familia pinto de frança - porto

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

familia pinto de frança - porto

#237269 | mariadanazare | 24 août 2009 19:23

gostava de saber algo sobre esta familia. Meu avô, Miguel Pinto de França (ele insistia sempre no de) casou-se com Maria Joaquina Pereira, minha avó e viveram no Porto. Sei que ele tinha uma familia algo bem relacionada e teve mais irmãos e irmãs, uma delas eu conheci como sendo a Tia Aninhas e uma outra, que eu não me lembro do nome, morava na Rua Duque da Terceira, no Porto, sendo a sua casa uma das primeiras, senão a primeira, a ser construida naquela rua. Meu avô foi para o Brasil com 17 anos, tendo feito os 18 abordo do navio onde ia e que era de um cunhado. Morou na casa de sua madrinha de nome Florinda Rosa, na Avenida Copacabana, nr 4 - Rio de Janeiro. Tenho uma carta assinada por ela, com a morada e outras informações. Meu avô voltou do Brsil com 30 e tal anos e depois casou-se com a minha avó que era de Vidago - Trás-os-Montes. Morreu em 1936 e minha avó em 1962/63.

Reply

Direct link:

RE: familia pinto de frança - porto

#237505 | Francisco Queiroz | 26 août 2009 19:18 | In reply to: #237269

Nas minhas pesquisas sobre o Porto / Gaia, encontrei várias vezes Romão Pinto de França, o qual terá vivido na segunda metade do século XIX. Infelizmente, não tenho presente a profissão, pois fiz uma busca no disco rígido do computador e nao o encontrei mencionado.
Cumps.

Reply

Direct link:

RE: familia pinto de frança - porto

#237520 | mariadanazare | 26 août 2009 21:12 | In reply to: #237505

Antes de mais, muito obrigada pela sua rápida resposta. O nome de Romão Pinto de França faz muito sentido porque o filho mais novo de meu avô chamava-se Romão Luis Pereira de França em homenagem a alguém da fámília que se chamava Romão e que creio ter sido um tio e a outro que se chamava Luis e cuja mãe se chamaria Custódia. Também me diziam que o Conde Ferreira era tio da avó do meu pai e que tinha feito fortuna em África e no Brasil. Esta parte da história da minha familia é muito importante para mim porque tenho 51 anos e ninguém sabe estas histórias a não ser eu e tenho pena de se perderem. Por isso, gostava de investigar mais e posso adiantar que meu avô era da freguesia da Sé e costumava ir à missa nos Congregados e ia ao Jardim da Cordoaria. Faleceu em 1936 (ou 1934) com 64 anos de idade, no Porto, seis meses depois do meu tio Romão Luís, que tinha 19 anos e jogou como guarda-redes no Boavista.
Também não sei a profissão de Romão Pinto de França nem do meu avô mas sei que um cunhado dele (avô) tinha navios mercantes e fazia comércio com o Brasil. Havio um outro cunhado (ou o mesmo) que tinha uma drogaria e uma estância de madeiras na rua Duque da Terceira - Porto, logo ao princípio da rua e que foi tomada por credores por causa de dívidas que ocorreram depois da sua morte (suícidio) por má gestão da viúva e corrupção (principalmente) de um funcionário de "confiança". Esse prédio continua em posse de um membro da familia (minha prima direita) por herança e porque não foi incluido no processo de dívidas.

Poderei ter mais informações junto de conservatorias com os registos de nascimento?

Muito obrigada e cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: familia pinto de frança - porto

#237522 | Francisco Queiroz | 26 août 2009 21:34 | In reply to: #237520

Pronto, já encontrei o Romão Pinto de França que é certamente da sua família.
Eu sabia que tinha encontrado referências sobre ele e a razão de não o ter em documentos do risco rígido é porque só tenho imagens de duas facturas do século XIX, nas quais apresenta-se como serralheiro, com oficina no Porto. Terei muito gosto em enviar-lhe cópias dos ditos documentos.
Tratando-se de um serralheiro do Porto, tenho interesse em saber mais sobre a família Pinto de França do Porto, na segunda metade do século XIX, se e quando conseguir obter mais dados.
Eu aconselho uma pesquisa nos almanaques da cidade, nas listas de serralheiros, pesquisa essa que eu já devia ter feito, mas muitos outros afazeres me têm impedido.
Aqui fica o meu contacto pessoal.
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Reply

Direct link:

RE: familia pinto de frança - porto

#237526 | mariadanazare | 26 août 2009 21:51 | In reply to: #237522

Mais uma vez muito obrigada pela resposta rapidissíma. Gostava mesmo muito que me fizesse a gentileza de enviar as referidas facturas. O meu e-mail é: mariadanazare57(arroba)hotmail(ponto)com. Irei fazer uma pesquiza pelos locais que me aconselhou e depois dar-lhe-ei mais noticias.

Cumprimentos

Maria da Nazare França

Reply

Direct link:

RE: familia pinto de frança - porto

#237529 | Francisco Queiroz | 26 août 2009 21:58 | In reply to: #237526

Já lhe enviei.
FQ

Reply

Direct link:

RE: familia pinto de frança - porto

#237533 | mariadanazare | 26 août 2009 22:08 | In reply to: #237269

Já recebi as cópias das facturas e muitissimo obrigada.
Cumprimentos e até breve

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 sept. 2024, 23:23

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen