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#226256 | MCNN | 13 avril 2009 11:33 | In reply to: #226246

Cara Antónia

Celeirós não é província, é isso sim uma freguesia do concelho de Sabrosa.

A consulta via internet de alguns livros de assentos da paróquia de Celeirós foi já disponibilizada pelo Arquivo Distrital de Vila Real mas, infelizmente para si, o livro que lhe interessa (contendo os baptismos de 1870/1871) ainda não o foi.

Assim, e dependendo da urgência que tem nessa informação (e dos fins para que a pretende), tem uma das seguintes alternativas:

a) Solicitar ao Arquivo Distrital de Vila Real essa informação, já que sabe o concelho a paróquia e a data de nascimento, o que torna particularmente fácil encontrar esse assento (mais a mais porque apenas há necessidade de consultar um livro). Se procura essa informação para algum efeito legal, irá então necessitar que lhe seja passada uma certidão, e isso só mesmo o Arquivo Distrital de Vila Real estará em condições de o fazer;

b) Pedir a algum confrade que vá proximamente a esse Arquivo que procure por si essa informação;

c) Aguardar mais um pouco, e esperar que a consulta via internet do livro de baptismos que lhe interessa seja disponibiizada pelo Arquivo Distrital de Vila Real.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#226278 | shimity | 13 avril 2009 16:52 | In reply to: #226256

caro mario césar navarro,
muito obrigada pela correção. realmente eu me confundi. celeirós é, na verdade,
uma freguesia.Obrigada!
mário césar, já segui os passos que me indicou. infelizmente este assento não foi encontrado. encontraram os assentos dos irmãos de meu avô, josé augusto de mattos e antonio augusto de mattos, nascidos em15/01/1865 (eram gêmeos) e de outro irmão, manuel maria de mattos, nascido em 18/08/1869.
o diretor do arquivo distrital de vila real, muito gentilment, pediu-me que entrasse em contato com a "conservatória do registo civil de sabrosa" para verificarem a possibilidade deste assento ter sido transcrito em data posterior a 1906.
entrei em contato com esta conservatória mas, após pesquisas, também lá nada foi encontrado.
pelo que pode ver, voltei ao começo. minha esperança é encontrar algum confrade que possa me ajudar. moro em são paulo/ brasil e por isso as coisas se tornam mais difíceis.
preciso deste assento para completar minha documentação junto ao consulado de portugal em são paulo e conseguir enfim, a minha cidadania portuguesa, realizando assim um grande sonho.
tenho certeza que, no tempo certo, irei conseguir.
muito obrigada pelo sua atenção ao atender ao meu pedido.
um abraço,
antônia hamada

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#226324 | MCNN | 14 avril 2009 01:06 | In reply to: #226278

Cara Antónia

Não pude deixar de reparar num dado que menciona.

O seu avô terá nascido em 14 de junho de 1870, e um irmão dele nasceu em 18 de Agosto de 1869.

Ora entre estas duas datas medeiam apenas 10 meses.

Claro que não é impossível isso acontecer, mas não deve excluir a hipótese de que a data de nascimento do seu avô (nomeadamente o ano) não esteja correcta.

E se fôr assim, isso pode ter influenciado a busca que fizeram no Arquivo Distrital de Vila Real, pois podem ter focalizado a sua busca em torno de 1870 quando o ano de nascimento poderia, por hipótese, ter sido bem mais tarde (ou bem mais cedo).

Mas caso o Arquivo Distrital tenha procedido à busca intensiva do baptismo do seu avô, outra hipótese que não deverá excluir é a de que ele tenha sido baptizado noutra paróquia.

Pode muito bem ter acontecido que os seus bisavós fossem de Celeirós, que os irmãos mais velhos do seu avô tivessem sido baptizados em Celeirós, mas que os seus bisavós entretanto tivessem mudado de residência e o seu avô acabasse por ser baptizado noutra paróquia.

Já agora, gostaria de lhe perguntar uma coisa.

Estou a partir do princípio que o seu avô emigrou para o Brasil. Estou correcto ?

E se foi isso que aconteceu, os seus bisavós acompanharam-no ou ficaram em Portugal ? Foi sozinho ou com algum irmão ? E em que ano é que o seu avô emigrou para o Brasil ?

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#226398 | shimity | 14 avril 2009 22:04 | In reply to: #226324

caro Mário César,

não me enganei quanto ao seu espírito de ajuda.obrigaada, mais uma vez.
mário césar,também a mim não passou despercebido a diferença pequena entre o nascimento dos dois irmãos.todavia em todos os dados que possuo constam a data de 1870.
de fato meu avô emigrou para o brasil. seus irmãos josé augusto e manuel maria vieram antes , em 1883. Quando criança ouvi falar que vovô bernardo viera ainda adolescente, e por ser ainda uma criança viera escondido nos porões do cargueiro mas em livros da história de minha cidade, consta que ele chegou no porto do rio de janeiro por volta de 1894, portanto com 24 anos, o que não bate com aquilo que sempre ouvi quando criança. na família, hoje, mário césar não tenho ninguem a quem consultar pois os mais velhos da família já se foram...eu, particularmente, acho que ele veio mais novo pois seu irmão josé augusto veio com 18 anos.
meu avô veio sòzinho segundo consta.seus pais ficaram em portugal.
no arquivo nacional do rio de janeiro também não consigo localizar a data de sua chegada nem o visto de entrada no brasil.
é tudo muito confuso, mário césar. minha esperança é localizar aí, em portugal, o assento de nascimento dele.
na próxima semana embarco para a suiça com meu marido mas como já estávamos com uma programação já feita, infelizmente não poderei chegar até portugal.
preciso muito deste documento pois quero adquirir a cidadanis portuguesa.
mais uma vez lhe agradeço, de coração, pela força qie está a me dar.
um grande abraço,
antônia hamada

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#226748 | MCNN | 18 avril 2009 09:56 | In reply to: #226398

Olá Antónia

Em primeiro lugar queria dizer-lhe que não necessita de me agradecer, este forum serve, entre outras coisas, para nos ajudarmos mutuamente.

No que diz respeito à história de seu avô, a própria Antónia já chegou à conclusão que há certos factos que não são compatíveis entre si.

Assim, se o seu avô chegou ao Brasil em 1895 e se era adolescente nessa data, de certeza que não nasceu em 1870, mas sim bem depois (em data mais próxima de 1880).

Um detalhe que menciona sobre a viagem do seu avô é o de que ele teria viajado para o Brasil escondido no porão.

Ora, se isso aconteceu é porque ele viajou clandestinamente para o Brasil. E, por muito grande que fosse o espírito aventureiro do seu avô, dificilmente ele o conseguiria fazer sem a ajuda de alguém que também seguisse a bordo.

Não falo somente no facto que ele teria de sobreviver durante a viagem. Falo principalmente no facto que ele necessitaria de ajuda quer para embarcar quer para desembarcar de forma que não fosse detectado.

E agora queria perguntar-lhe uma coisa: O irmão do seu avô que a Antónia diz que se chamava Manuel Maria não se chamaria, na realidade, de Manuel António ?

A razão porque lhe pergunto isso é simples. O excelente site do Arquivo Distrital de Vila Real permite consultar os passaportes emitidos pelo Governo Civil de Vila Real.

Um aspecto que deve levar em linha de conta é o facto de que uma pessoa pedir um passaporte não implica necessariamente que tenha realizado a viagem. Outro ponto que deve levar em consideração é o de que não sei se o Arquivo Distrital de Vila Real tem a informação de todos os passaportes emitidos.

Assim, e consultando os passaportes emitidos para pessoas que tinham por destino o Brasil, que eram naturais de Celeirós e que contivessem Matos no seu nome, encontramos três registos:


Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1623/592
- Cota original
226
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 13/03/1882
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
165x225 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: José Augusto de Matos
Idade: 17 anos
Freguesia: Celeirós
Concelho: Sabros
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 149


--------------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1631/274
- Cota original
296
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 20/03/1891
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: António Augusto de Matos
Idade: 26 anos
Freguesia: Celeirós
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 69


--------------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1636/28
- Cota original
1018
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 13/04/1895
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Manuel António de Matos
Idade: 25 anos
Freguesia: Celeirós
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 7v


Tratam-se, ao que tudo indica, dos irmãos do seu avô. As idades conferem, a única coisa diferente é o nome do Manuel, que a Antónia diz que se chamava Manuel Maria, mas que aqui aparece como Manuel António.

No que diz respeito ao José Augusto, o passaporte emitido está de acordo com o seu relato familiar, de que ele teria chegado ao Brasil em 1883.

Caso tenha concretizado a viagem, o António Augusto também terá emigrado para o Brasil.

Finalmente, caso o Manuel António também seja irmão do seu avô, o facto de ter pedido passaporte em 1895 não está necessariamente em contradição com o seu relato familiar, pois não é impossível que ele tenha, de facto, ido para o Brasil em 1883, tenha regressado a Portugal e tenha novamente ido para o Brasil em 1895.

Como vê, infelizmente não aparece o passaporte do seu avô. Mas, atendendo à descrição que fez da viagem do seu avô, isso não é de admirar, pois quem viaja clandestinamente não necessita de passaporte.

Agora, se me permite, vou especular um pouco.

Porque razão teria o seu avô viajado clandestinamente ?

Uma das razões que podem explicar esse facto é óbvia: por não ter dinheiro para a viagem.

Mas existe outra possível razão, que é a de ele ter viajado para o Brasil sem o consentimento dos seus pais. E sem o consentimento dos seus pais, de certeza que ele, sendo menor, não iria obter o passaporte, pelo que não lhe restava outra alternativa senão viajar clandestinamente.

E, continuando a especular, se o Manuel António que consta da lista dos passaportes era de facto seu irmão, não terá o seu avô ido para o Brasil com o Manuel António, clandestinamente e à revelia dos seus pais ? E ter sido o Manuel António o tal apoio que ele necessariamente precisou para conseguir embarcar e desembarcar sem ser detectado ?

Resta-me terminar dizendo-lhe que o mais provável é que o seu avô não tenha nascido em 1870, mas sim em data bem posterior.

Lamento não lhe ter dado grande ajuda para aquilo que a Antónia tanto busca, que é o assento de baptismo do seu avô.

Peço-lhe desculpa também pelas minhas especulações, mas não as pude evitar ...

Boa sorte e um abraço do

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#226905 | shimity | 20 avril 2009 00:06 | In reply to: #226748

Caro Mário César,

Boa Noite!

É me impossível não lhe agradecer diante de tanta boa vontade em me ajudar.
Novamente,muito obrigada e que Deus lhe abençoe.
Lendo sua msg, liguei para um primo, neto de José augusto, que também levanta nossas origens portuguesas e ele me afirmou que, seu avô sempre comentava que seu irmão gêmeo, Antonio Augusto, ficou em Portugal. portanto não concretizando a viagem.
Agora segundo a notificação que me veio do ADVRL, o nome que aparece no registo de nascimento é Manuel Maria. No entanto tudo me faz crer que Manuel Augusto e Manuel Maria sejam a mesma pessoa. Estadivergencia de nomes me parece comum naquela época ( estou certa?) pois, Mário César, meu avô foi o declarante de dados para o registo de nascimento de meu Pai, aqui no Brasil, e neste registo meu avô declarou como seus Pais, os avós paternos, José Maria de Mattos e Antônia Preciosa de Mattos. Porém, no ADVRL, os Pais de seus irmãos, aparecem como José de Mattos e Antônia da Rocha.
Outra curiosidade que me deixa intrigada é o fato dele ter sido Pai,seguindo o raciocínio de que ele tenha nascido em 1870, muito velho para aquela época. Seu 1º filho nasceu em 1898, estando ele com 28 anos.Portanto isto também reforça a sua tese de que ele tenha nascido mais tarde, entre a década de 70 e 80. E que, se ele veio ainda menor de idade, deva ter vindo com este seu irmão Manuel, cuja data de chegada ao Brasil é a mesma de meu avô..
Infelizmente, Mário César, não tenho referencias. Perdi meu avô quando tinha quatro anos de idade e meu pai qundo era adolescente.Vivíamos, na época, no interior do Estado de Minas Gerais, numa cidadadezinha muito pequena onde não havia a preocupação de se levantar as origens, como faço hoje.Meus irmãos mais velhos que conviveram com meu avô, também se foram.Tenho um Primo que vive no Rio de Janeiro e está com mais de oitente anos mas que nada sabe.Como vê, caro Mário César, estou partindo do ZERO.
Concordo plenamente com suas especulações e não tenho nada a lhe desculpar.Muito ao contrário, só tenho a lhe agradecer.
Gostaria de lhe perguntar como devo proceder para tentar localizar este assento de nascimento de meu avô num período mais longo entre 1870 e diganos 1878 ou 1880?
Se puder me ajudar neste sentido, facar-lhe ia imensamente agradecida.
No próximo dia 21 de abril estarei embarcando para a Suiça onde devo permanecer por tres semanas mas de lá mesmo continuarei a acessar meus E_mails.Se me atrazar em responder os seus, não me leve a mal, pois também estarei andando pela Itália por uma semana.
Mais uma vez, Mário César, obrigada e um grande abraço meu.
Meu E_mail é maria.hamada@terra.com.br., se quiser utilizá-lo.
Abraços,
Antônia

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#231271 | MCNN | 04 juin 2009 16:36 | In reply to: #226905

Olá Antónia

Penso que já tenha regressado de viagem, e espero que a mesma tenha corrido bem.

Queria apenas perguntar-lhe se chegou a receber o mail que lhe enviei.


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#231281 | shimity | 04 juin 2009 18:14 | In reply to: #231271

Caro Mário César,

Boa Tarde!

Cheguei há alguns dias. Foi um ótima temporada. Revi minha filha e família. Tb. tivemos oportunidade de rever lugares, cidades que amamos muito. Sou corredora e tive oportunidade de correr em Luzern, a 32. Luzerner Stadtlauf 2009.Foi muito bom!
Mário César, deve ter havido algum extravio pois não recebi seu E-mail. Quando você o enviou? Na Suiça abria diariamente minha caixa de E_mails, como faço aqui no Brasil.
Por favor, repasse-o novamente.Isto se não lhe der trabalho. Obrigada!
maria.hamada@terra.com.br
Um grande abraço,
Antônia

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#231308 | MCNN | 04 juin 2009 22:59 | In reply to: #231281

Olá Antónia

Acabei de lhe reenviar agora mesmo o mail que lhe havia enviado no dia 1 de Maio.

Depois diga por favor se o recebeu ou não.

Obrigado


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: assento de nascimento

#231317 | shimity | 05 juin 2009 00:51 | In reply to: #231308

Olá Mario Cesar,

Acabei de receber seu E_mail.
Quanto trabalho você teve, meu amigo!
Amanhã, com mais tempo, conversaremos por E_mail.
Obrigada e um grande abraço.
Antônia

Reply

Direct link:

assento de nascimento

#430684 | amandamara | 25 janv. 2021 20:49 | In reply to: #226246

Ola. boa noite.

também estou a procura da certidão do Bernardo Maria de Mattos, podem me ajudar?
deixo aqui meu e-mail amandamara-silva@hotmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 00:35

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen