Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

This topic is classified in rooms: Formação | Arquivos | Regiões

Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

#228671 | Rosadelli | 07 mai 2009 17:30

Caros Confrades.

Gostaria apenas de confirmar algo que já suspeito, mas queria obter esclarecimento de pessoas com mais experiência que eu.

Tenho um antepassado que nasceu na freguesia dos Mártires em Lisboa, num ano anterior a 1755, ao tentar saber mais sobre este antepassado deparo que apenas há registos de baptismos superiores a 1756 para esta freguesia.
Parece-me claramente que se devem ter perdido os registos de baptismo no terramoto de 1755, e sendo assim, penso que termino a pesquisa neste meu antepassado.

Aguardo algum esclarecimento.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Reply

Direct link:

RE: Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

#228715 | JCC | 08 mai 2009 07:46 | In reply to: #228671

Caro Pauço Rosado

Não lhe posso jurar que assim seja para esta freguesia pois nunca investiguei nada nela. Sei que isso acontece, por exemplo, na de S. Nicolau e estou em crer que será uma situação comum à maioria das freguesias da baixa lisboeta já que ao terramoto se seguiu um enorme incêndio.

Mas se já procurou e nada existe, pode estar certro de ser essa a razão.

Todavia, nas que investiguei, encontrei nos livros de 1756 bastantes transcrições, ou novos assentos, feitos com base em testemunhas, seguramente de pessoas que precisavam de confirmar o seu baptismo (por exemplo para casar). Claro que se trata de gente ainda viva á data.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

#228723 | Rosadelli | 08 mai 2009 10:55 | In reply to: #228715

Caro João Cordovil Cardoso.

Agradeço as suas dicas, no caso em questão sei que esta minha antepassada casou em 1741 na freguesia do Socorro, e que o seu pai já era defunto à altura do casamento(não tenho portanto freguesia de nascimento), e a sua mãe era também natural da freguesia dos Mártires.

Cumprimentos,
Paulo Rosado

Reply

Direct link:

RE: Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

#229798 | jpm2353 | 19 mai 2009 21:29 | In reply to: #228671

Cara Paulo Rosado,

Tive uma situação semelhante à sua. Tratava-se de um antepassado meu nascido antes do terramoto, na freguesia de S. Nicolau. A Torre do Tombo comunicou-me que não tinha livros anteriores ao terramoto, pois tinham-se perdido no mesmo, porém através das habilitações de génere para familiares do Santo Ofício, encontrei o processo desse meu antepassado datado de 1790, em que há transcrições dos assentos anteriores ao terramoto, pelo que concluo, que existiriam livros (possivelmente em duplicado) na posse da igreja, de onde os referidos assentos foram transcritos em 1790.
Aconselho-a a tentar descobrir se esse seu antepassado (ou algum filho ou neto) teve algum processo de habilitação para familiar do Santo Ofício, ou então a tentar contactar o Patriarcado de Lisboa, pois pode ser que possuam duplicados dos livros de assentos paroquiais anteriores ao terramoto que não se tenham perdido nem tenham sido enviados para a Torre do Tombo.
Talvez tenha sorte de descobrir o que procura para datas anteriores a 1755.
Boa sorte!

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

#229823 | MCNN | 20 mai 2009 00:26 | In reply to: #228723

Caro Paulo Rosado

Já experimentou procurar nos Sumarios Matrimoniais o casamento dessa sua antepassada ? Se tiver sorte, pode ser que encontre informação sobre os pais dela, a sua naturalidade, onde se casaram, etc.

Por outro lado, já procurou o óbito do pai da sua antepassada (parto do princípio que sabe o nome dele) na freguesia do Socorro ? Tendo a sua antepassada casado no Socorro, apesar de ter sido baptizada nos Mártires, provavelmente seria a freguesia onde residia com os seus pais quando casou. Caso encontre esse assento, pode ser que o mesmo mencione qual a sua naturalidade.

Por falar na freguesia do Socorro, já experimentou abusar da sorte e procurar o casamento dos pais da sua antepassada nessa freguesia ? Não é impossível que tenham casado no Socorro, residido no Socorro e que a sua antepassada tenha sido baptizada nos Mártires pela simples razão sentimental de ser a freguesia onde a mãe tinha sido baptizada.

Pode também procurar no índice do Registo Geral de Testamentos para saber se porventura o pai da sua antepassada deixou testamento. Em caso afirmativo, pode ser que o testamento mencione a sua naturalidade.

Procure também nas habilitações (Santo Ofício, Ordens Militares, Leitura de Bachareis) pelo nome do pai da sua antepassada (e pelo nome de filhos e netos que o mesmo tenha tido). Caso algum deles se tenha habilitado, o respectivo processo pode conter informação preciosa.

Como vê, dá muito mais trabalho procurar, o sucesso está muito longe de estar garantido, mas não é completamente impossível obter aquilo que pretende.

Há horas de sorte.

E, por falar em sorte ...


Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

#229827 | mqs | 20 mai 2009 00:46 | In reply to: #228671

Caro Paulo Rosado,

Após ter lido as outras mensagens deste tópico, também já me sucedeu algo muito idêntico, e aproveito para lhe dizer que foi nos R.Paroquiais de Lisboa, Santa justa, que acabei por encontrar um registo de casamento num micro-filme desta freguesia, mas eu ía no ano de 1776 e por acaso descobri o assento de casamento que procurava, que refere que o mesmo casamento se deu no ano de 1752.

Além das sugestões feitas pelos confrades, pode dar-se este caso, tente na mesma freguesia, mas depois do terramoto, bem sei que é um pouco 'ás escuras' mas quem sabe!

Cumprimentos,

Miguel Queiroz santos

Reply

Direct link:

RE: Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

#229839 | Rosadelli | 20 mai 2009 09:48 | In reply to: #229827

Caros Miguel Queiroz Santos, João Peixoto de Magalhães, Mário César Navarro

Agradeço imenso a transmissão dos vossos casos, que sem dúvida me incentivaram a não desistir, e continuar a procurar.

Já agora, caro Mário César Navarro, peço desculpa pela minha ignorância, mas onde posso encontrar os tais Sumários Matrimoniais?

Cumprimentos.

Paulo Rosado

Reply

Direct link:

RE: Registos Baptismo-Freg. Mártires Lisboa

#229842 | Rosadelli | 20 mai 2009 11:48 | In reply to: #229839

Serve esta mensagem apenas para referir que já encontrei resposta à minha pergunta noutro tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=76677&fview=e

Cumprimentos.

Paulo Rosado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 15:06

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen