Familias de Romãs, Viseu

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familias de Romãs, Viseu

#228533 | jaboo | 06 mai 2009 06:28

Meus caros,

Alguém tem antepassados em Romãs, distrito de Viseu?

Procuro dados sobre as seguintes familias (Sec. XVI-XVII) : Carrilho, Arvoredo, Nunes, Aguiar e Gomes.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406151 | olivais | 07 août 2018 01:01 | In reply to: #228533

Caro João Braz, volto a encontrá-lo, parece que ando atrás de si em Mangualde e agora Sátão... mas isto anda tudo ligado...

Eu tenho uma 5ª avó de Rãs, Romãs, de nome Rosa Maria, que casou em 1810 com Manuel José da Cunha, da Corvaceira, Chãs de Tavares. Era filha de José Ferreira e de Maria Gomes, de Rãs, Romãs.

Será dos Gomes que procura?

Para já é tudo o que sei, mas se tiver interesse posso partilhar o que vier a descobrir sobre estes Gomes.

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406152 | olivais | 07 août 2018 01:04 | In reply to: #228533

Queria dizer em Sernancelhe (Quintela da Lapa), e agora no Sátão!

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406160 | jaboo | 07 août 2018 06:24 | In reply to: #406151

Os meus eram dos lugares de Douro Calvo e Carvalhal, na freguesia de Romãs .... e não do lugar das Rãs. E os meus são mais remotos que os seus (nasceram antes de 1700). Se pudesse recuar mais algumas geraçoes nos seus Gomes, talvez haja algum parentesco.

Abraço,
João

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406187 | olivais | 08 août 2018 12:24 | In reply to: #228533

No fim do século XVIII há muitos Gomes em Rãs e outros lugares de Romãs, e também alguns Ferreiras.

Infelizmente nunca consegui encontrar o casal José Ferreira X Maria Gomes, nem os baptismos da Rosa Maria ou da sua irmã Rita Maria

Um dia destes volto à carga, se encontrar alguma coisa aviso, um abraço

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406279 | jaboo | 11 août 2018 01:39 | In reply to: #406187

Sabe se a sua antepassada era filha legítima or ilegítima (natural) de José Ferreira e Maria Gomes. Digo isso porque encontrei uma Maria Gomes a baptizar vários filhos naturais no lugar das Rãs, Romãs, incluindo uma Rosa (5/8/1787) e uma Rita (14/11/1790), mas eram filhas de pai incógnito. Essa Maria Gomes era ela também filha de um pai incógnito e de uma mãe solteira chamada Fabiana, das Rãs. Penso ser a gente que procura.

Abraço,
João

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406329 | olivais | 13 août 2018 11:31 | In reply to: #406279

Caro João,

obrigado pela resposta e pela pesquisa!

Nos últimos dias voltei a pesquisar Romãs e concordo com essa hipótese, para já é a melhor que tenho, porque não encontrei nenhuma Rosa (ou outros) filha de José Ferreira e Maria Gomes em Romãs.

A dificuldade está em que no casamento da Rosa Maria em Chãs de Tavares, ela aparece como "filha legítima de José Ferreira e sua mulher Maria Gomes"... será que a Rosa Maria, casando "longe", num outro concelho, escondeu que era filha ilegítima? Talvez em Chãs ninguém conhecesse a sua família em Romãs...

Há uma pista de que tal possa ter sido o caso. Encontrei 4 registos de filhos da Rosa Maria e Manuel José da Cunha:
- em 2 registos, avós maternos "José Ferreira e sua mulher Maria Gomes";
- em 1 registo, avós maternos "José Ferreira e Maria Gomes";
- em 1 registo, avó materna Maria Gomes e "avô incógnito"

Embora seja o único que diz que o avô materno é incógnito, e haver outros que dizem "sua mulher" e "filha legítima", penso que se pode admitir que o padre nunca ia escrever "avô incógnito" se houvesse a certeza de um casamento legítimo.

Ou seja, fica alguma dúvida mas talvez seja mesmo essa Maria Gomes, solteira, filha da Fabiana, solteira.

Quem seria o José Ferreira? Há vários Ferreiras em Romãs. Encontrei um José Ferreira, casado, mas faleceu antes dos nascimentos dessa Rosa Maria.. e não encontrei mais nenhum.

Talvez uma pista esteja no padrinho do 1º filho da Rosa Maria, em 1813: "Cirurgião José Ferreira, do lugar Dornelas, madrinha Rita Maria de Jesus, irmã da mãe"

Dornelas é um lugar vizinho de Rãs, já pertencente a Aguiar da Beira, talvez familiar dos Ferreiras de Rãs? Seria o avô materno? ou algum familiar? É uma grande coincidência o padrinho ser um José Ferreira e não ter nada a ver..

Em relação ao pai da Maria Gomes, o registo de nascimento de uma filha Maria, filha de Fabiana, solteira, diz lá quem é o pai: Manuel Rodrigues Cordeiro, de Decermilo - PT-ADVIS-PRQ-PSAT07-004-0003_m0006_derivada.

Os pais da Fabiana eram Miguel da Fonseca e Eufémia Gomes, "da mesma freguesia", suponho que também de Rãs. O padrinho era "primo" da Fabiana, e era da Ínsua, Penalva do Castelo.

Foi uma pesquisa difícil! Obrigado e um abraço

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406359 | jaboo | 14 août 2018 01:40 | In reply to: #406329

O facto de num dos registos de baptismo aparecer o avô como "incógnito" não me deixa dúvidas quanto à sua Rosa ser filha da Maria Gomes, filha da Fabiana. Eu tenho o mesmo caso. O meu bisavô era filho de pai incógnito e no registo de baptismo de seus 8 primeiros filhos o avô aparece sempre como incógnito mas no registo do nono filho, o avô já é identificado.

Os pais da Fabiana Miguel da Fonseca e Eufémia Gomes (ou Fernandes) casaram em Romãs em 6/2/1705; ele era filho de Pedro Fernandes e de sua mulher Isabel da Fonseca, moradores de Vila Longa; ela filha de João Gomes e Maria Fernandes.

Abraço
João

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406365 | olivais | 14 août 2018 09:52 | In reply to: #228533

Caro João,

muito obrigado por mais estes antepassados, pais e avós da Fabiana. Ainda não os tinha encontrado!

Sem querer abusar, nos seus dados encontra algum Manuel Rodrigues Cordeiro, de Decermilo?

Já o procurei nos livros de Decermilo (que até são pequenos!), mas não encontrei, nem a ele nem a outros Cordeiros.

Acho estranho este nome Cordeiro, nunca encontrei Cordeiros aqui em Sátão, nem em Mangualde, não me parece um nome aqui de "Viseu"

Reply

Direct link:

Familias de Romãs, Viseu

#406415 | jaboo | 15 août 2018 01:38 | In reply to: #406365

Não investiguei essa freguesia por isso por esse costado não posso ajudar.
Quanto ao Cordeiro também nada sei. Poderá ser alcunha ...

Abraço,
João

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 14:45

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen