Convite Fêo e Torres (Sanguinhal), Pinheiro Torres
This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil | Genética
Convite Fêo e Torres (Sanguinhal), Pinheiro Torres
Prezados colegas,
Muitos neste fórum já devem estar familiarizados com as minhas tentativas de encontrar informações acerca dos vários ramos da família Torres da Bahia, Brasil, que esteve envolvida com a Casa da Torre de Garcia d’Ávila, a Independência da Bahia e teve participação na resistência à Revolução de 1930 nesse estado brasileiro. Dando continuação a minhas pesquisas, nas quais muito já me ajudou Luís Soveral Varella, no momento tento criar uma base de dados genética que ajude a explicar as relações históricas dessa família e seus membros e seu envolvimento com outros clãs.
O estado da Bahia possui uma história conturbada e, devido a isso, muitos documentos foram destruídos ou se acabaram por falta de preservação. Como exemplo, cito o Bombardeio de Salvador em 1912, em que a Biblioteca Pública (também a sede do Arquivo Público da Bahia), fundada em 1811 pelo sexto conde dos Arcos, foi queimada, perdendo-se obras raras para sempre. Após alguns anos de frustração devido à dificuldade em se encontrar registros escritos nesse estado brasileiro, creio que a genealogia genética seja um dos caminhos para a elucidação de alguns mistérios envolvendo a família Torres. Trata-se de uma maneira de suprir a falta de documentos históricos.
Por esse motivo, utilizando os serviços da empresa Family Tree DNA (www.familytreedna.com), comecei a testar membros da família e também descendentes de clãs relacionados a ela. Os primeiros resultados indicam que os Torres descendam dos Suevos (que invadiram terras lusitanas por volta de 400 d.C.). Possuem, assim, laços genéticos com os Anglo-saxões e os Vikings, e sua herança de DNA é relativamente rara em Portugal. Por esse motivo, presume-se que tenham passagem pelo norte desse país (vizinhanças de Braga) antes de seu estabelecimento no Brasil.
Portanto, de maneira a continuar a obter respostas sobre as origens e relações dos Torres da Bahia, gostaria de convidar descendentes pela linha direta paterna do Morgado de Sanguinhal (Feo e Torres) e de outros indivíduos com este sobrenome Torres em Portugal a participar do projeto que se inicia no Family Tree DNA. Peço, assim, aos genealogistas que possuem contato com os membros dessas famílias, que espalhem a notícia de meus esforços de maneira que possamos estabelecer os devidos parentescos portugueses. Creio que essas respostas possam apontar para os caminhos percorridos pelos Torres no Brasil desde sua chegada até o momento atual. O cruzamento de dados também pode permitir o levantamento de novas informações e a obtenção, finalmente, de respostas confiáveis.
Atenciosamente,
Aaron
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 déc. 2024, 06:42