Biografia mais completa de Duarte Sodré

This topic is classified in rooms: Pessoas

Biografia mais completa de DUARTE SODRÉ

#231465 | Sérgio Sodré | 06 juin 2009 17:42

Caros confrades

Ao apresentar uma biografia mais alargada de Duarte Sodré não referi um ponto que pode ser muito importante por ele mencionado no seu testamento, que é o de, por duas vezes, afirmar que Sodré é sua alcunha e seu apelido. Na verdade o apelido já lhe vinha pelo menos do seu bisavô e por isso não seria a "sua alcunha" no sentido que hoje lhe damos. Todavia, é possível admitir que a afirmação de Duarte Sodré possa significar que ele sabia que, na origem, o apelido Sodré foi uma alcunha dada a um seu antepassado. Se assim foi, toda a origem do apelido e família Sodré terá de ser revista.
Seja como for que a investigação evolua parece praticamente certo que a ligação Sodré - Sudley não será a correcta e que se tratou de um erro ou mesmo uma mistificação da primeira metade do séc. XVIII, no tempo em que os Sodré Pereira eram Senhores de Águas Belas. O que foi recentemente publicado na revista Armas e Troféus de 2008 (sem embargo de algumas interpretações que acho incorrectas e outras que o são mesmo) e novos dados muito significativos que entretanto eu próprio detectei implicam que a derivação Sudley - Sodré é altamente improvável e forçam-me a mudar as minhas opiniões anteriores.
É até mesmo possível que os Sodré fossem verdadeiros Portugueses de raiz e não Ingleses, mas isso ainda não me parece o mais provável, pois obrigaria a que os dizeres na laje sepulcral de Duarte Sodré fossem também uma mistificação absoluta e não há uma razão bem fundamentada para o aceitar. Talvez fossem mesmo Ingleses embora a "Casa de grande Senhores" não fosse nem a dos Sudley nem de tão grandes assim... Continuo a laborar nesta questão e, a seu tempo, vou retomá-la, mas hoje julgo que quem mandou escrever a lápide de Duarte Sodré (julgo que um dos seus dois filhos ou um seu irmão) não estava a pensar nos Sudley quando referiu os "grandes Senhores de Inglaterra". Foi ao contrário, quem fez a ligação Sudley - Sodré no séc. XVIII é que estava à procura de quem seriam aqueles "grandes Senhores" e encontrou os Sudley em genealogias britânicas.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Reply

Direct link:

RE: Biografia mais completa de DUARTE SODRÉ

#231469 | Sérgio Sodré | 06 juin 2009 18:11 | In reply to: #231465

Senhor Administrador agradecia a eliminação deste tópico que iniciei por engano. Este texto já se encontra no tópico sobre o Testamento de Duarte Sodré

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 juin 2024, 03:02

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen