família "do carmo"

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

família "do carmo"

#235570 | Alrac | 02 août 2009 19:16

Sou bisneta de Felicíssima Augusta do Carmo nascida no ano de 1869 em Carrazedas de Ansiães, Bragança, Portugal, filha de Manoel do Carmo e Maria Augusta do Carmo.
Se alguém tiver alguma informação de parentesco, favor responder.

Obrigada.

Reply

Direct link:

RE: família "do carmo"

#262910 | Sandrarepe | 26 sept. 2010 05:57 | In reply to: #235629

Olá Figueira,
estou procurando alguém da família do meu avô materno, li sua mensagem e resolvi passar algumas informações, quem sabe temos algum familiar em comum. O nome do meu avô era Manoel Gonçalves do Carmo, nasceu na Ilha da Madeira, em 12/2/1903, filho de Francisco Gonçalves do Carmo e Maria Marques de Jesus. Faça contato se achar que temos parentes em comum.
obrigada,
Sandra Regina Pereira

Reply

Direct link:

RE: família "do carmo"

#263937 | NISGM | 15 oct. 2010 15:21 | In reply to: #235629

Carmo é daqueles nomes que surgiu como segundo nome próprio e quase sempre como forma de homenagem religiosa (imagine-se que os padrinhos da criança eram devotos da senhora do carmo: chamavam ao afilhado José do Carmo ou Maria do Carmo). Outros exemplos serão Reis, Quaresma, Páscoa, etc. Este facto elimina qualquer tentativa séria de fazer corresponder o apelido a uma determinada região do país. Onde houvesse alguém que tivesse devoção por determinada figura religiosa era provável que o apelido surgisse.

À época da revolução liberal portuguesa, c. de 1834, muitas famílias não usavam apelidos pelo que não o transmitiam sequer. A partir dessa altura sensivelmente, muitos desses nomes de origem religiosa (mas não só) começaram a ser transmitidos como apelidos.

Só com grande sorte valerá a pena seguir os referidos links pois o mais provável é que nenhum dos Carmos referido tenha algo a ver com os indicados nas referidas ligações.

E pelos motivos avançados acima, um Carmo da madeira dificilmente estará relacionado com um de Bragança.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: família "do carmo"

#322171 | mjcarmo | 31 janv. 2013 12:57 | In reply to: #263937

Só me falta o meu bisavô para ter a "árvore" completa. Sei que é de Tavira, que os filhos nasceram lá, que um deles morreu muito novo e com quem casou. Será que é possível com estes dados ter pelo menos a data de nascimento dele?
Rufino Augusto do Carmo casa com Maria Antónia da Silva Afonso e têm 4 filhos Jaime, João, Amália e Telmo (o mais novo e que terá falecido em Tavira com 12 anos)

Reply

Direct link:

RE: família "do carmo"

#322172 | mjcarmo | 31 janv. 2013 13:12 | In reply to: #322171

rectifico: o nome da minha bisavó é Antónia Adelaide da Silva Afonso

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juil. 2024, 14:52

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen