Turcifal

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Turcifal

#237840 | mba55 | 30 août 2009 16:56

Boa tarde

Gostaria de obter informações sobre João de Azevedo Coutinho que foi morador no Turcifal, Torres Vedras, tendo aí sido sepultado em Junho de 1694. Foi casado com D. Maria Madalena Henriques.

Muito obrigada,


Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237884 | jomimota | 31 août 2009 10:03 | In reply to: #237840

Cara Confrade,

Não sei se tem conhecimento mas os Registos Paroquiais da freguesia do Turcifal, já se encontram em linha, pelo que julgo que o primeiro passo que deve dar é pesquisar os respectivos assentos.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237907 | mba55 | 31 août 2009 17:45 | In reply to: #237884

Caro Jorge Mota

Já há algum tempo que consulto os assentos do concelho de Torres Vedras que estão em linha e, foi por não encontrar nenhum registo referente àquele casamento (no Turcifal e noutras freguesias de Torres Vedras) que não consigo ir mais além. Apenas sei que foram moradores no Turcifal porque isso consta no assento de casamento duma filha daquele casal: D. Catarina Antónia da Veiga casada no Turcifal com Luis dos Rios Ferreira a 25 Out 1715. Também não consigo perceber como é que uma filha de nome Veiga tem uns pais com nomes tão diferentes.
De qualquer modo, muito obrigada pela dica.

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237914 | jomimota | 31 août 2009 19:21 | In reply to: #237907

Cara Confrade,

Já tentou encontrar o Assento de Baptismo D. Catarina Antónia da Veiga?
É que apesar de os seus pais terem sido moradores, isto não quer dizer que tenham sido recebidos no Turcifal, e provávelmente no referido Assento de Baptismo, se encontre alguma pista.
Outra hipótese, será procurar pelo Assento de Óbito de D. Maria Madalena Henriques, que possivelmente terá falecido no Turcifal e eventualmente terá qualquer informação sobre a sua naturalidade, que será onde eventualmente terá casado (sido recebida).
Aproveito para lhe perguntar se tem alguma informação sobre a descendência de D. Catarina Antónia da Veiga?
É que tenho um problema semelhante ao seu com o apelido Veiga, pois tenho um antepassado com esse apelido que surge do nada em 1803, na freguesia de S. Pedro da Vila (Torres Vedras), e de que até agora não tinha encontrado qualquer rasto ou se quer encontrado alguém no concelho de Torres Vedras que o usa-se.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237918 | mba55 | 31 août 2009 20:12 | In reply to: #237914

Caro Jorge Mota

Já encontrei o assento de baptismo de D. Catarina Antónia da Veiga, que foi baptizada no Turcifal a 30/Jan/1690, onde nada consta sobre os pais para além do seu nome. Sei no entanto, pelo assento do seu casamento que morava na Quinta das Maias. Também já encontrei o assento de óbito, tanto de João de Azevedo Coutinho como de D. Maria Madalena Henriques. Ele falecido no Turcifal a 02/Jun/1694 e ela a 15/02/1738 também no Turcifal. A informação que consta nestes assentos é muito escassa, no entanto no assento de óbito de João de Azevedo Coutinho há uma anotação por baixo do seu nome que não entendo (haverá outro registo?). Se quiser dar-se ao trabalho de verificar, este registo encontra-se em Turcifal, O1 F136vº.
Quanto ao apelido Veiga, também para mim é um mistério porque não encontro mais ninguém com esse nome. Descendo desta senhora pela sua filha D. Rosa Inácia dos Rios (baptizada a 26/Ago/1718) casada com Paulo Carneiro de Almeida. e sei que teve. pelo menos, mais uma filha de nome Maria ( baptizada a 8/Fev/1717). Descobri também 3 irmãos (Josefa, Jerónimo Azevedo e João), mas desconheço a sua descendência.

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237949 | jomimota | 01 sept. 2009 10:36 | In reply to: #237918

Cara Confrade,

Estive a ler o Assento de Óbito e parece-me ler "Já fiz outro ofício" e não "Há outro ofício". De qualquer forma, julgo que a anotações que aparecem por debaixo do nome se devem ao número e tipo de sacramentos que lhe foram prestados.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237950 | jomimota | 01 sept. 2009 10:49 | In reply to: #237918

Cara Confrade,

Aproveito para lhe perguntar se o sobrenome "Rios", tem alguma coisa a ver com o "Casal dos Rios"?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237962 | mba55 | 01 sept. 2009 16:06 | In reply to: #237950

Caro Jorge Mota


Obrigada por se ter dado ao trabalho de ler o assento de óbito de João de Azevedo Coutinho.

Quanto ao nome Rios vem, penso eu, da freguesia de Dois Portos, Torres Vedras. No assento de casamento de Luis dos Rios Ferreira com Maria Nunes Teixeira a 20/10/1670 (pais de outro Luis dos Rios Ferreira, este casado com D. Catarina Antónia da Veiga), diz-se que era natural daquela freguesia e filho de António Luis e Maria dos Rios.
Na freguesia de Dois Portos os registos de casamento são posteriores a 1718 e ainda não me dei ao trabalho de investigar os assentos de baptismo que vêm desde 1600, por isso nada mais sei sobre o nome Rios.
Já agora onde fica o "Casal dos Rios"?

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237976 | jomimota | 01 sept. 2009 17:46 | In reply to: #237962

Cara Confrade,

Os nossos "Veiga" devem ter um tronco comum.
Pois os meus antepassados também terminam num José Francisco, baptizado em Dois Portos, e que era filho de João Francisco e Domingas Francisca, moradores do Casal de S. Pedro (Maxial)., Este José Francisco veio a casar na freg. de S. Pedro em 1722.
Por azar os registos de Baptismos de Dois Portos não existem entre 1680 e 1719, o que não me permite fazer a ligação.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237985 | mba55 | 01 sept. 2009 19:24 | In reply to: #237976

Caro Jorge Mota

Descobri há pouco que a outra filha de D. Catarina Antónia da Veiga também não usou este apelido mas o do pai, Rios.

Não sou genealogista, apenas uma mera curiosa que decidiu descobrir quem eram os seus antepassados quando soube que os Paroquiais de Torres Vedras estavam em linha. No meu caso, o apelido Veiga vem de D. Catarina que é do Turcifal e não sei se os seus pais teriam alguma ligação a Dois Portos. De qualquer modo, em tempos ao consultar a Pedatura Lusitana de Alão de Morais (www.purl.pt/12118), verifiquei que em título de Veigas há um Tristão Vaz da Veiga que casou com D. Maria Trigueiros filha de João Trigueiros de Torres Vedras. Este casal, segundo me parece, viveu nos fins do século XVI. Tiveram 2 filhas, uma das quais casou com Luis de Barros Henriques. Terão alguma ligação aos nossos "Veiga"? Lembro que a mãe de D. Catarina se chamava Maria Madalena Henriques. Nunca consegui fazer a ligação.

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237988 | jomimota | 01 sept. 2009 19:52 | In reply to: #237985

Cara Confrade,

Peço desculpa, mas ao ler a sua mensagem entendi que o seu apelido "Veiga", teria origem em Dois Portos, e como o ramo principal dos meus também para lá se encaminha deduzi erradamente a mesma origem.
Contudo continuo a acreditar, que sendo o apelido "Veiga", invulgar em Torres Vedras, a sua origem deverá ser a mesma, não sei é onde está a ligação.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#237992 | mba55 | 01 sept. 2009 20:15 | In reply to: #237988

Caro Jorge Mota

Não tem que pedir desculpa. Também acredito que os nossos "Veiga" tenham a mesma origem. Já agora a senhora que casou com Luis de Barros Henriques (já "tropecei" com este apelido nos registos de Torres Vedras) era D. Brites da Veiga Cabral. Estará este casal ligado aos nossos antepassados? Vou continuar a procurar.

Cumprimentos,


Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#238008 | jomimota | 01 sept. 2009 23:16 | In reply to: #237988

Cara Confrade,

Descobri através do google outra fonte do apelido "Veiga", em Torres Vedras, durante o Sec. XVII, que pode visitar em:

http://www2.fcsh.unl.pt/docentes/hbarbas/tagarro/L-1113Assinatura.htm

De qualquer forma inclino-me para uma origem na zona de Runa e Dois Portos, pois ainda hoje existem lá pessoas que usam o apelido, sem que tenham nenhuma ligação visível com os meus antepassados que também usaram e familiares que ainda usam. É evidente que podem ter a mesma origem e terem vindo a radicar-se naquelas freguesias.
Podemos também estar a falar em origens diferentes.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#238012 | jomimota | 01 sept. 2009 23:37 | In reply to: #237992

Cara Confrade,

A pouco esqueci-me de referir que o Casal dos Rios fica, segundo o IGEO, na actual freguesia de Outeiro da Cabeça, que não existia na altura, pelo que tanto poderá cair para o Maxial (também de origem recente), como para o Ramalhal, ou outra na zona.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#238055 | mba55 | 02 sept. 2009 19:19 | In reply to: #238008

Caro Jorge Mota

Não sei se o vou ajudar na investigação dos "Veiga", mas há pouco ao consultar os paroquiais de Carmões encontrei o casamento a 06/Out/1681 (M1_m0227) de um Francisco de Seixas de Dois Portos com Isabel da Veiga do lugar do Barassol (?)(não percebo bem o nome) de Carmões.

Cumprimentos,


Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#238060 | jomimota | 02 sept. 2009 19:35 | In reply to: #238055

Cara Confrade,

Este meio estudo vai ser algo complicado, dado que o ramo principal desemboca num senhor baptizado em Dois Portos, numa altura em que porventura não haverá registos, dado que a ter-se casado em 1722, deve ter nascido no período que medeia entre 1680 a 1700, durante o qual não existem registos. A não ser que a origem esteja em algum ramo lateral, vai ser muito complicado fazer qualquer ligação.
Aproveito também para a informar que descobri no Livro 1 de baptismos de Dois Portos, na imagem B1_m0081.tif, que reporta ao ano de 1670, a existência de um Manoel da Veiga morador em Torres Vedras.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#238061 | Panonias | 02 sept. 2009 19:53 | In reply to: #237840

Cara Margarida e restantes confrades


Por acaso não me sabem dizer algo acerca de Pedro Moniz Pereira Mexia, moço fidalgo da Casa de Sua Majestade, que foi morador no Turcifal de Torres Vedas. Agradeço qualquer informação, mesmo rudimentar que seja. Desde já o meu muito Obrigado.

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#238063 | Jotri | 02 sept. 2009 20:50 | In reply to: #237985

Caríssimo Confrade
Aí vai o que sei....................................
----------------------------------------------------
3. D. MARIA TRIGUEIROS (c. 1636), filha de João Trigueiros (c. 1580), e de sua mulher D. Brites Dias Caldeira, no § ....
Casou com seu primo TRISTÃO VAZ DA VEIGA CABRAL (c. 1525) , 2.º Senhor do morgado da Torre do Lumiar, então um arrabalde de Lisboa, o qual foi à Índia em 1525 capitaneando a nau Santa Maria, assim como foi capitão de uma das companhias de Ordenanças de Lisboa. Seu marido era filho de Jerónimo da Veiga Cabral, 1.º Senhor do Morgado da Torre do Lumiar, e de sua segunda mulher D. Leonor Caldeira ; descendendo pelo lado paterno de João Gonçalves Zarco (c. 1380) , o descobridor da Ilha da Madeira, assim como de Diogo Cabral «o Velho», da casa dos senhores de Azurara, e dos alcaides da Guarda e de Belmonte.
Tristão Vaz da Veiga distinguiu-se pela bravura e inteligência de estratega no comando de uma pequena armada durante o cerco que o sultão do Achem, poderoso inimigo dos portugueses, fez a Malaca em 1573 com 7.000 homens e 95 velas. Devido ao seu heroísmo, os sitiados portugueses, em virtude do falecimento de D. Francisco de Meneses acabaram por lhe confiar o comando da citada fortaleza, repelindo no ano seguinte um ataque do sultão de Japara com 15.000 homens . Porém, a 13-VIII-1580, durante a invasão de Portugal pelo Duque de Alba ao serviço de Filipe II de Espanha, e encontrando-se ao comando da fortaleza de São Julião junto a Lisboa, fiel ao Prior do Crato, entrega-se sem disparar um único tiro . Este comportamento foi comum a grande parte da nobreza portuguesa que vivia desmoralizada e arruinada pela derrota de Alcácer-Quibir (1578) e subsequente resgate de familiares cativos. Grande parte das classes proeminentes em Portugal, antes preferiu apoiar a candidatura de Filipe II ao trono deste reino, do que embarcar em novas e prolongadas aventuras militares com uma das maiores potências de então. Certamente compensado por este gesto é nomeado a 10-X-1885 Governador-geral da Madeira (1585-1591) , onde repeliu vários assaltos de francêses.
Tiveram:
4. D. CATARINA.
4. D. BRITES DA VEIGA CABRAL, casada com LUÍS DE BARROS HENRIQUES , fidalgo-cavaleiro da Casa Real por Alvará de 14-X-1682 , filho do Dr. Francisco Lopes de Barros, que era desembargador dos Aggravos da Supplicação em 15-XII-1640, e provedor das Valas, e de sua mulher D. Luísa Henriques.
Tiveram:
5. FRANCISCO LOPES DA VEIGA BERMUDES , fidalgo da Casa Real, senhor do morgado da Torre do Lumiar. Casou com D. ANTÓNIA FRANCISCA XAVIER DE SOUSA COUTINHO, filha de Nuno de Sousa Coutinho de Mariz , fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Maria de Lima e Sousa.
Tiveram:
6. LUÍS JOSÉ DA VEIGA BERMUDES DE MARIZ COUTINHO, fidalgo da Casa Real, senhor do morgado da Torre do Lumiar. Casou com D. JOANA INÊS DE CASTELO BRANCO E MELO, filha de António Luís de Madureira Parada (c. 1707), cavaleiro-fidalgo da Casa Real (1707) , cavaleiro da Ordem de Cristo, governador de Chaves, coronel do Regimento de Dragões de Beja em 1733, sargento-mor de Batalha, governador das Armas do Alentejo, e de sua mulher D. Margarida Gerarda da Cunha Mourão e Lemos, de Setúbal.
Tiveram:
7. D. MARGARIDA RITA DE SOUSA, senhora do morgado da Torre do Lumiar, faleceu sem geração.

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256339 | jomimota | 11 juin 2010 16:12 | In reply to: #237962

Cara Confrade,

Ao reler agora o livro de Baptismos Nº1 de Dois Portos, descobri um assento na imagem Nº54, em que é Padrinho um Luís dos Rios Ferreira, natural da Caixaria / Dois Portos, filho de António Luís e Maria Ana Teixeira, que deverá ser o seu.

Continuo à procura de pistas da origem dos "Veiga" ...

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256348 | mba55 | 11 juin 2010 19:03 | In reply to: #256339

Caro Jorge Mota

Penso que o Luis dos Rios Ferreira de quem fala é o mesmo de quem eu descendo, embora o tenha como filho de António Luis e de Maria dos Rios tal como consta da sua certidão de casamento com Maria Nunes.

Em relação aos "Veiga" continuo sem saber qual a sua origem, no entanto sei que a minha antepassada Catarina Antónia da Veiga (nora do Luis dos Rios Ferreira que refere) era filha de João de Azevedo Coutinho e de Maria Madalena Henriques, neta paterna de Jerónimo da Silva Rebelo e de Maria de Azevedo Coutinho e neta materna de Francisco Leitão da Silva e de Maria Josefa. Estes nomes dizem-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256350 | vabopi | 11 juin 2010 20:19 | In reply to: #256348

Cara Margarida:

Partilho o seu interesse sobre os ascendentes de Luis dos Rios Ferreira e Catarina António da Veiga, pois também descendo de Rosa Inácia Rios - somos "primos". A informação que expôs confere com a minha pesquisa, que aliás está reproduzida na BD aqui do Geneall, não eu tendo mais elementos.

No entanto não entendi quando referiu nesta última sua mensagem "...Catarina Antónia da Veiga (nora do Luis dos Rios Ferreira que refere)...". Ora os pais do marido julgo serem António Luis e Maria (Nunes?). Por outro lado, na sua mensagem de 01-09-2009, 16:06 refere dois Luis dos Rios Ferreira. Julgo haver confusão e tratar-se do mesmo Luis que casou 2 vezes, a primeira com Maria Nunes Teixeira e a segunda com a "nossa" Catarina. Agradeço que me diga se estou enganado.

Existe um processo de habilitação ao S.O. do Luis dos Rios Ferreira que creio no entanto não ter mais dados do que o já referido.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256351 | vabopi | 11 juin 2010 20:23 | In reply to: #238055

Cara Margarida:

Esse lugar que refere na freguesia de Carmões deve ser o actual "Braçal".

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256358 | mba55 | 11 juin 2010 21:18 | In reply to: #256350

Caro Vasco Galvão

A sua mensagem deixou-me baralhada. De facto, na certidão de casamento da "nossa" Catarina constam como pais de Luis Ferreira dos Rios o António Luis e a Maria Nunes, mas no assento de casamento do Luis Ferreira dos Rios com Maria Nunes, ele é filho de António Luis e Maria dos Rios. Serão a Maria Nunes e a Maria dos Rios a mesma pessoa? Por outro lado, no Turcifal foi baptizado a 5 de Agosto de 1680 um Luis filho de Luis Ferreira dos Rios e de Maria Nunes. Dado este Luis ter uma idade mais próxima da da Catarina e existir uma diferença de 45 anos entre aqueles dois casamentos, pensei que este seria o seu marido. Ainda estou muito "verde" nisto, de fazer "investigações genealógicas", por isso admito que me tenha enganado.

Já agora, S. O. quer dizer Santo Ofício?

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256361 | vabopi | 11 juin 2010 21:48 | In reply to: #256358

Cara Margarida:

Maria Nunes e Maria dos Rios são seguramente a mesma pessoa. Aliás, nos meus registos eu tenho-a como Maria dos Rios, penso que por ser o nome que constará - não garanto pois já foi há algum tempo - na tal habilitação ao santo ofício. Veja também que no assento de casamento do Luis+Catarina se lê: ".... Luis dos Rios Ferreira viúvo de Maria Nunes Teixeira..."

Já agora, tem já mais alguma coisa acima dos avós do Luis e dos da Catarina ?

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256364 | mba55 | 11 juin 2010 22:39 | In reply to: #256361

Caro Vasco Galvão

Infelizmente não tenho quaisquer dados sobre os avós do Luis e da Catarina. Em relação à Catarina tenho procurado encontrar ligação entre os Azevedo Coutinho do pai e da avó e outros Azevedo Coutinho e nada consegui até agora.

Em relação ao avô Francisco Leitão da Silva, encontrei no site do AATT um Francisco Leitão da Silva, natural de Lisboa a quem foi dado, em 1656, o alvará de "cavaleiro-fidalgo, dos foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro-fidalgo com 1.000 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, atendendo aos serviços de seu pai feitos em Mazagão". Este Francisco era filho de um Manuel Leitão da Silva natural da Freiria. Será este Francisco o avô da Catarina? Já tentei procurar nos paroquiais que estão on line, mas nada consegui encontrar.

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256365 | vabopi | 11 juin 2010 22:52 | In reply to: #256364

Cara Margarida,

Pois chegámos exactamente ao mesmo impasse...
Se houver alguma coisa de novo, darei aqui notícia.

Se necessitar de alguma informação (que eu tenha...) sobre outros ascendentes comuns, disponha.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256366 | mba55 | 11 juin 2010 23:07 | In reply to: #256365

Caro Vasco Galvão

Muito obrigada pela disponibilidade.

Será que tem alguma informação sobre os avós de Paulo Carneiro de Almeida, marido da Rosa Inácia dos Rios?

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256368 | vabopi | 11 juin 2010 23:23 | In reply to: #256366

Cara Margarida:

O que sei dos avós é o que consta aqui na BD, acrescentando que o avõ Luis Henriques era filho de Bartolomeu Henriques e de Maria Rodrigues, conforme assento de bp de Luis Henriques.

Como curiosidade, acrescento o facto o facto de o Diogo Carneiro de Almeida ter tomado o nome do padrinho de bp, conforme consta no assento.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#256369 | mba55 | 11 juin 2010 23:28 | In reply to: #256368

Caro Vasco


Muito obrigada pela informações dadas.


Cumprimentos,


Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#258985 | jomimota | 20 juil. 2010 16:29 | In reply to: #238055

Cara Confrade,

Não sei se ajuda alguma coisa, mas descobri o casamento de um António Lourenço com uma Catarina da Veiga em 1650 na Ermida do Carvalhal (Turcifal), no Livro Misto Nº1, Imagem 46.

Ainda não consegui fazer qualquer ligação mas começam a aparecer algumas pontas soltas.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#258998 | mba55 | 20 juil. 2010 20:15 | In reply to: #258985

Caro Jorge Mota


Obrigada pela informação.

Mas quem seria este casal? Não encontro filhos nem "afilhados" deste casal, pelo menos no Turcifal.


Cumprimentos,


Margarida

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#259022 | jomimota | 21 juil. 2010 10:57 | In reply to: #258998

Cara Confrade,

Pois, também já tinha constatado o mesmo.

Dá-me a ideia que talvez ele é que fosse natural do Carvalhal, pois existem outros "Lourenços", à data no mesmo local.
Possivelmente a Senhora seria moradora (não obrigatoriamente natural) de uma das freguesias da Vila, pois durante aquele período existiram outros Veigas na Vila de Torres Vedras, como já foi possível determinar pelos paroquiais de Dois Portos onde aparece um Senhor de apelido Veiga, na qualidade de padrinho (que já referi em outra mensagem), morador na referida Vila.
De qualquer forma alguma ligação ao Carvalhal de pelo menos um dos nubentes haverá, se não não faria sentido ali casarem.


Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262617 | Banzai | 21 sept. 2010 22:50 | In reply to: #256369

Caros confrades


Luís dos Rios Ferreira era filho de António Luís e de Maria dos Rios.
Maria dos Rios, nasceu na Panasqueira, freguesia da Carvoeira (25-3-1618). Era filha de Filipe do Rego e Isabel Nunes (daqui o outro seu nome Maria Nunes). Foi seu padrinho o padre Francisco dos Rios. é provável que houvesse uma relação familiar estreita entre Filipe e Francisco. A família Rios tem raízes na Aldeia Grande, freguesia do Maxial.

Paulo Carneiro de Almeida, natural do Olhalvo, Alenquer, era filho de Diogo Carneiro de Almeida, do Olhalvo e de Eufémia Maria Machado, do Turcifal.
Diogo Carneiro de Almeida era filho de Manuel Francisco e Maria Henriques.
Eufémia Maria Machado seria filha de João Alves e Catarina Machado.

Cumprimentos

JFCunha

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262623 | vabopi | 22 sept. 2010 00:11 | In reply to: #262617

Caro JFCunha:

Partilho também do interesse sobre os referidos na sua mensagem de há pouco. As informações que deu conferem com o que tenho na minha BD à excepção dos pais de Diogo Carneiro de Almeida.

De facto, tenho o assento de baptismo dele Diogo, em Olhalvo, Alenquer 27.03.1683 em que são referidos como pais Luis Henriques e Maria Francisca, sendo padrinhos outro Diogo Carneiro de Almeida (de quem o baptisado terá tomado o nome) e sua mãe Maria Henriques.

Será que há troca de Diogos?

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262642 | Banzai | 22 sept. 2010 13:15 | In reply to: #262623

Caro Vasco Galvão

Poderá ver o assento de casamento do Dr. Diogo Carneiro de Almeida com Eufémia Maria Machada em 21-4-1701 no LC1 fl 115 do Turcifal. Nessa data teria o "seu" Diogo 18 anos, parecendo-me difícil ser já tratado por "Doutor". O "meu" Diogo tinha o cargo de Ouvidor, profissão essa que corresponderia actualmente à de Procurador, penso eu.
É possível que o meu Diogo seja o padrinho do seu.


Já agora, tem alguns dados sobre um descendente desta família, José Paulo Carneiro, nascido no Turcifal em 25-6-1823, filho de Paulo Nunes Carneiro e de Maria Alexandrina Figueiroa Rego e que foi o último morgado do Barreiro?


Cumprimentos,

JFCunha

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262649 | vabopi | 22 sept. 2010 14:12 | In reply to: #262642

Caro JFCunha:

Agradeço-lhe a precisão. Não tinha ainda o assento de casamento do Diogo Carneiro de Almeida e a sua dedução não deixa margem para dúvidas. Tem a data do baptismo dele em Olhalvo? ascendência dos pais?

Sobre a sua questão, lamento mas não tenho nada. Descendo do Diogo Carneiro de Almeida mas por uma outra linha:
1-Paulo Carneiro de Almeida x Rosa Inácia Rios
2-Ana Joaquina Rosa de Almeida x Miguel Nunes da Cunha
3-Rosa Gertrudes Ricarda Carneiro de Almeida x Amâncio António Xavier de Buitrago
4-António Carneiro de Almeida x Ana Simplício de Almeida Carvalhosa (meus tetravós)

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262678 | Banzai | 22 sept. 2010 18:57 | In reply to: #262649

Caro Vasco Galvão

Não tenho o registo de baptismo no Olhalvo de Diogo Carneiro de Almeida. Também descendo dele pela mesma linha que a sua até ao 3. O meu trisavô era o irmão mais novo do António Carneiro de Almeida e chamava-se Miguel Nunes da Cunha tal como o avô, que também era o padrinho e que o criou.
O Paulo Nunes Carneiro que foi morgado do Barreiro era o 3º filho do casal Miguel Nunes da CunhaxAna Joaquina Rosa Henriques Carneiro de Almeida Rios (apelidos que encontrei em diferentes registos), presumo que teria herdado o morgadio do irmão Miguel Nunes Carneiro que o herdou do tio Joaquim Manuel Carneiro de Almeida, irmão da sua mãe.

Não saberá por acaso o local onde faleceu a 29-7-1833 o seu 6º avô Miguel Nunes da Cunha?


Cumprimentos


JFCunha

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262682 | mosorio | 22 sept. 2010 22:08 | In reply to: #262678

Olá, ora quem está aqui no Fórum!

Muito bem vindo, já tinha visto ontem mas...Banzai deixou-me na dúvida.
Tenho que o consultar ,far-lhe-ei um telefonema em breve para marcarmos
um encontro. Tenho pena de não ter mais tempo para andar metida nos Arquivos.

Um abraço.

MEmília

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262685 | vabopi | 22 sept. 2010 22:43 | In reply to: #262678

Caro JFCunha:

Não encontrei a informação relativa ao falecimento do nosso ascendente Miguel Nunes da Cunha. Teria 72 anos de idade e justamente à data indicada da morte, grassava na região a epidemia de cólera que provocou grande mortandade. Apenas poderei adiantar que não consta nos livros de óbitos do Turcifal, São Pedro e Santiago, Dois Portos, bem como no de Ponte de Rol onde apesar de tudo, aparentemente entre 1831 e 1835 não morreu ninguém…

Foi publicado em 2008 um livro de António Manuel de Moraes com o título “Nunes da Cunha, Botelho de Lemos e Buitrago” com muita informação sobre estas famílias. Se não o conhece já, provavelmente vai interessá-lo mesmo não contendo as respostas às questões que me pôs.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262832 | Banzai | 24 sept. 2010 22:51 | In reply to: #262685

Caro Vasco Galvão

Nem nas paróquias que refere nem em nenhuma das outras do concelho de Torres. Pela leitura que fiz das disposições testamentárias de Miguel Nunes da Cunha, pensava que ele tivesse falecido em Salir de Matos, mas não há registo de tal. É possível que tivesse falecido na Ponte do Rol e simplesmente não haver registo. É curioso que o primeiro registo de óbito de 1835 é o do próprio Vigário Boaventura dos Santos, qué o pároco da Ponte do Rol.

Cumprimentos

JFCunha

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#262976 | vabopi | 27 sept. 2010 11:14 | In reply to: #262832

Caro JFCunha:

Ainda sobre o Dr. Diogo Carneiro de Almeida:
Conforme o processo de habilitação ao S.O. (mç 6, nº 156) foi filho de Manuel Francisco e de Maria Henriques, neto paterno de Ana Jorge e de André Francisco e neto materno de Marcos Luís e de Margarida Henriques.
Solicitei ao Geneall a correspondente correcção na BD.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Turcifal

#264556 | vabopi | 29 oct. 2010 20:07 | In reply to: #238061

Caros Confrades:

Procuro qualquer informação relativa a João de Mendonça e Antónia Pinto, ambos do Turcifal, onde casaram em 15.05.1657
conforme http://digitarq.dgarq.gov.pt/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=150598&FileID=_2495747 (1º da pág. da direita).

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

Turcifal

#435037 | jliberato | 11 juil. 2021 18:46 | In reply to: #237840

Caros confrades,
Venho chamar a atenção para um tópico que aqui apresentei (Árvore de costados de Alda Arsénio Tavares Dias) que menciona a freguesia do Turcifal.
https://geneall.net/pt/forum/189718/arvore-de-costados-de-alda-arsenio-tavares-dias-da-freguesia-de-santa-justa-concelho-de-lisboa/#a434445
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 avril 2024, 09:18

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen