A família Carita em Portugal

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

A família Carita em Portugal

#227246 | fmcarita | 23 avril 2009 12:09

A família em questão terá tido a sua origem na vila de Nisa no Alto Alentejo. Gostariamos de saber se no fórum alguém sabe se o apelido se dessiminou em outras regiões de Portugal, ou se o apelido em questão existirá em outrs regiões do país sem radicar no Alto Alentejo. Os Caritas do Crato, Ponte de Sor , Marvão , Portalalegre... pensamos terem a sua origem na vila de Nisa.

atenciosamente
fmcarita

Reply

Direct link:

RE: A família Carita em Portugal

#227253 | LProjecto | 23 avril 2009 13:13 | In reply to: #227246

Caro Carita,

Tenho conhecimento de "Caritas" na zona de Borba contudo, de momento, não posso ser mais específico, pois não tenho os meus apontamentos comigo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: A família Carita em Portugal

#227254 | jsequeira | 23 avril 2009 13:24 | In reply to: #227246

Tive um colega no Liceu Camões chamado José Manuel Carita. Apenas por curiosidade, conhece?

José Sequeira

Reply

Direct link:

RE: A família Carita em Portugal

#227262 | fmcarita | 23 avril 2009 16:09 | In reply to: #227254

Não conheço o Sr. José Manuel Carita. Não sei se terá ou não origens no Alto Alentejo.
atenciosamente
fmcarita

Reply

Direct link:

RE: A família Carita em Portugal

#227263 | fmcarita | 23 avril 2009 16:13 | In reply to: #227253

Caro Luís Projecto Calhau
Agradeço desde já a sua pronta resposta em relação à família Carita.
O meu interesse radica no facto de poder ou não atribuir a todos os caritas de Portugal a mesma origem local,ou seja, a vila de Nisa no Alto Alentejo. É um pressentimento apenas.

atenciosamente
fmcarita

Reply

Direct link:

RE: A família Carita em Portugal

#227311 | fmcarita | 23 avril 2009 22:32 | In reply to: #227253

Caro Luís Projecto Calhau


Em que século tem a referência à família Carita em Borba?
Estou interessado nesses apontamentos.

atenciosamente
fmcarita

Reply

Direct link:

RE: A família Carita em Portugal

#227319 | LProjecto | 23 avril 2009 23:13 | In reply to: #227311

Caro "fmcarita":

Existem "Caritas" no concelho de Borba, Vila Viçosa e Alandroal.
No final do séc. XIX existiam individuos do mesmo apelido na zona de Bencatel - Vila Viçosa, por exemplo:

Gertrudes Caritas, n. aprox. 1885 - Bencatel (não tenho agora a indicação da filiação), que casou com N Barradas. Foram pais de, pelo menos, uma filha chamada Joaquina Barradas, n. 21.7.1914 - Bencatel, c.g.

Se fizer uma busca por esse apelido nas Páginas Brancas aparecem vários indivíduos na zona que referi, embora se apresente evidente que "Cáritas" e "Caritas", por vezes, ainda se confundem.

Já agora, se tropeçar nesta minha gente de Nisa... ficar-lhe-ei grato pela partilha:

Maria Mendes Bispa, n. Amieira do Tejo, c.c. L.do Manuel Dias (ou Manuel Dias Denis), n. Vinagra – S. Simão – Nisa, filho de Manuel Dias e de Maria Gonçalves, ambos do mesmo lugar, a 23.1.1724 – Amieira do Tejo, c.g.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: A família Carita em Portugal

#227321 | fmcarita | 23 avril 2009 23:41 | In reply to: #227319

Caro Luís Projecto Calhau

Para a freguesia de S.Simão não há registos de casamento no século XVII.
Contudo,sei que existem registos de baptismo de S. Simão a partir de 1703 no Arquivo paroquial de Nisa que não se encontram no Arquivo distrital de Portalegre.
São os registos mais antigos da freguesia de S.Simão.

atenciosamente
fmcarita

Reply

Direct link:

A família Carita em Portugal

#357555 | F. Carita Mata | 13 mai 2015 17:56 | In reply to: #227246

O apelido "CARITA" existe, de facto, em Nisa, Portalegre e Crato. Não sei se todos os familiares têm a mesma origem. Nisa?
Contudo há um ramo de "CARITA", do concelho de Crato, que tem a sua origem na antiga povoação de MONTE CHAMIÇO*, que se despovoou, em meados do século XIX. Esse ramo a que pertenço, já nem todos usam o referido apelido, mas são todos originários de lá. A minha trisavó ainda viveu na referida freguesia.
Algumas questões que se me colocam sobre a Família Carita são:
À data em que ainda habitavam os "Carita" no Monte Chamiço também existiam pessoas com o mesmo apelido em Nisa? Seriam familiares? Também existiriam em Portalegre e Crato? Seriam, de igual modo também familiares? Ou foi após o despovoamento que se espalharam pelas três localidades mencionadas?
O ramo a que pertenço, a minha trisavó, quando abalou do Monte Chamiço foi para Aldeia da Mata. Alguns "Carita" foram para Monte da Pedra. Manteve-se sempre ligação entre essas famílias durante a segunda metade do século XIX e século XX. Bem como atualmente.
Mas o que gostaria de saber é se o apelido "CARITA" entronca todo na mesma base, se os de Aldeia e do Monte a Pedra, que têm efetivamente origem comum (Monte Chamiço), também têm ligação com os de Nisa, Portalegre e Crato? Ou seriam ramos independentes?

*http://aquem-tejo.blogs.sapo.pt/aspetos-genericos-e-comparativos-das-26142
*http://aquem-tejo.blogs.sapo.pt/curiosidades-sobre-as-paroquias-26496

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 11:49

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen