Processos políticos do reinado de D. Miguel

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Pessoas

Processos políticos do reinado de D. Miguel

#228816 | jomimota | 09 mai 2009 20:11

Caros Confrades,

Por acaso algum confrade tem em sua posse ou acesso ao livro:

"Processos políticos do reinado de D. Miguel", de Jorge Hugo Pires de Lima, Coimbra Editora

Em caso afirmativo, gostaria de saber se o processo do meu tetravô Joaquim José da Mota, que esteve preso na Praça de Almeida, no referido reinado, consta da desta publicação e quais são os dados do mesmo.

Cumprimentos

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Processos políticos do reinado de D. Miguel

#229077 | jomimota | 12 mai 2009 08:27 | In reply to: #228816

Renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Processos políticos do reinado de D. Miguel

#229080 | spes | 12 mai 2009 09:58 | In reply to: #229077

Talvez tenha interesse em ver o tópico "Presos politicos da Praça d`Almeida, 1828/29/30/31".

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Reply

Direct link:

RE: Processos políticos do reinado de D. Miguel

#229089 | jomimota | 12 mai 2009 12:30 | In reply to: #229080

Caro Confrade,

Nesse tópico como poderá verificar já lá está o meu Tetravô, como preso n.º 1274 da Praça de Almeida.
O Livro a que me refiro no titulo, é o indice dos processos arquivados no ANTT, processos esses que poderiam conduzir à referida Praça. Será concerteza útil para quem tenha tido antepassados presos durante aquele reinado, em Almeida ou em outros presidios semelhantes.

De qualquer forma, agradeço a sua sugestão.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Processos políticos do reinado de D. Miguel

#229129 | DD | 12 mai 2009 17:21 | In reply to: #229089

Prezado Senhor Jorge Mota
Recordo que, em tempos, neste Forum, o Ilustre participante Senhor José Huet de Bacelar, dava esta utilissima informação:"Possuo a "Colecção de Listas que contem os nomes das pessoas, que ficarão pronunciadas nas Devassas, e Summarios, a que mandou proceder o Governo Usurpador depois da heroica contra-revolução, que arrebentou na mui nobre, e leal Cidade do Porto em 16 de Maio de 1828, nas quaes se faz menção do destino, que a Alçada, creada pelo mesmo Governo para as julgar, deu a cada uma dellas", da autoria do Bacharel Pedro da Fonseca Serrão Velozo, impressa em 1833.
Caso alguém esteja interessado em saber se algum nome consta, terei o maior gosto em fornecer a respectiva informação."
Seria tanbém muito útil se algum participante disponibilizasse as "listas" existentes na TT e reproduzidas no livro que refere.
Creio que as mesmas listas publicadas por J.H. Pires de Lima constituem uma separata do Boletim Bibl. da Un. de Coimbra, de 1967.
Pena é que não se encontre reeditada e acessível a todos que se interessam pelo estudo deste período histórico.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Reply

Direct link:

RE: Processos políticos do reinado de D. Miguel

#229141 | jomimota | 12 mai 2009 19:36 | In reply to: #229129

Caro Confrade Dario Rocha,

Agradeço a sua prezada informação, mas o primeiro título que refere, que se encontra na posse do Confrade José Huet de Bacelar, tem data de publicação eventualmente anterior (1833) à data de prisão ou entrada de meu tetravô Joaquim José da Mota, na praça de Almeida (preso n.º1274) que se verificou em 31-10-1833, por ordem do Juiz Desembargador da Universidade de Coimbra. Se a informação que consta das listas publicadas por Pires de Lima é a mesma, concerteza que a identificação do processo do meu tetravô que é o que procuro para posteriormente pedir cópia para o ANTT, dela não constará. Contudo e por informação que já recolhi na internet, suponho que Pires de Lima construiu e publicou um indice dos processos de um fundo à guarda do ANTT, como o mesmo nome da publicação, logo o teor da informação ao que suponho será diferente.
De qualquer maneira, peço o favor ao confrade José Huet de Bacelar, caso leia este tópico, o favor de verificar se o meu tetravô consta da lista em sua posse, embora duvide que tal aconteça.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 07:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen