Familia de Sá Viana
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Brasil
Familia de Sá Viana
Procuro familia natural de Barcelos, que emigrou para o Brasil, para a Baía.
O meu tio-avô faleceu, penso em 2008.
Ainda há familia em Quintiães e Carapeços.
Direct link:
RE: Familia de Sá Viana
Bom dia!
Estou na posse de informações sobre a família Barbosa Faria Sá Viana que viveram em Barcelos, no final do seculo XIX.
Na descendencia da Casa do Paço Velho existe um ramo de Sá Viana que segundo informação que possuo teriam emigardo para o Brasil. Não conheço descendentes em Portugal, embora provavelmente existam.
Não sei se se trata da mesma família que procura?
Aqui vai parte do que tenho, num estudo ainda inédito sobre os Barbosa Faria, da Casa do Paço Velho, em S. Pedro de Vila Frescaínha:
XI D. Emília Júlia Barbosa de Faria. Nasceu a 26/8/1835, na Casa do Paço Velho, em S. Martinho de Vila Frescaínha e foi baptizada a 30/8/1835, na igreja de S. Martinho de Vila Frescaínha, tendo por padrinhos seu tio materno, o Padre António Pereira da Fonseca e sua tia paterna, D. Mafalda da Anunciação Barbosa de Almeida e Faria. Veio a falecer a 28/4/1887, na Rua do Terreiro, em Barcelos, viúva, com 54 anos de idade, tendo feito testamento.
Casou na Colegiada da vila de Barcelos, com Eugénio Russell de Sá Viana, natural da cidade de Lisboa. Era filho de Carlos Russel de Sá Viana e de sua mulher D. Mariana Adelaide de Sá Viana. Escrivão da Fazenda em Barcelos e amanuense da Conservatória do Registo Predial do concelho de Barcelos. Veio a falecer a 7/1/1881, na Rua do Terreiro, em Barcelos, com 47 anos de idade e deixou seis filhos.
Filhos:
1(XII) Fortunato Carlos. Nasceu a 12/6/1860, na rua Nova dos Alanterneiros, em Barcelos e foi baptizado a 5/7/1860, na Colegiada de Barcelos, tendo por padrinhos o avô materno e a avó paterna. Veio a falecer a 9/10/1860, na rua de S. Francisco, nº 11, na vila de Barcelos, com quatro meses de idade.
Sem geração.
2(XII) Fernando Russell Sá Viana. Nasceu a 31/71861, na rua de S. Francisco, em Barcelos. Foi poeta. Embarcou para o Brasil e aí foi assassinado em 1891.
Sem geração.
3(XII) Maria. Nasceu a 2/3/1863, na Casa do Paço Velho, em S. Martinho de Vila Frescaínha, e foi baptizada a 7/3/1863, na igreja de S. Pedro de Vila Frescaínha, tendo por padrinhos seu avô materno, Fortunato Xavier de Barbosa e Faria, viúvo, proprietário, morador na Quinta do Paço Velho.
4(XII) D. Aurélia de Barbosa Faria de Sá Viana. Nasceu a 22/6/1865, no lugar de São Simão, S. Pedro de Vila Frescaínha e foi baptizada a 29/6/1865, na igreja dessa freguesia, tendo por padrinhos o avô materno, morador no mesmo lugar de S. Simão e D. Aurélia Veloso de Vilas Boas, solteira, moradora em Barcelinhos.
Casou a 10/7/1897, na igreja de S. Pedro de Vila Frescaínha, Barcelos, com José António da Costa Figueiredo, nascido em 1864, no lugar da Quintão, em Góios, Barcelos. Era filho de Manuel José de Figueiredo (1818/, nascido na Casa de Covas, em Góios, e de sua mulher, com quem se casou 1/7/1852, na igreja de Góios, Barcelos, D. Luísa Ferreira da Costa, natural do lugar da Quintão, Góios. Era neto paterno de Manuel José de Figueiredo (1775/185..), senhor da Casa de Covas em Góios, e de sua mulher e prima, com quem se casou a 16/4/1807, na igreja de S. Paio de Carvalhal, Barcelos, D. Luísa Maria Gomes de Figueiredo, (1778/18..) natural da Casa de Portocarreiro, em S. Paio de Carvalhal, Barcelos e neto materno de António José da Costa e de sua mulher Teresa Ferreira.
Filho:
(XIII) Eugénio. Nasceu a 8/6/1898, em S. Pedro de Vila Frescaínha e foi baptizado a 11/6/1898, tendo por padrinhos Joaquim da Costa Ferreira, proprietário e a avó paterna.
Sem mais notícias.
5(XII) Duarte Henrique. Nasceu a 8/3/1869, no lugar de S. Simão, S. Pedro de Vila Frescaínha e foi baptizado a 4/4/1869, na igreja de S. Pedro de Vila Frescaínha, tendo por padrinhos Alexandre Teixeira Sampaio, casado, proprietário, morador na Herdade das Pólvoras, na freguesia da Comenda, no concelho de Gavião, com procuração a José António Pereira da Fonseca, de S. Pedro de Vila Frescaínha e D. Henriqueta Veloso de Vilas Boas, solteira, moradora em Barcelinhos, com procuração a Manuel Joaquim Pereira da Fonseca, viúvo, proprietário, morador no lugar do Paço Velho.
6(XII) Miguel. Nasceu a 31/12/1870, no lugar de S. Simão e foi baptizado a 3/2/1871, na igreja de s. Pedro de Vila Frescaínha, tendo por padrinhos o Doutor Miguel Pereira da Silva, solteiro, proprietário e D. Rita Rosalina Paes de Vilas Boas, solteira, moradores na vila de Barcelos.
7(XII) Alexandre.
8(XII) Carlos Maria. Nasceu em 1874, na Rua do Terreiro, em Barcelos. Veio a falecer a 16/3/1875, na Rua do Terreiro, em Barcelos, com dez meses.
Sem geração.
Se lhe interessar o resto dos antepassados de D. Emília Júlia, basta enviar-me um e-mail para trigueiros@gmail.com
Cumprimentos amigos
António Júlio Limpo Trigueiros
Direct link:
RE: Familia de Sá Viana
Obrigada pela informação, mas nenhum destes é meu conhecido.
ReplyDirect link:
RE: Familia de Sá Viana
Boa Tarde,
Conheço bem a familia Sá Viana de QUintiães. Quanto aos que emigraram para o Brsail não possui mais elementos, como nome completo, data de nascimento, data aproximada em que emigrou, se era casado e nome da esposa, pois com esses dados era mais facil a busca.
Ao dispor, cumprimentos,
Candido Rodrigues
Direct link:
RE: Familia de Sá Viana
Caro António Júlio Trigueiros,
Peço desculpa por usar este tópico mas gostaria de lhe perguntar se possui informações sobre familias de Barcelos, mais concretamente de Aborim, Quintiães e Aguiar.
Obrigado pela atenção, cumprimentos,
Candido Rodrigues
Direct link:
RE: Familia de Sá Viana
Caro Cândido Rodrigues:
Tenho elementos sobre algumas famílias de Aborim e Quintiães, mais concretamente estudei uma boa parte da história da Casa da Cabana e da Casa da Quinta de Faria, bem como da Casa do Paço de Aborim e da Casa de Celeirô. De Aguiar não me recordo de nenhuma família que tenha estudado. Tenho também referencias a famílias de Cossourado: Casa do Agrelo (Silva Rosa) e Casa do Souto(Baptista) e de Balugães (Casa de São Bento, da família Novais). Não tenho esses elementos ainda muito organizados, mas se lhe interessar algum aspecto concreto de qualquer destas famílias, faça o favor de dizer que eu vejo nos meus papeis o que tenho.
Cumprimentos amigos
António Júlio Trigueiros
trigueiros@gmail.com
Direct link:
RE: Familia de Sá Viana
Caro Antonio Julio Trigueiros
Muito obrigado pela pronta resposta,
Tenho as minhas pesquisas bloqueadas numa senhora de nome Rosa Barbosa, casada com Miguel Francisco Afonso, ela de Aborim ele de Aguiar. Não sei se esta senhora liga à Casa do Paço de Aborim que era da familia Barbosa. Será que nos seus apontamentos encontra este nome? Deve ter nascido pelos anos 20 ou 30 do sexulo XIX.
Tenho tambem em maos alem da Casa do Paço de Aborim, a Casa da Cabana e a ligação de alguns dos seus descendentes à Casa de São Bento de Balugães. Permita-me que o chateie para o mail que me indica caso bloqueie nestes trabalhos.
Por feliz acaso todas as casa que menciona estão nos meus planos de trabalho mas como o tempo que os meus afazeres profissionais me deixam não é muito, e a experiencia ainda menos, vou devagar.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 16 nov. 2024, 16:33